8 ferramentas e aplicativos que toda incorporadora precisa conhecer

Juliana Nakamura

Escrito por Juliana Nakamura

7 de março 2019| 10 min. de leitura

Compartilhe

Você sabe que há muitas soluções inovadoras na construção civil, certo?
Aplicativos, softwares e ferramentas tecnológicas vêm revolucionando o modo de trabalhar nas empresas.
Essas soluções inovadoras na construção civil criaram novas possibilidades de interação. Ou seja, aumentando a assertividade dos processos e elevando a produtividade das equipes.
Por isso, nesse post listamos oito dessas soluções inovadoras na construção civil. São recursos digitais muito interessantes que toda incorporadora deveria conhecer.
Estamos falando desde ferramentas simples. Ou seja, muito populares e oferecidas gratuitamente. Mas falamos também de sistemas personalizados para as necessidades de cada empresa.
Você quer saber como usar essas inovações pode fazer cada vez mais a diferença em seu negócio?
Então continue conosco!

Confira agora as ferramentas inovadoras na construção civil

1) Slack

Essa ferramenta foi lançada em 2014 para ajudar empresas de todos os portes a melhorarem sua comunicação interna. inclusive para empresas de engenharia civil ou arquitetura.
Assim, a ferramenta tinha dois objetivos.
O primeiro: reduzir a troca de e-mails. Afinal, este recurso, quando mal gerenciado pode levar a problemas de produtividade.
O segundo problema a ser atacado: a realização de reuniões improdutivas.
Assim sendo, como ele funciona?
O Slack oferece uma plataforma na qual equipes podem se comunicar rapidamente por mensagens de texto e voz. Além disso, permite o envio de vídeos e documentos.
O app permite, por exemplo, criar times para gerenciar a comunicação interna. É possível, ainda, criar canais públicos com acesso a todos os participantes da empresa. Outra possibilidade é criar canais fechados restritos a pessoas que estão trabalhando em um projeto específico.
Funcionários da Airbnb e equipes de desenvolvimento da agência espacial norte-americana (Nasa) utilizam o Slack.

2) Sienge

O Sienge é utilizado por quase três mil construtoras, incorporadoras e loteadoras. Trata-se de um ERP (Enterprise Resource Planning) que integra todas as áreas de uma empresa de construção. Ou seja, concentra informações que vão desde planejamento e orçamento até financeiro e contabilidade. Mais que isso, passando pelas áreas comercial e de suprimentos. Vai desde as áreas administrativas até o canteiro de obras.
Composto por 13 módulos, o sistema permite, inclusive, a integração com o BIM (Building Information Modeling).
Como você pode ver, são muitas funcionalidades. Por isso, vou me ater apenas ao módulo Comercial para exemplificar as funcionalidades do Sienge, combinado?
Esse módulo possui recursos que vão do cadastro e controle de prospects até o lançamento de contratos. Afinal, o objetivo é manter o controle total sobre a carteira de clientes e o estoque de unidades.
Um ponto forte do sistema é agilizar processos. Por exemplo, quando um corretor fecha uma venda, basta inserir os dados no sistema. Isso faz com que os boletos sejam calculados e gerados automaticamente.
O Sienge é, certamente, uma das principais soluções inovadoras na construção civil. Vamos conferir as outras soluções!

3) Ismob

Sistema 100% na nuvem, composto por diversos módulos, o Ismob é uma plataforma digital de gestão. A ferramenta é uma das soluções inovadoras na construção civil desenvolvida para facilitar o dia a dia das imobiliárias e de seus corretores.
Isso porque é acessível a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso a internet. O Ismob oferece recursos como:

    • Integração com redes sociais, incluindo a promoção de imóveis no Facebook e Twitter;
    • Controle dos imóveis e dos lançamentos;
    • Integração com portais imobiliários;
    • Controle dos leads e da prospecção de negócios;
  • Emissão de propostas em PDF e alertas via e-mails e SMS.

4) App Facilita

Esse é mais um exemplo de aplicativo criado para descomplicar a gestão de vendas na indústria da construção. O App Facilita  melhora o relacionamento entre gestores, corretores e clientes.
O App Facilita permite que construtoras, loteadoras e imobiliárias disponibilizem materiais de venda de seus empreendimentos. Mais que isso, se comuniquem com suas equipes e otimizem o processo de vendas.
Entre os principais recursos da ferramenta, destaco:

    • Permite realizar todo o processo de vendas pelo aplicativo, inclusive com gestão do funil;
    • Pode integrar plataformas de captação de leads;
    • Permite atender os clientes diretamente dentro do aplicativo via chat;
    • Pode ser personalizado com a linguagem visual da empresa e os recursos necessários;
    • Envia propostas diretamente pelo aplicativo.

