Programa para construção civil: como ganhar eficiência no seu canteiro de obras

Yan Bedin

Yan Bedin

Founder & COO na Prevision.

6 de julho 2021

Compartilhe

Ganhar eficiência no canteiro de obras é o desejo de todos os gestores. Até mesmo aqueles que já contam com processos alinhados e alcançam bons resultados, se preocupam com esse fator. Afinal, qualquer redução no índice de eficiência pode levar a resultados negativos. Por isso, contar com um programa para construção civil é fundamental.

As empresas que utilizam algum programa para construção civil conseguem organizar melhor seus processos, otimizar fluxos, automatizar etapas e ganhar tempo estratégico.

Sem a tecnologia, o planejamento e controle são feitos manualmente, com isso a obra perde agilidade, tempo e recursos que vão impactar em seu orçamento.

Se você já tentou usar alguns programas e não teve sucesso, o problema pode estar nas soluções que essas ferramentas oferecem. A escolha de um programa para construção civil deve ser estratégica e levar em conta os desafios enfrentados na obra.

Neste artigo, você vai ver como a Prevision é uma ótima solução para quem quer ganhar eficiência e ter os melhores resultados com a obra. Confira!

Como saber se o canteiro de obras é eficiente?

Alguns sinais revelam que a obra está perdendo mais do que ganhando e, para saber disso, muitas vezes, não é preciso fazer uma análise muito aprofundada.

Observando alguns fatores na rotina da obra é possível perceber onde estão as falhas de processo. Veja a seguir alguns exemplos de sinais que podem indicar a falta de eficiência em seu canteiro de obras.

Desperdícios frequentes

Muitos gestores acreditam que o desperdício é inerente à construção civil, pois é impossível evitá-lo. No entanto, o desperdício nas obras é um sinal de ineficiência, principalmente quando acontecem com muita frequência.

Quando sobra um recurso em uma etapa construtiva, isso pode significar que a compra daquele material não foi bem planejada. Outras alternativas são que a instrução sobre a sua utilização não foi bem feita, ou ainda que houve mal armazenamento.

Mão de obra parada

Você sabe dizer quantas vezes chegou em uma obra e encontrou os trabalhadores parados? Provavelmente, isso já aconteceu algumas vezes. Essa é outra situação corriqueira na construção civil, mas que também acontece por falhas de planejamento e cronograma.

A falta de planejamento na compra de materiais faz com que as entregas aconteçam com atrasos e, sem recursos, não é possível trabalhar. Para driblar o tempo ocioso dos trabalhadores, uma das alternativas é utilizar um programa para construção civil. Isso porque nele será possível prever todas as necessidades e prazos, garantindo que o fluxo da obra se mantenha.

Serviços com atrasos

Um serviço atrasado impacta em todas as tarefas que dependem dele, e pode prejudicar a entrega final do projeto. Embora cause prejuízos financeiros, impactos negativos para a imagem da obra e transtornos de forma geral, os atrasos também são bastante comuns.

Isso pode acontecer por diversos fatores. Um deles é a falta de um planejamento coerente com o projeto. Isso porque nem sempre o projeto é planejado estrategicamente: em alguns casos, o cronograma é desenvolvido de forma idealizada, mas não real.

Um exemplo é quando são determinados prazos sem a validação prévia junto aos fornecedores ou à mão de obra para identificar o quanto são factíveis.

Além desses, outros fatores podem estar relacionados com erros de processo, como falhas nos pedidos dos materiais, problemas logísticos, perda de materiais que foram mal armazenados e, consequentemente, precisam ser comprados novamente etc.

Falta de comunicação entre os times

A falta de comunicação prejudica diversos processos construtivos, principalmente os serviços no canteiro de obras. Sem uma comunicação alinhada, não é possível saber como estão as entregas, quais imprevistos estão impactando a condução das atividades, se houve atrasos nas entregas, se é preciso mudar a priorização de algumas atividades, entre outros dados que são fundamentais e impedem que o canteiro de obras alcance eficiência.

A integração de dados e o acesso facilitado às informações da obra é um fator fundamental, que deve fazer parte da rotina do gestor e outros profissionais da equipe desde o primeiro momento.

Porém, nem sempre isso é possível. O principal impeditivo é a falta de um programa para construção civil que reúna, de forma integrada, as informações de diferentes ferramentas e as disponibilize para todos.

