Qual é o melhor software para gerenciamento de obras de Construção Civil?

Tomás Lima

Tomás Lima

Redator do Sienge
Graduado em Administração pela UFMG
Apaixonado por Construção Civil

7 de março

Você já deve ter notado que a tecnologia mudou para sempre a Construção Civil. E o uso de sistemas integrados para gestão de obras é um dos pontos altos dessa revolução.

E com tantas opções no mercado, pode ser difícil decidir qual é a mais indicada para a sua empresa.

É por isso que eu vou te ajudar a encontrar o melhor software para gerenciamento de obras de Construção Civil e deixar de lado as ferramentas comuns.

Neste artigo, você vai ver 3 pontos essenciais para escolher o melhor sistema de gestão de obras para a sua empresa. Vamos começar!

O que faz um software para gerenciamento de obras de Construção Civil ser o melhor?

A ideia de encontrar um bom sistema de gerenciamento pode parecer muito vaga ou subjetiva. Mas, para colocar de maneira simples, isso quer dizer que o melhor software é aquele que dá conta de todas as demandas das suas obras.

Mas o que isso significa?

Na prática, ele precisa ajudar a sua empresa a economizar tempo, dinheiro e aumentar a segurança em todos os aspectos do trabalho diário. Desde o planejamento de obras até a compra de materiais, tudo precisa ser melhorado.

software para gerenciamento de obras de Construção Civil

Por isso, antes de comprar um software de gestão para as suas obras, você precisa procurar por 3 coisas:

Funcionalidades

As funcionalidades mostram todo o poder de fogo de um sistema para gerenciamento de obras, ou seja, o que ele consegue (ou não) fazer. Só de ver os recursos que um software tem, dá para dizer se falta algo relevante.

Mas eu sei o que você está pensando:

“Quais são as principais funcionalidades que eu preciso procurar no software ideal para gerenciar minhas obras?”

Siga a lista a seguir, e você vai se sair bem na sua busca:

Integração entre as áreas da empresa

Uma empresa na qual os setores trabalham de forma isolada, sem boa comunicação, está fadada ao fracasso. E um dos principais propósitos de qualquer software de gestão de obras deve ser derrubar esse tipo de barreira.

Mas como?

Um sistema integrado oferece maior transparência e facilidade de acesso aos dados relacionados às obras. Com isso, é possível deixar o trabalho de todos muito mais interligado e prático.

Por exemplo, a engenharia precisa se comunicar bem com o setor de suprimentos. Este, por sua vez, tem de estar em sintonia com o departamento financeiro.

Capacidade de se conectar com outros softwares/aplicativos

Por mais que ter uma solução centralizada e completa seja interessante, nem sempre é prático e realista mudar todo o fluxo de trabalho. Isso quer dizer que algumas ferramentas que você já usa não devem ser substituídas, mas integradas a sua plataforma de gerenciamento.

E caso você esteja se perguntando:

“Talvez isso dê muito trabalho, e o time se perca com aplicativos demais”, saiba que vai acontecer o oposto!

Com as integrações certas fica mais fácil extrair dados combinados entre o seu ERP e outras ferramentas. Assim, você terá condições de tomar melhores decisões e de manter um controle mais preciso sobre todo o processo de trabalho.

Hospedagem na nuvem

A hospedagem na nuvem já se tornou padrão entre as aplicações de maior qualidade, em qualquer segmento do mercado. Ao procurar um sistema para gerenciamento de obras de construção civil, você não pode deixar isso de lado.

E aqui está o porquê disso ser tão importante:

Aplicações hospedadas na nuvem são muito mais seguras e práticas de trabalhar. Em vez de precisar instalar programas pesados em cada máquina, é só acessar o sistema online.

Além disso, ele contará com backups constantes das informações, o que protege seus dados em caso de problemas com o servidor.

software para gerenciamento de obras de Construção Civil

 

Ser modular

Outro ponto importante ao buscar um sistema para gerenciamento de obras de Construção Civil é não contratar mais do que a sua empresa precisa.

