Conheça tudo sobre a formação do engenheiro de custos e se torne um profissional diferenciado

Sabia que a formação do engenheiro de custos vai muito além da faculdade de engenharia?

E que o engenheiro de custos tem papel fundamental em obras de diversos portes, inclusive no exterior?

Talvez você até saiba disso, mas não conhece os caminhos para se tornar um bom profissional de engenharia de custos, não é mesmo?

Calma! O Buildin vai te mostrar cada etapa da formação do engenheiro de custos no Webinar “Formação do Engenheiro de Custos”!

Webinar sobre formação do engenheiro de custos

Para falar o que faz um engenheiro de custos, o Buildin promoveu um webinar com profissionais especializados em gerenciamento de custos.

Ao longo do bate papo, os profissionais de engenharia de custos (cost engineering)  falaram sobre as funções que devem ser feitas na função e sobre a formação necessária para se destacar.

O webinar Buildin abordou temas fundamentais para a formação do engenheiro de custos. Dentre eles:

  • Orçamentação
    • Dicas e macetes do levantamento e avaliação de custos de obra. Como trabalhar os dados para a completa avaliação da viabilidade econômica dos empreendimentos.Ou seja, você vai ficar sabendo sobre quais são os princípios, práticas e processos utilizados pelo engenheiro de custos ao fazer o orçamento de uma obra.
  • Planejamento e Gestão
    • Entenda como o engenheiro de custos mescla competências teóricas, técnicas e práticas de orçamentista e de planejador de obras em sua atuação. Com isso, o profissional transita com facilidade por todas as etapas do ciclo de vida de uma obra. Este é mais um dos motivos pelos quais a formação do engenheiro de custos precisa ser bastante completa.
  • Elaboração de Propostas
    • As competências necessárias para elaborar propostas de orçamento para fins diversos, como estudos, projetos, gerenciamento de empreendimentos e de obras. É por meio desses documentos que o engenheiro de custos apresenta os resultados de seu trabalho para a construtora.
  • Projeto
    • As influências do engenheiro de custos no desenvolvimentos dos projetos são fundamentais para o sucesso do empreendimento. Veja como se dá a interação desse profissional com as demais disciplinas envolvidas na execução da obra.

Ao longo do webinar sobre formação do engenheiro de custos os profissionais interagiram com a plateia. Com isso, responderam a diversos temas relacionados à formação do engenheiro de custos.

Talvez você esteja se perguntando quais foram os participantes, certo?

Grandes nomes da engenharia de custos

O webinar sobre formação do engenheiro de custos contou com a presença dos seguintes profissionais.

Aldo Dórea Mattos

formação do engenheiro de custos

Colunista Buildin, é graduado em Engenharia Civil e Direito pela UFBA; Mestre em Geofísica Aplicada e Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI). Aldo já trabalhou em grandes projetos no Brasil, EUA, África do Sul, Moçambique, Peru, Espanha e Egito pelos grupos Isolux Corsán, Acciona e Odebrecht e escreveu os livros Como Preparar Orçamentos de Obras e Planejamento e Controle de Obras, da Editora PINI.

Luiz Augusto Iervolino Pereira

formação do engenheiro de custos

Graduado em engenharia civil e administração de empresas pela Universidade Mackenzie, tem ampla experiência na indústria da construção em atividades de estruturação e operação. Atua nas etapas de Planejamento Estratégico, Gestão da Organização, Gestão de Projetos, Finanças e controladoria e Gestão de Pessoas.

Felipe Ferreira

formação do engenheiro de custos

Graduado em Tecnologia da Construção Civil pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo- FATEC-SP, MBA em Gestão e Engenharia de Custos pelo Instituto Brasileiro de Custos – IBEC Profissional com 10 anos de experiência em Engenharia de Custos realizando orçamentos e Estimativas de projetos Residenciais, Comerciais, Hotéis e Hospitalares, hoje é responsável pelo Núcleo de Orçamentação e Concorrências do Hospital Sírio Libanês e Sócio Proprietário da Duo Orc Engenharia de Custos.

Ronaldo Bussab

formação do engenheiro de custos

Graduado em engenharia civil pela Universidade de São Paulo – EESC e pós graduado em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas, trabalhou em grandes obras de infraestrutura, passando pelas posições de engenheiro de custos a diretor de engenharia, planejamento e controle. Tem ampla vivência nos processos de administração contratual, planejamento, controle de custos e gestão de negócios.

Cada um deles tem anos de experiência de mercado atuando tanto como cliente quanto como contratante. Têm muito a contribuir com dicas para a formação do engenheiro de custos.

Informações para o engenheiro de custos

O webinar Buildin sobre formação do engenheiro de custos proporciona um grande volume de conhecimento de altíssima qualidade.

Você certamente irá tirar dúvidas comuns a quem pretende investir na formação do engenheiro de custos. E o melhor, vai ter a resposta diretamente dos profissionais de maior destaque na engenharia de custos em atuação no mercado nacional.

Assista já ao Webinar “Formação do Engenheiro de Custos”!

É grátis!

Outros conteúdos sobre engenharia de custos

Ah, e se você se interessa pelo tema, não deixe de conferir outros conteúdos produzidos pelo Buildin sobre engenharia de custos.

Confira: