Categoria dos Posts / Novidades Blog

Levando conhecimento para a Indústria da Construção




simbolo proibido mosquito aedes
Combata o mosquito da zika e da dengue na sua obra!
Postado dia 12 de janeiro de 2017 | Nenhum Comentário
Categorias: Gestão, Novidades Blog, Tendências

O Sienge preparou um kit de combate ao Aedes Aegypti no canteiro de obras. Faça download do material e utilize na sua empresa!

O Brasil enfrenta um surto de doenças relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti, como a dengue, zika e chikungunya, e a melhor forma de evitá-las é eliminando o mosquito. Sua empresa também tem que fazer a sua parte, participe no combate a dengue, zika e chikungunya no canteiro de obras!

A indústria da construção tem um grande papel a desempenhar neste combate à dengue, pois o ambiente ideal para a proliferação do mosquito pode ser encontrado facilmente em construções. Segundo o Ministério da Saúde, 20% dos focos de dengue no país estão em canteiros de obra. É por isso, que o Sienge preparou um kit de combate à dengue no canteiro de obras para você utilizar em sua empresa.

Muitos estados e municípios tem adotado medidas para multar locais onde o mosquito é encontrado, como é o caso da prefeitura de Goiânia, que chegou a multar uma construtora em 19 mil reais por ter focos do Aedes em sua obra. Além disso, a prevenção é um modo de evitar as doenças no trabalho. A técnica em edificações Sheyla Schneider diz em depoimento ao blog Vamos Construir que trabalhou em uma obra onde 80% das pessoas pegaram dengue por causa de um foco de larvas que não foi levado em consideração, o que dificultou muito o trabalho.

Algumas entidades e empresas já estão agindo com campanhas de prevenção e conscientização. O CREA-SP e o CREA-SC já estão em campanha contra a Dengue e o Zika vírus, inclusive realizando visitas e fiscalizações. Quanto às empresas privadas, a MRV Engenharia traçou um bom exemplo com uma campanha de conscientização nacional.

Como fazer a minha parte?

Você pode começar baixando o nosso kit de prevenção ao Aedes Aegypti em obras. Nele, você vai encontrar informações sobre o mosquito, as doenças que ele transmite e materiais práticos para a sua empresa, como cartazes para afixar no local da construção, materiais alertando para a prevenção do mosquito que você pode enviar aos seus colaboradores e um eBook que também pode servir como modelo de apresentação para a conscientização dos funcionários, por exemplo, na reunião da SIPAT. Se cada um fizer a sua parte, é possível diminuir os focos do mosquito, melhorando assim, a saúde no ambiente de trabalho e na cidade!

banner sobre o quiz insumos da construção civil

Algumas ações importantes para erradicar o mosquito no canteiro de obras:
– Evitar o acúmulo de água parada em recipientes (potes, baldes, masseiras, etc)

– Escoar a água parada de lajes, calhas, poços de elevador, lonas e fundações

– Estocar equipamentos de proteção e outros que possam acumular água em locais cobertos e seguros

– Cobrir caixas d’água e outros reservatórios de água

– Adicionar medidas de cloro em locais de estocagem de água não-potável (NÃO USAR cloro em reservatórios de água para uso humano ou animal)

– Descartar o lixo corretamente em sacos plásticos amarrados

– Afixar cartazes com informações para evitar acúmulo de água e lixo

– Conscientizar funcionários sobre a prevenção e os perigos do mosquito Aedes Aegypti por meio de palestras, reuniões e campanhas de vistoria.

– Fazer vistorias semanais para procurar por focos do mosquito e verificar se a prevenção está correta

Quer baixar o kit de prevenção à dengue na construção civil?

 

artigo aldo
Perspectivas para o setor de construção civil em 2017
Postado dia 1 de janeiro de 2017 | Nenhum Comentário
Categorias: Artigo, construct, Tendências

Quais são as perspectivas para o setor de construção civil no próximo ano? O Blog Construct convidou o professor e consultor Aldo Dórea Mattos para escrever sobre as perspectivas para o setor de construção civil em 2017. De acordo com o especialista em gestão de custos e projetos de engenharia, a retomada do crescimento pode até ser tímida, mas deve aparecer. Segundo ele, as pequenas e médias empresas vão continuar com muitas oportunidades no setor.

Confira a análise completa no Blog Construct!

construct
6 notícias que marcaram o mundo da construção civil em 2016
Postado dia 22 de dezembro de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Tendências

Durante 2016, várias notícias afetaram o setor da construção civil. Um dos temas mais quentes deste ano foi um pacote anunciado pelo governo para incentivar reformas e construções. Em outubro, o governo federal lançou uma série de medidas para tentar recuperar o ritmo da economia. Uma delas é o Cartão Reforma, uma linha de crédito de até R$ 5 mil com a finalidade de realizar reformas e ampliação em residências.

Confira as seis notícias que marcaram o setor da construção civil neste ano no blog Construct.

infografico caixa de gestao de obras
apps-construct
Conheça os melhores aplicativos do mundo para construção civil
Postado dia 14 de dezembro de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Tendências

Os smartphones viraram também uma ferramenta de trabalho ajudando a manter a rotina e o fluxo de tarefas bem organizados. No mercado de engenharia, centenas de aplicativos possibilitam consultar o andamento de uma obra e manter-se informado sobre atualizações. Tudo isso na palma da mão, com um simples toque na tela do seu celular.

Para facilitar a sua vida e poupar horas de pesquisa o Blog do Construct traz os 18 melhores aplicativos do mundo para construção civil. Confira!

 

banner sobre ebook uso da tecnologia
responsabilidade-subsidiaria-sobre-mao-de-obra-de-terceirizada
Responsabilidade subsidiária: a importância de fiscalizar a empresa terceirizada
Postado dia 1 de dezembro de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct

Ainda que sua empresa não contrate diretamente a mão de obra, como gestor você deve fiscalizar a empresa terceirizada que a fornece. Se houver questões trabalhistas, você pode ser processado por meio da responsabilidade subsidiária.

A lei prevê, através da responsabilidade subsidiária, que, em caso de descumprimento das obrigações trabalhistas por parte da terceirizada e da impossibilidade de arcar com as dívidas resultantes, a empresa contratante possa ser acionada pelo trabalhador que recorre à Justiça.

Quer saber mais? Clique aqui e veja o post no Blog do nosso parceiro Construct!

 

destaque-blog
Celulares com as melhores câmeras para registro fotográfico de obra
Postado dia 23 de novembro de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Tendências

O registro fotográfico da obra é um dos melhores meios de se controlar e acompanhar o andamento do trabalho com gasto praticamente zero. De cinco dias para verificar a qualidade de uma etapa finalizada, é possível resolver tudo no mesmo dia com o uso das câmeras embutidas nos celulares.

Infelizmente escolher os celulares com as melhores câmeras fotográficas não se resume a avaliar o nome de megapixels listado pelo fabricante. Esse é apenas um dos fatores que se deve levar em conta ao comprar um aparelho, junto de, por exemplo, capacidade do zoom e desempenho sob pouca luz.

Como hoje em dia praticamente todo mundo tem um aparelho, ficou fácil, por exemplo, registrar por foto se há algum perigo no canteiro ou um equipamento posicionado incorretamente  e, imediatamente, avisar a pessoa ou o setor responsável.

Pensando em facilitar todo o tipo de trabalho que envolve fotografia, o blog do Construct separou uma lista dos celulares com as melhores câmeras para registro fotográfico de obra. Confira!

Como encantar o cliente com o registro fotográfico de suas obras
Como encantar o cliente com o registro fotográfico de suas obras
Postado dia 17 de novembro de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Tendências

Esta semana lançamos em parceria com Construct e ConstruOn o eBook Registro Fotográfico na Construção Civil: Tudo sobre como a fotografia contribui para processos mais eficientes na execução de obras. Não deixe de baixá-lo se você ainda não viu! Neste eBook, falamos sobre os diversos processos que se beneficiam do uso da fotografia de obras, como fotografia para acompanhamento de progresso de projeto; documentação em fotos para melhoria contínua; registro fotográfico na construção civil para checagem e controle da qualidade; fotos para rastrear pedidos e entregas de materiais; medição de obra: a fotografia como complemento; registro fotográfico como aliado para redução de custos no canteiro de obras, entre outros.

Neste artigo publicado pelo Blog Construct, sobre como encantar o seu cliente com registro fotográfico de obras, você pode continuar se aprofundando neste tema!

Desta vez, nosso parceiro destaca a experiência prática de empresas de construção civil brasileiras, Tecnisa, Metroll e Master Construtora, e conta como elas utilizam os recursos da fotografia e também de vídeo para demonstrar progresso, qualidade e todo tipo de diferencial em suas obras para encantar seus clientes.

Não deixe de conferir os exemplos na íntegra no Blog Construct!

obras sustentáveis
Como os aplicativos para construção civil contribuem para obras sustentáveis
Postado dia 9 de novembro de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Sustentabilidade

Ao se tornar prioritária para a construção civil, a sustentabilidade deixa de se ser um princípio abstrato e passa a fazer parte do dia a dia das construtoras. Os cuidados começam já no canteiro de obras: as obras sustentáveis pedem um conjunto de práticas presente no posicionamento estratégico das empresas ao “definir posturas, permear relações e orientar escolhas”.

É um desafio e tanto – que pode ser vencido com uma ajuda boa da tecnologia. Alguns aplicativos para construção civil disponíveis a custos baixos contribuem para tornar as obras sustentáveis com medidas simples, mas de impacto significativo – além de trazer outros benefícios, como mobilidade e segurança.

Quer saber como isso pode ajudar a aprimorar a sustentabilidade? Leia o post completo no Blog Construct!

 

mapa de risco na construção
Mapa de risco na construção civil: dicas para melhorar a segurança na obra
Postado dia 26 de outubro de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Indústria da Construção, Tendências

Em comparação com outros setores, a construção civil é uma das que mais oferece riscos aos trabalhadores, que podem sofrer danos físicos e até óbitos. Para a empresa, isso se reverte em atrasos na obra, dias de trabalho perdidos e prejuízos.

A boa notícia é que melhorar a segurança na obra nem sempre quer dizer medidas custosas ou complexas – é o caso do mapa de risco na construção civil.

O mapa de risco na construção civil mostra onde estão localizadas as ameaças ao trabalhador no local de trabalho. Cada tipo de risco – físico, químico ou de acidentes, por exemplo – é classificado de acordo com o grau de perigo que oferece. Pode ser grande, médio ou pequeno.

Acesse o Blog Construct e entenda mais sobre mapa de risco na construção civil!

como fazer pesquisa de mercado
Modelo de pesquisa de mercado passo a passo
Postado dia | Nenhum Comentário
Categorias: Gestão, Incorporação, Indústria da Construção, Infográfico, Tendências

Confira o infográfico com 9 etapas que o Sienge preparou para guiar o gestor da construção civil na tomada de decisões mais assertivas!

Seguir um modelo de pesquisa de mercado é importante para que o gestor da indústria da construção civil obtenha informações valiosas sobre a sua área de atuação ou buscar novas oportunidades. Quanto maior o seu entendimento sobre clientes, fornecedores e concorrentes, melhor será o desempenho do seu negócio. Com esse material você pode:

  • Aplicar um modelo de pesquisa de mercado na sua empresa;
  • Entender o seu público-alvo;
  • Dimensionar o mercado;
  • Identificar o segmento mais lucrativo;
  • Descobrir novas tendências;
  • Detectar falhas dos concorrentes;
  • Avaliar a performance de seus produtos e serviços;
  • Identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver;
  • Calibrar o preço dos imóveis de acordo com o mercado e com a percepção de valor dos clientes potenciais.
>>Confira também como fazer pesquisa de satisfação lendo este post!

Para auxiliá-lo nesta tarefa, o Sienge criou um infográfico, a partir de um material desenvolvido pelo Sebrae, que apresenta um modelo de pesquisa de mercado para o setor de construção civil. Ele se baseia em 9 etapas que, se seguidas de maneira correta, resultarão em um levantamento bastante rico, diminuindo as incertezas e guiando as decisões com mais segurança. Confira quais são:

  1. Definição do público-alvo e objetivos do modelo de pesquisa de mercado
  2. Definição da coleta dos dados
  3. Definição do método de pesquisa de dados primários
  4. Definição da amostra
  5. Elaboração dos instrumentos de pesquisa
  6. Aplicação da pesquisa
  7. Tabulação dos dados
  8. Elaboração do relatório final e análise dos dados
  9. Tomada de decisão
    • Conhecer melhor seu cliente ou cliente potencial de forma direta: Uma boa pesquisa junto aos consumidores (já existentes ou futuros) indica como um produto será recebido, quem se interessa por ele e até que preço o consumidor está disposto a pagar. Pode mostrar como o público reage ao nome do empreendimento, sua localização, design, funcionalidades, entre outras características.

    • Minimizar chances de erros: Com o mercado mudando tão rapidamente e com tantos fatores em jogo, ninguém pode mais trabalhar apenas na base de suposições. É por isso que é importante fazer as perguntas certas, no momento certo, com as pessoas certas.

    • Identificar novas oportunidades:  As pessoas compram coisas que as ajudam e facilitam o seu dia a dia. Por isso, além dos dados demográficos é preciso incluir questões emocionais, funcionais e também sociais e, se possível, considerar uma etapa de observação comportamental como, por exemplo, acompanhar a rotina de um cliente e o uso que faz dos espaços privativos e áreas comuns de empreendimentos já lançados.

    • Avaliar tendências do seu setor: O estilo de vida das pessoas vem mudando rapidamente e reflete diretamente no conceito de moradia, ambiente de trabalho, comunicação, consumo e lazer. Podem ser considerados ou validados na pesquisa de mercado tendências de novos materiais e sistemas construtivos: reutilização de insumos, energias renováveis, novas formas de concepção de empreendimentos, desenvolvimento e a mobilidade urbana e o conceito de Cidades Inteligentes.

Expectativas para o mercado imobiliário em 2017

De acordo com pesquisa divulgada recentemente pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), a indústria da construção enfrenta pessimismo e setor desaquecido. A tendência, porém, é de que a situação comece a melhorar em 2017, mas para isso é preciso se preparar e estruturar o setor de vendas para o próximo ano. Com um pouco de esforço é sempre possível driblar os problemas da economia e obter bons resultados para o seu negócio. Um modelo de pesquisa de mercado é um destes instrumentos que podem melhorar a organização da empresa e otimizar as estratégias para enfrentar tempos de estabilização da Economia!

