20 app para engenheiros que você precisa ter

Juliana Nakamura

Escrito por Juliana Nakamura

2 de abril 2019| 9 min. de leitura

Compartilhe

Na era dos smartphones, ter ferramentas úteis ao alcance das mãos é imprescindível. Há app para engenheiros que podem significar dinamismo, produtividade e assertividade na rotina profissional. O app certo poderá resolver muitos problemas na engenharia civil.

Então, que tal conhecer app para engenheiros bastante interessantes?

Listamos vinte ferramentas que executam funções variadas. Há desde aplicativos para engenheiros que fazem contas complexas até instrumentos de apoio ao planejamento ou que simulam questões relacionadas à mecânica dos fluídos, por exemplo.

Confira!

1. A360

Este app é a versão mobile do AutoCAD 360 e um dos principais para engenheiros. Então, permite criar, editar e visualizar desenhos DWG e mais de 50 formatos de arquivos diferentes, compatíveis com BIM.

Tem armazenamento na nuvem. Além disso, possibilita acesso a dados offline. Disponível para Android, iOS e Windows, em versões gratuita e paga.

A360 Buildin

 

2. PlanGrid

Plangrid Buildin

Com esse app para engenheiros é possível fazer, em campo, marcações, fotos, listas de pendências e relatórios diários em tempo real com toda a equipe, além de compartilhar planos.

Tem mais de 50 milhões de plantas carregadas. Logo, pode ser utilizado em projetos de construção de diferentes portes. Disponível para Android, iOS e Windows, é pago, mas disponível para teste gratuito por 21 dias.

3. Construct App

ConstructApp Buildin

Plataforma de gestão de projetos para resolver pendências em tempo real. Assim, é um aplicativo que permite distribuir e acompanhar atividades, tomar decisões importantes e gerir equipes.

Além disso, permite fazer relatórios fotográficos, vistorias em obras e imóveis, gerar e enviar relatórios, além de gerir serviços e atividades.

Disponível também em versão web, esse software pago trabalha com armazenamento de dados na nuvem. É utilizado por empresas como Tecnisa, MRV Engenharia e Construtora Mello Azevedo. Para Android e iOS.

É um dos app para engenheiros mais conhecidos no Brasil.

4. Engineering Unit Converter

Disponível apenas para Android, este app para profissionais de engenharia é um conversor de unidades abrangente e fácil de usar. Dispensa conexão com a internet para funcionar e é personalizável.

5. MSCalc

Voltado para fazer cálculos de estruturas de concreto armado, atende à NBR 6118. Assim sendo, permite o dimensionamento de lajes, vigas, pilares e fundações, gera relatórios de memória de cálculo em PDF, dentre outras funções.

No modo lite, gratuito, permite dimensionamento de estruturas de pequeno porte. No modo profissional, pago, pode-se realizar dimensionamento de estruturas de quaisquer portes. Para Android, IoS e Microsoft.

6. MyScript Calculator

Essa calculadora é interessante por permitir a realização de contas como se você tivesse caneta e papel à mão. Com o dedo, é possível registrar o cálculo, desde os mais simples até os mais complexos.

MyScript Calculator Buildin

A partir da sua anotação, o app faz a conta. Lúdico, MyScript Calculator está disponível para os sistemas operacionais Android (gratuito) e iOS (pago).

7. Wolfram Alpha

WolframAlpha Buildin

Indicado para a realização de cálculos matemáticos, é um dos app para engenheiros mais populares. Então, com comandos simples, permite resolver problemas de álgebra, trigonometria, teorias dos números, funções lógicas e até problemas de física e química. Para IoS e Android, pago.

8. Wunderlist

Ferramenta de gerenciamento de tarefas. Além disso, permite criar listas de atividades com alertas, notas e pastas. As informações são sincronizadas em nuvem, permitindo gestão remota da rotina.

Assim, na versão paga, as equipes trabalham em conjunto, com tarefas compartilhadas entre várias pessoas e discutidas em chat integrado. Disponível para iPhone, iPad, Mac, Android, Windows, Kindle Fire e a Web, funciona nos principais dispositivos do mercado.

9. FrameDesign

Disponível para Android e também em versão web, é indicado para engenheiros civis, mecânicos, arquitetos e estudantes que desejam desenhar estruturas hiperestáticas em 2D com base no método dos elementos finitos.

10. Phy – Physics formulas and calculator

Physics formula and calculator Buildin

Promete facilitar a vida de quem precisa resolver equações complexas. Disponível para download gratuito para Android e iOS, possui função calculadora científica. Assim, tem mais de 120 fórmulas que atendem às principais áreas da física.

11. Construcalc

Foi desenvolvido para auxiliar pequenos construtores a gerir com precisão os insumos utilizados em obra. Assim, ajuda, por exemplo, a calcular a quantidade de concreto, blocos, revestimentos, gesso e tintas, entre outros materiais. Disponível para Android e IoS.

12. MagicPlan

Um dos app para engenheiros mais populares, é gratuito e mede ambientes e cria plantas por meio de fotografias. Por isso, as plantas são armazenadas na nuvem e podem ser acessadas a qualquer momento. A ferramenta é oferecida também no modo pago com recursos extra, como gerar arquivos em formato jpg e pdf.

13. iCircuit

Com esse app você pode simular os circuitos do seu projeto. Ou seja, basta inserir as informações que a ferramenta te mostra, em tempo real, se sua proposta é factível. Simples de usar, é um dos app para engenheiros mais indicados para estudantes interessados em esboçar circuitos e componentes.

14. Graphing Calculator

A ferramenta foi desenvolvida para substituir calculadoras gráficas e científicas de modo simplificado. Disponível para IoS e Android.

15. iEngineer

Desenvolvido para engenheiros, iEngineer é um banco de dados abrangente com informações variadas sobre elementos de fixação (porcas, parafusos etc.). Gratuito, é oferecido apenas para IoS.

16. Evernote

Embora não seja um dos app para engenheiros, é bastante útil para os profissionais que precisam organizar ideias.

Permite fazer anotações rápidas para guardar uma ideia que veio à mente. Assim, tais anotações podem ser feitas em texto, em imagem e voz. Oferecido em versões gratuita e paga. Disponível para iOS e Android.

17. iHand Carpenter

ihand Plumb bob, Level Ruler Buildin

Transforma seu smartphone em uma múltipla ferramenta de medição. Assim, incorpora transferidor, régua, barra de nível, nível de superfície e nível de prumo. Útil tanto para engenheiros quanto para arquitetos para, por exemplo, verificar a verticalidade das paredes, medir ângulos e verificar planicidade.

18. EveryCircuit

Indicado para técnicos e engenheiros, é um simulador interativo de circuitos eletrônicos. A ferramenta, que é paga, conta com ampla biblioteca de circuitos. O app roda nas principais plataformas móveis e desktop. Além disso, permite sincronização entre dispositivos.

<span data-mce-type=”bookmark” style=”display: inline-block; width: 0px; overflow: hidden; line-height: 0;” class=”mce_SELRES_start”></span>

19. Sun Seeker

Sun Seeker Buildin

Esse é um dos app para engenheiros mais divertido do que técnico. Logo, tem seu valor ao permitir saber a posição solar em uma construção. A ferramenta é paga, usa GPS, magnetômetro, acelerômetros e giroscópio.

20. GraphPad Pro

App para engenheiros que permite desenhar rapidamente na escala correta. Ou seja, boa pedida para editar plantas sem perder precisão. Disponível para IoS.

A versão freeware fornece acesso a todos os recursos, mas é restrita a uma única página de desenho. Assim, a versão paga permite criar quantidades ilimitadas de desenhos.

Conclusões sobre app para engenheiros

Você já conhecia os melhores aplicativos para construção civil?

Se você ainda não utiliza esses app gratuitos e pagos, tente fazer um teste. Assim, veja se eles podem dar mais agilidade para seu dia a dia.

Assim, se você quer conhecer ainda mais ferramentas, não deixe de baixar a planilha que preparamos com mais de 60 dos melhores app para engenheiros.

Confira, ainda, outros conteúdos sobre a aplicação da tecnologia na formação e na qualificação dos profissionais de engenharia.

Então, se esse conteúdo foi útil para você compartilhe o que achou. Até breve!