Espaço do Cliente

Seja bem-vindo cliente Sienge!

Aproveite essa página para conhecer o FAQ e sanar suas principais dúvidas e, se ainda existir alguém questionamento, entre em contato conosco.

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Portal de Atendimento ao Cliente




O Portal do Cliente é o canal de comunicação direta com os consultores especialistas no Sienge. O portal permite a abertura e consulta de atendimentos como dúvidas, erros e solicitações.


ACESSE AQUI!

SOBRE O NOVO SIENGE



O Sienge, software de gestão mais utilizado na indústria da construção, tem como principal objetivo ajudar você no seu trabalho.

Com mais de 26 anos de mercado, o Sienge está em sua 8ª versão. São anos de especialização na Indústria da Construção promovendo o sucesso da sua empresa!



Imagem Versões




O Novo Sienge, última versão do software lançada em 28/03/2017, apresenta um visual mais intuitivo, inclui muitas dicas para ajudar nos processos e também conta com uma evolução tecnológica que proporcionará melhoria de performance e ainda mais segurança para os dados da sua empresa.


FAQ

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes - Dicas Iniciais

 

1 – Como acessar o Sienge de casa?

Primeiro você precisa saber se sua empresa utiliza um DataCenter ou um Servidor Local. o caso de Data Center, é fácil. Como o Sienge é uma solução web, você pode acessá-lo a qualquer hora de qualquer lugar, independente da máquina/ dispositivo. Basta ter acesso à internet e o link da base de sua empresa (exemplo: https://empresax.sienge.com.br).

Se sua empresa possui um Servidor Local, orientamos contato com uma empresa de TI para que possam verificar a infraestrutura de rede e executar as devidas customizações (aberturas de porta, servidores de acesso, DNS, entre outros), desta forma liberando o acesso externo à base do Sienge.


2 – Esqueci o link de acesso ao Sienge, o que fazer?

Nesse caso, se você ou um colega que trabalhe próximo não lembrarem do link da base de sua empresa (exemplo: www.empresax.sienge.com.br), a primeira sugestão é falar com o administrador do Sienge em sua empresa ou, caso não tenha acesso ao administrador, buscar auxílio com o Suporte ao Cliente Sienge.

Caso você siga os passos e o Sienge informe que “atualmente você não tem permissão para acessar” as páginas necessárias, a dica é enviar um e-mail solicitando autorização ao administrador do sistema ou pedir que alguém autorizado realize esse procedimento.

3 – Tenho dúvidas sobre o sistema, com quem devo falar?

Temos diversos canais de apoio que buscam orientar os usuários e esclarecer possíveis dúvidas do sistema. Conheça as opções:

  • FAQ: um conjunto de respostas às perguntas frequentes de nossos usuários. Está disponível aqui mesmo, no Espaço do Cliente, nas abas ao lado do Dicas de Uso;

  • EaD: aulas na modalidade Ensino à Distância que guiam a utilização completa do Sienge. O acesso de usuários conectados ao software pode ser realizado no Menu do Sienge> Portal de Ensino a Distância> Cursos onde você encontra a listagem de cursos disponíveis para matrícula. No caso de dúvidas sobre o EaD, temos uma FAQ específica disponível em www.loja.sienge.com.br/faq;

  • Ajuda: guia completo do Sienge disponível para os usuários conectados ao software. O Ajuda pode ser acessado através do botão ‘ações’ disponível na barra superior. Nele, o usuário encontra: explicação dos módulos e suas ferramentas na mesma estrutura do menu do Sienge, um ‘Saiba mais’ com orientações iniciais sobre os módulos, as Apostilas de toda a ferramenta disponível em PDF, novidades sobre as versões disponíveis, além de pesquisar dúvidas através de consulta por palavra-chave;

  • Portal de Atendimento ao Cliente: canal de comunicação direta com os consultores especialistas na ferramenta. O portal (https://suportesienge.softplan.com.br) permite a abertura e consulta de atendimentos/ chamados.

  • Suporte ao Cliente: atendimento disponível através do telefone (48 3027-8100). Uma equipe de especialistas no Sienge está disponível durante horário comercial (das 8h às 12h e das 14h às 18h) para esclarecer dúvidas pontuais, ouvir sugestões ou solucionar eventuais problemas.


4 - Como acessar o Portal de Atendimento ao Cliente?

O Portal de Atendimento ao Cliente deve ser acessado através da página https://suportesienge.softplan.com.br. Caso você não tenha o endereço em mãos, disponibilizamos atalhos: no site do Sienge (www.sienge.com.br ) pelo PORTAL DO CLIENTE SIENGE, no final da página; dentro do software Sienge > Ações (na barra superior) > Espaço Cliente Sienge > Portal de Atendimento ao Cliente.

Caso você ainda não tenha usuário/ login e senha de acesso, indicamos o contato com o Suporte ao Cliente através do telefone (48) 3027-8100 - horário comercial – onde o analista dará as devidas orientações para o primeiro acesso ao portal.


5 – Como acompanho meus atendimentos?

