Tecnologias para a gestão de leads do mercado imobiliário

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

26 de novembro 2018| 7 min. de leitura

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Tecnologias para a gestão de leads do mercado imobiliário

Sabemos que uma das grandes dificuldades do mercado imobiliário é a geração de leads qualificados. Isso porque nem todo lead – a pessoa que demonstrou interesse por algum conteúdo e/ou produto oferecido pela sua empresa, está no exato de momento de compra.

Por isso é fundamental fazer uma gestão adequada para que esses contatos se tornem de fato potenciais clientes e posteriormente clientes reais.

Mas para isso acontecer é muito importante ter um atendimento eficaz e ágil nesse canal de comunicação iniciado pelo lead. É importante dizer também que esse contato deve ser o mais rápido possível para aproveitar o ímpeto de interesse do lead.

Entretanto, um dos maiores erros de gestão de leads é a demora no atendimento ou atendimento desqualificado. Para evitar esses erros de atendimento, além de ter uma equipe de vendas preparada, é fundamental mensurar quanto tempo a sua construtora, loteadora e corretores demoram para entrar em contato com esse lead.

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gestão de leads
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Mas antes de darmos ênfase no tempo de atendimento, vamos pontuar um pouco sobre como é esse processo de atendimento:

Do conhecimento a empresa ao contato

O processo de vendas se inicia com o potencial cliente sendo impactado por alguma mídia da empresa. Ela pode ser de anúncios de mídia off, redes sociais ou busca independente em portais imobiliários e redes de pesquisa.

Após tomar conhecimento da empresa, esse possível cliente demonstra interesse em um determinado produto e entra em contato com a empresa. Esse contato pode ser respondendo um anúncio em redes sociais, baixando um e-book ou através de formulários de contato em landing pages e sites.

Depois dessa etapa começa uma das maiores dificuldades enfrentadas por muitas construtoras, loteadoras e imobiliárias, o tempo de atendimento.

Tempo de atendimento pode ser determinante para leads qualificados

Comentamos no começo desse post a importância de fazer um atendimento ágil e eficaz para converter os leads em vendas. Mas a realidade é que o tempo médio de retorno ao cliente, no mercado imobiliário, tem sido de 5 horas. Esse tempo de atendimento está distante do ideal, 5 minutos e no máximo 30.

gestão de leads imobiliários

Em qual padrão a sua empresa tem se encaixado? Como está o seu tempo de atendimento? É importante estabelecer um prazo máximo para que o primeiro atendimento seja feito, logo após a geração de leads. Esse primeiro contato é essencial para a conversão do lead em vendas. É o período crucial de analisar informações e criar um canal de comunicação que será possível avaliar se esse lead é de fato um potencial cliente com interesse real em compra.

Mas essas falhas de atendimento muitas vezes são decorrentes da falta de alinhamento entre equipes responsáveis pela geração de leads. Mas vale mencionar que ter o controle total de todas as etapas de uma venda, da qualidade de atendimento e sobretudo, de como tem sido a gestão de leads, sem o apoio de algumas ferramentas como um CRM imobiliário pode ser complicado.

É com o suporte de um CRM, como o Facilita Vendas, que todas as informações importantes sobre produtos, clientes e status de atendimento podem ser centralizadas e acessadas por todas as equipes. Com o app do Facilita todos esses dados podem ser acessados de qualquer lugar e em qualquer horário o que garante mobilidade e rapidez nos atendimentos.

Integrações CRM para geração de Leads

Com o CRM Imobiliário é possível fazer integrações que facilitam a gestão de leads, como por exemplo os contatos do seu site.  Com o recurso fila de clientes do Facilita. é possível fazer a integração do seu site com a plataforma do Facilita. Esse tipo de fila importa os contatos da plataforma escolhida e cadastra diretamente no Facilita, distribuindo automaticamente os contatos aos corretores na fila.

Nesse processo não há perda de contatos e o retorno ao cliente cumpre às expectativas do mesmo quando entra em contato com o site, de conseguir respostas o mais rápido possível.

Outro ponto positivo dessas integrações é o acompanhamento macro que o gestor consegue ter através do Funil de Vendas. Neste recurso, o administrador tem a visão de todos os clientes por fase de atendimento e isso é fundamental para avaliar qual parte do processo está funcionando bem ou não.

Com esse acompanhamento o gestor tem informações em mãos para avaliar o tempo e qualidade de atendimento da equipe de vendas aos leads.

E tem mais:

corretor também consegue visualizar seus clientes por fase de atendimento, o que facilita o gerenciamento, pois deixa claro para o corretor qual é a próxima ação a ser feita no caso de cada um de seus clientes.

Além da integração com o site da empresa, o CRM permite outros tipos de integrações como redes sociais e sites de geração de leads. É ainda muito importante que o CRM esteja integrado ao ERP da empresa, com o alinhamento dos dois sistemas a disponibilidade e atualização dos dados é feita de modo instantâneo. Assim, todas as informações ficam à disposição de todos os envolvidos no processo de vendas.

Isso tudo proporciona mais agilidade no atendimento, já que todos os dados e informações importantes sobre produtos, disponibilidade de unidades e tabela de preços podem ser consultadas diretamente pelos corretores na palma da mão. Uma praticidade que faz diferença no atendimento aos leads.

Com um CRM imobiliário e as integrações disponíveis entre sistemas é possível gerenciar de forma eficaz a geração de leads.