4 razões para você se tornar um especialista em viabilidade financeira e econômica para incorporações

Vanessa Farias

Escrito por Vanessa Farias

12 de janeiro 2018| 9 min. de leitura

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Ao iniciar um investimento de uma obra, muitos profissionais da indústria da construção logo a imaginam pronta para funcionar. E, muitas vezes, esquecem a etapa de planejamento. Mas é preciso segurar o impulso para que o negócio gere lucro, e não prejuízo.
A análise de viabilidade financeira para incorporações é essencial para planejar a obra de maneira adequada. É ela quem irá nortear as etapas seguintes.
Com base nas projeções e indicadores fornecidos pelo estudo de viabilidade, o projeto sai do papel com a segurança de que será possível controlar seus custos e, consequentemente, aumentar os ganhos. Caso os custos superem os ganhos, aí é hora de rever se vale a pena seguir em frente.
Em virtude da importância de ter um olhar atento à viabilidade financeira e econômica, os profissionais devem se preocupar em priorizar o seu estudo. Diante desse cenário, quem entende do assunto tem vantagem.
Por isso, preparamos este post para mostrar a você os 4 motivos para se tornar um especialista em viabilidade financeira e econômica para incorporações. E fazer a diferença no planejamento de um empreendimento imobiliário. Confira!

1 – Investir com segurança

Investir com segurança_Razões para você se tornar um especialista em viabilidade financeira e econômica para incorporações
O profissional que deseja aprofundar seus conhecimentos em viabilidade financeira para incorporações e se tornar um especialista entra em cena quando o objetivo de uma empresa é iniciar um investimento de modo seguro.
Investir com segurança é investir tendo como suporte a análise de viabilidade financeira e econômica de determinada incorporação. Isso porque é no estudo da viabilidade que será possível fazer uma projeção das receitas e custos.
O especialista será, então, capaz de definir os rumos do planejamento de viabilidade para que o projeto seja executado posteriormente e saberá identificar se a empresa tem orçamento suficiente para sua realização. Ele avaliará qualquer tipo de risco que determinado investimento possa gerar e atuará preventivamente.

2 – Saber medir bem os custos

Saber medir bem os custos_Razões para você se tornar um especialista em viabilidade financeira e econômica para incorporações
No projeto de viabilidade financeira e econômica para incorporações, o especialista é capaz de verificar quais serão os custos e medí-los o quanto possível para que não haja mais despesas além das previstas.
Os custos podem variar em três tipos diferentes:
    • Custos variáveis – Mudam conforme a produção e vendas, como matéria-prima e comissões.
    • Custos fixos – São constantes e independem do aumento ou da diminuição de produção e vendas, como equipamentos e instalações.
    • Impostos

Além disso, eles podem ser diretos ou indiretos.
Os custos diretos são referentes a todo serviço prestado para se chegar à edificação propriamente dita. São insumos representados, por exemplo, por materiais e mão-de-obra.
Já os custos indiretos são aqueles necessários para a execução da obra. Por exemplo, para fazer um canteiro de obra é preciso criar instalações, ainda que provisórias, como escritórios, banheiros, refeitórios e local para guardar os equipamentos. Toda essa estrutura é exigida por lei.
Além disso, também estão incluídos nos custos indiretos: água, telefone, produtos de limpeza, funcionários, entre outros.
É muito importante ter atenção, sobretudo, aos custos indiretos. Se o profissional não for experiente, pode acabar se esquecendo de incluí-los no estudo de viabilidade e tornar toda a análise inválida. Por isso, valorizar esse tipo de trabalho é crucial para o bom andamento de uma obra.

