Sinduscon: saiba tudo sobre os benefícios para a construção civil

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

25 de agosto 2017| 12 min. de leitura

Compartilhe
Sinduscon: saiba tudo sobre os benefícios para a construção civil

Sabe como a construção civil ganha prioridade diante de outros setores do mercado brasileiro? O Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) é a resposta. Certamente, você deve estar se perguntando como isso é possível.

Veja o seguinte:

Parece muito natural que a indústria da construção civil encontre as melhores cartas de financiamento. Mas é preciso “brigar” por elas. Existe a necessidade de negociar termos e tornar o mercado um ambiente propício ao crescimento das empresas da construção. É nesse âmbito que o Sinduscon faz a diferença.

Já parou para contar quantas entidades de classe do setor da construção existem no Brasil?

É de encher os dedos das duas mãos, não é mesmo? Por isso, manter a coesão entre as instituições, para que falem a mesma língua e fomentem a prosperidade do setor é a maior missão do Sinduscon.

Atravessar momentos difíceis solitariamente não faz parte da rotina da sua construtora quando ela está associada. Por essas e outras razões você descobrirá tudo sobre o Sinduscon nesse post.

Conheça o Sinduscon, das funções que cumpre às diferenças que apresenta em cada cidade!

Vamos começar?

Funções do Sinduscon

A construção civil é apenas um dos mercados que compõem a economia brasileira. Orçamentos limitados, incentivos escassos, instabilidades econômicas. A sua construtora sobrevive a tudo isso porque pode contar com o trabalho do Sinduscon.

Mas como?

Então, você precisa saber que uma das principais funções do Sinduscon é defender interesses de empreendedores da construção civil.

A produção só acontece quando existe demanda. Mas em uma economia que recebe interferências por todos os lados – do Governo a especulações estrangeiras – como fica o interesse da construtora? É preciso que empresários da construção civil se reconheçam e se unam como classe, por isso existe o Sinduscon.

O maior desafio não são os trabalhadores, mas buscar um lugar de relevância na economia do país. O Brasil levou 33 meses para experimentar o primeiro resultado positivo na criação de empregos no setor da construção. Fatos como esse se tornam notícia em revistas como a Exame.

Sabe o que o Sinduscon tem a ver com isso?

Quando o sindicato reúne empresas e entidades de classe para buscar alternativas, o setor inteiro cresce. Após uma recessão severa, que fica muito visível na redução de postos de trabalho, o resultado aparece.

Obviamente, o Sinduscon não é o único responsável pelo crescimento do setor, mas participa ativamente dessa melhora de cenário.

Observe algumas funções do Sinduson que tornam possíveis resultados positivos:

  • É uma entidade representativa do segmento empresarial da construção civil;
  • Sinduscon representa o setor nas negociações jurídicas, trabalhistas, parlamentares e em assuntos de interesse dos sócios do sindicato;
  • Orienta associados por meio do oferecimento de produtos, serviços e documentos;
  • O Sinduscon estabelece diretorias, comitês, conselhos e assessorias especializadas, justamente para pensar temas da construção civil;
  • E, finalmente, o Sinduscon preza pela gestão de qualidade, buscando incentivar associados adotar métodos sustentáveis.

Quer saber como isso tudo acontece? Descubra a seguir como o Sinduscon atua!

Atuação do Sinduscon

O Sinduscon é uma instituição política!

Guarde essa frase com você sempre que houver dúvidas sobre a atuação do Sinduscon. Fazer política é tão necessário para a construção civil quanto saber como executar um projeto com sustentabilidade e custo global atraente.

Já percebeu que onde tem prefeitura existe um Sindicato da Indústria da Construção Civil responsável?

O mercado da construção está presente em todo o país. Em cada canto tem alguém construindo. Em parte, isso acontece porque a construção civil é uma atividade Social. Movimenta o sonho da maioria dos brasileiros: a casa própria. O sindicato ajuda a garantir que esse desejo seja sempre alimentado.

O sindicato atua em duas frentes:

Na frente externa, o Sinduscon desenvolve ações no cenário socioeconômico. O que implica basicamente em negociar com o Governo os melhores termos para o desenvolvimento de uma indústria fundamental para a economia. Existe uma classe construtora e ela encontra respaldo no Sinduscon.

Você já deve ter deduzido que a segunda frente é interna, certo?

Do lado de dentro, o Sinduscon cuida do desenvolvimento de atividades atrativas para os associados. Ser a primeira consultoria a quem empreendedores da construção civil recorrem é mais do que uma meta. O sindicato está presente para qualquer apoio nos diferentes âmbitos:

  • Técnico;
  • Jurídico;
  • Trabalhista;
  • Parlamentar;
  • Institucional.

Veja a seguir como o Sinduscon pode ser importante para a classe construtora!

Importância para a Construção Civil

No início do post a gente ressaltou a existência de inúmeras entidades de classe. Como fomentar um trabalho coeso quando se fala de tantas instituições. A grande importância do Sinduscon está em manter essa sinergia, que torna todas as outras benesses possíveis.

