TECNOLOGIA GERA SINTONIA ENTRE ENGENHARIA E SUPRIMENTOS PARA SUA OBRA

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

25 de agosto 2015| 4 min. de leitura

Compartilhe
TECNOLOGIA GERA SINTONIA ENTRE ENGENHARIA E SUPRIMENTOS PARA SUA OBRA

A realização de uma obra na Construção Civil exige o envolvimento de muitas áreas da construtora, e devido ao volume de materiais e insumos necessários para a construção, o alinhamento entre Suprimentos e Engenharia é ponto chave para o sucesso. O atendimento dos prazos e custos previstos, assim como o aproveitamento máximo dos materiais, depende diretamente da sinergia dessas áreas. Promover esse alinhamento pode parecer uma tarefa muito complicada, mas a tecnologia será a grande aliada para resolver esse dilema.

Situações cotidianas, como a movimentação antecipada de insumos para a obra, (como areia, por exemplo, que sofre com a ação do tempo), demora no descarregamento de materiais e atraso no cronograma de entrega de fornecedores, são típicas da comunicação ineficiente entre o canteiro de obras e suprimentos. Chega-se a afirmar que os índices de desperdício podem atingir até 33% em uma obra. Isso significa que, com o desperdício gerado a cada 3 obras, outra poderia ser construída. Fonte: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep1998_art302.pdf

Uma solução tecnológica especializada em Construção Civil pode mudar completamente esse cenário, por dispor de recursos que promovem:

  • Acesso rápido as informações de estoque e compras, por meio de conceitos modernos, como a mobilidade (acesso via smart phones e tablets).
  • Coleta das informações de trabalho e consumo de estoque, em tempo real nos canteiros de obra.
  • Integração automatizada dos diversos canteiros de obra com o escritório de projetos e área administrativa da sua construtora.
  • A consolidação da visão físico-financeira, que reflete a situação real das obras e do consumo de materiais para planejamento adequado das aquisições.
  • Visibilidade quanto a necessidade de compra de materiais de consumo constante, como areia, cal e cimento.
  • Informações antecipadas para as compras programadas de elevadores, cerâmicas e vidros, por exemplo.
  • Mais proximidade entre as áreas, para compras emergenciais mais assertivas, e resolução mais adequada e bem direcionada de imprevistos.

Sua construtora não pode mais conviver com perdas relacionadas a questões gerenciais e falta de planejamento ou deficiência no processo de suprimentos Essa área precisa ter visibilidade quanto ao andamento das obras. Por outro lado, os responsáveis pela execução lá no canteiro, também não podem mais ficar às escuras quanto aos prazos de entrega e atendimento das ordens de compra. No ebook Como fazer gestão de suprimentos de forma conectada com o canteiro de obras, você tem dicas práticas de como fazer essa conexão tão importante para sua construtora.

Lembre-se que o uso da solução tecnológica certa, permite a integração, não só desse importantíssimo elo Engenharia e Suprimentos, mas de todas as áreas envolvidas no processo produtivo de sua construtora. Nesse outro material você pode comprovar isso.

Com todas essas informações, é só encontrar a melhor solução para aumentar os resultados e a competitividade de sua construtora. Pode falar conosco estamos a disposição para ajudar sua empresa nesse caminho.