Quando você abre um atendimento, seja ele através do Telefone ou Portal, sempre indicamos o número de protocolo, certo? Este permitirá o acompanhamento de seu atendimento e fazer tudo on-line, basta acessar o Portal de Atendimento ao Cliente e realizar a consulta.


6 - Como faço para alterar a senha do meu usuário?

Para alterar a senha do seu usuário, acesse o módulo Segurança > Usuário > Alteração de Senha. Informe o usuário, a senha atual e na sequência informe a nova senha e confirme-a. Para salvar a alteração de senha, clique no botão Alterar.

Outra alternativa, caso você não tenha acesso à função de alteração de senha, é solicitar ao usuário administrador a alteração. Para isso, o usuário administrador deve acessar o local informado acima (módulo Segurança > Usuário > Alteração de Senha), preencher o usuário que terá a senha alterada, no campo senha atual deve ser informada a senha do usuário administrador que está logado e no campo nova senha deve ser definida a nova senha para o usuário


7 - Esqueci minha senha. Como faço para acessar ao Sienge?

Informe o usuário na tela de login e clique no link Esqueci minha senha. O sistema enviará automaticamente para o seu email um link que permitirá cadastrar uma nova senha de acesso.

Atenção: Caso você não receba o e-mail com o link, peça para o usuário administrador do Sienge verificar se o seu e-mail está cadastrado corretamente no módulo Segurança > Usuários > Cadastro. É importante observar também se as configurações para envio de e-mail estão configuradas corretamente no módulo Segurança > Administração > Configurações do Sistema.


8 – Meu usuário foi desativado por exceder o número de tentativas de senha inválida. Como devo proceder??

Informe o usuário na tela de login e clique no link Esqueci minha senha. O sistema enviará automaticamente para o seu email um link que permitirá cadastrar uma nova senha de acesso.

Atenção: Caso você não receba o e-mail com o link, peça para o usuário administrador do Sienge verificar se o seu e-mail está cadastrado corretamente no módulo Segurança > Usuários > Cadastro. É importante observar também se as configurações para envio de e-mail estão configuradas corretamente no módulo Segurança > Administração > Configurações do Sistema.


A partir de agora a sua empresa irá contar com os benefícios do Sienge.

Como faço o backup do sistema quando o Sienge está instalado em servidor próprio da empresa?

 

1 - Por que é tão importante estabelecer uma política de backup?

Porque seu ambiente computacional está sujeito a falhas. Essas falhas podem ocorrer no hardware (discos, controladoras, memória, etc) e no software (aplicativos, sistema operacional, entre outros). Além disso, há situações de roubo, furto, incêndio e sinistros em geral. ;Eventualmente essas falhas e situações podem ocasionar perda de informações e somente com um backup seguro é possível fazer com que as informações retornem à situação em que estavam antes da ocorrência da falha.


2 – O que devo copiar para fazer um backup do Sienge?

O arquivo mais importante a ser salvo no backup é o que armazena os dados do banco de dados. Para o Sienge este arquivo é o SIENGE.FDB e se encontra na pasta SIENGEWEB\DATA (no momento da instalação você indicou o local deste arquivo; se tiver dúvidas sobre sua localização, contate o Suporte Sienge). Os demais arquivos referentes à aplicação e ao servidor de banco de dados podem ser recuperados a partir do CD de instalação do SIENGE WEB ou solicitados ao Suporte Sienge.

3 – Que cuidados devo tomar para que o backup seja feito com segurança?

Durante a execução do backup, tenha certeza de que não há usuários operando o Sienge, pois se isto ocorrer, alguns arquivos não serão copiados. Essa é uma medida de segurança que sempre deve ser observada. Se o software de backup que você utiliza possui opção de verificação a respeito da integridade do backup, ative-a verificando sempre o seu status.


4 - Qual a periodicidade de execução do backup?

Não existe uma regra que se aplique a todos os casos, mas recomendamos o backup diário. O mínimo é um backup semanal e outro mensal. Assim pode-se definir um tempo de vida para cada fita ou mídia e quanto tempo deve transcorrer para que se possa reaproveitar uma fita/cd/disquete (zip drive)


Sugestão de Backup:

  • Backups diários (de segunda a sexta-feira), mantendo o backup por 7 dias;

  • Backups mensais (último dia do mês), mantendo o backup por 6 meses.


Backups mensais (último dia do mês), mantendo o backup por 6 meses.
Importante: Sempre teste o seu backup.

Nenhuma estratégia de backup oferecerá segurança e confiabilidade se as informações não puderem ser restauradas quando necessário. Portanto, um fator que deve ser considerado é a possibilidade de algum erro no backup que o inutilize ou torne inviável restaurá-lo. Para minimizar esse risco, é importante que periodicamente um backup seja restaurado e o seu conteúdo verificado.

A maior parte dos cuidados aqui descritos também se aplica a outras informações que sua empresa possa ter armazenado em outros aplicativos.
Caso você tenha alguma dúvida em relação a backup, entre em contato com o Suporte Sienge.


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