Aproveite essa página para conhecer o FAQ e sanar suas principais dúvidas e, se ainda existir alguém questionamento, entre em contato conosco.
Mudança no Sienge Recepção de NF-e por E-MAIL
> Ler maisAviso sobre o faturamento da Softplan
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> Ler maisO Portal do Cliente é o canal de comunicação direta com os consultores especialistas no Sienge. O portal permite a abertura e consulta de atendimentos como dúvidas, erros e solicitações.
O Sienge, software de gestão mais utilizado na indústria da construção, tem como principal objetivo ajudar você no seu trabalho.
Com mais de 26 anos de mercado, o Sienge está em sua 8ª versão. São anos de especialização na Indústria da Construção promovendo o sucesso da sua empresa!
O Novo Sienge, última versão do software lançada em 28/03/2017, apresenta um visual mais intuitivo, inclui muitas dicas para ajudar nos processos e também conta com uma evolução tecnológica que proporcionará melhoria de performance e ainda mais segurança para os dados da sua empresa.
1 – Como acessar o Sienge de casa?
Primeiro você precisa saber se sua empresa utiliza um DataCenter ou um Servidor Local. o caso de Data Center, é fácil. Como o Sienge é uma solução web, você pode acessá-lo a qualquer hora de qualquer lugar, independente da máquina/ dispositivo. Basta ter acesso à internet e o link da base de sua empresa (exemplo: https://empresax.sienge.com.br).
Se sua empresa possui um Servidor Local, orientamos contato com uma empresa de TI para que possam verificar a infraestrutura de rede e executar as devidas customizações (aberturas de porta, servidores de acesso, DNS, entre outros), desta forma liberando o acesso externo à base do Sienge.
Nesse caso, se você ou um colega que trabalhe próximo não lembrarem do link da base de sua empresa (exemplo: www.empresax.sienge.com.br), a primeira sugestão é falar com o administrador do Sienge em sua empresa ou, caso não tenha acesso ao administrador, buscar auxílio com o Suporte ao Cliente Sienge.
Caso você siga os passos e o Sienge informe que “atualmente você não tem permissão para acessar” as páginas necessárias, a dica é enviar um e-mail solicitando autorização ao administrador do sistema ou pedir que alguém autorizado realize esse procedimento.
3 – Tenho dúvidas sobre o sistema, com quem devo falar?Temos diversos canais de apoio que buscam orientar os usuários e esclarecer possíveis dúvidas do sistema. Conheça as opções:
O Portal de Atendimento ao Cliente deve ser acessado através da página https://suportesienge.softplan.com.br. Caso você não tenha o endereço em mãos, disponibilizamos atalhos: no site do Sienge (www.sienge.com.br ) pelo PORTAL DO CLIENTE SIENGE, no final da página; dentro do software Sienge > Ações (na barra superior) > Espaço Cliente Sienge > Portal de Atendimento ao Cliente.
Caso você ainda não tenha usuário/ login e senha de acesso, indicamos o contato com o Suporte ao Cliente através do telefone (48) 3027-8100 - horário comercial – onde o analista dará as devidas orientações para o primeiro acesso ao portal.
Quando você abre um atendimento, seja ele através do Telefone ou Portal, sempre indicamos o número de protocolo, certo? Este permitirá o acompanhamento de seu atendimento e fazer tudo on-line, basta acessar o Portal de Atendimento ao Cliente e realizar a consulta.
Para alterar a senha do seu usuário, acesse o módulo Segurança > Usuário > Alteração de Senha. Informe o usuário, a senha atual e na sequência informe a nova senha e confirme-a. Para salvar a alteração de senha, clique no botão Alterar.
Outra alternativa, caso você não tenha acesso à função de alteração de senha, é solicitar ao usuário administrador a alteração. Para isso, o usuário administrador deve acessar o local informado acima (módulo Segurança > Usuário > Alteração de Senha), preencher o usuário que terá a senha alterada, no campo senha atual deve ser informada a senha do usuário administrador que está logado e no campo nova senha deve ser definida a nova senha para o usuário
Informe o usuário na tela de login e clique no link Esqueci minha senha. O sistema enviará automaticamente para o seu email um link que permitirá cadastrar uma nova senha de acesso.
Atenção: Caso você não receba o e-mail com o link, peça para o usuário administrador do Sienge verificar se o seu e-mail está cadastrado corretamente no módulo Segurança > Usuários > Cadastro. É importante observar também se as configurações para envio de e-mail estão configuradas corretamente no módulo Segurança > Administração > Configurações do Sistema.
Informe o usuário na tela de login e clique no link Esqueci minha senha. O sistema enviará automaticamente para o seu email um link que permitirá cadastrar uma nova senha de acesso.
Atenção: Caso você não receba o e-mail com o link, peça para o usuário administrador do Sienge verificar se o seu e-mail está cadastrado corretamente no módulo Segurança > Usuários > Cadastro. É importante observar também se as configurações para envio de e-mail estão configuradas corretamente no módulo Segurança > Administração > Configurações do Sistema.
