banner sienge

Sienge Platform: novo produto amplia alcance do ERP da Construção

12 de junho de 2018

sienge platform

O Sienge, especialista em software para a gestão e operação de empresas da construção civil, lançou no dia 5 de junho o Sienge Platform: um novo conceito para o sistema de gestão utilizado por milhares de empresas que atuam na indústria da Construção.

A novidade permitirá a integração de várias aplicações ao sistema de gestão Sienge, possibilitando que os clientes do ERP (Enterprise Resource Planning) utilizem outras soluções de forma integrada.

Gestão eficiente

As empresas de Construção têm por característica um nível de gestão muito operacional​, cujo grau de complexidade aumenta conforme a demanda do mercado.

Muitas vezes, porém, o sistema de gestão principal da empresa não oferece soluções complementares para aumentar o controle sobre os processos. Por isso, os profissionais acabam recorrendo a planilhas e aplicativos específicos para resolver problemas pontuais.

Contudo, se por um lado, essas soluções permitem executar algumas atividades, por outro lado, criam uma dispersão de dados muito grande. Assim, o que deveria ser solução acaba gerando problemas na operação das empresas, tais como: 

  • Trabalho manual para manter as informações consistentes em diversas aplicações​.
  • Insegurança na sincronia das informações.
  • Custos com retrabalho.​


Com o Sienge Platform, você poderá evitar esses transtornos. Isso porque seu conceito de plataforma viabiliza a interação entre dois softwares, fornecendo um meio automatizado para realizar as operações de forma prática, segura e eficiente.

Vantagens do Sienge Platform

Ao transformar o Sienge em uma plataforma aberta a conexões com diferentes softwares e aplicativos,
você poderá:

  • Centralizar os dados da empresa​ em um só repositório.
  • Utilizar o ERP de sua empresa como uma plataforma aberta a conexões​.
  • Sincronizar dados​ com rapidez e segurança.
  • Trocar informações entre as aplicações​ com agilidade.
  • Reduzir custos com retrabalho​.
  • Reduzir o trabalho manual​.
  • Inserir e extrair dados do ERP, escalando e facilitando transações de todos os tipos.

sienge platform

API

O Sienge Platform utiliza APIs como recurso tecnológico para transacionar dados e informações.​ Essa sigla significa “Application Programming Interface” (ou “Interface de Programação de Aplicativos”, na tradução do inglês para o português). Ela se refere a um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web.

Para simplificar, podemos dizer que API é uma forma de comunicação entre aplicações.​

Elas servem para que um aplicativo “entenda” as instruções de outro aplicativo, permitindo assim a integração entre sistemas e a construção de novas funções fora do aplicativo padrão.​

sienge plaftorm

Requisitos

Para que você tenha acesso ao Sienge Platform, são necessários dois requisitos:

  • Adquirir um dos produtos do Sienge Platform.​
  • Hospedar o Sienge no Data Center da Softplan.


Mas talvez você esteja se perguntando: por que é necessário estar hospedado no Data Center da Softplan (a empresa que desenvolve o Sienge) para utilizar esse serviço?

A gente responde:

O Sienge Platform utiliza recursos e tecnologias avançadas que garantem alta eficiência, escalabilidade, interoperabilidade e flexibilidade, tudo atrelado a protocolos rígidos de segurança. Para que isso seja possível, são necessários ambientes controlados e monitorados 24 horas por dia, o que é garantido pelo nosso Data Center​.

sienge platform

Demanda dos clientes

De acordo com Luciano Cervo, gerente do Sienge Platform, a nova solução surgiu para atender a uma demanda dos próprios clientes e do mercado em geral, que busca tecnologias cada vez mais integradas para gerir suas operações.

“Os clientes sempre nos pediam uma forma fácil de conectar soluções do dia a dia ao Sienge. Isso já acontecia, mas de forma quase manual, com importação e exportação de arquivos. Agora, com nossos pacotes de conectores, tudo vai ser integrado de forma automatizada e inteligente”, afirma Cervo.

Sienge Connectors e Sienge APIs

O Sienge Platform conecta o ERP a outras ferramentas em duas modalidades. Uma delas é o  Sienge Connectors, que fornecerá APIs já desenvolvidas por meio de parcerias fechadas pelo próprio Sienge, como a Anapro (de vendas e marketing imobiliário), o App Facilita (de CRM), a Alcis (solução de logística) e a Suahouse (CRM).

A outra modalidade é o Sienge APIs, na qual os clientes poderão usar a interface de programação para integrar as soluções que utilizam no dia a dia em suas construtoras e incorporadoras ao Sienge ERP. Mesmo se você tiver um sistema desenvolvido de forma personalizada para sua empresa, poderá utilizar nossas APIs para integrá-lo ao Sienge. 

sienge platform

Parcerias

A abertura do Sienge, por meio do Platform, demorou nove meses desde o planejamento, passando pelos clientes que testaram o software de forma beta até o lançamento.

“Buscamos parcerias com softwares que atendam a alguns requisitos, como a possibilidade de conexão padronizada e escalável e que, por isso, fazem muito sentido para o nosso modelo de negócios e para os negócios de nossos clientes.

Continuaremos investindo para ampliar o número de parcerias e oferecer cada vez mais possibilidades de integração aos nossos clientes”, ressalta Luciano Cervo.

Conclusão

O Sienge ERP segue sendo a principal solução para gestão das empresas de Construção, mas agora com o benefício adicional de ser uma plataforma.

Como já vimos, isso quer dizer que  ele integra não só com os próprios módulos, mas também com outras ferramentas utilizadas no dia a dia da Construção Civil. E os benefícios disso são inúmeros!

Então, o que você está esperando? Fale com um consultor e descubra mais sobre o Sienge Platform!

Helena Dutra

  • Jornalista
  • Redatora e revisora
  • Especialista em Produção de Conteúdo para Web
 

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa