7 dicas de contabilidade para pequenas empresas da Construção Civil

Escrito por Erika Souza

3 de outubro 2023| 8 min. de leitura

Compartilhe
dicas de contabilidade para pequenas empresas

 

As pequenas empresas têm necessidades específicas, que muitas vezes não são percebidas nem atendidas.

Nesse cenário, um dos maiores desafios dos pequenos negócios da construção civil é a gestão financeira.

Por isso, no artigo abaixo apresentamos 7 valiosas dicas de contabilidade para pequenas empresas da Construção Civil. Aproveite!

A importância da contabilidade para pequenas empresas

A contabilidade é essencial para o funcionamento de qualquer empresa, principalmente para as pequenas empresas.

Até porque estas vivem desafios diferentes, passando muitas vezes por dificuldades com a gestão financeira e com a obtenção de financiamentos.

Nesse sentido, destacamos a seguir os 3 maiores benefícios da contabilidade em pequenas empresas da construção civil.

1. Cumprimento da lei

Pode parecer óbvio, mas a contabilidade é crucial para garantir que as empresas estão atuando conforme as leis.

E no caso de pequenas empresas e startups, a ânsia pelo crescimento torna os processos ainda mais ágeis. 

Por isso, os gestores, com muitas tarefas em seu escopo, nem sempre conseguem organizar todos os registros e processos financeiros sozinhos.

2. Acesso a crédito

O acesso a créditos e consórcios é essencial para o crescimento de uma empresa.

Mas não é viável pedir investimentos antes de ter um bom balanço financeiro

No caso de muitos desses créditos, sua empresa precisa mostrar balanços financeiros formalizados.

Nos outros casos, mesmo sem precisar declarar sua situação financeira, é importante entender suas possibilidades.

Analise:

  • Qual valor sua empresa precisa;
  • Quais são as perspectivas de futuro do negócio;
  • Em quais áreas o dinheiro será investido (Será em material para obras? Em contratações?).

Sem essa organização financeira, o trabalho se torna muito mais complicado do que deveria ser.

3. Tomada de decisões

Por fim, mas não menos importante, a tomada de decisões é um dos principais benefícios da contabilidade em pequenas empresas.

É preciso entender sua situação financeira atual, seus impostos, pagamentos fixos e seu balanço para os próximos meses.

Pequenas empresas infelizmente cometem erros fatais, como misturar as finanças e o patrimônio pessoal dos sócios com o patrimônio da empresa.

Assim, muitas acabam falindo não por incapacidade técnica, mas sim por problemas de gestão financeira.

Para evitar estes erros, confira a seguir nossas dicas práticas de contabilidade para pequenas construtoras.

7 dicas valiosas de contabilidade para pequenas construtoras

1. Tenha um plano de negócios sólido

Esta é a principal tarefa de contabilidade que uma pequena construtora precisa cumprir.

O plano de negócios não precisa ser engessado, mas é importante que ele comporte alguns fatores, como:

  • Quais são os objetivos da empresa?
  • Qual é a cultura da empresa?
  • Quais são as atividades-chave da construtora?
  • Quais são os principais recursos?
  • Qual é o perfil de clientes atendidos e/ou pretendidos

2. Entenda e registre os gastos de cada nova obra

Além de entender seu plano de negócios, é preciso saber quais são as especificações de cada projeto de construção.

Para elaborar este relatório, considere, por exemplo:

  • O prazo estimado até a conclusão do projeto;
  • Os riscos envolvidos;
  • O orçamento necessário para cada etapa de obra;
  • As fontes financeiras do projeto (se o capital envolverá investimento externo ou capital exclusivo da sua empresa;
  • Os recursos-chave do projeto, incluindo a equipe técnica e todos os ativos físicos, intelectuais e tecnológicos necessários.

Acesse o Guia Básico para otimizar recursos em pequenas construtoras – Sienge.

3. Organize e acompanhe despesas e receitas 

Acompanhar as despesas também precisa ser uma tarefa contínua na sua pequena empresa.

Além do registro dos custos ser feito diariamente, é essencial acompanhar esses relatórios semanal e mensalmente.

4. Organize um fundo de reserva

É claro, o fundo de reserva não poderia estar fora da nossa lista de práticas de contabilidade para pequenas empresas.

O fundo de reserva é uma garantia de que sua construtora continuará funcionando mesmo diante de adversidades

E, sim, as adversidades surgem para todas as empresas. As empresas que resistem são justamente aquelas que se preparam financeiramente. 

5. Não misture pessoa física e jurídica

Como já adiantamos, misturar pessoa física e jurídica é um dos principais motivos de falência de pequenas empresas.

Por isso, não faça empréstimos para a empresa em nome de pessoa física, por exemplo. 

Por mais tentador que a ideia pareça, isso só vai causar dor de cabeça para a sua construtora.

6. Use indicadores e metas

O achismo não é bem-vindo em uma contabilidade estruturada.

E é justamente por sua empresa ser pequena, que a sua gestão deve ser precisa.

Tome decisões com base em metas específicas e indicadores claros, visando o crescimento do negócio. 

Confira o Kit de Gestão Financeira para Construção Civil, que inclui indicadores precisos e estratégicos.

7. Invista em ferramentas

 

Organizar em si é importante, mas saber como organizar é crucial.

Se seu método de gestão é baseado em mil planilhas desconexas, sua empresa pode enfrentar problemas sérios.

Além disso, a gestão humana é falha, ao contrário de ferramentas automatizadas.

Em um sistema de gestão integrada (ERP) para construtoras, você acessa todas as informações que precisa para fazer o acompanhamento diário de cada obra. 

Dessa forma, você acessa a dashboards dinâmicos e detalhados com todas as informações necessárias para planejar, evitar prejuízos e garantir a lucratividade dos seus projetos.

 

Conte com o Sienge Go!

O Sienge Go! é um sistema ERP construído na medida para pequenas construtoras:

  • Dashboard dinâmico feito na medida para as necessidades de pequenas construtoras;
  • Fácil de usar, com layout intuitivo e dinâmico para você encontrar rapidamente todas as informações que precisa;
  • 3 módulos integrados: Financeiro, Compras e Engenharia;
  • Funcionalidades para gestão eficiente de custos de orçamento: apropriação de custos por etapa da obra, controle Orçado x Realizado, e muito mais!
  • Relatórios completos e automatizados para você acessar a qualquer instante todas as movimentações em todas as áreas da construtora.

 

Faça um teste grátis do Sienge Go!

Organize suas finanças, orçamentos e controle os prazos dentro e fora da obra. 

Com o Sienge Go! você garante uma gestão eficiente e realista. Acabe com problemas de planejamento e gastos imprevistos.

Clique aqui para fazer um teste grátis do Sienge Go!