Como a tecnologia ajuda no planejamento de obra?

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

14 de setembro 2016| 13 min. de leitura

Compartilhe
Como a tecnologia ajuda no planejamento de obra?

Construir é uma ação detalhada e complexa, que vai muito além de empilhar tijolos e colocar argamassa. É uma tarefa meticulosa que requer análise de cálculos, detalhamento estrutural, avaliação de riscos e tomada de decisões. Por isso, o planejamento de obra torna-se indispensável para definir custo, tempo e exploração de recursos, na busca dos melhores resultados. O tempo dedicado ao planejamento reflete diretamente na economia, cumprimento de prazos e redução da necessidade de adaptações após a construção do empreendimento.

Que bom que a antiga prancheta ficou pra trás e hoje, pode-se contar com programas de desenho em computador e softwares especializados para controle de cronogramas e execução de obras, por exemplo. Com a ajuda da tecnologia, o engenheiro ganha velocidade no planejamento e execução das obras, flexibilidade no controle de seu desenvolvimento e também um acompanhamento mais assertivo de todas as etapas da construção.

Por meio da utilização de um software especializado na indústria da construção civil, as atividades se tornam mais dinâmicas, com menor incidência de erros nas previsões de tempo e investimento. Uma solução completa permite que a área de engenharia desenvolva seu trabalho de forma organizada, mantendo total controle entre o planejamento de obra e o acompanhamento físico das obras. Considerando todas as etapas que envolvem a construção de uma obra, com gestão adequada das datas de execução, máquinas e equipamentos necessários, custos com mão de obra e demais recursos.

O Sienge é a solução mais usada no Brasil e apoia o trabalho das construtoras em todas as etapas da obra: planejamento, execução, acompanhamento e pós-entrega. Na etapa de projeto propriamente dita, oferece funcionalidades que merecem destaque:

1) Elaboração do orçamento da obra

Esta etapa define quanto custará a obra efetivamente e assim, permite iniciar seu planejamento financeiro e a captação dos recursos necessários. Na elaboração de um bom orçamento você precisará saber quais serão todos os materiais aplicados para realizar a avaliação do custo da obra, tendo como base preços dos insumos praticados no mercado ou valores de referência e levantamento de quantidades de materiais e serviços obtidos.

É no orçamento que serão detalhadas as etapas e informados os gastos básicos e também os adicionais, como por exemplo, saber quantos sacos de cimentos foram utilizados na construção da parte de alvenaria. Um bom orçamento faz com que cada construção tenha um banco de dados interno, com diretrizes definidas (quantidade de material, mão de obra e produtividade da equipe) para a contabilização do projeto. Para se ter uma ideia, segundo dados coletados em 2010 pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC):

  • Apenas 35,8% das construtoras tinham um sistema de gestão integrado e
  • Somente 18,1% das obras de construção civil contavam com apoio de sistemas informatizados no pátio da obra.

# Como a tecnologia pode ajudar

O módulo de Orçamento do Sienge ajuda o engenheiro a ganhar velocidade na montagem do orçamento, pois viabiliza o reaproveitamento das informações existentes no sistema. Além de poder contar com representações gráficas do desenvolvimento dos serviços a serem executados ao longo do tempo de duração da obra demonstrando em cada período, o percentual físico a ser executado e o respectivo valor financeiro envolvido. Além disso, o software permite:

  • Trabalhar com a configuração de composições, etapas e sub etapas específicas para cada obra, orçando com maior ou menor detalhamento de níveis;
  • Separar o orçamento em unidades construtivas (bloco, fase, entre outros);
  • Criar versões diferentes para cada planilha de orçamento e manter o histórico de alterações;
  • Orçar serviços com composições ou verbas dentro da mesma planilha;
  • Dispor de relatórios de orçamento em mais de 30 formatos, tais como: cálculo de BDI, curva ABC de insumos e de serviços.

Você também pode contar com um estudo de viabilidade econômica muito mais preciso. O sistema permite cadastrar vários estudos para um mesmo empreendimento, simular diferentes cenários econômicos (otimista, pessimista, entre outros) e incluir todas as variáveis do estudo (custo de construção, compra de terreno, impostos, corretagem, publicidade, entre outras).


2) Planejamento de obra

Ao planejar a obra, é possível elaborar uma lista de tarefas, conforme a ordem de execução, de forma independente da estrutura orçamentária, mas mantendo o vinculo entre os custos e os itens orçados. O planejamento de obra é crucial para priorização de atividades e para possibilitar o acompanhamento preciso do andamento dos serviços, além de viabilizar a comparação entre o planejado e o realizado. Dessa forma, será  possível tomar providências em tempo hábil quando algum desvio é detectado.

Uma pesquisa recente, realizada pela consultoria Deloitte junto a diversas construtoras brasileiras, aponta um desvio médio de 21,7% entre o orçado e o custo real de uma obra. O dado demonstra a importância que o planejamento de obra tem, porque mesmo planejando existe a possibilidade de apontar um desvio médio de mais de 20%.

Ainda segundo o estudo:

  • Mais de 55% das empresas concordam com a afirmação de que têm um uso escasso da tecnologia nas suas construtoras;
  • Mais de 70% dessas empresas apontou que só utilizam planilhas eletrônicas para a gestão dos seus projetos de obras.  

