banner sienge

Top 10 benefícios da TCPO para sua Construtora

Blog > listas, tcpo
11 de agosto de 2017

Sabe aquela sensação de que o orçamento não serve para nada? Você não acha que ela é péssima para sua construtora? Nessa hora a gente até pensa em largar o planejamento. Mas existem ferramentas para ajudar a se livrar disso, como a TCPO (Tabela de Composição de Preço para Orçamento).

Mas como uma tabela pode ajudar?

Os benefícios de seguir um padrão podem tornar a orçamentação mais precisa. Isso ajuda a vencer o desafio de aproximar realidade e planejamento. É nesse sentido que a TCPO mostra o caminho que o orçamento de obra deve percorrer.

Você tem muitos motivos para confiar na TCPO.

Perceba nesse post a importância que uma tabela pode ter para a sua empresa. Desde a elaboração do orçamento à participação de licitações, a TCPO resolve boa parte do planejamento financeiro da construtora.

10 fatos que tornam a TCPO importante para o negócio da construção civil!

1.    A TCPO gera dados confiáveis

Ninguém consegue confiar em um orçamento que simplesmente parece não servir para orientar as finanças da construtora. E você sabe que o valor orçado acaba sendo sempre inferior ao realmente investido na obra. É isso que acontece com a maioria das construtoras:

O gasto é sempre maior!

Mas você pode mudar essa história. Basta reconhecer onde o planejamento não está trazendo bons resultados. É a aqui que entra a TCPO. Ela é um banco de dados da construção civil que reúne informações de diversos materiais e tipos de serviço. Por isso a TCPO é tão importante.

Você saberia responder quantos tipos de alvenaria existem? Fica fácil quando você tem a TCPO na mão. Ela lista todos na categoria vedações internas e externas. O que é assunto de mais um fato que evidencia a importância da TCPO.

2.    Classifica e detalha insumos

A TCPO, feita pela Pini, classifica os materiais e serviços em 18 divisões principais, que são os primeiros números que compõem a combinação da codificação. Elas abrangem desde os requisitos gerais até os veículos usados nas obras. Como você verá a seguir, a contagem das divisões separa maquinário e componentes da obra.

As divisões da TCPO ficam assim, e pulam os números entre 17 e 22, para deixar espaço para novas categorias:

01 – Requisitos Gerais

02 – Canteiro de Obra e Materiais Básicos

03 – Concreto

04 – Vedações Internas e Externas

05 – Componentes Metálicos

06 – Madeiras e Plásticos

07 – Impermeabilização, Isolação Térmica e Cobertura

08 – Portas, Janelas e Vidros

09 – Acabamentos

10 – Produtos Especiais ou Sob Encomenda

11 – Equipamentos para Fins Especiais

12 – Mobiliário e Decoração

13 – Módulos e Sistemas Especiais de Construção

14 – Sistemas de Transporte

15 – Sistemas Hidráulicos e Mecânicos

16 – Sistemas Elétricos e de Comunicação

17 – Ar-condicionado, Exaustão e Ventilação

22 – Máquinas, Veículos e Equipamentos

Imaginou que seriam tantas categorias?

O detalhamento faz parte da TCPO. Por isso cada uma dessas divisões tem subitens. O que faz da TCPO um dos bancos de dados mais completos e confiáveis da construção civil. Continue entendendo porque no próximo tópico.

3.    Permite apresentar o orçamento em etapas

Quando você leu sobre as categorias da TCPO, passou um filme da execução de um projeto na sua cabeça? Isso pode acontecer quando você se dá conta de que a classificação foi pensada a partir das etapas de uma obra.

Isso muda o orçamento!

Somente pela numeração da TCPO você sabe em que fase está a obra. Nem precisa ler a descrição dos produtos, para tirar a conclusão.

Mas no que a TCPO facilita a sua vida?

No reconhecimento de falhas, de investimentos fora de época, de desperdícios e da falta de prioridades. Cada etapa demanda custos diferentes. Antecipar gastos é o mesmo que adiantar dores de cabeça. Essas antecipações precisam ser vantajosas. A TCPO prevê o risco de escorregar nessa escolha.

Os benefícios continuam!

4.    Aumenta a produtividade

Você se pergunta todos os dias: como fazer mais com menos? De que maneira estimular a equipe a entregar o máximo? É possível aproveitar todos os materiais?

Aqui vai outra pergunta: será que a TCPO ajuda também na produtividade?

Essas questões são importantes principalmente diante de obras que iniciam em períodos chuvosos, por exemplo. É preciso garantir produtividade elevada e jogo de cintura para manter o cronograma. O que deixa de ser uma surpresa para construtoras que adotam a TCPO.

Quem usa uma tabela orçamentária, se preocupa com detalhes ao mesmo tempo em que zela pelo conjunto da obra.

O resultado é muito claro:

Mais planejamento, mais cumprimento das etapas e serviços, mais direcionamento na execução da obra e, finalmente, mais produtividade. E menos cronogramas improvisados, menos redefinição de prazos estourados, menos planos de trabalho furados e menos metodologias de cálculo irreais.

Os cálculos que fogem da realidade não permitem ter a noção dos índices de produtividade e acabam com aquela sensação comentada no início do texto. E quando você está diante do orçamento que  não serviu para nada, perde, principalmente, o benefício do item cinco!

