Construção em Steel Frame: Conheça a tecnologia e suas vantagens

João Gabriel Dias

Escrito por João Gabriel Dias

18 de outubro 2017| 10 min. de leitura

Compartilhe
Construção em Steel Frame: Conheça a tecnologia e suas vantagens

*Atualizado em 28/08/2023*

O sistema construtivo Light Steel Framing – também conhecido como steel frame – se consolidou nos últimos anos como uma tecnologia adaptada às demandas da construção civil brasileira.

Sua adoção foi impulsionada pela publicação da Norma de Desempenho em 2013, que definiu parâmetros de segurança, conforto e durabilidade para tecnologias inovadoras. Hoje, seu nível de maturidade já é considerado alto, contando com normas técnicas específicas de projeto.

Nesse texto, você vai conhecer os detalhes do sistema de light steel framing, como é utilizado em obras de casas e sobrados e quais normas técnicas regem o sistema construtivo.

O que é Steel Frame?

O sistema Light Steel Framing (LSF), ou simplesmente steel frame, é um inovador sistema de construção que utiliza uma estrutura de aço leve como esqueleto da edificação. Ao contrário da alvenaria tradicional, que depende de blocos ou tijolos, o Steel Framing se baseia em perfis de aço conformados a frio para formar a estrutura principal. Esses perfis são precisamente fabricados e montados, proporcionando uma base sólida para todo o edifício.

Uma das principais diferenças entre o steel frame e a alvenaria tradicional é a velocidade. Como as estruturas são construídas com componentes industrializados, o processo de montagem reduz significativamente o tempo de construção.

Além disso, a leveza do aço facilita o transporte e a montagem no canteiro de obras, e o sistema de construção a seco diminuindo sensivelmente a geração de resíduos, o desperdício de materiais e o impacto ambiental da obra.

Norma técnica de steel frame

A tecnologia conta atualmente com uma norma técnica específica, a NBR 16.970:2022 – Light Steel Framing – Sistemas construtivos estruturados em perfis leves de aço formados a frio, com fechamentos em chapas delgadas, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Sua abordagem é dividida em três partes: desempenho, projeto estrutural e interface entre sistemas. Vamos explorar brevemente cada uma dessas partes:

Parte 1 – Desempenho

Esta seção estabelece as exigências para os componentes do projeto e o desempenho do sistema LSF. Também define os usos apropriados para edificações residenciais e não residenciais de até 2 pavimentos. Os projetos devem estar em conformidade com as normas da ABNT em relação a sistemas estruturais e de vedações verticais, subsistemas de piso e cobertura, durabilidade e manutenção. Alguns pontos-chave abordados incluem:

  • Orientações para elementos de fundação com base nas características do solo e gerenciamento da umidade.
  • Definição de componentes, elementos estruturais e perfis usados no sistema Steel Frame, incluindo especificações para fitas metálicas e chapas gusset.
  • Detalhes sobre a fixação dos componentes usando elementos adequados.
  • Opções de fechamento e revestimento para vedações.
  • Especificações de materiais isolantes para melhor desempenho termoacústico.

Parte 2 – Projeto estrutural

Esta parte define os requisitos gerais para o projeto e dimensionamento das estruturas de aço integradas ao sistema. Alguns pontos destacados são:

  • Características gerais da estrutura, alinhamento de painéis, avaliação de conformidade e análise estrutural.
  • Aspectos sobre materiais de aço estrutural e elementos de ligação.
  • Barras de ancoragem para fixação da estrutura na fundação.
  • Estabelecimento de deslocamentos máximos aceitáveis e princípios para análises dinâmicas de estruturas de lajes.

Parte 3 – Interface entre sistemas

Essa parte aborda os requisitos e detalhes construtivos relacionados a paredes, pisos, esquadrias e instalações. Entre os pontos abordados estão:

  • Garantia de bom desempenho e durabilidade em diversas situações, incluindo instalações elétricas e hidráulicas.
  • Detalhes sobre fixações de elementos estruturais e interfaces entre diferentes partes do sistema.
  • Recomendações para a fixação de elementos em chapas de drywall.
  • Aspectos de impermeabilização em áreas molháveis.

Componentes do Light Steel Framing

construção em steel frame

A essência do sistema steel frame reside na integração de diversos componentes que trabalham em conjunto para criar uma estrutura sólida, eficiente e confortável. Abaixo estão os principais componentes que compõem o sistema LSF:

Perfis de aço

São os elementos que, unidos, formam a estrutura esquelética do Light Steel Framing. Esses perfis de aço conformados a frio são precisamente fabricados para suportar as cargas verticais e horizontais da construção. Compõem não apenas as paredes e lajes, como também as estruturas de cobertura.

Chapas de vedação

Para fechar a estrutura, são utilizados painéis estruturais fixados aos montantes. Os materiais comuns incluem chapas cimentícias ou de Oriented Strand Board (OSB) na face externa. Esses materiais são mais resistentes às intempéries, proporcionando maior durabilidade e proteção ao interior das construções. Nas faces internas, geralmente a vedação emprega chapas de drywall.

Barreira de vapor

Uma barreira de vapor é fundamental para proteger a construção contra a umidade. Parte dos sistemas de vedação externa, essa camada impede a condensação de vapor de água dentro das paredes, evitando danos por umidade e prolongando a vida útil da estrutura.

Isolamento térmico e acústico

A eficiência energética e o conforto acústico são aprimorados pelo isolamento térmico e acústico inserido entre as chapas das faces interna e externa da edificação, ou entre as chapas de paredes internas que separam ambientes. Materiais como lã de vidro, lã de rocha e lã de PET são amplamente utilizados para minimizar a transferência de calor e som entre os ambientes.

Casas em steel frame

O sistema Light Steel Framing vem ganhando destaque entre quem busca construir casas e sobrados com tecnologias alternativas à construção convencional. Veja os principais aspectos que tornam o LSF atrativo para obras do tipo:

Velocidade de construção

A estrutura pré-fabricada de perfis de aço permite uma montagem rápida e precisa, reduzindo consideravelmente o tempo necessário para construir uma edificação. A agilidade na construção do LSF não apenas economiza tempo, mas também reduz os custos associados à mão de obra e ao gerenciamento do canteiro de obras.

Flexibilidade de layout

O LSF permite a mudança rápida dos layouts internos, com a possibilidade de rápida remoção de paredes, com transtornos mínimos no período de reformas. É importante, no entanto, que as intervenções tenham acompanhamento técnico de engenharia ou arquitetura, para garantir a segurança estrutural durante e depois da obra.

Sustentabilidade

Como falamos, o LSF é uma opção sustentável, já que a construção gera menos resíduos e consome menos recursos naturais em comparação com a alvenaria convencional. Assim, a obra ao mesmo tempo gera menos impacto ambiental e proporciona economia com caçamba e bota-fora.

 

Telhado em steel frame

O sistema de construção em steel frame não se limita apenas à construção completa de edifícios. Pelo contrário, ele também desempenha um papel crucial ao ser incorporado como estrutura de telhados, trabalhando em harmonia com outros sistemas construtivos, incluindo a alvenaria. A natureza leve do aço facilita o suporte das cargas do telhado, minimizando a sobrecarga nas paredes e fundações, sendo uma alternativa competitiva em comparação com estruturas de madeira.

Preço do steel frame

O custo de uma casa em Light Steel Framing depende dos detalhes do projeto, mas é possível estimar que uma obra de médio-alto padrão custará a partir de R$ 4.000 por metro quadrado, considerando apenas materiais e mão de obra. É necessário ainda adicionar a este valor os custos com projetos, impostos e outros trâmites burocráticos.

Conclusão

O Light Steel Framing, também chamado de steel frame, consolidou-se como uma resposta ágil e eficaz às demandas da construção civil no Brasil. Sob a influência da Norma de Desempenho de 2013, sua adoção se fortaleceu, impulsionada pela eficiência e versatilidade que oferece.

Com normas técnicas bem definidas a partir de 2022, o sistema atingiu maturidade, e hoje abrange desde estruturas de edificações até o uso inteligente como estrutura de telhados junto a outros sistemas construtivos, como a alvenaria. Sua rápida montagem e leveza diferenciam a tecnologia, assim como sua flexibilidade e o menor impacto ambiental da construção a seco.

É, assim, um sistema construtivo promissor não apenas para projetos de médio-alto padrão, como também como alternativa para construção de moradias populares, com adoção em políticas de redução do déficit habitacional histórico brasileiro.