Top 7 sites de Engenharia Civil do Brasil e do Mundo

Dayvson Carvalho

Escrito por Dayvson Carvalho

3 de novembro 2017| 10 min. de leitura

Compartilhe
Top 7 sites de Engenharia Civil do Brasil e do Mundo

É difícil saber onde estão os melhores sites de engenharia civil não é mesmo?

Com esse post, pesquisamos dezenas de sites conhecidos por todo o mundo, para chegar nos Top 7 sites de engenharia civil, que irão acrescentar muito ao seu conhecimento.

Nesse artigo você irá descobrir os principais diferenciais de cada um dos sites. Você já entrou no maior Fórum de Engenharia Civil do Brasil? Caso não, você saberá como lendo esse post até o fim.

E se o inglês não é o seu forte, não se preocupe: disponibilizamos links dos sites internacionais traduzidos para português. Assim você não perde nenhuma vírgula dessa rica lista dos sites de engenharia civil. Vamos lá?

1 – Melhor de todos os sites de Engenharia Civil: ENR – Engineering News Record

Não existem muitos sites de engenharia civil que podem se gabar de terem o início da sua história em 1874. Esse é o caso da ENR. O grande destaque do portal é sua área de projetos de engenharia civil, com construções de diferentes tipos e portes, localizadas nas mais diversas regiões do mundo.

enr sites de engenharia civil
Gosta de aprender através de Vídeos? No ENR você tem acesso a dezenas de webinars, como um sobre “Construindo uma Cultura de Qualidade e Segurança”, patrocinados por empresas como Procore e Viewpoint.

Além do seu portal, o grupo possui revistas consolidadas e premiações como a Top Listas, úteis na hora de contratar um bom fornecedor internacional. Alguns exemplos são: Top empresas de Design, Top Empreiteiros e Top Chinese Contractors.

Mesmo sendo um dos líderes sites de engenharia civil, o ENR não deixa a desejar a área de negócios dentro da construção. Possuem tópicos como: Ética e Corrupção, Risco e Estratégia de Negócios do Empreiteiro.

Site original (Inglês)

Versão em Português

 

2 – ICE – Instituição dos Engenheiros Civis

O ICE é um clube de engenheiros civis, que conta com quase 90 mil membros. Seu impacto é tamanho na Inglaterra, que são consultados em decisões governamentais. Têm foco em ajudar engenheiros civis com melhores técnicas para fazer o seu trabalho. Também possui uma história de longa data, com quase 200 anos desde sua fundação.

ice sites de engenharia civil

Com posts práticos, está no feed de vários engenheiros ao redor do mundo. Alguns posts interessantes e recentes são “Sustentando água: sem água, sem vida”, “Segurança contra incêndio: não concorde com certeza” e “Geotecnia: sustentando o setor de energia”.

Um destaque do segundo entre os maiores sites de engenharia civil, o ICE, é sua área de Cursos e Treinamentos. Possui cursos especializados para auxiliares de engenharia civil e outros para aprendizes e estudantes. Inclusive cursos para engenheiros aposentados e que buscam voltar para o mercado de trabalho.

Site original (Inglês)

Versão em Português

 

3 – Téchne da PiniWeb

Com a medalha de bronze entre os melhores sites de engenharia civil, está um brasileiro: o portal Téchne que faz parte do grupo Pini. Apesar do site ser referência nacional, o forte é a Revista Téchne.

techne sites de engenharia civil

Com propósito de deixar o profissional da construção bem informado, tem notícias atualizadas, com frequentes atualizações de premiações.

Quer conhecer como trabalham grandes nomes da engenharia civil brasileira? Acesse a seção de entrevistas que conta com especialistas em diversos temas, como BIM, construção de grandes obras de infraestrutura e representantes dos maiores sindicatos do setor.

Em um setor tão regulamentado quanto o da construção civil, a Téchne reservou um espaço para normas e legislação, com notícias da CBIC e registro de condenações por infração à leis. A categoria ainda conta com poucas notícias, mas há esperança que mais conteúdos sejam publicados nos próximos meses.

Site

 

4 – ASCE – Associação Americana de Engenheiros Civis

Fundada em 1852, a associação não tem fins lucrativos. O objetivo da ASCE é representar os engenheiros civis dos Estados Unidos, no cenário americano e internacional.
asce sites de engenharia civil

Diferentes dos sites de engenharia civil anteriores, que destacam pelo alto volume de artigos em seus respectivos blogs, a ASCE foca na qualidade. Tanto que sua principal forma de conteúdo são suas revistas técnicas. Ao todo são 38 delas, com títulos como:

  • Revista da Engenharia de Ponte;
  • Revista da Computação na Engenharia Civil;
  • Revista do Meio Ambiente na Engenharia.

