Venda de imóveis: como inovar

O maior desafio da venda de imóveis é apresentar ao potencial comprador benefícios que ultrapassam as paredes.
Afinal, hoje existem muitos imóveis disponíveis e ferramentas com as quais podemos encontrar opções à venda. Logo, ressaltar qualidades do ambiente e enaltecer o preço não é o suficiente no processo de venda de apartamentos.
É preciso utilizar a criatividade na venda de imóveis. Ou seja, fazer com que o comprador se sinta parte do processo. Mais que isso, que veja como o imóvel pode se tornar um lar.
Há diversos métodos inovadores na construção civil. Alguns ajudam a aproximar o potencial comprador do processo de compra. A internet, nesse sentido, é uma grande ferramenta.
Nesse post, destacamos 5 métodos inovadores para o mercado imobiliário. Eles certamente  te farão converter mais vendas de imóveis.

Marketing de ConteúdoVenda de imóveis - apartamento - inovação - Buildin (5)

O Marketing de Conteúdo é uma das mais eficazes técnicas de Inbound Marketing.
Diferente do marketing tradicional, ele faz com que os potenciais compradores cheguem até o vendedor. É o inverso da situação contrária, na qual o vendedor busca os clientes.
A forma na qual o Marketing de Conteúdo se tornou mais famosa foi de conteúdo para blog. Entretanto, pode abranger diversos canais em texto escrito, áudio ou vídeo.
O essencial do Marketing de Conteúdo é definir pautas com base nas diversas etapas do funil de vendas. Depois disso, busca-se delimitar palavras-chave para serem utilizadas ao longo do texto.
Nesse momento é importante escolher uma palavra-chave foco, que deve se destacar no primeiro e último parágrafos. Além disso, palavras-chave secundárias mais específicas ajudam a aparecer em buscas mais criteriosas.
Quando o assunto é venda de imóveis, foque em conteúdos que tenham a ver com o estilo de vida do potencial comprador. Outra alternativa é utilizar canais diferenciados. É o caso de newsletter com atualizações sobre o mercado, podcasts sobre decoração, entre outros.
E essas dicas valem para qualquer produto, sejam novos imóveis, usados, imóveis com área de lazer completa, piscina, vaga de garagem, alto padrão ou simples. Ou seja, todas as tipologias.

Redes Sociais para venda de imóveis

Venda de imóveis - apartamento - inovação - Buildin (1)As redes sociais são muito importantes não apenas para tornar o imóvel à venda mais conhecido. Ajudam a monitorar e analisar o comportamento das suas personas frente ao conteúdo postado.
Sendo assim, busque inovar nas redes sociais por meio do Teste A/B e descubra o que dá certo e o que não dá.
Você deve produzir marketing de conteúdo que tenha a ver com o estilo de vida da sua persona. Do mesmo modo, você deve ter a mesma mentalidade ao criar campanhas personalizadas nas redes sociais.
Por exemplo, que tal criar uma campanha especial de verão para destacar casas em Cabo Frio?
Essa campanha pode conter fotos, vídeos, conteúdos educativos, lives, entre outros. O importante é ser interativo e aproximar-se do seu cliente final.

Vídeos e Conferências        

Venda de imóveis - apartamento - inovação - Buildin (2)Agora você tem leads cada vez mais interessados nos seus conteúdos, e principalmente nos seus imóveis. É hora de investir em ações mais pessoais.
Crie eventos virtuais, como videoconferências ou lives em redes sociais. Eles vão ajudar a apresentar seus principais imóveis e tirar possíveis dúvidas em tempo real.
Outra alternativa é criar um canal no Youtube. Nele você pode publicar vídeos do espaço interno e externo do imóvel. Além disso, pode oferecer dicas e materiais educativos, relacionados a estilo de vida.
Para realizar esse tipo de ação, as mídias sociais serão suas maiores aliadas. Divulgue pelo Facebook, Instagram e Newsletter quando estes eventos acontecerão.
Além disso, avise sua lista de clientes e potenciais clientes sobre novos vídeos publicados no Youtube.
Assim eles poderão acompanhar de perto as novidades dos imóveis à venda.
Logo, poderão tomar decisões mais embasada na hora da compra.

Realidade Virtual


Quem quiser ir além das transmissões ao vivo e dos vídeos pode oferecer uma experiência completamente imersiva. Mais que isso, útil para clientes que não têm tempo para realizar uma visita in loco ao imóvel. A realidade virtual tem se tornado cada vez mais acessível no processo de venda de imóveis. Ela pode ser realizada com uso de óculos de realidade aumentada, vídeos e fotos em 360° e sites interativos.
O uso do óculos de realidade aumentada é uma alternativa interessante para levar em eventos presenciais. Assim, os participantes podem ter uma experiência virtual de como é estar dentro ou fora do imóvel.
Os vídeos e fotos em 360º já são ferramentas disponíveis no Facebook e no Youtube. Estes recursos podem facilmente ser disponibilizados nestas redes sociais. Para isso, é necessário apenas um acessório especial para capturar a imagem.

Já os sites interativos possibilitam ao visitante acessar os cômodos e espaços da casa. Isso proporciona uma experiência de usuário única.

QRCode

Venda de imóveis - apartamento - inovação - Buildin (4)Estas inovações não precisam necessariamente se limitar ao campo da internet. As estratégias podem ser físicas.
Um exemplo muito interessante nesse sentido é o uso de QRCode. Este recurso pode ser usado nas tradicionais placas e cartazes de divulgação de venda de imóveis. Aquelas fixadas nas janelas das casas e apartamentos ou em frente ao terreno à venda. Ao ser escaneado, fornece informações sobre o imóvel para o potencial cliente.
Afinal, o QRCode nada mais é que um código de barras. A diferença é que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares com câmera. Daí, redirecionam o usuário para uma página da internet, um vídeo, ou até mesmo um contato de telefone.
Para tornar esta estratégia ainda mais inovadora, o ideal é direcionar o QRCode a um vídeo 360º do imóvel, um site interativo ou às redes sociais da imobiliária ou do corretor de imóveis. Assim, pode permitir ao interessado que agende sua visita.

Conclusão

A inovação é uma forte tendência na construção civil e está presentes em absolutamente todas as etapas da cadeia produtiva. Inclusive no processo de venda de imóveis!
Com todas as novas tecnologias disponíveis, o processo de venda imobiliária está cada vez mais otimizado. Com isso, é possível melhorar as margens de lucro e reduzir o tempo de venda. Como consequência, o vendedor de imóveis pode aumentar sua lucratividade.
Por isso, o ideal é se manter sempre informado sobre as novidades na construção e na engenharia civil.
Se você gostou desse conteúdo curta e compartilhe com seus amigos!

Compartilhe