Tecnologia na construção civil: 10 profissionais para seguir e se inspirar

Juliana Nakamura

Escrito por Juliana Nakamura

22 de fevereiro 2019| 12 min. de leitura

Compartilhe

As mídias sociais, quando bem utilizadas, podem nos oferecer um campo muito fértil para o aprimoramento profissional. Isso mesmo se você tem o foco voltado para a tecnologia na construção civil.

Afinal, além de nos colocar em contato com pessoas interessantes, elas nos oferecem uma infinidade de conteúdos de qualidade. Ou seja, capazes de nos inspirar e de nos ajudar em nosso dia a dia.

Na construção civil não é diferente. Assim, navegando pela rede é fácil nos deparar com especialistas de todo o tipo. Mais que isso, que abordam assuntos dos mais variados, de impressão 3D a energia solar. Então, a tecnologia é também um tema recorrente.

No entanto, em um universo tão amplo quanto a Internet, é preciso saber filtrar o que é importante dentro do setor da construção.

Foi isso que nos motivou a criar esse post.

Assim, a ideia é te apresentar uma lista com dez profissionais de engenharia civil do Brasil e do exterior engajados com a inovação e as novas tecnologias na construção civil.

Assim sendo, essas pessoas têm muito a compartilhar, seja pela visão disruptiva, seja pela experiência prática atuando no setor. São pessoas para quem a inovação é parte vital do dia a dia. Ou seja, que de fato estão criando soluções inovadoras na construção.

Ficou interessado em saber mais sobre quem está na vanguarda da tecnologia na construção civil?

Então, continue conosco para conhecer profissionais que tem promovido a tecnologia na construção civil:

Alexandre Lafer Frankel

10 tecnologia na construção civil - profissionais para seguir - Alexandre Lafer Frankel

CEO da Vitacon e formado em engenharia civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Alexandre Lafer Frankel tem se dedicado, nos últimos anos, a desenvolver um novo conceito de moradia. Ou seja, mais antenado com as necessidades das pessoas que vivem em grandes metrópoles.

Assim, o resultado desse esforço se reflete em empreendimentos com apartamentos compactos e ultracompactos. Mais que isso, que combinam design, tecnologia na construção civil e boa localização.

Dessa maneira, para saber mais sobre as inúmeras atividades de Alexandre Lafer, vale ficar de olho em seus perfis no Linkedin, no Instagram e no Facebook.

Alonso Mazini Soler

01 tecnologia na construção civil - profissionais para seguir - Alonso Mazini Soler

Diretor da Schédio Engenharia Consultiva, Alonso Soler é uma referência quando o assunto é planejamento e controle de projetos de construção, gestão organizacional e gerenciamento de riscos.

Além disso, é professor da pós-graduação do Insper e da FIA-USP, entre outras instituições, ele é doutor em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo.

Em sua coluna no Buildin, o engenheiro escreve artigos e e-books. Dentre os temas, gestão de projetos, gestão da construção, aspectos legais e contratuais dos projetos de construção, tecnologia na construção civil e inovação na educação.

Assim, os textos mesclam questões técnicas e opinativas, sempre de modo muito objetivo. Fica a dica.

Siga o Alonso no LinkedIn, no Facebook e no Instagram!

Clarisse Gomes

06 tecnologia na construção civil - profissionais para seguir - Clarisse Gomes

Clarisse é engenheira civil e participou do desenvolvimento e da implantação do programa de inovação da Andrade Gutierrez. Além disso, é uma das responsáveis pelo desenvolvimento do Vetor AG. Trata-se do programa de aceleração de startups da Andrade Gutierrez, lançado em 2018 e que tem como finalidade fomentar o uso de tecnologia na construção civil.

Atualmente, é Consulting Manager na Deloitte e mantém, juntamente com a Gláucia Alves, o perfil InovaSimples.

Dessa maneira, em seu perfil no Linkedin ela compartilha conteúdos, inclusive artigos de sua autoria, sobre gestão da inovação e inovação aberta. Clarisse também é professora da Escola Conquer e mentora de startups.

Ou seja, se você quer se manter atualizado a dica é seguir todos esses perfis!

Jeff Wilson

03 tecnologia na construção civil - profissionais para seguir - Jeff -Professor Dumpster- Wilson

É o fundador da Kasita, empresa considerada uma das mais disruptivas do mundo em 2017. Além disso, é conhecido nos Estados Unidos como “Professor Dumpster”.

Isso porque, pós-doutorado em ciências ambientais, Wilson viveu por um ano em um contêiner de 33 pés quadrados. Ou seja, o equivalente a pouco mais de 3 m². Tudo porque estava pesquisando  um estilo de vida minimalista. Assim, dessa experiência surgiu a Kasita, sua empresa que desenvolve minicasas a custo acessível.

Em seu perfil no Linkedin, Wilson costuma publicar artigos e compartilhar matérias sobre inovação e uso da tecnologia na construção civil.

Assim, acompanhar o que esse pesquisador produz é um bom jeito de se informar sobre as inovações que estão acontecendo na indústria da construção nos países desenvolvidos.  

E se quiser saber mais sobre essa personalidade, leia o perfil recente que fizemos sobre ele. Você vai se surpreender!

Quer ter uma prévia? Dê uma olhada na palestra de Jeff Wilson no Construsummit 2018!

Além disso, você pode acompanhar o Professor Dumpster no Instagram e a Kasita também no blog da empresa, no Instagram e no Face.

Jonas Medeiros

02 tecnologia na construção civil - profissionais para seguir - Jonas Medeiros

É um dos maiores especialistas em projeto de fachadas do Brasil. Além disso, o engenheiro e consultor Jonas Medeiros tem se dedicado a estudar temas como industrialização, construção modular e aplicação de tecnologia na construção civil. Tanto é que um de seus focos atuais é a CubiCon, empresa voltada à construção modular.

Doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e diretor da Inovatec, Jonas tem viajado bastante em busca de novas práticas e novidades em tecnologia na construção civil. Um dos destinos frequentes de Jonas é o Japão. De lá trouxe conceitos muito inovadores, como o do banheiro japonês.

Por isso, os relatos desse engenheiro sobre a construção modular – essa tecnologia pode reduzir o tempo de construção – em outros países são sempre muito ricos. Ele contou mais sobre suas descobertas em entrevista exclusiva ao Buildin.

Acompanhe o que Jonas anda pesquisando e fazendo no LinkedIn, no Facebook e nos perfis do Instagram da Inovatec e da CubiCon!

Leonardo Manzione

09 tecnologia na construção civil - profissionais para seguir - Leonardo Manzione

É Doutor em engenharia civil pela Poli-USP. Além disso, é especialista em implantação de BIM (Building Information Model) em construtoras. Diretor-executivo da Coordenar, é integrante da comissão que elabora a norma Brasileira para o BIM (ABNT/CEE134). Ele foi responsável pela elaboração da primeira especificação técnica de um Manual BIM do Brasil para o Governo de Santa Catarina.

Artigos desse especialista em BIM, que é das principais tecnologias na construção civil, podem ser conferidos no blog Make BIM. Para quem quer se aprofundar na modelagem 3D, o conteúdo é imperdível.

Vale a pena ficar de olho também no que ele publica no LinkedIn e no Facebook.

Luiz Henrique Ceotto

05 tecnologia na construção civil - profissionais para seguir - Luiz Henrique Ceotto

Luiz Henrique Ceotto é uma das personalidades mais conhecidas da  construção brasileira. Além disso, tem alguns textos publicados no Buildin. Isso porque há anos, mesmo antes de surgirem as startups, ele já defendia incansavelmente a industrialização e a incorporação de tecnologia na construção civil.

Assim, segundo ele, somente com essa transformação é possível dar um salto de qualidade. Assim, espera solucionar problemas crônicos como falta de produtividade da mão de obra, patologias construtivas e estouros de prazos e orçamentos.

É mestre em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP). Além disso, Ceotto atuou por mais de duas décadas em diferentes posições associadas ao projeto imobiliário. Passou por  empresas como Encol, Inpar e Tishman Speyer.

Em entrevista para o Buildin ele compartilhou alguns de seus pensamentos sobre os desafios da construção civil brasileira.

Além do Buildin, os artigos do engenheiro podem ser lidos, também, em seu perfil no Linkedin. Além disso, fique de olho também no perfil do Ceotto no Instagram e no Facebook.

Masa Noguchi

07 tecnologia na construção civil - profissionais para seguir - Masa Noguchi

Professor de design ambiental na Universidade de Melbourne, na Austrália. Além disso, Masa Noguchi é fundador e coordenador da Rede ZEMCH (Zero Energy Mass Customised Home).

Trata-se de um grupo com mais de 700 parceiros de quase 45 países. O grupo visa a aumentar a transferência de conhecimento sobre desenvolvimento de habitações social, econômica e ambientalmente sustentáveis. Tudo com base de ampla aplicação de tecnologia na construção civil.

Confira a palestra que Masa deu no Construsummit 2018,

Em seu perfil no Linkedin, Masa Noguchi conta sobre as palestras e outras atividades que realiza ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Você pode acompanhar Masa Noguchi também no Face.

Roberto de Souza

08 tecnologia na construção civil - profissionais para seguir - Roberto de Souza

Engenheiro civil, doutor em Engenharia pela Poli-USP. Roberto de Souza é autor de vários livros e se dedica há anos à gestão de qualidade, de sustentabilidade e de inovação no setor da construção civil.

Diretor presidente do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), Souza lidera o movimento (EnRedes). A iniciativa visa desenvolver inovação e sustentabilidade. E faz isso ao conectar fabricantes de materiais e equipamentos, projetistas e construtores.

Souza tem uma visão apurada sobre as fragilidades e potencialidades da cadeia da construção no Brasil. Assim, frequentemente publica textos opinativos e informativos sobre inovação e sustentabilidade em seu perfil no Linkedin. O Bob de Souza também está no Instagram e no Facebook.

Romeo Busarello

04 tecnologia na construção civil - profissionais para seguir - Romeo Deon Busarello

Busarello é o Diretor de ambientes digitais e relacionamento com o cliente da Tecnisa. Ele escreve e realiza palestras sobre o mercado imobiliário, marketing aplicado aos negócios, inovação e tecnologia na construção civil.

É, ainda, professor da FIA (Fundação Instituto de Administração da USP), do Insper e da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Busarello vem explorando, na Tecnisa, novas formas de atingir o seu público-alvo. E isso é feito cada vez mais com a ajuda de startups e tecnologias como big data.

Em seu perfil no Twitter, o executivo compartilha conteúdos próprios e de outros autores. Vale ficar de olho no que Busarello publica também no Instagram, no LinkedIn e no Facebook.

Conclusão sobre profissionais que promovem o uso de tecnologia na construção civil

Ao longo desse post eu procurei te mostrar alguns perfis interessantes e inspiradores.

O que você achou dessa seleção? Não deixe de compartilhar sua opinião conosco.

Antes de encerrar, gostaria de lembrá-lo que alguns dos profissionais mencionados acima estiveram no Construsummit 2018.

É o caso dos professores Jeff Wilson e Masa Noguchi, que fizeram palestras muito concorridas e com avaliação muito acima das expectativas!

O evento foi incrível! Assim, claro que e você não pode ficar de fora dos próximos!

Por isso, faça seu cadastro para ser avisado com antecedência sobre os próximos eventos do Sienge!