Infelizmente nenhuma das revistas tem acesso gratuito. E os valores podem ser salgados para o bolso do engenheiro civil brasileiro, variando de 30 dólares para ler um artigo completo, até 600 dólares para ler uma revista completa. Se você for associado da ASCE, há um desconto considerável.

Site original (Inglês)

Versão em Português

 

5 – Blog da Engenharia

O portal Blog da Engenharia recebeu o prêmio “Influenciadores Digitais 2016”, na categoria Cidades, Arquitetura e Urbanismo, mostrando a força que a marca tem na mente dos profissionais do setor da construção.

blog da engenharia sites de engenharia civil

Tendo a maioria do seu público entre 18 a 24 anos, o site traz vários conteúdos para estudantes e estagiários, que buscam capacitar-se e conseguir espaços no disputado mercado de trabalho.

Posts como “Para que serve um muro de arrimo”, são voltados para esse público que é curioso e busca conhecimentos práticos para destacar em estágios nas construtoras e incorporadoras do Brasil. Um exemplo dessa busca, é o sucesso do post “O estagiário ideal”.

Além do blog com posts relevantes, o grupo conta com a fan page Engenharia da Depressão, que através de muito humor (e os famosos memes), já têm quase 1 milhão de fãs. Uma ótima ideia para quem busca dar risadas verdadeiras, sem sair do assunto da engenharia civil.

 

Site

 

6 – Ecivil – Descomplicando a Engenharia

O Autocad pode ser um grande obstáculo ou um diferencial na carreira, dependendo da habilidade do engenheiro civil na ferramenta. Por isso, o portal Ecivil, traz vários tutoriais, dicas e softwares (gratuitos e pagos), do CAD. Há inclusive uma lista com Softwares CAD gratuitos para uso Profissional.

ecivil sites de engenharia civil

O site Ecivil é conhecido por seu Fórum da Construção, um local onde as pessoas podem tirar dúvidas rapidamente, com a ajuda dos outros membros. Na linha de “uma mão lava a outra”. São 9 tópicos presentes nos maiores sites da engenharia civil:

  • Discussões Gerais;
  • Softwares;
  • Cálculo Estrutural;
  • Instalações Prediais;
  • Anúncios, Profissionais e Serviços;
  • Notícias;
  • Cursos e Eventos;
  • Mercado de Trabalho;
  • Multimídia.

Está iniciando na engenharia civil e fica confuso com tantos termos confusos? O portal Ecivil disponibiliza um Dicionário Online. Dependendo do verbete, são mostradas imagens ilustrativas e sinônimos. Na data de hoje (31/outubro/2017), os termos mais pesquisados são: Servidão de passagem, Planta de situação e Memória de cálculo. Você conhecia esses termos?

Site

 

7º lugar: EngenhariaCivil.com

O site português EngenhariaCivil.com precisa estar no seu radar, se você busca detalhes de construção de obras impressionantes pelo mundo. Um exemplo, é o post que mostra como foi realizada a cobertura do novo estádio do Atlético de Madrid.

engenharia civil com sites de engenharia civil

Muitas fotos e um vídeo da empresa de arquitetura Cruz y Ortiz Arquitectos, leva o engenheiro civil para dentro do ambiente. Os detalhes técnicos, como o uso do material politetrafluoretileno, é um benchmark sobre os materiais de alta tecnologia disponíveis.

Com o sucesso do Youtube, era de esperar que uma área de vídeos especializados em engenharia civil também tivesse destaque. E foi isso que aconteceu no Portal EngenhariaCivil.com. Vídeos como a “Construção Ultra Rápida na Austrália” ou o “MIT cria interseções rodoviárias automatizadas” mostram um conteúdo dinâmico e contrabalanceia com informações técnicas, que estão presentes dentro das universidades.

Site

 

Você já conhecia os 7 sites de engenharia civil que separamos para você? Achou eles úteis para sua formação como engenheiro civil? Então aproveite e compartilhe essa lista com seus amigos. É só clicar no botão “Compartilhar” abaixo! Se ficou alguma dúvida ou se quiser ver um conteúdo no blog, é só comentar abaixo!