3 – Ajudar a empresa a ser bem sucedida

Ajudar a empresa a ser bem sucedida_Razões para você se tornar um especialista em viabilidade financeira e econômica para incorporações
Uma empresa só sobrevive se tiver lucro de seus investimentos. Isso é fato! Mas se os projetos selecionados não forem bem planejados – isto é, se houver muitos riscos – a chance de obter sucesso é muito menor.
Por isso, quando existe uma equipe responsável por criar e gerenciar o estudo de viabilidade, a possibilidade de lucro aumenta.
Ou seja, ser especialista na área de viabilidade financeira e econômica é sinônimo de melhorar as chances de lucratividade de uma incorporação, auxiliando nas tomadas de decisões e orientando em situações que exijam alternativas que melhorem as condições financeiras da empresa.

4 – Evitar erros clássicos

Evitar erros clássicos_Razões para você se tornar um especialista em viabilidade financeira e econômica para incorporações
É comum que existam muitas dúvidas na hora de fazer a análise de viabilidade financeira e econômica de um empreendimento.
Será que vale a pena construí-lo? O retorno sobre o investimento compensa os custos?
Esses questionamentos passam pela cabeça da maioria das pessoas. Mas o que diferencia os profissionais especializados no assunto daqueles que possuem pouco conhecimento são os erros cometidos.
Enquanto aqueles que não priorizam o planejamento se preocupam apenas com o superficial, o especialista está antenado aos mínimos detalhes.
De acordo com o consultor financeiro e especialista em viabilidade para incorporações, Pedro Beck Di Bernardi, um grande erro é tentar fazer tudo ao mesmo tempo.
“Captar a informação, modelar um plano no Excel, estimar volume da área, custo de obra, projetar preços, criar cenários, etc. No planejamento, o ideal é reunir uma equipe multidisciplinar (engenheiro, arquiteto, comercial e administrativo) para dar conta do recado”, explica Di Bernardi.
Caso um único profissional se responsabilize por reunir todos os dados para o projeto de viabilidade, alguma informação pode sair de controle e prejudicar todo o planejamento.
Tornando-se especialista no assunto e criando uma equipe focada na análise de viabilidade da obra, as inconsistências e erros do projeto serão bem menos frequentes.

Mas qual é o melhor momento para fazer o estudo da viabilidade de uma incorporação?

O estudo da viabilidade financeira e econômica deve ser feito em todas as etapas de uma incorporação. Veja o motivo:
Antes – Para auxiliar na seleção do projeto e na tomada de decisão.
Durante – Para saber se os resultados estimados se mantêm.
Depois – Para saber qual foi o resultado alcançado.
É normal que se foque apenas antes de iniciar a execução do projeto. Mas as 3 fases são igualmente importantes para manter os objetivos esperados e alcançar o sucesso do empreendimento.
No fim das contas, atuar como um especialista no tema, tornará a presença do profissional relevante em todos os momentos de um investimento imobiliário.

Conclusão

Sem um controle financeiro eficiente, as construtoras e incorporadoras ficam sem saber o que entra e sai do caixa da empresa. Isso pode gerar gastos que poderiam ser evitados e, pior, levar a empresa a sofrer uma crise financeira.
Muitos profissionais, como pudemos ver neste artigo, não valorizam ou não têm conhecimento suficiente para atuar como consultor em viabilidade financeira e econômica. E é nesse cenário que entra a importância da atividade de uma pessoa especializada.
Se você tem interesse em investir seus conhecimentos nessa área, saiba que fará parte da equipe responsável por realizar e controlar os processos relacionados à movimentação financeira de uma empresa. Além de analisar constantemente os indicadores de desempenho.
Para se tornar um especialista em viabilidade financeira e econômica não é difícil. Basta que se tenha interesse pelo tema e que seja uma pessoa multidisciplinar. Estudar o assunto vale a pena se a sua intenção é materializar uma ideia antes da sua execução, simulando situações e auxiliando a empresa a decidir pelo melhor investimento. Vá em frente!
Ficou interessado em se aprofundar no tema do post? Então assista AGORA MESMO à entrevista completa sobre viabilidade econômica para incorporações com o especialista Pedro Beck Di Bernardi!