Veja algumas outras dicas que podem ajudar a sua empresa:

Business Intelligence (BI)

Você conhece o método de Business Intelligence ou Inteligência Competitiva? Usando BI você pode acompanhar os resultados da sua empresa através das informações contidas em projetos, cronogramas de obra e orçamentos, gerando novas oportunidades de negócio, analisando o sucesso dos empreendimentos e aumentando a competitividade da sua construtora. Com as informações obtidas através de BI, você pode tomar decisões mais assertivas e melhorar as suas análises!

Business Intelligence  ajuda a fazer pesquisas de mercado ainda mais precisas:

A utilização de fontes secundárias permite levantar dados de mercado relevantes de forma mais rápida do que nas pesquisas de mercado usuais e incluí-los na composição de indicadores de desempenho. Essas informações externas podem ser relacionadas a desejos e necessidades do consumidor, processos de decisão do cliente, estratégias de venda utilizadas pela concorrência e os resultados, aspectos relacionados ao cenário econômico e tendências.

O Sienge oferece o módulo Suporte à Decisão, que contém a ferramenta BI! Com este módulo você tem acesso à um “painel de controle” onde é possível configurar gráficos e indicadores que representam a realidade da sua empresa. Para isso, você deve alimentar o Sienge com informações nos outros módulos, tais como Suprimentos, Engenharia, Financeiro e outros. Com essa integração você terá todo o aspecto gerencial da empresa à sua mão rapidamente e de forma integrada.  Se preocupe em gerenciar sua empresa enquanto nós oferecemos a informação e o controle que você precisa!  Ficou interessado? Peça uma demonstração agora!

O modelo de pesquisa de mercado!

Para conhecer os aspectos que podem impactar diretamente no desenvolvimento de uma oferta e a sua aceitação no mercado e obter essas informações valiosas no posicionamento de uma nova oferta é essencial entender como fazer pesquisa de mercado eficiente no setor da construção civil.

Esperamos que você aproveite este modelo de pesquisa de mercado e o utilize como ferramenta de apoio para tornar o processo decisório mais assertivo e seu negócio ganhe competitividade.

>> Baixe o infográfico gratuitamente aqui e ponha em prática os 9 passos de como fazer pesquisa de mercado!

registro fotográfico de obra
Como reduzir custos com telefonia na empresa na construção civil
Postado dia 19 de outubro de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct

Ao analisar as contas e os gastos e identificar áreas críticas pela primeira vez, empresas dos mais diversos setores costumam se assustar com o tamanho dos custos relacionados a telecomunicações. Por conta disso, a telefonia acabou merecendo o ingrato apelido de “vilã do orçamento” no jargão de consultores e especialistas em como reduzir custos com telefonia na empresa.

Em empresas de construção civil, é praticamente inevitável gastar significativamente nesta área. Isso porque a natureza da atividade pressupõe que frequentemente boa parte dos colaboradores estarão em canteiros de obras ou fora do escritório a trabalho.

Em um ambiente como esse, a comunicação em sua acepção mais ampla do que apenas telefonia, deveria ser a maior aliada do sucesso, não a grande vilã.

Se você acabou de chegar à conclusão que precisa reduzir custos com  telefonia na sua empresa de construção civil, mas sabe o quanto a comunicação frequente e organizada é chave para o sucesso dos negócios, este artigo é para você.

Acesse o Blog Construct e aprenda como reduzir custos com telefonia na empresa!

esplanada-dos-ministerios-em-obra
Fotografia de obras para acompanhamento de progresso
Postado dia 13 de outubro de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Tendências

Na construção civil, a fotografia de obras para acompanhamento de progresso, que sempre foi um recurso importante, é um dos processos que mais se beneficiou com a popularização dos smartphones e suas câmeras cada vez mais potentes.

Semana passada, o Blog Construct trouxe um artigo sobre a importância do registro fotográfico para a gestão da qualidade na construção civil. Esta semana, o tema é o acompanhamento do progresso e evolução das etapas de um projeto de construção civil. Naturalmente, os dois processos caminham ainda melhor juntos!

Com o uso crescente – quase onipresente – de celulares, a fotografia passou a ser muito mais usada em nossas vidas. E com várias utilidades: seja para registrar aquele momento especial com a família ou amigos, ou para nos ajudar com questões bem práticas, como fotografar a lista de compras do mercado ou a plaquinha de localização do carro no estacionamento. No trabalho não é diferente.

Confira o artigo completo no Blog Construct, com dicas práticas sobre como melhorar seu processo de acompanhamento de progresso de obras, registro fotográfico e documentação.

Leia também: REGISTRO FOTOGRÁFICO NA OBRA: CHECAGEM DA QUALIDADE

registro fotográfico de obra
Registro fotográfico na obra: checagem da qualidade
Postado dia 7 de outubro de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Indústria da Construção, Tendências

Garantir que todos os processos que acontecem simultaneamente em uma obra ocorram dentro da qualidade exigida não é tarefa fácil. Atingir a excelência e a qualidade desejadas não implica custos mais altos. A solução pode ser mais simples do que você imagina e cabe na palma da sua mão.

Com a popularização de câmeras digitais, principalmente em smartphones, o registro fotográfico de obra ganha espaço e se prova um grande aliado no controle de qualidade, para identificação de problemas, defeitos em materiais e serviços e não-conformidades, bem como uma forma de acompanhar o progresso do projeto. Da vistoria aos acabamentos, a fotografia trabalha à serviço da qualidade da obra e dos serviços no canteiro.

Os imprevistos na construção civil são muitos e é responsabilidade de todos os envolvidos no projeto evitá-los. Uma mensagem eficiente, com imagens, contextualização e informações precisas pode diminuir ao máximo os riscos e melhorar a comunicação entre canteiro e escritório.

Acesse o Blog Construct e veja como o registro fotográfico pode beneficiar a sua empresa de construção civil!

107-desperdicio-na-construcao-civil-impactos-no-meio-ambiente
Desperdício na construção civil: impactos no meio ambiente
Postado dia 22 de setembro de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: Construção, construct, Sustentabilidade

Combater o desperdício na construção civil é um dos grandes desafios do setor em nosso país. Em média, gasta-se até 8% a mais em material do que o necessário devido a perdas – tanto na própria edificação quanto em entulho. Em alguns tipos de materiais, o problema é ainda maior. O desperdício de massa fina pode chegar a 80% e o de tintas e tijolos, a mais de 25%.

A construção civil é responsável pelo consumo de 40% a 75% da matéria-prima produzida no planeta, além de um terço dos recursos naturais. O consumo de cimento é maior que o de alimentos – e só perde para o de água. Em 2012, o foram 536 quilos de cimento para cada ser humano no mundo, o que faz da construção civil a indústria mais poluente do planeta. No Brasil, foram 353 quilos por pessoa em 2009 – número que quintuplica na China.

Acesse o Blog Construct para ler o artigo na íntegra!

sustentabilidade na construção civil
Sustentabilidade na construção civil: 6 obras mais sustentáveis do Brasil
Postado dia 15 de setembro de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Sustentabilidade

O impacto causado pela construção civil no meio ambiente é gigantesco, por isso, a sustentabilidade na construção civil está ganhando espaço no mundo todo, inclusive em países conhecidos pelo grande volume de empreendimentos, como China e Emirados Árabes Unidos.

No Brasil, desde 2010 houve um salto no número  dos empreendimentos que buscam certificações internacionais para mostrar seu comprometimento com a causa. As duas mais famosas são a americana Leed, emitida pelo USGBC, e a francesa Aqua-HQE. Entre os estados, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná são os que mais buscam os selos de qualidade.

O Blog do Construct separou uma lista com as obras mais qualificadas como sustentáveis. Confira quais as inovações e certificações de cada uma delas, e entende porque ser sustentável se torna cada vez mais uma vantagem competitiva.

Veja a lista das seis obras mais sustentáveis do Brasil.

7-dicas-para-reciclagem-de-residuos-na-construcao-civil
7 dicas para reciclagem de resíduos da construção civil
Postado dia 8 de setembro de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct

A reciclagem de resíduos da construção civil não é tarefa simples e exige imensa capacidade de planejamento por parte dos profissionais envolvidos. Essa preocupação não é uma questão de escolha, já que a resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de número 307 de 2002 estabelece a obrigatoriedade de apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos, o famoso PGRS.

Como a legislação define, a prioridade deve ser a não geração de resíduos nos canteiros de obras, mas, ainda que economize recursos, a atividade naturalmente deixa sobras. As empresas devem ser capazes então de dar o destino apropriado para essas sobras, sendo a reciclagem o mais recomendado para a preservação do meio ambiente.

A Construct listou sete dicas para auxiliar você, gestor de projetos, nessa difícil tarefa de organizar o canteiro de obras e mobilizar os colaboradores para fazer a reciclagem de resíduos da construção civil. Clique aqui e confira!

inovação na construção civil
Inovação na construção civil: 7 novidades que você precisa conhecer
Postado dia 24 de agosto de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: Construção, construct, Tendências

Veja o post de hoje da nossa parceira Construct!

Novas técnicas e tecnologias ajudam a ganhar qualidade e rapidez nas construções e, por outro lado, reduzir custos. Para manter a competitividade, é preciso ficar de olho em tudo que diz respeito à inovação na construção civil, porque aquilo que era utilizado poucos anos atrás pode rapidamente se tornar inviável comercialmente.

Pensando nisso, a Construct selecionou 7 novidades que você precisa conhecer para economizar tempo e dinheiro. Clique aqui e confira!

 

controle de estoque
A importância do controle de estoque na construção civil
Postado dia 17 de agosto de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Gestão, Indústria da Construção

O controle de estoque é muito mais que gerenciar pedidos e recebimentos. A sua localização e organização influenciam diretamente na produtividade dos colaboradores

A ausência de uma política de controle de estoque ocasiona perda de recursos produtivos diários por parte da empresa de construção civil, com destaque para o prejuízo financeiro. Como dizia Benjamin Franklin, abolicionista, inventor e um dos líderes da Guerra da Independência dos Estados Unidos, “tempo é dinheiro” (time is money).

Uma das consequências de não prever o local adequado de armazenamento dos materiais encontra-se nos deslocamentos absolutamente desnecessários realizados pelos funcionários ao longo do expediente de trabalho. Como resultado, o tempo que deveria ser utilizado em atividades produtivas acaba consumido pelas rotineiras que se estendem por causa do mau planejamento.

Clique aqui para continuar lendo no Blog Construct!

banner sobre o quiz insumos da construção civil
canteiro de obras doenças
7 doenças que podem se originar no canteiro de obras
Postado dia 14 de julho de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: Construção, construct, Indústria da Construção

A nossa parceira Construct também se preocupa bastante com a segurança a saúde dos trabalhadores e por isso preparou uma lista com as principais doenças que podem surgir nos canteiros de obra. 

Trabalhadores enfermos significam prejuízos, atrasos e outras dores de cabeças para o empregador. E o canteiro de obras é um terreno fértil para a proliferação de doenças. A fórmula é simples: pegue muitas pessoas juntas trabalhando, adicione poeira, substâncias tóxicas, vírus e bactérias, pronto! As doenças vão fazer a festa no canteiro de obras.

Para poder se prevenir, é preciso conhecer quais as doenças que podem pôr o time de cama.

Clique aqui para ver a lista completa no Blog Construct!

banner do ebook sobre produtividade na construção

construtor predios ao fundo construct
Construct lista 3 tipos de processos trabalhistas comuns e como evitá-los na construção civil
Postado dia 6 de julho de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct

Dos 208 mil novos processos recebidos pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) em 2015, mais de 40 mil deles ou 20% dizem respeito a horas extras de trabalho e mais de 30 mil ou 15% exigem dano moral. Existem ainda mais de 20 mil causas ou 10% que questionam na Justiça o intervalo intrajornada.

O momento de crise econômica favorece o aumento das reclamações trabalhistas por conta de dois fatores: maior número de demissões causadas pelas dificuldades financeiras das empresas e dificuldade dos trabalhadores demitidos em se recolocarem no mercado. De janeiro a outubro do ano passado, por exemplo, no Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região (Grande São Paulo e Baixada Santista), considerado um dos maiores do Brasil, foram mais de 386 mil novos processos, o que representou aumento de 6,6% em comparação com o mesmo período de 2014.

Veja a lista completa no Blog Construct!

superbanner do ebook como aumentar a produtividade do time de sua construtora

 

prédios mais caros do mundo emirates palace
Os 10 prédios mais caros do mundo
Postado dia 30 de junho de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Tendências

Cassinos gigantes, resorts de luxo, o hotel mais alto do mundo e outras extravagâncias da engenharia civil atual estão nessa lista com os 10 prédios mais caros do mundo no Blog Construct

 

abraj al bait meca prédios mais caros do mundo


Abraj Al Bait Towers é um complexo construído na cidade de Meca, na Arábia Saudita. A torre central é uma das mais altas do mundo, com 601 m de altura

A revista americana Global Construction preparou uma lista com os atuais prédios mais caros do mundo. Nossos amigos do Blog Construct acharam a lista tão legal que traduziram seu conteúdo para o português.

São 10 obras incríveis, que somadas custaram quase 50 bilhões de dólares!


Confira a lista completa no Blog Construct.

 

banner sobre bim
saude do trabalhador
5 normas sobre saúde do trabalhador da construção civil que você deve conhecer
Postado dia 23 de junho de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Indústria da Construção

Assim como o Sienge, nosso parceiro Blog Construct é bastante preocupado com a saúde do trabalhador. E por isso elaborou uma lista com 5 normas sobre saúde que você precisa conhecer!

As Normas Regulamentadoras (NR) servem para proteger os trabalhadores – incluindo os funcionários da construção civil – de riscos à segurança e saúde na prática de suas atividades. Suas disposições devem ser cumpridas por todas as empresas que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Nesse post, você verá  cinco destaques das 36 normas sobre segurança e saúde do trabalhador.

Confira no Blog Construct.

Boa leitura!

banner do ebook sobre produtividade na construção
infográfico custo global
Infográfico: 10 itens que você não pode esquecer no cálculo do Custo Global
Postado dia 21 de junho de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: Gestão, Infográfico, Novidades Blog, Tendências

Para a sua construtora, já estão claros todos os passos para calcular o custo global dos empreendimentos? 

Como já dissemos em post anterior, o Custo global da construção é um valor que pode te ajudar a analisar lucros e definir preços de venda dos seus empreendimentos. Tendo em vista o objetivo de se manter competitivo no mercado, obter um empreendimento com preço de custo atraente e preço final de venda melhor ainda é essencial, e é aí que o cálculo do custo global do empreendimento pode entrar para ajudar.

Custo global da construção é o valor total mínimo que pode ser atribuído à edificação. Esse valor é calculado com base no custo unitário básico (CUB) praticado na região onde o imóvel está localizado. A multiplicação do CUB pela área total do empreendimento somada ao valor total que a construtora investiu para sua concretização resulta no custo global da construção.

A partir desse valor é que será obtido o custo unitário ou valor por metro quadrado da edificação, efetuando-se sua divisão pela área total do empreendimento e, com isso, estimando o valor de venda de cada uma de suas unidades. Daí a importância de se ter um custo global da construção atraente, uma vez que impacta no preço final oferecido ao consumidor.

Importante: quando se fala no valor total que a construtora investiu para tirar o projeto do papel é preciso fazer um levantamento bem completo desses custos, do início ao fim da obra, de forma a se chegar a um valor de venda justo e, ao mesmo tempo, rentável.

Entre os itens que devem ser considerados nessa conta estão pesquisas de mercado e estudos de viabilidade, custos com terreno, regularizações, elaboração de projetos, mão de obra, insumos e equipamentos.

Para te ajudar a não esquecer de nenhum item, o Sienge preparou o Infográfico Custo Global: 10 itens que você não pode esquecer no cálculo do Custo Global, falando exclusivamente sobre esse tema, faça download aqui:

https://www.sienge.com.br/custo-global/


infografico caixa de gestao de obras

ebook gratuito manual de segurança no trabalho
Manual de Segurança no Trabalho Para a Construção Civil
Postado dia 16 de junho de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: Construção, construct, Indústria da Construção, Novidades Blog

O Sienge em parceria com o Construct, desenvolveu um ebook gratuito com 6 dicas para sua empresa da construção melhorar a Segurança do Trabalho, confira:

A construção civil é, atualmente, o segundo setor econômico do Brasil que mais registra acidentes de trabalho fatais. De que formas sua construtora está contribuindo para amenizar essa estatística?

Saiba que os riscos podem ser reduzidos por meio de ações de segurança de trabalho adotadas pela construtora. Por isso, neste e-book gratuito você vai encontrar 6 itens que não podem faltar no checklist do seu planejamento. São eles:

  • Equipamentos de proteção;
  • Importância da comunicação na Segurança do Trabalho
  • Normas de segurança;
  • Manutenção preventiva;
  • Comportamento seguro;
  • Tecnologia a serviço da segurança

Garanta seu manual de segurança de trabalho gratuitamente já e comece a fazer diferente!

 

banner do ebook sobre produtividade na construção
leis trabalhistas
Construct traz uma lista de 8 leis trabalhistas que você precisa conhecer na construção civil!
Postado dia 15 de junho de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Novidades Blog

As empresas de construção civil estão sujeitas aos riscos causados pelo desconhecimento das leis trabalhistas. Por isso o nosso parceiro Construct preparou uma lista com 8 leis que você precisa conhecer!

Como relacionam-se constantemente com fornecedores de mão de obra, não basta que elas conheçam, mas também que cobrem o cumprimento das normas por parte dos parceiros de negócio. A lei prevê, através da responsabilidade subsidiária, que, em caso de descumprimento das obrigações trabalhistas por parte da terceirizada e da impossibilidade de arcar com as dívidas resultantes, a empresa contratante possa ser acionada pelo trabalhador que recorre à Justiça.

Veja a lista completa no Blog Construct!

banner sobre o quiz insumos da construção civil

5 ebooks grátis sobre engenharia e construção civil para baixar agora
Construct separou 5 ebooks grátis sobre engenharia e construção civil para baixar agora
Postado dia 8 de junho de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Ebook, Tendências

Com esta seleção de livros digitais totalmente gratuitos, você vai ficar sem desculpas para deixar de estudar e acessar materiais de qualidade para crescer profissionalmente e alavancar resultados na sua empresa!

Nosso parceiro Blog Construct elaborou uma lista de 5 ebooks grátis que vão ajudar você a resolver os problemas do dia a dia. O conteúdo aborda questões práticas e atuais como o uso de tecnologia móvel nos projetos de construção civil aumenta a produtividade. Também comenta a importância de tornar a empresa competitiva em um cenário de dificuldade econômica como o de hoje, apontando qual caminho seguir para se diferenciar dos competidores. Mas não só de prática vivem os engenheiros de construção civil. Há conteúdo a respeito da escolha dos materiais adequados para as obras em cada uma das situações encaradas no dia a dia.

Confira a lista completa no Blog Construct.

Boa leitura!

jogos olímpicos pequim ninho de pássaro
27 obras incríveis que marcam a história dos Jogos Olímpicos
Postado dia 1 de junho de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Novidades Blog, Tendências

Nesta semana, o Blog Construct preparou uma lista de obras incríveis que marcaram cada edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, de Atenas – 1986 ao Rio de Janeiro –  2016

Como legado, os Jogos Olímpicos de Verão proporcionam não só espetáculos esportivos memoráveis por onde passam ao redor do mundo, mas também verdadeiras obras arquitetônicas. Cada país e povo marcam a sua cultura nos traços explorados e características destas grandes construções.

De Atenas 1896, quando os jogos tiveram início no lendário Estádio Panathinaiko até o canteiro de obras do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, cada estrutura construída traz um pouco da cultura e história local, o que as tornam únicas e incríveis.

Confira Blog Construct a lista completa com as 27 obras incríveis que marcam a história dos Jogos Olímpicos.

Boa leitura!

filmes para engenheiros sobre construção
7 filmes para engenheiros e apaixonados por construção
Postado dia 25 de maio de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: Indústria da Construção, Novidades Blog, Tendências

Pode fazer a pipoca – o Sienge preparou uma lista com 7 filmes para engenheiros e apaixonados por construção!

Quem não gosta de um bom filme? Nós gostamos! Por isso, separamos uma lista com 7 filmes para engenheiros e apaixonados por construção. As histórias selecionadas tem construções como tema ou pano de fundo para os seus enredos, confira:

1 – Os Pilares da Terra (2010)

kingsbridge catedral ufjf

Representação da catedral de Kingsbridge, peça central do enredo de Pilares da Terra

Baseada no best-seller homônimo de Ken Follet, Pilares da Terra é uma minissérie de 8 episódios feita pela Starz, também disponível no formato de 3 filmes. A história aborda as dificuldades e os jogos de poder em torno da construção de uma catedral na cidade inglesa de Kingsbridge, durante o século 12. Uma das tramas mais interessantes é a do personagem Tom, o Construtor e sobre como ele aprende o ofício e transmite seu conhecimento. 

#drama #história #romance #suspense #épico

Veja o trailer (em Inglês):

 

2 – A ponte do Rio Kwai (1957)

ponte ferroviária sobre o rio kwai

A ponte sobre o rio Kwai mantém os arcos da estrutura original no meio da selva da Tailândia. Foto: nova031 Creative Commons

O filme é uma versão romantizada da construção da ponte da “ferrovia da morte” sobre o Rio Kwai, na Tailândia durante a Segunda Guerra mundial. A estrutura foi bombardeada, mas existe até hoje. Na trama do filme, durante a Segunda Guerra, prisioneiros britânicos são encarregados por oficiais japoneses de construir uma ponte de transporte ferroviário sobre o rio Kwai e aproveitam o projeto para manter o moral dos soldados elevado. O filme – um dos clássicos do cinema – é baseado no romance de 1952 “Le ponte de la rivière Kwai”,  do autor Pierre Boulle. Para facilitar, está disponível no Netflix.

#aventura #drama #guerra

Veja o trailer legendado:

3 – A Origem (2010)

universo imaginado a origem

Cenários construídos pela “arquiteta” no filme A Origem. Foto: Divulgação

Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um habilidoso ladrão, o melhor na perigosa arte da extração – o roubo de valiosos segredos das profundezas do subconsciente durante os sonhos das pessoas, quando a mente fica totalmente vulnerável. Durante o filme, cenários inteiros são construídos a partir da criatividade da mente. Atenção para a trama da personagem Ariadne, a Arquiteta (Ellen Page), uma estudante de Arquitetura que é recrutada para construir os cenários dos sonhos, que são descritos como labirintos. Outra referência legal presente no filme é a escada infinita, ou Escada de Penrose.

#ação #ficção científica #mistério

banner sobre o quiz insumos da construção civil

Veja o trailer legendado:

4- Men At Lunch (2012)

lunch atop a skyscrapper - charles c ebbets 1932

Trabalhadores almoçam sentados em uma viga de aço na construção do Rockefeller Center em Nova Iorque. Foto: Lunch Atop a Skyscrapper – Charles C. Ebbets, 1932

Este documentário vai mais a fundo sobre os detalhes dos personagens e do contexto de uma das fotografias mais famosas do mundo: “Lunch Atop a Skyscrapper” (Ou almoço no topo de um arranha-céu)  tirada em 1932 por Charles C. Ebbets. A imagem foi feita nos últimos meses de construção do Rockefeller Center em nova Iorque, e choca por mostrar as precárias condições de segurança dos trabalhadores que a protagonizam, que também eram, em sua maioria, imigrantes.

#documentário #nova iorque

Veja o trailer (em Inglês):


5- Elevado 3.5 (2010)

ele

O elevado Costa e Silva, conhecido por Minhocão, corta a cidade de São Paulo. Foto: Divulgação

Este documentário brasileiro mostra o cotidiano das pessoas que vivem em torno do Minhocão, em São Paulo. Na época em que foi construído, o elevado era a maior obra em concreto armado da América Latina. O filme traz uma reflexão sobre como as grandes construções afetam as cidades e a população que vive nelas.

#documentário #nacional

Veja o trailer:


Documentário disponível na íntegra no Youtube:

 

6 – Elefante Branco (2012)  

Elefante-Blanco

O prédio ocupado pela população mais pobre – um antigo hospital – é o tema central do filme argentino. Foto: Divulgação/Paris Filmes

O filme argentino trata dos problemas habitacionais da população mais pobre a partir da trajetória de dois sacerdotes que sobreviveram a uma tentativa de assassinato e acabam desenvolvendo um importante trabalho social. A trama gira em torno de um edifício gigantesco em Buenos Aires projetado nos anos 1920 para ser o maior hospital da América Latina, mas que se tornou uma imensa ocupação habitacional nos últimos 30 anos. Está disponível também no Netflix.

#drama #argentino

Veja o trailer legendado:

7 – Inferno na Torre (1974)

infe

No filme, o maior arranha-céu do mundo pega fogo no dia da sua inauguração. Foto: Divulgação

Em São Francisco, Doug Roberts, um arquiteto, retorna de longas férias e encontra quase terminado o arranha-céu que projetou. Na história, esse prédio é o maior edifício do mundo, com 138 andares de escritórios e residências, além de ter um restaurante de luxo e um heliporto na cobertura. No dia da festa de inauguração, o arquiteto descobre que as especificações da instalação elétrica não foram seguidas e que o prédio está sujeito a curtos-circuitos. E o pior acontece quando um incêndio começa, deixando vários convidados presos no andar de cima, sendo esta a principal preocupação do chefe dos bombeiros: a equipe de combate à incêndio não tem equipamentos que consigam atingir os andares mais altos desta colossal construção e, se o fogo não estiver logo controlado, o número de vítimas será imenso.Um verdadeiro pesadelo de planejamento na construção!

#ação

Veja o trailer (em Inglês):

 

E aí, gostou da nossa lista? Tem algum filme ou série para sugerir?
Nos conte suas ideias em um comentário!

banner sobre o quiz desperdicio

olimpíadas obras rio 2016
6 obras para as Olimpíadas 2016 que ainda não estão prontas
Postado dia 20 de maio de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Indústria da Construção, Novidades Blog

As Olimpíadas no Rio estão chegando e a estrutura para o evento ainda não está totalmente pronta! Veja mais no post da nossa parceira de conteúdo, a Construct.

Faltam menos de 80 dias para o início das Olimpíadas 2016, que terá sua abertura no dia 5 de agosto, e nem todas as instalações estão prontas para receber o evento. Como informa o Blog Construct esta semana, há 6 obras ainda por serem concluídas para receber o evento. Ao todo são mais de 20 construções, reformas e adaptações, com gastos que ultrapassam R$ 36,7 bilhões.

Diversas construções foram projetadas para que o Rio de Janeiro possa receber as Olimpíadas de 2016. Os eventos foram distribuídos em quatro regiões da cidade, Barra, Deodoro, Maracanã e Copacabana.

Com exceção da Vila dos Atletas (também conhecida como Cidade Olímpica), todas as obras que ainda estão em andamento fazem parte do complexo do Parque Olímpico, que fica na região da Barra da Tijuca e será o palco principal das competições durante as olimpíadas de 2016, recebendo 16 modalidades olímpicas e 9 paralímpicas.

banner sobre o quiz insumos da construção civil


Com uma área total de 1,18 milhão de metros quadrados, a conclusão das obras do Parque Olímpico era prevista para o primeiro trimestre de 2016. Em 2008, o custo estimado para o empreendimento era de R$ 1,5 bilhão, mas hoje, o montante total já passa dos R$ 2,2 bilhões.

Confira no Blog Construct a lista das 6 construções que ainda não foram concluídas.

Boa leitura!

comunicação segurança do trabalho
A importância da comunicação na segurança do trabalho
Postado dia 12 de maio de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: Artigo, construct, Indústria da Construção

Uma boa comunicação na segurança do trabalho é chave para ajudar a prevenir doenças e acidentes relacionados às atividades de uma empresa. Para empresas de construção civil, onde boa parte dos trabalhadores desenvolvem atividades fisicamente intensas e atuam em locais propensos a acidentes, como os canteiros de obras, a atenção ao tema segurança do trabalho costuma ser enfatizada. Provavelmente na sua empresa existe uma comissão permanente ou um departamento exclusivamente dedicado a garantir que todas as normas de segurança sejam cumpridas, que os funcionários sejam treinados para evitar acidentes, que a assistência médica saiba agir quando coisas ruins acontecem. Mas será que sua empresa dá a devida atenção ao papel específico da comunicação em todo esse processo?