Lembra que a gente comentou aqui que o Sinduscon não traz o resultado positivo sozinho?

Mas é zelando pela unidade entre as partes envolvidas na construção civil que o Sinduscon entrega sua melhor contribuição para o setor. Além das associadas, existem as principais entidades de classe da construção civil:

  • Ademi (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário);
  • Asbraco (Associação Brasiliense de Construtores);
  • Seconci (Serviço Social da Indústria da Construção Civil);
  • Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia);
  • Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia);
  • Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis).
  • Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção)

E a lista continua!

Além de ficar no quadrado da construção civil, o Sinduscon estende relações a entidades de outros setores. É o caso da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a qual estreia laços para fortalecer a atuação da Cbic, por exemplo.

Repetindo:

Fazer política é tão importante quanto saber executar um projeto!

Perceba que o Sinduscon tem tamanho suficiente para cobrar e fiscalizar o desenvolvimento de reformas que beneficiam a construção. O sindicato se manifesta diante do cenário preocupante e se envolve na política em busca de resultados socioeconômicos positivos.

Mas será que o Sinduscon também pode ajudar a construtora no dia a dia?

Diferença que o Sinduscon faz no dia a dia de uma obra

A construtora é uma empresa como todas as outras. É o tipo de negócio que requer conhecimento específico para desempenhar uma administração exemplar. E onde é possível buscar conhecer melhor o setor como um todo? Nesse momento, diante da dúvida, você deve recorrer ao Sinduscon.

Quando a construtora está presa ao dia a dia, não consegue ter uma visão completa do todo. As flutuações do mercado são sentidas como uma surpresa. Para permanecer de portas abertas é preciso ter visão de longo alcance.

Veja:

Um projeto pequeno de alvenaria tradicional pode levar seis meses para ser concluído. Quando a gente fala de construção, aborda um produto extremamente complexo e valioso. Mas também arriscado! Isso porque a construtora precisa de controle sobre o que vai acontecer nesses seis meses.

O Sinduscon tem o dever de orientar associados para que eles cuidem dos detalhes cotidianos, mas também consigam ver de longe os desafios.

Você está preparado para enfrentar uma crise se ela começar agora?

Crises fazem parte do dia a dia de qualquer empresa ou setor, independentemente da situação econômica, que é um complicador no cenário. Por isso, apoio como o do sindicato tem o benefício de transforma desafio em realidade.

Esses momentos de instabilidade podem sofrer influência, inclusive, em um âmbito micro. Perceba a que o ato de pensar que a crise vem sempre de fora do seu nicho e tem grandes proporções não corresponde aos desafios da construção.

Você entenderá melhor essa questão no próximo tópico.

Diferenças entre os Sinduscons

Uma empresa pode estar em crise no interior de Santa Catarina enquanto outra próspera no litoral nordestino. O turismo aquece a construção civil. Os booms imobiliários fazem história por todo país. Para entender cada detalhe desses fenômenos de perto, existe um Sinduscon.

Nenhum Sinduscon é igual ao outro!

Cada sindicato presta tipos variados de serviços. O Sinduscon do Distrito Federal, por exemplo, emite Certidões Negativas de Débito (CND). Tudo isso porque eles têm um convênio com a Receita Federal. Nem adianta busca por esse privilégio em outras unidades, pois a chance de não o encontrar é imensa.

O Sinduscon acaba sendo o reflexo da própria cidade ou região pela qual responde. Se você entrar no site do Sinduscon Rio de Janeiro, vai encontrar informes diários, semanais e mensais. Já no de São Paulo estão disponíveis as consultas a seguir:

  • Jurídica, na qual constam artigos, convenções coletivas e legislação;
  • Normas técnicas de segurança no trabalho;
  • E outras categorias que reúnem diversos documentos úteis para as construtoras.

O que você precisa entender é que cada sindicato também é fruto dos associados e do mercado local. Mas todos devem servir às construtoras com informações de qualidade. O CUB (Custo Unitário Básico), por exemplo, é obrigatoriamente divulgado pelo sindicato.

Cada região tem um valor de CUB!

Mas como organizar e manter a unidade entre os próprios Sinduscons diante das diferenças?

É aí que entra o Sinduscon-DF. Na capital do Brasil se concentram as principais decisões. E o sindicato de lá centraliza e mantém a coesão entre os demais.

Conclusão

Esse artigo foi feito para você conhecer, de uma vez por todas, as principais missões do Sinduscon. Agora que você já sabe tudo sobre o sindicato, pode dizer para a gente se esse conteúdo foi útil.

Não esqueça de curtir e usar o espaço dos comentários!

Em breve mais conteúdos sobre o Sinduscon serão divulgados. Então, não deixe de compartilhar suas dúvidas no Blog do Sienge! Quem sabe ela não vire conteúdo também?