Tecnologia BIM: Modelos de Macro Adoção para o BIM

Introdução do post sobre a tecnologia BIM

Com objetivo de trazer para vocês um conteúdo denso e rico sobre a tecnologia BIM, a grande tendência da construção, nós do sienge, transcrevemos e traduzimos o vídeo abaixo, do Bilal Succar, onde ele demonstra os cinco modelos do BIM, de A a E. Confira o vídeo e o texto traduzido abaixo:

Tecnologia BIM por Bilal Succar: O início

Olá, me chamo Bilal Succar, neste vídeo eu vou apresentar o conceito de Macro Adoção do BIM. Esse conceito é aprofundado em cinco vídeos interdependentes, cada um será coberto em um pequeno vídeo a parte.

Esta é a pesquisa na forma como nós a realizamos e é publicada em colaboração com o Dr. Mohamad Kassem, da Universidade de Teesside.
Periódico BIM Framework
Há um Periódico do BIM Framework publicado com a revisão por pares que sugere-se usar como referência. Então, o que se entende por modelos de macro e micro adoção? Macro refere-se a certas escalas dentro do modelo de hierarquia da organização, que inclui escalas.

As 12 escalas da tecnologia BIM
(Building Information Modeling)

As 12 escalas variam desde um mercado global que está aqui no topo, com o número um, até para o membro da organização que é o indivíduo. Quando nos referimos a escalas macro, na verdade estamos nos referindo às primeiras sete:

  1. Mercado global da tecnologia BIM
  2. Mercado determinado, como um país
  3. Sub-mercado, como uma região de um país
  4. Indústria da Construção Civil, por exemplo, um setor como o de projetos
  5. Operação de construção
  6. Disciplina, este último abrange disciplina de arquitetura ou disciplina estrutural
  7. Especializações, como treinamentos dentro de uma estrutura

Lentes da tecnologia BIM

Então, quando estamos nos referindo ao módulo de macro adoção, estamos nos referindo a estas sete escalas. Caso você queira rever o tópico de lentes BIM, nosso vídeo de lentes BIM aborda também escalas organizacionais.

Entendimento sobre os Modelos de Macro Adoção BIM

Além disso, o que se entende por adoção quando falamos sobre modelos de macro adoção? Quando dizemos adoção, na verdade estamos nos referindo a três coisas diferentes. Estamos nos referindo à prontidão.
Prontidão para adotar, a prontidão para implementar, ou seja, se uma empresa ou um mercado estão prontos para a adoção.

Implementação Real

Por isso, é o estado antes da implementação, logo, adoção também se refere à implementação, a implementação real.
Por exemplo, quando uma empresa está pronta, mas ainda não implementou, em seguida há implementação, assim, ela compra um software, realiza um treinamento e desenvolve um sistema e aplica tudo isso em um projeto.
Nós chamamos isso de implementação.

Difusão: Implementação da tecnologia BIM em várias organizações

Adoção também se refere a um terceiro conceito: a difusão, que é a distribuição da implementação.
Se a implementação do BIM dentro de um país é feita apenas por um país, ela não é difusa, mas quando essa adoção é difundida através de várias organizações, nos referimos a isso como difusão.
Portanto, nós temos prontidão, implementação e difusão, todos os três juntos são chamados de adoção. E isso será abordado em profundidade no vídeo de modelo ponto de adoção.

Pontos de Adoção da tecnologia BIM

Você também pode ler sobre modelos ponto de adoção no Post sobre Macro BIM, publicado no blog do BIM Framework.

5 modelos da tecnologia BIM

Então, quais são os cinco modelos de A a E? O Modelo A, também chamado de modelo de áreas de difusão, estabelece como medir o grau de difusão interna em todos os mercados, o que significa que vamos abordar isso, claro, em detalhes mais tarde e você já pode assistir o Vídeo das Áreas de Difusão do BIM.

Ele utiliza da junção do BIM Fields e BIM Stages para a medição da difusão BIM. O segundo modelo ou modelo B chamou os componentes de macro maturidade estabelece como medir a difusão BIM, por isso tem oito componentes, que também serão abordados no vídeo a parte.

Através do Vídeo dos Componentes de Maturidade Macro você pode pular diretamente para ele. O modelo C estabelece a dinâmica de difusão BIM e como BIM se difunde através dos mercados. Também podemos ir para esse modelo diretamente a partir daqui.

4º Modelo: Facilitar a adoção do BIM

O quarto modelo é o modelo de ações políticas que estabelece as abordagens e atividades que podem ser tomadas pelos criadores de políticas, a fim de facilitar a adoção do BIM além das abordagens e atividades, que pode foi discutido no Vídeo das ações políticas de BIM.
O último modelo de macro adoção é o modelo E que é o modelo das responsabilidades de difusão, que estabelece os papéis de difusão desempenhados por diferentes stakeholders. Você pode pular diretamente para o Vídeo das Responsabilidades BIM.
Se você gostaria de ler mais sobre esse assunto veja o Vídeo de Lentes do BIM e lembre-se de se inscrever, obrigado.