Software para construção civil: como otimizar sua gestão

Martha Ramos

Martha Ramos

Jornalista, Especialista em Marketing
Redatora do Sienge

22 de abril

Gerenciar uma obra é sempre um desafio. Por isso, pensar em automatizar os processos utilizando um software para construção civil pode ser a salvação do dia a dia tanto no planejamento, quanto no desenvolvimento e na rotina das obras.

O que todo engenheiro e gestor de obra quer, é ter suas planilhas organizadas e que o orçado e o realizado batam no final de todo mês, até a entrega do produto final. Como são muitos os fatores que interferem para chegar a este resultado, uma mãozinha da tecnologia no processo de gerenciamento das informações cai muito bem.

Aí é que entra o grande segredo para clarear a vida de uma obra e mantê-la fluindo conforme o desejado e, dentro do possível, sem imprevistos, principalmente no que diz respeito ao orçamento, às contas a pagar e a receber.

Continue essa leitura e veja 7 motivos para escolher um software para construção civil:

1- Rápido retorno sobre o investimento

software para construção civil investimentoInvestir no longo prazo. Essa é a palavra-chave quando o assunto é desembolsar um valor para incluir um software para construção civil na rotina de uma equipe. Além disso, ao falar desse investimento, ressalta-se a importância de, também, se adaptar à realidade do mercado atual.

O fundamento básico é usar os recursos tecnológicos à favor dos “pequenos e grandes serviços” prestados, até mesmo quando assunto é construção civil. A ideia é manter o tradicional conceito por trás da engenharia, mas, além disso, somar a inovação e gerir e entregar obras cada vez melhores.

Para se ter uma ideia de como a aplicação da tecnologia na indústria da construção já é uma realidade mundial, a 11ª Pesquisa Global da Construção (Global Construction Survey 2017), realizada pela KPMG, aponta que, 72% dos entrevistados consideram o uso da tecnologia disruptiva, análise de dados e inovação, como algo de extrema importância no planejamento estratégico.

Considera-se tecnologia disruptiva, as inovações tecnológicas, sejam elas produtos ou serviços disruptivos, ou seja, que provoquem uma mudança de paradigma e/ou ruptura de padrões. A pesquisa feita pela KPMG abordou 201 executivos e gestores de projetos de empresas de engenharia e de construção em todo o mundo.

2- Economia/lucratividade

Como diz o jargão: tempo é dinheiro! Pensando na realidade da construção civil: sabe-se que as entregas dependem de um trabalho de longo prazo e que, a economia tem a ver com fazer uma boa execução do planejamento e fugir dos possíveis imprevistos.

Exemplificando: se, ao construir uma casa, uma parede já construída tiver que ser demolida por algum tipo de erro, isso impactará o todo. Será gasto mais do que o previsto, a mão de obra sairá mais cara e o prazo de entrega estará comprometido.

Digo isto porque a economia e a lucratividade estão totalmente atreladas a esses detalhes. E um modelo de gestão com todas as informações planejadas e centralizadas, tendem a otimizar o tempo de toda uma cadeia produtiva e diminuir consideravelmente a chance de erros e de retrabalhos.

3- Agilidade/otimização de tempo

software para construção civil tempoEm um software para construção civil é possível ter um banco com milhares de insumos cadastrados, múltiplas tabelas de composições, pode-se abandonar os controles paralelos e assim, ter processos que geram confiança.

A gestão sobre as obras, efetivamente pode se tornar real, com menos desvio entre o orçado e o custo real da obra. Como consequência, promove agilidade e eficiência entre as áreas, o que diminui a probabilidade de falhas. Até mesmo o trato com os clientes e os prospects fica mais próximo, ou seja, se tem facilidade nas interações.

O sistema também permite gerenciar o controle total de despesas da empresa, através da integração com outros módulos. Outros pontos positivos são: automatização dos processos, integridade dos dados, redução de erros, rastreabilidade e consistência.