Os problemas que podem impactar a obra são inúmeros, por isso o gestor precisa ter um olhar estratégico para o projeto, ser ágil na tomada de decisões e ter todas as informações acessíveis.

Ganhando eficiência com um programa para construção civil

Adotando um programa para construção civil, o gestor consegue eliminar todos os problemas que listei no tópico anterior e outros mais. A agilidade no acesso às informações e suas atualizações, bem como a visualização facilitada vão ajudar a tomar decisões com maior propriedade e de forma muito mais rápida.

Dessa forma, mesmo diante de imprevistos, o gestor conseguirá minimizar os danos causados a determinada etapa da obra. Para mostrar melhor como um programa para construção civil proporciona ganhos de eficiência para o canteiro de obras, listei alguns pontos-chave e exemplos. Continue lendo a seguir para conferir!

 

  • Plano de ataque estruturado

O plano de ataque é um planejamento claro e bem definido de por onde a obra vai começar e terminar. Ou seja, tudo que será feito em cada fase deve ser detalhado nesse documento, que deve ser feito por mais de uma pessoa.

De preferência, em conjunto com um mestre de obras ou representante dos profissionais que vão atuar diretamente no canteiro de obras.

O processo deve ser feito dessa forma para garantir que o planejamento está sendo estruturado de forma realista e objetiva, sem idealizações e é preciso alinhar Prazos X Realizado para não haver atrasos.

Com a Prevision, o engenheiro da obra e o time conseguem estruturar o plano de ataque em poucas horas. E quando se utiliza um programa para construção civil isso não acontece. Além disso, com a plataforma, é muito mais fácil atualizar as informações no futuro.

Adotando a técnica de linha de balanço, o cronograma é atualizado automaticamente de acordo com as informações adicionadas nas dependências de serviços.

 

  • Layout de instalações definido com um programa para construção civil

A ideia aqui é fazer um mapeamento de onde será o que no canteiro de obras. Com esse desenho, é possível definir previamente onde serão colocados os materiais assim que forem entregues, além da disposição de cada área.

Esse planejamento vai proporcionar maior agilidade, pois todos saberão previamente onde será cada ambiente, como almoxarifado, refeitório, escritório etc. Além de conseguirem orientar os fornecedores rapidamente, indicando a área de descarregamento, entrada e saída de caminhões, entre outros.

 

  • Planejamento de compra de materiais e contratação de mão de obra

Entre os fatores que mais geram gargalos na obra estão os atrasos nas entregas de materiais e a falta de mão de obra para executar o serviço no tempo certo – e até mesmo o excesso de mão de obra quando há menos trabalho para executar.

O planejamento é fundamental para organizar esses processos. A compra de materiais é feita de forma coordenada com as atividades que serão realizadas e sempre que for necessário contratar mais profissionais, será possível identificar essa demanda antecipadamente.

Da mesma forma, é possível identificar previamente quando haverá redução nos serviços e parte da equipe pode ser dispensada.

 

  • Segurança e motivação para os colaboradores

A adoção de um programa para construção civil influencia diretamente na segurança e na motivação dos colaboradores, consequentemente, isso aumenta a eficiência no canteiro de obras.

O uso da tecnologia da Prevision, por exemplo, proporciona maior previsibilidade e facilita o controle dos processos. Dessa forma, é possível programar os processos para serem realizados com planejamento e organização. Isso evita que acidentes aconteçam.

Além disso, os profissionais trabalham mais motivados quando os erros e os desperdícios são minimizados. A visualização do sucesso das entregas ajuda a tornar os colaboradores mais confiantes com seus trabalhos.

Controle de qualidade com um programa para construção civil

Ao mesmo tempo em que o projeto é executado, é preciso acompanhar as entregas e garantir a qualidade do serviço que está sendo entregue. Por meio da plataforma da Prevision, você consegue confirmar quais serviços foram executados.

Utilizando a tecnologia da Prevision, os processos mais estratégicos da obra são automatizados, minimizando os desperdícios, as falhas e os atrasos. A obra ganha mais eficiência e agilidade, além de reduzir burocracias e permitir visualização das tarefas em um fluxo mais organizado.

Alguns exemplos dessas tarefas são: medições, acompanhamento de metas semanais e mensais, registros fotográficos dos serviços, geração de relatórios e muito mais.

Quer saber como a Prevision pode ajudar seu negócio? Converse com nosso time de especialistas!

 

 

Compartilhe