Plataforma BIM: Tudo sobre a grande tendência da Construção

Vanessa Farias

Escrito por Vanessa Farias

30 de agosto 2022| 19 min. de leitura

Compartilhe
Plataforma BIM: Tudo sobre a grande tendência da Construção

Plataforma BIM é a modelagem da informação da construção, que permite criar plantas de construção inteligentes. Ou seja, consegue-se inserir informações úteis como insumos, metragem e espessura, em cada parte dessa planta. Se ainda não conhece, baixe nosso ebook gratuito, Tudo sobre BIM.

Um projeto arquitetônico realizado em BIM, por ter uma visão espacial em 3D, já auxiliaria a encontrar erros. Ao integrar com informações, possui uma geometria que auxiliará em todo o processo da construção. Isso envolve planejamento, serviços preliminares, planejamento, orçamento, fundação, estrutura, instalações elétricas e hidrossanitárias.

Na imagem abaixo, de uma planta de banheiro desenvolvida na plataforma BIM, é possível ver todos os componentes necessários. Clicando na pia, por exemplo, sabe-se informações como seu custo e quantas unidades desse modelo existem em estoque.

Banheiro em Plataforma BIM

 

Resumindo: Na plataforma BIM, une-se uma maquete, o orçamento, estoque e adiciona tudo que vai dentro do edifício. Fica mais fácil de saber, se algo vai dar errado ou não, certo?

5 níveis da Plataforma BIM: 3D, 4D, 5D, 6D e 7D

Apesar de conhecido pelo nível “BIM 3D”, há diferentes profundidades de utilização, com diferentes objetivos. Conheça melhor os “D” do BIM:

Plataforma BIM 3D: foca na visualização em aspecto espacial, permitindo que todos vejam as alterações realizadas no mesmo instante que são feitas. Também ajuda que o trabalho seja realizado de forma colaborativa através da integração de dados de diferentes área. Ou seja, integra desde arquitetos, passando pelos fornecedores de materiais até a área de engenharia.

BIM 4D: Utilizado na prevenção de riscos, permitindo uma visualização prática do planejamento da construção. Esse segundo nível de BIM, auxilia na gestão de conflitos, antecipando análises que seriam feitas apenas no momento de execução.

BIM 5D: Nível de orçamentação, mostra o impacto do custo ao longo do tempo, fazendo um trabalho análogo a Planilha de Cronograma Físico-Financeiro. O benefício do BIM 5D? Um maior acerto na previsão do orçamento.

BIM 6D: Num mundo que preza cada vez mais o uso sustentável dos recursos naturais, esse nível trabalha na análise do consumo de energia, que resultará em escolher equipamentos de alto desempenho (e que consumam menos energia proporcional). Esse nível é amplamente incentivado pela Green Building Council.

BIM 7D: Nesse nível há um foco na manutenção das instalações, resultando em benefícios como a substituição mais rápida das peças. Tem grande serventia para os líderes de projetos que precisam gerenciar todo o tempo de vida de um empreendimento.

Vantagens da Plataforma BIM

Pergunte a qualquer empresário da construção:

Você quer aumentar sua produtividade? A resposta mais provável é um sonoro sim! Essa é uma das propostas da plataforma BIM, que permite que várias pessoas editem o projeto ao mesmo tempo. E ainda gera produtividade por evitar fazer algo mais de uma única vez, o famoso retrabalho, visto que consegue-se ver em tempo real se há algum conflito, como um pilar ficando na frente do elevador.

Outro ponto muito comentado pelas construtoras que utilizam a plataforma BIM é a possibilidade de modelar objetos já inserindo as suas propriedades físicas. Além de poupar tempo em etapas futuras, torna o projeto de engenharia integrado, permitindo uma análise mais precisa de como está a obra e com isso facilita a tomada de decisão.

Se você sabe o custo real de modificar superficialmente o banheiro do quarto, consegue decidir: Vale a pena ao ponto das pessoas pagarem um pouco mais, por esse pequeno acréscimo de qualidade?

7 principais vantagens da plataforma BIM

Em uma pesquisa realizada pela Autodesk e McGraw-Hill Construction, ficou evidenciado as 7 principais vantagens do uso da plataforma BIM na visão de proprietários de projetos de infraestrutura.

Veja como ficaram distribuídas as respostas:

  1. 44% – Melhores resultados;
  2. 44% – Redução no retrabalho dos projetos em plataforma BIM;
  3. 38% – Menos litígios de sinistros;
  4. 33% – Redução de erros em documentos;
  5. 33% – Redução no tempo do fluxo de trabalho;
  6. 33% – Redução na duração do projeto;
  7. 22% – Redução no custo da construção.

O fato dos custos ter ficado apenas na 7º posição como principais vantagens da utilização do BIM, difere de outros estudos, como o da Dodge Data & Analytics. Nela 48% dos profissionais da construção entrevistados, olham uma redução de custos de pelo menos 5% no final do projeto, por utilizar a plataforma BIM e não outras plataformas.

Outras duas vantagens levantadas pelo estudo são:

  • Mais de 51% vêem claramente uma redução no tempo de projeto;
  • 31% dos respondentes observaram melhoras significativas, de aproximadamente 25%, na produtividade do trabalho.

Você sabia que o Sienge é integrado com o BIM? Não? Clique aqui e confira!

Desvantagens da Plataforma BIM

Apesar da utilização da plataforma BIM ser uma grande tendência no ramo da construção existem alguns aspectos que merecem atenção. Separamos os cinco principais pontos que devem ser analisados antes da escolha de utilizar o BIM:

  • Incompatibilidade com parceiros de projetos: Não é todo mundo que utiliza o BIM (infelizmente!). Sempre existirá o risco de algumas das empresas que você precisará envolver-se, não trabalharem.
  • Falta de profissionais qualificados: Como uma tendência da construção relativamente nova, existe poucos profissionais aptos no mercado. Assim o empresário da construção precisa investir em consultorias e treinamentos.
  • Interoperabilidade: A integração do BIM com outros softwares pode ocasionar problemas. Inclusive podem tonar impossível sua utilização no projeto de construção.
  • Investimento: Será necessário comprar um novo software especializado na tecnologia BIM.
  • Problemas jurídicos: há em trâmite na Câmara dos Deputados e no Ministérios do Planejamento, leis que tragam uma segurança legal aos prestadores de serviço de BIM.

Melhores softwares para a Plataforma BIM

Separamos para você, uma lista com os 4 melhores softwares para a plataforma BIM, que foi criado em 1994 quando teve o desenvolvimento do formato de arquivo aberto IFC (Industry Foundation Classes). Esse formato foi fundamental para integrar diversas ferramentas e permitir a criação de um projeto completo.

Mas porque usar um software específico de BIM, se podemos usar o AutoCad?

Pois você perderá todas as informações ricas que o BIM gera através de seus modelos e se transformará apenas em uma grande maquete 3D.

Então, aproveite nossa lista dos 4 softwares BIM mais usados no mercado:

Revit Architecture

Um dos softwares de BIM mais conhecidos do Mercado,  disponibiliza para o profissional diversas ferramentas como cortes automáticos, quantitativos e toda a parte orçamentária. Foi desenvolvido pela Autocad / Autodesk.

Vectorworks Architect

Relativamente fácil de usar, o Vectorworks Architect é um dos preferidos das construtoras, incorporadoras e escritórios de arquitetura que querem começar no BIM. Essa indicação para quem inicia, se dá pela possibilidade de criar projetos 2D em ambiente 3D simplificado, sem perder a possibilidade de edição. Também é uma opção mais barata em relação ao Revit Architecture.

ArchiCAD

Um dos preferidos dos arquitetos e indústria do design. O Archicad permite projetar grandes obras de maneira colaborativa, através do TeamWork. Com essa tecnologia, o projeto fica na nuvem, permitindo que profissionais de todo o mundo se envolvam. Fácil e intutivo, essa plataforma BIM tem compatibilidade com softwares como o Valare.

Bentley Architecture

A coordenação automática de documentos de projeto e construção, que reduz erros e omissões, faz o Bentley Architecture ser a escolha de muitas empresas, principalemente internacionais. É utilizado normalmente por empresas maiores, que querem um grau de detalhamento aprofundado. Um ponto de atenção é ser um software pouco intuitivo.

Plataforma BIM pelo mundo

O BIM é uma realidade mundial, vista como evolução no processo construtivo. Confira como é a realidade de 5 países sobre a utilização da plataforma BIM em seus projetos:

Estados Unidos: Em 2006, a General Services Administration (GSA) decretou a obrigatoriedade da utilização do BIM. Obrigatoriedade válida para a fase de projetos de novos edifícios públicos.

Europa: Em 2016, houve uma reunião oficial com 14 países com objetivo de fomentar a utilização de BIM na administração pública na Europa. Para tal foi criado o “EU BIM Task Group”.

Chile: desde 2011, o Ministério de Obras Públicas exige BIM em licitações de hospitais.

Finlândia: Foi um dos pioneiros na utilização do BIM. A Senate Properties obriga o uso do BIM em seus Projetos desde 2007.

Reino Unido: Com objetivo de se tornar líder mundial em plataforma BIM, o Reino Unido procura reduzir o custo dos projetos de construção em 20%. Além da visão sustentável, procurando reduzir a emissão de carbono

Quer saber como está na realidade brasileira? Confira nossa palestra online e gratuito “BIM na Construção. Tudo sobre BIM na Engenharia Brasileira”.

 

3 Melhores vídeos sobre a Plataforma BIM

Como uma empresa pode saber se está preparada para implementar o BIM?

O especialista Antônio Meirelles, CEO da ndBIM Virtual Building, uma empresa de consultoria e serviços de BIM, tem essa e outras respostas na ponta da língua. E já começa com uma boa notícia:

A grosso modo, todas as empresas estão preparadas para implementar a tecnologia BIM em seus processos e obras. O que acontece, em muitos casos, é apenas uma confusão desnecessária, na qual os responsáveis pensam que precisam de uma mudança radical e disruptiva na empresa.

Na verdade, é preciso fazer o oposto:

BIM é uma metodologia que precisa ser aplicada nos processos atuais da empresa. Isso envolve investimento em tecnologia, em mudança cultural e treinamento de pessoas. Mas não exige que se mude todos os processos e padrões.

projeto 3d

Como preparar a empresa para implementar o BIM?

Um dos principais fatores a considerar quando se pensa em implementar o BIM é na forma como a mudança precisa ser estruturada. O Antônio Meirelles destaca muito bem isso quando levanta os dois principais elementos dessa estrutura:

Pessoas e tecnologia. De um lado, é precisa lembrar-se de que as pessoas precisam de treinamento para aprender a trabalhar no novo modelo de projeto. Além disso, elas precisam de tempo para se adaptar e alcançar todo seu potencial. Isso quer dizer que não é anormal perder um pouco da produtividade no início da mudança.

Além disso, o BIM roda renderizações em 3D que são muito pesadas e exigem bastante da máquina. Isso significa que talvez seja preciso investir em computadores mais potentes e softwares de qualidade, que facilitem e melhorem o trabalho em vez de dificultá-lo.

Existe diferença entre trabalhar com projetistas internos e externos?

Outro fator que precisa ser levado em conta ao preparar sua empresa para implementar o BIM é: vale a pena trabalhar com projetistas internos ou terceirizar o serviço?

Segundo o Meirelles, depende da estratégia da sua construtora. Se o foco da empresa é fazer obras de baixo padrão, como o programa Minha Casa Minha Vida, compensa ter projetistas internos. Afinal, é mais eficiente por conta da padronização que esse tipo de imóvel apresenta.

Já construtoras que realizam investimentos de alto padrão precisam pensar em diferentes conceitos, muitas vezes exclusivos, para agradar aos clientes. Nesse caso, pode valer a pena ter projetistas externos que se adaptem a necessidade de cada projeto.

BIM 2

Como o mercado está mais maduro, já existem profissionais que podem realizar esse trabalho de forma externa. É preciso só acompanhar a qualidade e os resultados apresentados antes.

O que os profissionais que trabalham com BIM precisam saber?

Hoje em dia não é suficiente que os profissionais responsáveis pela implementação e uso do BIM conheçam os aspectos técnicos da projeção. A metodologia envolve diversas áreas, e permeia todo o planejamento da obra.

Por isso, é importante que o projetista saiba as dificuldades dos outros profissionais, além dele, que vão trabalhar no projeto. Esses outros profissionais podem trabalhar em aspectos como:

  • levantamento quantitativo e qualitativo de materiais necessários;
  • gestão e manutenção do prédio depois de pronto;
  • entre outros.

Essa necessidade de entender as necessidades e dificuldades de colegas que não trabalham diretamente com o projetista exige que ele tenha uma visão ampla do processo.

Qual a participação do BIM Manager no processo de implementação?

Em primeiro lugar, Antônio Meirelles destaca que o BIM Manager não pode ser alguém que tem apenas um curso de BIM. A função de manager, ou gestor, obriga que ele tenha conhecimento e prática na área de construção. Caso contrário não conseguirá desempenhar a função, por mais que tenha conhecimento operacional da tecnologia.

Dito isso, é papel do BIM Manager:

  • especificar o processo;
  • definir fluxos de trabalho entre as equipes;
  • organizar o modelo de trabalho;
  • distribuir o trabalho entre todos os envolvidos.

Em outras palavras, o BIM Manager tem sim um papel importante no processo de implementação e execução. Aliás, ele é a pessoa responsável por convencer os envolvidos a adotar o BIM como metodologia de trabalho. Afinal, sem a colaboração dos funcionários não adianta ter o investimento financeiro.

Como escolher o melhor software?

A lista de Antônio Meirelles para escolher um software de qualidade inclui:

  • facilidade de uso;
  • curva de aprendizado baixa, para agilizar a adoção;
  • escalabilidade, para permitir que toda a empresa use BIM no futuro sem trocar de ferramenta.

Mas é claro que não pára por aí. É importante conhecer os softwares disponíveis no mercado para atender a necessidade prioritária da empresa. Ou seja, não é questão de saber quem faz mais, e sim de quem faz melhor o que você precisa que seja feito.

Por onde começar na implementação?

O foco de qualquer empresa é o lucro. Então vale a pena começar a aplicação do BIM em áreas que provem o valor do investimento o quanto antes. Por quê?

É isso que vai dar a prova necessária para todos na empresa de que vale a pena investir em mais tecnologia, mais treinamento e ampliar a mudança cultural para toda a operação. Se o investimento se prova rentável, ele se estabiliza e ganha um voto de confiança maior porque a percepção do risco do BIM fica menor.

Como amadurecer os processos da empresa para otimizar o uso do BIM?

A principal dica de Meirelles para otimizar a implementação do BIM e organizar os processos de forma definitiva é ter um responsável por colher o aprendizado de cada teste feito. Não vale nada realizar programas piloto sem uma pessoa designada para transformar toda a informação em lições práticas.

O ideal é que essa pessoa seja o BIM Manager, a pessoa que vai conduzir o processo e pensar em como todo o fluxo de tarefas deve se encaixar no contexto da empresa. Depois de colher os aprendizados dos testes, ele poderá criar programas de treinamento mais amplos para toda a empresa.

desenho as built

De toda forma, o principal é integrar as funções de tecnologia disponíveis para a empresa. Usar um bom sistema de gestão para construção civil, que integra soluções BIM com outras necessidades da empresa, é um ótimo modo de fazer isso.

A implementação da metodologia BIM é uma questão de tempo para todas as empresas do setor construtivo. Quanto antes você investir nessa mudança gradual, mais cedo terá resultados. E lembre-se: o BIM não exige uma disrupção, apenas os investimentos certos.

E se ainda resta qualquer dúvida sobre os ganhos que a sua empresa terá com o BIM, leia nosso artigo com 4 bons motivos para usar o BIM em seus projetos agora mesmo!

Gostou de conhecer sobre a Plataforma BIM? Compartilhe esse conteúdo com seus colegas no Facebook, Linkedin ou Twitter. E fique à vontade para tirar dúvidas ou dar sua opinião, usando o campo de formulário abaixo.

Acesse também o nosso Guia de informações sobre BIM, nele você encontrará tudo sobre BIM em um só lugar com materiais, vídeos e artigos com muitas informações para tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Até mais!