5.    Possibilita economia na obra

Ter um planejamento claro faz a sua construtora economizar. Saber exatamente a quantidade de uma determinada matéria-prima. Reconhecer a necessidade de um serviço especial. Essas são tarefas que fazem parte do orçamento de obras e que a TCPO ajuda a organizar.

Maçahico Tisaka, diz em seu livro Orçamento na Construção Civil ­– consultoria, projeto e execução, que a TCPO traz parâmetros quantitativos e qualitativos.

Ora, o que significa economizar em uma obra?

Cortar gastos de um serviço que agregue qualidade, como o acabamento em gesso e porcelanato? Ou seria reduzir custos identificando o desperdício? A gente sabe que você respondeu corretamente, pois nem sempre a economia está nos cortes de qualidade.

Para ser considerada econômica, uma obra precisa ser constantemente analisada por meio de parâmetros constantes. Nada de dois pesos e duas medidas. É para isso que a TCPO entra em jogo: criar um padrão e evitar a fuga do dinheiro.

6.    A TCPO ajuda a compor preços

Você conhece bem a sua equipe? A gente aposta que, sim. Mas nem sempre esse conhecimento consegue ser traduzido em números.

Você já vai entender o que isso significa.

Observe o quadro extraído da TCPO. Trata-se uma operação de “Demolição de concreto armado com utilização de martelo rompedor – unidade: m3”, código 02220.8.4.1.

Cada metro cúbico demolido exige 1,5 horas de trabalho do pedreiro. É esse fator e essa idealização da jornada que torna a TCPO importante. Mesmo que você conheça bem a equipe, ter parâmetros para o nivelamento é fundamental. Afinal, como saber se estão tendo ou não um bom desempenho?

Quantificar para qualificar bem a equipe. Eis mais uma evidência da importância da TCPO!

7. Aumenta chances de participar de licitações

Não é mais senso comum saber que um bom orçamento de obra é pré-requisito para participar de licitações. Os benefícios vão além de classificar a empresa. A maior vantagem está na exequibilidade e no cumprimento de prazos. Benefício que a TCPO ajuda a garantir em uma obra pública,

Se o orçamento é fundamental para concorrer a licitações, a TCPO é crucial para uma boa orçamentação. Trabalhos acadêmicos reconhecem isso e criam metodologias a partir da compreensão da tabela.

Calma que ainda não acabaram os benefícios!

8. Diminui risco de erros no orçamento

Com todas essas sete qualidades, a TCPO acaba diminuindo o risco da construtora errar no orçamento. Ela encurta o aprendizado e a construção da composição de custos unitários. Para cada atividade, existe uma tabela como a do item seis.

Do contrário, a sua construtora teria que elaborar do zero cada ação, correndo o risco de errar pelo esquecimento, por exemplo. Imagine uma reforma e, ainda, o exemplo do item seis, extraído da TCPO. Que falta a ausência da ferramenta faria para a precificação da demolição de concreto armado?

Toda a falta do mundo!

Com outra ferramenta, o que o pedreiro levaria para completar a tarefa sofreria variações. Outro equipamento também implicaria na modificação dos custos, seja os de aluguel ou de aquisição.

Viu como a TCPO ajuda?

9. TCPO cabe nas planilhas

E a TCPO pode caber na simplicidade das planilhas!

Transformar os dados da construção civil em conhecimento matricial é uma forma de profissionalizar a orçamentação. Existem estudos que conduzem a elaboração de planilhas orçamentárias e metodologias próprias. E adivinha em qual indicador estão embasadas?

Você acertou, se respondeu na TCPO!


Ao se inspirar no exemplo das planilhas como solução, você pode se interessar na planilha de orçamento de obra do Sienge. Está disponível para download aqui.


Falando nisso, existe coisa mais simples do que criar a própria solução a partir da TCPO?

A resposta você encontrará no próximo tópico.

10. A TCPO Fica ainda melhor quando utililizada com um ERP

A maneira mais simples de encontrar soluções a partir da TCPO está em unir esse banco de dados ao ERP (Enterprise Resource Planning). Não ter que digitar manualmente todos os números da tabela é uma vantagem. Você viu que cada código TCPO passa dos cinco dígitos.

Então, importar os dados da TCPO é a melhor solução!

Somente um software que automatize essa função pode ajudar a não cometer erros de digitação e interpretação da TCPO. Já experimentou um sistema especializado na construção civil?


Você pode pedir uma demonstração do sistema da Construção Civil, clicando aqui.


Conclusão

Para quem toca os projetos sem base em uma orçamentação clara, esse post pode representar apenas o começo de uma mudança. Ao final dessa leitura, a gente gostaria que você entendesse a importância da TCPO.

Listamos dez benefícios principais da tabela. Eles fazem da TCPO uma referência desde a década de 1960, quando foi criada.

Essa leitura foi útil para você?

Se você gostou desse conteúdo sobre TCPO, curta! E se tem alguma dúvida, compartilhe com a gente e deixe seu comentário.

Compartilhe no Facebook
compartilhe-facebook
TCPO TOP 10 Capa

Tomás Lima

  • Gestor de Conteúdo
  • Graduado em Administração pela UFMG
  • Apaixonado por Construção Civil
 

Deixe um Comentário

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa