Gestão de Compras: Compras no prazo e custos previstos

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

17 de outubro 2022| 6 min. de leitura

Compartilhe
Gestão de Compras: Compras no prazo e custos previstos

Fazer uma boa gestão de recursos na Construção Civil nunca foi tão fácil. É o Sienge mais uma vez facilitando sua vida!

Em como fazer gestão de suprimentos de forma conectada com o canteiro de obras, você pôde entender um pouco mais a importância desta área para a sua empresa. Fazer as compras dos materiais, resguardando os orçamentos e atendendo os prazos estipulados pelos projetos é um grande desafio!

Para trazer mais eficiência para sua área de Compras, siga dicas abaixo. Elas vão ajudar sua construtora a fazer compras no prazo e no custo previstos.

#1 Trabalhe com processos bem definidos e integrados.

Processos bem definidos, atividades relacionadas entre si e integração entre as áreas da sua construtora. Com esses pilares, seu time se torna muito mais eficiente. A área de projetos sinaliza as demandas, prazos para utilização dos insumos e publica o orçamento a ser seguido.

De posse dessas informações, sua área de Compras faz as cotações em busca do melhor preço, planeja e aprova os pedidos e organiza a disponibilidade do material. Certamente a formalização e a integração dessas atividades trará assertividade e velocidade a rotina dos compradores.

#2 Compartilhe a entrada das solicitações de compra.

Permita que o próprio time da obra ou de engenharia dê entrada nas solicitações de compra. Delegar esse registro ao canteiro de obras ou escritório de projetos, traz agilidade na entrada das informações. Dessa forma, libera tempo do time de compras para atuar em questões mais estratégicas da área, como desenvolver e negociar com os fornecedores.

As compras avulsas, aquelas menores solicitadas mais pontualmente, são solicitadas e registradas quando necessárias. Ao mesmo, as grandes compras de insumos para as obras são registradas pelo responsável de cada obra.

#3 Busque integração também com os fornecedores.

Que tal permitir que os próprios fornecedores dêem entrada nas informações de cotação solicitadas? Imagine o ganho de produtividade para seu time de compras! A partir da sinalização da sua área de Compras, os fornecedores acionados já informam o preço, frete, prazos de entrega, condições de pagamento, entre outras informações relevantes para aquela aquisição.

A partir daí, o profissional da área de Compras faz as análises das propostas e as melhores negociações para a construtora. Ah, lembre-se de buscar sempre mais de uma cotação para a mesma compra. Assim você terá opções para negociação, além de desenvolver sua rede de fornecedores.

#4 Faça os pedidos de forma mais precisa.

A integração com o escritório de projetos deve também agregar conhecimento sobre os insumos utilizados nos processos construtivos. Assim, as compras são mais assertivas tanto nas especificações quanto nas quantidades. Ter muita  atenção e controle sobre as datas necessárias para entrega, também é condição para garantir a disponibilidade dos materiais no tempo certo para cada obra. Além disso, lidar com a quantidade certa de insumos, e no tempo adequado para uso, evita o desperdício dos materiais.

#5 Busque apoio na tecnologia.

Utilizar uma solução de gestão especializada em obras, certamente fará toda a diferença para a eficiência na sua área de compras. Procure uma solução que ajude sua empresa a colocar em prática as dicas citadas. Além de permitir a integração das área da sua construtora, soluções tecnológicas também facilitam a padronização dos processos.

E para o dia a dia, um mapa comparativo das cotações para uma mesma solicitação de compras vai facilitar muito a análise das cotações. Alertas destacando os melhores preços e cotações com melhor custo benefício também ajudam na identificação do melhor negócio.

A tecnologia também permite a otimização dos pedidos, facilitando o reaproveitamento das informações. Por exemplo: já foi feita a compra de kits hidráulicos, que envolvem diferentes materiais, como tubos, registros, conexões, joelhos, para um pavimento daquela obra ou em outra obra similar. Por que não ter a facilidade de refazer este pedido novamente, assim que necessário?

Dicas como esta podem ajudar empresas da Construção Civil a realizarem as compras no prazo e dentro dos custos orçados.

E continue acompanhando nosso blog! Logo vamos mostrar pra você como a solução ideal traz ao processo de compras mais eficiência, com comunicação, integração e segurança! Conte sempre com a equipe Sienge / Softplan.