Estação de Acesso | ||
Sistema Operacional | Windows, Linux ou Mac OS X | |
Processador | 1.8 Ghz Pentium ou Celeron, ou processador de versão superior | |
Disco Rígido (Hard Disk) | Recomendável 1Gb livre para download de arquivos | |
Memória RAM | 2 Gb | |
Unidade de CD-ROM | Não aplicável | |
Dispositivo para Backup (1) | Não aplicável | |
Dispositivo de Segurança de Energia – NoBreak | Não aplicável | |
SuporteRemoto | TCP/IP (Internet) | Não aplicável |
Link para acesso externo (via internet) | 1 Mb para download / 400 kbps upload. O link precisa ser dimensionado conforme o número de usuários que o utilizarão e conforme a realização de outras atividades que se utilizem do mesmo link. |
Softwares que devem estar instalados | Navegador: Chrome ou FireFox. Visualizador de PDF: Adobe Reader Acrobat 7.0 (ou superior) ou Foxit Reader 3.3.0.0430 (ou superior) |
1. São exemplos de dispositivos de backup: unidades de fita DAT e gravador de CD/DVD. |
1 - Por que é tão importante estabelecer uma política de backup?
Porque seu ambiente computacional está sujeito a falhas. Essas falhas podem ocorrer no hardware (discos, controladoras, memória, etc) e no software (aplicativos, sistema operacional, entre outros). Além disso, há situações de roubo, furto, incêndio e sinistros em geral. ;Eventualmente essas falhas e situações podem ocasionar perda de informações e somente com um backup seguro é possível fazer com que as informações retornem à situação em que estavam antes da ocorrência da falha.
O arquivo mais importante a ser salvo no backup é o que armazena os dados do banco de dados. Para o Sienge este arquivo é o SIENGE.FDB e se encontra na pasta SIENGEWEB\DATA (no momento da instalação você indicou o local deste arquivo; se tiver dúvidas sobre sua localização, contate o Suporte Sienge). Os demais arquivos referentes à aplicação e ao servidor de banco de dados podem ser recuperados a partir do CD de instalação do SIENGE WEB ou solicitados ao Suporte Sienge.
3 – Que cuidados devo tomar para que o backup seja feito com segurança?Durante a execução do backup, tenha certeza de que não há usuários operando o Sienge, pois se isto ocorrer, alguns arquivos não serão copiados. Essa é uma medida de segurança que sempre deve ser observada. Se o software de backup que você utiliza possui opção de verificação a respeito da integridade do backup, ative-a verificando sempre o seu status.
Não existe uma regra que se aplique a todos os casos, mas recomendamos o backup diário. O mínimo é um backup semanal e outro mensal. Assim pode-se definir um tempo de vida para cada fita ou mídia e quanto tempo deve transcorrer para que se possa reaproveitar uma fita/cd/disquete (zip drive)
Sugestão de Backup:
Backups mensais (último dia do mês), mantendo o backup por 6 meses.
Importante: Sempre teste o seu backup.
Nenhuma estratégia de backup oferecerá segurança e confiabilidade se as informações não puderem ser restauradas quando necessário. Portanto, um fator que deve ser considerado é a possibilidade de algum erro no backup que o inutilize ou torne inviável restaurá-lo. Para minimizar esse risco, é importante que periodicamente um backup seja restaurado e o seu conteúdo verificado.
A maior parte dos cuidados aqui descritos também se aplica a outras informações que sua empresa possa ter armazenado em outros aplicativos.
Caso você tenha alguma dúvida em relação a backup, entre em contato com o Suporte Sienge.
Para até 10 usuários (1) | |
Sistema Operacional (2) | Sistema 64 bits, Linux: Debian e Ubuntu a partir da versão 12 / CentOS, RedHat ) ou Windows ( Windows server2008 ou superiores e Windows 7 ou superiores) |
Processador | Quad core de 3ª geração, podendo ser um i5, Phenom x6 ou equivalente |
Disco Rígido (Hard Disk) | 60 Gb de espaço livre |
Memória RAM | No mínimo 8 GB de memória DDR3 |
Unidade de CD-ROM | Obrigatório |
Dispositivo para Backup (4) | Obrigatório |
Dispositivo de Segurança de Energia – NoBreak | Opcional |
Suporte Remoto(TCP/IP – Internet) | Para realização do suporte remoto é necessário que seja liberado o acesso ao ambiente e aos diretórios nos quais o aplicativo estiver instalado. O acesso remoto é realizado utilizando: Windows: TeamViewer (2) ou Terminal Services (3) Linux: SSH |
Durante a instalação do Sienge serão instalados os seguintes softwares | J2sdk 1.6 | Máquina Virtual JAVA (5) |
Firebird 2.5 | Banco de Dados (5)(6) | |
Softwares que serão utilizados nas estações de trabalho (2) | Navegador: Chrome ou FireFox. Visualizador de PDF: Adobe Reader Acrobat 7.0 (ou superior) ou Foxit Reader 3.3.0.0430 (ou superior) |
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Disponibilização do acesso na Internet | O servidor onde o Sienge estará instalado deve ter o IP registrado (válido) na Internet e um link de conexão com a WEB dimensionado conforme o número de acessos externos e outras atividades que utilizem o mesmo link. Aconselha-se a instalação de um firewall para restringir o acesso pela Internet à porta TCP de execução do Sienge. |
1. Para um número de superior de usuários deve-se analisar o processador, quantidade de memória e disco rígido a serem utilizados; 2. Produto não instalado com o aplicativo; 3. O Terminal Services é um produto Windows; 4. São exemplos de dispositivos de backup: unidades de fita DAT e gravador de CD/DVD; 5. Caso existam versões anteriores dos softwares estas deverão ser obrigatoriamente atualizadas, versões posteriores precisam ser avaliadas quanto à compatibilidade. |