No que tange à situação financeira, com o uso de um software para construção civil é possível se ter uma visão além do curto prazo, além de ter o controle dos custos.

Toda a comunicação é automatizada, controlada e segura. O acompanhamento pode ser realizado por meio de relatórios e gráficos, o que auxilia os gestores na tomada de decisão, pois esses documentos dão uma visão macro das áreas da empresa. A implantação de software é extremamente segura e altamente profissional.

4- Integração entre as áreas

Utilizando um software para construção civil é possível integrar, por exemplo, as áreas de: Hidráulica, Incorporadoras, Empreiteiras, Engenharia Elétrica, Construtoras, Saneamento, Infraestrutura e Projeto.

Além do fato de se ter as informações de todas essas áreas em um só lugar, e para que qualquer pessoa autorizada possa acessar online quando desejar, as partes envolvidas podem também ter integrações entre si. Na prática será possível, como por exemplo, fazer uma transação entre contas a pagar e contas a receber, ou até mesmo, diretamente, com bancos e com clientes e fornecedores.

5- Centralização das informações da obra

software para construcao civil informacoesImagine se, em uma obra, cada setor tivesse um método diferente de armazenar os seus dados e de disponibilizá-los. E mais: se todos os documentos produzidos fossem de papel. Antigamente isso era muito comum, mas, atualmente, é possível ter esse controle de forma digital, otimizando totalmente o processo. Afinal, tudo fica mais organizado e sem um acúmulo de vários documentos físicos espalhados pela empresa.

Com um software para construção civil essa praticidade pode ficar ainda mais otimizada, pois todas as informações da obra podem estar nesse mesmo sistema de gestão. Assim, os setores podem se integrar e conversar entre si.

6- 100% online

Os dados armazenados em um software para construção civil, como por exemplo, o Sienge, podem ficar disponibilizados 100% online, assim, é possível acessá-lo a qualquer hora e em qualquer lugar. A questão é: você não precisará estar na obra para saber, por exemplo, o que está sendo executado. Esse acompanhamento pode ser feito de forma remota. É claro que isso não exclui a importância de se fazer presente, mas gera, sem dúvidas, uma autonomia nos processos.

7- Controle do início ao fim da obra

software para construcao civil controleQuando se fala em se ter uma visão do todo em relação à obra, se diz respeito ao que acontece antes de ela começar efetivamente, até a entrega para o consumidor final. Então imagine quantos processos envolvem esse percurso de planejamento e execução, quantas pessoas, setores e mãos de obra diferentes estão envolvidas.

Por isso, sem organização, as chances de se ter muitos prejuízos e retrabalhos são grandes. O controle centralizado das informações de uma obra podem ser simplesmente armazenados em software para construção civil e estarão ali disponíveis para os responsáveis por cada setor, e também, para quem precisa ter uma visão geral de todo o andamento.

Sistema Integrado de Gestão

software para construcao civil sienge

É possível encontrar e desfrutar das vantagens acima, quando o software para construção civil escolhido for um Enterprise Resource Planning (ERP), como é o Sienge. Isso porque tal modelo é um sistema integrado de gestão. Ou seja, somente um ERP consegue dispor as informações centralizadas em uma plataforma única, integrando assim, toda a cadeia produtiva da indústria da construção civil.

Esse sistema é modular, então permite que o usuário use os módulos que lhe convém, de acordo com a sua demanda. Outra vantagem de se usar um software para construção civil é a possibilidade de conectar diferentes softwares e aplicativos.

Então, se você pretende otimizar os processos dentro de sua obra, investir em software para construção civil pode ser a solução. A decisão pode, além disso, num curto espaço de tempo, gerar valor para a equipe como um todo.

Vimos que trazer tecnologia e inovação para construção civil só agrega valor para uma obra, otimizando seus processos e garantido o sucesso desde início, até o fim. Se este conteúdo foi importante para você, curta e compartilhe com mais pessoas!