Sistema de Gestão de Obra: por que o Sienge é a melhor opção?

Giseli Barbosa Anversa

Escrito por Giseli Barbosa Anversa

2 de março 2020| 9 min. de leitura

Compartilhe

No dia a dia de uma construtora pode ser muito difícil o andamento físico da obra de acordo com o planejado devido ao volume de trabalho. Sendo assim, tudo o que você pode precisar é de um bom sistema de gestão de obra. Com um sistema desses, você aumenta a produtividade e otimiza o processo. 

Se há um trabalho fundamental para o setor é a organização e planejamento dos projetos. Num mercado tão instável e extremamente disputado, a gestão pode fazer toda a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma organização. 

Não se pode mais aceitar que obras sejam interrompidas em pleno andamento ou, pior ainda, não sejam concluídas porque foram mal concebidas nas suas diversas etapas. Isso joga por terra a credibilidade de qualquer negócio.

Para uma construtora sair do círculo vicioso de crises e dificuldades, progredir e enfrentar em pé-de-igualdade a concorrência de empresas mais robustas, precisa recorrer às modernas formas de gestão que a tecnologia oferece nessa área. 

Tanto que o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) incentiva fortemente as construtoras de menor porte , inclusive, a buscarem novas tecnologias para resolver seus gargalos.

Quando é bem escolhida, ressalta o Sebrae, a inovação traz como vantagens certas e seguras:   

Um sistema de gestão de obras como o Sienge,  por exemplo, cuida do cumprimento dos requisitos decisivos neste processo, como prazos, orçamentos, custos e  auxilia na melhor qualidade dos empreendimentos.

O que é o Sistema de Gestão de Obra?

Uma boa gestão de obra implica na utilização de ferramentas, técnicas e recursos da forma mais eficiente possível. Isto é essencial para reduzir riscos, evitar problemas na execução do  projeto e conseguir corresponder às expectativas da clientela.

Como as obras se desenvolvem durante longos períodos de tempo, a melhor alternativa para o registro e compartilhamento das informações entre as diversas áreas da empresa é um Sistema de Gestão de Obra.

Em outras palavras, o Sistema de Gestão de Obra é um local de centralização para o controle de todas as atividades relacionadas a uma construção. Esta é uma alternativa que dá um suporte muito seguro para a administração e tomada de decisões, em cada uma das etapas dos empreendimentos.  

Um bom sistema de gestão para Construção Civil normalmente divide-se em alguns módulos essenciais. Esses módulos, normalmente, suprem a necessidade de todas as disciplinas de uma construtora.

Como funciona a plataforma Sienge?

Um sistema de gerenciamento de obras deve ajudar a sua empresa a economizar tempo, dinheiro e aumentar a segurança em todos os aspectos do trabalho diário. 

 

sistema de gestão para obras 5

 

Desde o planejamento de obras até a compra de materiais, tudo precisa ser melhorado, ou seja, com a incorporação dessa tecnologia sua empresa deve dar um salto de qualidade nas suas operações. E isso é o que o sistema de gestão de obra da Sienge oferece. Confira. 

Sistema especializado

Um requisito fundamental para um sistema de gestão de obras é que ele seja especializado em construção civil, fuja dos genéricos. Para tanto, ele precisa apresentar facilidades que são essenciais ao canteiro de obras, tais como:

  • Emissão de relatórios da Curva ABC;
  • Controle de custos;
  • Gestão de estoque de materiais;
  • Administração de contratos de venda;
  • Controle de serviços terceirizados e empreiteiras.

A Sienge oferece essas características para operar essas questões com eficácia e agilidade, no dia a dia da sua empresa.

Hospedagem na nuvem

Outro aspecto indispensável é que esteja hospedado na nuvem, o qual é uma forma mais segura e prática de se trabalhar. 

Em vez de rodar programas pesados nas suas máquinas, com todas as limitações e riscos que isso significa, você pode acionar o sistema online de qualquer lugar, a qualquer hora. 