Como assim?

Muitos sistemas são completos, mas genéricos. Ou seja, eles contam com funcionalidades que a sua empresa não precisa. Além de custar mais caro, esse tipo de solução pode confundir a sua equipe e adicionar complexidade desnecessária ao processo.

Um sistema modular, ou seja, que conta com módulos separados para cada função desejada, é muito melhor. Assim, você contrata só o que vai usar e não tem problemas com desperdício ou complicações demais.

Ser especializado em Construção Civil

Existem muitos sistemas de gerenciamento de tarefas e projetos que contam com recursos adaptáveis a vários tipos de organizações e negócios.

Mas junto com essa flexibilidade, pode faltar suporte a partes importantes da sua rotina de atividades. É por isso que vale a pena investir em um software especializado em Construção Civil.

Uma solução assim tem muito mais chances de atender exatamente à sua demanda, sem colocar recursos demais ou deixar algo faltando.

Antes de continuarmos, gostaria de recomendar para você o Guia Para Comprar Software de Gestão na Construção Civil, que aprofunda em vários desses itens para acabar com suas dúvidas e te auxiliar nesse processo. Clique na imagem abaixo para baixar gratuitamente.

Guia para Comprar Software de Gestão na Construção Civil
Clique na imagem para baixar

Ter um bom suporte técnico

É muito comum ver empreendedores que pesquisam apenas preço e recursos, mas se esquecem de ver qual empresa de software para gerenciamento de obras de Construção Civil oferece o melhor suporte ao cliente.

Mas que diferença isso faz, afinal?

Se você ainda não considera a qualidade do suporte uma prioridade, veja 2 momentos em que isso pode impactar seu negócio de forma direta:

Problemas com o sistema

Mesmo a melhor das ferramentas está sujeita a enfrentar problemas. E quando isso acontecer, a resposta do time de suporte fará toda a diferença.

Um time bem preparado de suporte vai fazer de tudo para resolver a situação do melhor modo possível e não prejudicar o andamento das suas obras. Esse é o tipo de equipe que você precisa buscar.

Por outro lado, um time de suporte desalinhado pode agravar ainda mais o problema e até causar prejuízo para a sua empresa.

Dúvidas comuns

software para gerenciamento de obras de Construção Civil

Não é só em momentos de crise que você ou seus funcionários vão precisar do time de suporte. Pelo contrário, qualquer dúvida sobre o sistema deve ser prontamente respondida pela equipe de suporte.

Se isso não acontecer, você e sua equipe podem perder tempo demais com a implementação e  configuração das funções do ERP em vez de se concentrar no principal: a gestão da obra.

Então, pense nisso:

De que adiantaria ter as melhores funcionalidades se não tiver alguém para prestar ajuda e ensinar você a usá-las?

Ter uma empresa sólida por trás

Por fim, mas não menos importante, quem é a empresa por trás do sistema que você está prestes a contratar? É crucial que você saiba disso antes de considerar a compra de um software para gerenciamento de obras de Construção Civil.

Infelizmente, muitas empresas se aproveitam da falta de pesquisa dos clientes para vender soluções que não têm condições de entregar.

Mas como você pode evitar esse tipo de armadilha?

Por considerar os seguintes pontos:

  • Quem são os clientes atuais da empresa em questão?
  • Qual é a reputação da empresa no mercado?
  • Há quanto tempo a empresa está na ativa, e qual o seu histórico?

Agora que você já viu tudo que precisa para encontrar o melhor software para gerenciamento de obras de construção civil, está pronto para iniciar sua busca.

Mas e se você nem precisar fazer isso?

O Sienge preenche todos os requisitos que você acabou de ler a respeito. Mas a melhor forma de comprovar isso é por ver a nossa plataforma em ação.

Clique aqui e peça agora uma demonstração, ou ligue para (48) 3027 8110 e um dos nossos especialistas vai mostrar por que o Sienge já conquistou mais de 2900 clientes, e como pode ajudar também a sua empresa!