# Como a tecnologia pode ajudar

Com a utilização do software Sienge, o planejamento de obra fica mais eficiente e assertivo. O módulo de Planejamento garante eficiência e dinâmica na gestão da obra, pois possui relatórios de cronogramas físicos e financeiros, necessidades de compras e dimensionamento de equipes. Além disso, é possível configurar a forma de pagamento dos insumos representativos do custo da obra e gerar um cronograma de desembolso aderente à realidade. Confira outras características importantes da solução:

  • Permite cadastrar cada obra e registrar informações básicas, como por exemplo, datas de início e fim, leis sociais e metragem;
  • Elabora planilhas de cada projeto, definindo as durações e datas de execução das tarefas, obtendo desta forma um cronograma de execução para o orçamento realizado;
  • Trabalha com a montagem de calendários de obras personalizados, de forma que se possa estabelecer os dias de trabalho e feriado/folga dentro de cada obra;
  • Dispõe de relatórios variados que auxiliam o planejamento de obra, tais como: cronograma físico de Gantt, cronograma de desembolso, de composições de custos por tarefas e levantamento de datas;
  • Possibilita a integração com o MS Project, se necessário, aumentando a produtividade, o detalhamento e a consistência das datas previstas de execução.

3) Execução e acompanhamento da obra

O acompanhamento da execução tem como objetivo levantar e verificar os desvios apresentados com relação ao planejamento de obra e, principalmente, indicando qual a melhor forma para a correção da execução. Para o acompanhamento ficar mais fácil é interessante manter um controle manual ou informatizado que deverão estar inclusos as atividades de levantamento de dados, compilação de dados, comparação com o planejado, análise dos resultados e proposição de ações corretivas.

# Como a tecnologia pode ajudar

O sistema Acompanhamento facilita o controle da execução da obra por meio de registros de medições físicas e de relatórios comparativos entre o planejado e o realizado, de forma a permitir uma resposta ágil caso haja atrasos ou imprevistos nas obras.

  • É possível informar as quantidades medidas de cada item do orçamento para a referida obra numa determinada data, realizando assim o acompanhamento da execução dela;
  • As medições podem ser registradas no sistema também a partir de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, além de planilhas impressas com layout (que facilitam o registro, conferência e autorização manual);
  • Permite a importação dos percentuais executados a partir de arquivos do MS-Project;
  • Disponibiliza relatórios comparativos que permitem avaliar o andamento físico da obra, comparando-o com o planejamento de obra previamente definido.

Todas estas etapas de orçamento, planejamento de obra e acompanhamento da obra fazem total diferença nos projetos dos empreendimentos da sua construtora. Elas se tornam imprescindíveis para reduzir estouros de orçamento, problemas com prazos de entrega e comprometimento da satisfação dos clientes da sua construtora. E para tornar os processos  da sua empresa ainda mais assertivos e preservar seus resultados, a gestão de riscos também se torna uma prática indispensável!

#Gestão de riscos é crucial para apoiar as decisões da construção civil

dashboard
Fonte: Sienge

Empreendimentos cada vez maiores e mais complexos, realizados em prazos cada vez mais curtos, têm impulsionado as construtoras a buscarem identificar, ainda na fase de planejamento de obra, todos os riscos possíveis para tomarem ações que possibilitem solucionar os contratempos com o mínimo de impacto possível para o projeto da obra.

Ao tomar decisões proativas, os gestores da construção civil podem utilizar a informação sobre eventuais riscos de forma favorável ao projeto, garantindo seu sucesso e segurança aos acionistas e investidores.

Confira as principais vantagens do módulo Suporte à Decisão do Sienge:

  • Rápido acesso aos dados e relatórios que auxiliam a gestão e decisão sobre várias áreas da empresa, permitindo uma visão macro das áreas e ações preventivas ou corretivas.
  • Com um sistema de Business Intelligence (Inteligência Competitiva), o Sienge BIaaS, consolida dados da operação diária da sua empresa, gerando assim indicadores e dados específicos que auxiliam na tomada de decisões.
  • Apresenta dados das suas obras que resultam em indicadores, trazendo de forma prática e rápida informações e alertas correspondentes ao cenário de seu ERP Sienge, por meio de gráficos, dashboards e tabelas personalizadas de controles específicos de seu negócio.

Todas estas informações podem ser utilizadas para fazer análises e identificar desvios de desempenho na empresa de forma rápida e consistente. Assim você pode evitar atrasos na execução de obras, consegue reduzir custos, desequilíbrios financeiros, verificar a produtividade e fazer outros ajustes estratégicos. E o melhor, esta tecnologia está disponível em plataforma na nuvem, reduzindo drasticamente o custo total do uso das aplicações.

As empresas da indústria da construção civil têm se preocupado constantemente em estratégias que tornem seu planejamento de obra mais rápido, eficiente a um custo reduzido. Investir em Tecnologia de Informação e em um software como o Sienge, que ajude o engenheiro em todos os processos que fazem parte de uma construção de forma mais assertiva e prática é uma opção estratégica!