Além disso, soluções na nuvem contam com backups constantes das informações, protegendo seus dados em caso de problemas com o servidor.

Sistema em módulos

Mais uma característica importante é que o sistema do Sienge é modular, ou seja, dispõe de módulos separados para as suas principais funções, como engenharia, suprimentos, orçamento, compras e outras. Assim, você pode escolher o que é realmente mais necessário para o seu negócio.

Garantia de suporte

A Sienge possui um trabalho de suporte excepcional, a qualquer dia e qualquer horário. Afinal, o suporte ideal é muito mais fácil de se encontrar numa empresa com tradição na área, como a Sienge, reconhecida no mercado, que apresente uma equipe técnica que resolva os imprevistos com rapidez, da melhor maneira possível. 

Integração com outros softwares

Por fim, o Sistema de Gestão de Obra da Sienge comunica informações com outros softwares utilizados na sua empresa. Assim, ela integra as informações, otimiza processos e evita desperdícios financeiros.

Benefícios do Sistema de Gestão de Obra Sienge para sua construção 

O Sienge foi desenvolvido para operar 100% na web, no escritório, no canteiro de obras, no estande de vendas, em qualquer lugar. Pode ser acessado por computadores, smartphones, notebooks e tablets, de forma rápida e simples. Assim, traz diversos benefícios.

Além disso, ele está organizado em módulos concebidos para atender às necessidades de todas as áreas de uma construtora ou incorporadora, tais como:

  • Engenharia;
  • Suprimentos;
  • Financeiro;
  • Nota Fiscal Eletrônica;
  • Contabilidade;
  • Comercial;
  • Gestão de Ativos;
  • Integração BIM;
  • Suporte a Decisão;
  • Gestão da Qualidade;
  • Segurança;

Tudo isso otimizado numa plataforma que pode expandir facilmente suas funcionalidades, agregando-se a ele outras soluções.

Com os recursos do Sienge, sua empresa terá entre outros resultados:

    1. Redução de compras emergenciais: Você consegue ter um cronograma muito preciso das suas necessidades de insumos. Essas informações, ao serem analisadas com antecedência, resultam em mais tempo e dados para negociar melhores preços e condições de pagamento junto aos fornecedores.
    2. Fluxo de desembolso de acordo com a realidade: A gestão de obras pelo Sienge torna muito mais fácil saber qual será o seu desembolso real, pois seu planejamento financeiro fica mais apurado e reduz substancialmente os riscos do projeto.
    3. Melhor controle de estoque: Com o planejamento da aquisição e consumo de insumos do Sienge você passa a ter um estoque na medida exata das necessidades dos seus empreendimentos, nem mais e nem menos.
    4. Cadastramento de solicitações de compras mais fáceis: Com o orçamento e o planejamento em mãos, a requisição dos materiais pode ser automaticamente sugerida pelo sistema.

Em resumo, o Sistema de Gestão de Obra da Sienge é a melhor opção para sua construção porque faz com que as áreas envolvidas conversem entre si, cruzando e checando um volume enorme de informações instantaneamente. 

Além disso, ela permite o registro de todos os dados possíveis e os mais diversos cenários no desenrolar uma obra, apontando as alternativas mais vantajosas. Escolha o Sistema de Gestão de Obra da Sienge e tenha 100% de controle sobre a sua construção.

Para entender melhor os processos para escolha de um bom software para Gestão na Construção Civil, o Sienge lançou gratuitamente o Guia para Comprar Software de Gestão na Construção Civil para te ajudar na escolha dessa importante ferramenta.

Caso precise de qualquer esclarecimento sobre nosso sistema faça contato conosco, teremos a satisfação de ajudá-lo na tarefa de alcançar novos níveis de excelência na gestão das suas obras. Afinal, o seu sucesso é o nosso maior objetivo.