Frequentemente, como gestores, negligenciamos o tema comunicação. Assumimos que sabemos nos comunicar bem o suficiente, já que fazemos isso o tempo todo e sem precisar pensar muito a respeito. Acreditamos que nossos líderes, pares e liderados compreendem bem nossas mensagens e comunicam-se bem uns com os outros. Deixamos de fazer um planejamento de comunicação orientando cada objetivo de negócio ou cada processo. Deixar de planejar a comunicação é um grave erro! Sem planejamento, não se estabelecem critérios de sucesso e não se identificam oportunidades de ganho de eficiência, não se identificam os pontos que podem funcionar melhor ou pior dependendo do tipo e da qualidade da comunicação. Quando deixamos de planejar a comunicação na segurança do trabalho, o custo de uma falha ou da falta de comunicação pode ser um grave acidente ou até mesmo a morte de uma pessoa.

banner do ebook sobre produtividade na construção

Pesquisando sobre esse tema recentemente, encontrei um artigo muito interessante sobre comunicação na segurança do trabalho, da australiana Angelica Vecchio-Sadus, especialista saúde e segurança corporativa. Angelica fala sobre como uma comunicação efetiva contribui para o fortalecimento de uma cultura que prima pela segurança do trabalho.

A autora destaca que precisamos unir prática e teoria das normas de segurança para que as precauções sejam eficazes, e ter esses objetivos previstos em seu plano de comunicação é o que faz a diferença. Veja alguns exemplos de como conseguir isso:

Missão, política e plano estratégico para saúde e segurança no trabalho

Definir a política das medidas de saúde e segurança da sua empresa, assim como sua missão, ajuda na hora de delimitar e comunicar a direção dos processos nessa área, e pode até se tornar uma referência nas tomadas de decisão. O plano estratégico complementa (isso) levantando as melhores maneiras de repassar esses objetivos e prioridades a todos os envolvidos na organização.

Você pode demonstrar os desempenhos por meio de gráficos indicativos que mostram melhorias contínuas e o cumprimento dos objetivos estabelecidos neste setor, ou então enfatizar consequências negativas de não seguir as medidas de segurança, como taxas de gravidade, tratamentos médicos e tempo perdido. Além disso, elaborar um manual de segurança para sua empresa pode ajudar a consolidar regras e requisitos mínimos de segurança, ou então listas de verificação que podem ser usadas como uma ferramenta para orientar e verificar processos como funcionamentos, inspeções e relatórios.

Se preferir engajar sua equipe de uma forma mais dinâmica, eventos como uma “Semana da Segurança” podem servir bem para promover um ambiente de trabalho mais saudável, conscientizando todos os funcionários e os envolvendo no comprometimento da gestão. Atividades criativas podem ser oferecidas, como seminários, concursos e artigos promocionais. Num viés mais formal, conferências sobre o tema também são uma dinâmica a ser organizada, visando compartilhar mais informações sobre saúde e segurança no trabalho e até estudos de outras organizações. Fóruns para se reunir com outros profissionais do ramo também podem ser considerados.

banner sobre o quiz insumos da construção civil

Treinamentos e campanhas

Treinamentos são as melhores ferramentas para cobrir qualquer lacuna de conhecimento que grupos e áreas de alto risco tenham. Assim, a percepção de risco é ajustada. Programas de treinamento pró-ativos funcionam bem para estimular atitudes positivas e construtivas para saúde e segurança do local de trabalho, mantendo sempre em mente as necessidades específicas da sua equipe.

Para envolver toda a equipe no processo de melhorias, campanhas para estimular a comunicação de incidentes e acidentes também são importantes, pois muitos trabalhadores ainda têm receio de denunciar condições e situações irregulares por medo de serem recriminados.

Brochuras, cartazes e vídeos

Como há muitas informações sobre saúde e segurança no trabalho que devem ser repassadas, torná-las facilmente acessíveis e compreensíveis é um dos passos principais. Vídeos e até um website para fornecer e centralizar todos os documentos referentes a este setor na sua empresa podem ser bons recursos para disponibilizar essas informações. Vale apenas lembrar que o site deve ser divulgado internamente, pois precisa de visibilidade para cumprir seu objetivo.

Hoje temos uma grande variedade de publicações sobre questões de saúde e segurança no trabalho, desde simples folhetos instrutivos sobre temas específicos, como cartilhas de dicas de segurança, até outras fontes de informação para relatórios mais detalhados, livros, entre outros.  Em caso de problemas de linguagem, posters com ilustrações e símbolos podem simplificar e esclarecer certas mensagens. Para destacá-los, você pode colocar em paineis exclusivos para esse tipo de comunicação!

Avaliação de risco

Riscos como calor, produtos químicos e peças móveis podem ser uma ameaça imediata de lesão aos trabalhadores, mas nem sempre é fácil identificá-los: o monóxido de carbono, por exemplo, é muito tóxico e não tem nenhum cheiro. Uma avaliação pode ajudar a mapear os perigos no local de trabalho e sua magnitude, para então aplicar medidas e controles a fim de evitá-los.

Divulgar os resultados dessa avaliação de risco ou incidente dentro da empresa também ajuda a mostrar o compromisso da gestão em identificar e abordar as causas desses problemas. Assim, os trabalhadores são incentivados a se envolverem mais e sugerir estratégias para implementar melhorias.

Relatórios públicos

Publicar um relatório anual ou mensal sobre as iniciativas e atividades realizadas na empresa em relação às medidas de saúde e segurança no trabalho mostra comprometimento da organização, as realizações alcançadas na saúde e segurança no trabalho e no bem-estar dos funcionários. Os relatórios também podem ajudar na revisão de normas de desempenho no setor.

Alertas de segurança e relatórios de quase-acidentes, por exemplo, servem para pontos que precisam de atenção imediata e que ainda podem ser revertidos antes de se tornarem riscos e ameaças reais para os trabalhadores.

 

drew beaurline construct

por Drew Beaurline, fundador e CEO da Construct

Americano da cidade de São Francisco, Califórnia, Drew é apaixonado por tecnologias móveis e empreendedorismo. Considera como sua missão de vida criar aplicativos que as pessoas amem usar e que lhes possibilitem superar grandes desafios. Ele é um dos idealizadores do Construct App, primeiro aplicativo de comunicação desenvolvido especialmente para profissionais da construção. O Construct é simples, intuitivo e pensado para pessoas – não para processos. Drew veio para o Brasil em 2013 e vive em Belo Horizonte, na região conhecida como San Pedro Valley, onde está a sede da Construct.

 

banner sobre o quiz insumos da construção civil
prédio sienge na feicon 2016
Feicon 2016: como foi a nossa participação
Postado dia 22 de abril de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Indústria da Construção, Novidade Sienge, Sienge

A equipe do Sienge esteve em São Paulo na última semana para participar novamente da Feicon, veja como foi!

Durante a última semana (de 12 a 16 de abril) estivemos novamente em São Paulo na Feicon Batimat, a maior feira do setor da construção na América Latina. Essa foi a nossa quinta participação. O evento deu início ao calendário da construção civil e arquitetura no Brasil e fortaleceu o fomento e geração de negócios do setor.