5) Quinto Andar

Trata-se de um aplicativo de aluguel de imóveis residenciais que está alinhado ao conceito de cidades do futuro. Nasceu com a missão de simplificar o processo de locação de residências.
Assim, é apontado como sendo o Uber do aluguel. Isso porque a Quinto Andar realiza a administração do pagamento de aluguel ao proprietário. Logo, reduzindo burocracias e dispensando inquilino de apresentar fiador e seguro fiança.
Dessa maneira, o app permite agendar visitas aos imóveis pela internet. Além disso, disponibiliza fotos profissionais dos imóveis. Tudo para facilitar a tomada de decisão de quem está em busca de um imóvel.
Até o momento, opera nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia e Campinas.

6) Vendo Meu Terreno

Criada em 2017 dentro do Construtech Ventures, a Vendo Meu Terreno é um marketplace de terrenos para empreendimentos do Brasil.
Então, é, sem dúvidas, uma das grandes soluções inovadoras na construção civil nacional. Isso porque disponibiliza ofertas de terrenos de acordo o perfil de construção do cliente. Mais além, utiliza um algoritmo para fazer uma busca mais inteligente e assertiva em seu landbank.
A Vendo Meu Terreno disponibiliza acesso a ofertas exclusivas e que não estão expostas no mercado.
Além disso, permite que se gaste menos tempo na avaliação. Isso porque todos os terrenos são disponibilizados na plataforma com análises prévias de viabilidade.

7)  Trello

Muito popular em todo o mundo, o Trello é uma  ferramenta de produtividade para organizar tarefas e eventos.
Por isso, o Trello é indicado tanto para trabalhos individuais, quanto para tarefas desempenhadas em equipes. Isso porque utiliza o conceito Kanban para gerenciamento de projetos.
Assim, nessa plataforma, os projetos são representados por quadros (boards) com listas de tarefas. Assim, as tarefas são representadas por cartões inseridos nos quadros. Estes podem ser movidos de uma lista para outra, indicando o progresso da tarefa.
Dessa maneira, a ferramenta permite personalizar fluxos de trabalho para projetos diferentes, atribuir tarefas para si mesmo e para equipe, carregar fotos e vídeos e anexar arquivos do Google Drive e do Dropbox.

8) Google Hangouts

Esta ferramenta de comunicação permite o envio de mensagens e a realização de chamadas, inclusive de vídeo. Sua finalidade é realizar reuniões e apresentações online.
Diante do aumento do número de pessoas trabalhando remotamente, esse tipo de ferramenta torna-se ainda mais interessante e útil.
Quer saber como ela funciona?
O Google Hangouts pode ser acessado por meio de um navegador de desktop ou notebook ou a partir de app para smartphones ou tablets.
A ferramenta permite reunir até dez pessoas em uma sala de reunião virtual. Qualquer integrante da equipe com internet e uma webcam pode participar da reunião.
É possível, ainda, incrementar a interação entre os participantes. Afinal, o Hangouts permite compartilhar a tela do computador com os outros integrantes da reunião. Além disso, outras possibilidades são fazer chats e usar ferramentas de desenho.
Assim como acontece no Whatsapp, a ferramenta do Google encripta todas as informações que trafegam por sua plataforma. Essa é uma informação importante! Sobretudo para empresas que têm informações sensíveis a serem preservadas.

Conclusão sobre soluções inovadoras na construção civil

Nesse artigo procuramos te apresentar algumas ferramentas que podem ajudar no desenvolvimento do setor de construção. Essas soluções inovadoras na construção civil auxiliam na gestão do negócio e racionalização de processos.
Muito mais do que isso, proporcionam elevação da produtividade. Afinal, conforme estudo organizado pelo Sinduscon, é urgente aumentar a produtividade da construção.
Assim, antes de encerrar, gostaria de recomendar três conteúdos interessantes e complementares.
O primeiro traz uma lista com empresas da construção civil brasileira que são inovadoras.
O segundo é um e-book sobre controle de vendas para incorporadoras bastante rico e detalhado.
Por fim, a dica de uma empresa que é um verdadeiro banco de dados de oportunidades de negócio na construção civil.
Esse conteúdo foi útil para você? Então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. Nos vemos em breve!