Durante a exposição, estivemos em um estande de destaque, em frente à entrada principal. Tivemos a companhia de cerca de 2.000 marcas nacionais e internacionais e de um público de 96.325 profissionais com poder final de compra, entre eles, varejistas, arquitetos, construtores e engenheiros. Deste público, 36% tinha poder de decisão final na empresa que atuam e estavam interessados em fechar negócios: 20% do público são formados por sócios-proprietários, 13% por diretores e 11% por gerentes.

sienge feicon 2016 abertura

Estande do Sienge antes de abrirem os portões

Nosso time na Feicon foi composto por 10 colaboradores da Softplan, empresa desenvolvedora do Sienge, vários parceiros de venda de todo o país, além de uma equipe de 9 pessoas da Construct, a startup escolhida em concurso para estar lá conosco.

banner sobre o quiz insumos da construção civil

Durante o evento, a Construct pôde demonstrar o aplicativo para mais de 200 profissionais do setor que visitaram o estande e fechar negócios. O CEO da startup baseada em Belo Horizonte, Drew Beaurline, destaca como foi essa parceria: “Poder demonstrar nossa solução na principal feira do setor ao lado da Softplan, uma das maiores e mais tradicionais empresas de tecnologia do Brasil, foi uma oportunidade extraordinária para a Construct. Nossos negócios são voltados para o mesmo público, de uma maneira muito complementar. Durante o evento, também pudemos estreitar nossa parceria e identificar novas oportunidades de negócios juntos.”

equipe sienge feicon 2016

Equipe do Sienge e da Startup Consctruct no nosso estande na Feicon 2016

A novidade principal que apresentamos em matéria de produto foi a integração BIM, uma aposta do diretor do Sienge, Carlos Augusto de Matos “BIM é o futuro na construção, e é por isso que estamos investindo para nos adaptarmos a essa tecnologia, para continuar oferecendo produtos atualizados de acordo com as tendências do mercado ”. O coordenador da equipe de vendas do Sienge, Ronaldo Machado, dá o cenário em comparação ao ano passado “Esse ano parecia ter um pouco menos de gente, porém eram pessoas com maior poder de decisão e mais interessadas. Os resultados para nós foram muito positivos, atraímos bastante interesse, foram mais de 200 oportunidades de negócio e várias apresentações. É sempre bom ter esse contato mais direto com os interessados nos nossos produtos.”

No ano que vem, devemos estar presentes novamente na Feicon, que está planejada para acontecer de 04 a 08 de Abril de 2017 em São Paulo, no São Paulo Expo.

banner sobre o quiz insumos da construção civil

prédio sienge na feicon 2016
Sienge vai à Feicon com lançamento de produto e apoio à startup
Postado dia 1 de abril de 2016 | Nenhum Comentário
Categorias: construct, Indústria da Construção, Novidade Sienge, Novidades Blog, Sienge

Apresentaremos a interação entre Sienge e BIM de 12 a 16 de abril, em São Paulo, na maior feira de construção da América Latina

Pela quinta vez participaremos do evento Feicon, a maior feira da construção da América Latina, que acontece entre os dias 12 e 16 de abril em São Paulo, no Anhembi. Sempre com a proposta de apresentar ao mercado os detalhes sobre o principal software de gestão da indústria da construção. Para isso, levaremos nossa equipe de consultores, que mais do que entender de software, compreende os desafios cotidianos das empresas que atuam na construção.

A Feicon tem uma programação diferente nessa edição, pois incorporou alguns congressos paralelos, como o ConstruBR do SindusconSP. Além disso, haverá palestras, encontros de mercado e, é claro, várias empresas e produtos do setor da construção.

As grandes novidades do ano para a participação do Sienge, além da tradicional apresentação dos benefícios do nosso sistema, serão a apresentação da interação entre Sienge e BIM, e a presença de uma startup do setor da construção escolhida entre 50 participantes!

Interação entre Sienge e BIM

O BIM é conceito que está revolucionando o setor da construção! Você conhece? Não? Confira o nosso post, o primeiro de uma série sobre o assunto, e entenda  mais sobre a Modelagem da Informação da Construção!

Pensando em sempre acompanhar as melhores práticas e os processos mais modernos do setor da construção, o Sienge agora investe na integração entre Sienge e BIM, que vai proporcionar agilidade e mais integração na hora de fazer o orçamento no sistema. As informações detalhadas dentro do software de modelagem da construção, como o Revit, por exemplo, poderão ser integradas ao módulo de Orçamento do Sienge, desta forma o processo ganha em precisão, integração e agilidade, evitando o retrabalho e possibilitando que vários profissionais sincronizem seus serviços e tenham acesso à informações concretas.
bim sienge feicon 2016

Construct, a startup que vai à Feicon

A Softplan, a empresa que desenvolve o Sienge, já está há 25 anos no mercado, sendo uma das pioneiras do pólo de tecnologia de Florianópolis, que hoje é referência no país e no mundo. Essa fama tem atraído vários novos negócios para a cidade, que já é considerada a segunda mais empreendedora do país. Foi pensando em usar desse protagonismo para compartilhar experiência e incentivar o espírito de empreendedorismo que a Softplan realizou a ação “Sienge e sua startup na Feicon” junto a startups do setor da construção.

A ideia foi selecionar apenas uma startup dentre as 32 inscritas para ir à Feicon e ter a oportunidade de validar o seu produto para um público de mais de 120.000 pessoas! A escolhida foi a Construct, que desenvolve ferramentas mobile para acompanhamento de obras. Bruno Loreto, gerente regional na Softplan, explica melhor os critérios que levaram à essa definição: “Vemos na Construct uma startup com forte potencial de crescimento, um time engajado, empreendedores com ousadia e visão de negócio. Enxergamos uma proposta de valor capaz de contribuir para melhoria de performance de nossos clientes. Acreditamos que a Feicon pode ser uma grande oportunidade para validarem seu modelo de negócio e acelerar seu ritmo de crescimento.”

banner sobre ebook uso da tecnologia

A decisão já foi comunicada às startups participantes, inclusive para a selecionada, que demonstra empolgação com essa nova parceria através da fala de sua gerência de marketing: “Tudo que uma startup precisa para seguir em frente e crescer são de grandes parceiros que acreditam em seu potencial e que se dispõem a compartilhar experiências, contatos e aprendizados. É exatamente isso que a Sienge está oferecendo à Construct. Estamos muito felizes e cheios de energia para começar nossa parceria com uma das empresas de tecnologia mais respeitadas no setor de construção no Brasil.”

Quer saber mais sobre a Construct? Leia o post deles sobre a participação na Feicon aqui!

Quer conferir essas novidades do Sienge?
Venha visitar o nosso estande na Feicon:

Estande: B098 – bem na entrada!
Local: Feicon Batimat – Pavilhão de exposições do Anhembi –  São Paulo
Quando: de 12 a 16 de abril
Horário: de terça a sexta-feira das 11h às 20, sábado das 9h às 17h
Preço:

  • gratuito para quem fez o pré-cadastramento online ou tem o convite da feira impresso
  • R$ 55 na hora sem pré-cadastramento ou convite

Quer saber mais sobre como acabar com o desperdício nas suas obras?
Saiba como clicando aqui!

Esperamos você no estande B098!

mapa feicon 2016 sienge

Não pode esperar até a Feicon para nos conhecer melhor?
Preencha o formulário e peça uma demonstração!

banner sobre o quiz insumos da construção civil

banner do cronograma eficiente em obras
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa