Diário de obras: dicas práticas, modelo e vídeo para sua construtora!

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

4 de novembro 2015| 7 min. de leitura

Compartilhe
Diário de obras: dicas práticas, modelo e vídeo para sua construtora!

Controlar sua obra para otimizar recursos e tempo de serviço. Tudo isso deve ser possível com um diário de obras bem feito. O principal objetivo do diário de obra é possibilitar o registro das informações do dia a dia da obra. Esse registro pode ser feito em campo, via tablet ou smartphone, ou no escritório.

A Resolução nº 1024 de 21/08/2009 / CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, instituiu a obrigatoriedade de adoção do Livro de Ordem de obras e serviços de Engenharia e profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea.

O diário de obras é o documento utilizado para registrar as principais atividades executadas em um empreendimento, no qual consta a assinatura do responsável técnico, que formaliza o acompanhamento desses registros.

O CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) orienta à todas as empresas da indústria da construção que mantenham em suas obras registros diários atualizados. O diário de obras é o documento utilizado para registrar as principais atividades executadas em um empreendimento, no qual consta a assinatura do responsável técnico, que formaliza o acompanhamento desses registros.

As anotações devem ser feitas diariamente, apontadas de maneira objetiva e sempre levando em consideração detalhes mais relevantes (como o uso de recursos extras, locações de maquinário, condições climáticas e de trabalho). Uma anotação completa pode ser feita da seguinte forma: devido à chuva de hoje, não conseguimos finalizar a pintura. Assim sendo, há possibilidade de prorrogação na entrega da obra.

Mais que um memorial, o diário de obras também é um documento de aprendizado, no qual o engenheiro e sua equipe podem analisar cada etapa da execução da obra, criando um histórico que vai apoiar no planejamento estratégico dos próximos projetos. Além disso, é o instrumento que permite justificar um atraso na obra para o cliente e oferece subsídios para a negociação com fornecedores, por exemplo. Por isso, ele deve ser preenchido com atenção.

Para te ajudar nessa importante tarefa, listamos cinco dicas práticas sobre como preencher seu diário de obras. Confira:  

# Dica 1: Seja objetivo

Escrever de maneira objetiva não quer dizer ser superficial no relato. “Reparos com concreto” é algo muito vago, levando em consideração, por exemplo, uma obra de 4 pavimentos. É preciso ser específico, anotando: “reparos com concreto no primeiro pavimento, apartamento 11” ou ainda “a cremalheira apresentou falhas e foi solicitada sua reposição no dia 04/10”. Em caso de auditoria ou conferência dos serviços terceirizados, essas informações são muito relevantes.

# Dica 2: Pontue as condições climáticas

A condição climática é uma das informações mais importantes do diário de obra, já que o tempo é um grande influenciador do ritmo do projeto e das possibilidades de executar algumas atividades fundamentais, como fundação, pintura e cimentagem. Com o correto preenchimento do diário, uma excelente solução de tecnologia pode criar um gráfico que represente o histórico climático, com impacto na execução do empreendimento, por exemplo:

# Dica 3: Aspectos de segurança

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem cerca de 1,3 milhões de acidentes de trabalho durante um ano no Brasil, que têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção e más condições do ambiente e processos de trabalho. Fazer anotações diárias sobre os riscos e os acidentes permite que sejam identificados os pontos de melhoria nesse aspecto, com o objetivo de reduzir os riscos para os empregados.

gráfico de Turnos por Condições do Tempo

# Dica 4: Liste todos os funcionários

É imprescindível que no diário estejam mencionados o nome de todos os profissionais envolvidos nas tarefas no dia e sua função específica, incluindo os terceiros. Assim, pode-se confirmar a presença dos especialistas necessários em cada etapa da edificação e essa anotação também funciona como uma ferramenta de apoio à área de Recursos Humanos para o controle de presença e produtividade.

# Dica 5: Atualize sempre!

O diário de obras é um documento vivo. Isso significa que ele não precisa seguir um padrão eternamente. Ele pode (e deve!) receber alterações e ser incrementado com mais informações que o ajudem a se tornar ainda mais claro, com informações que propiciem a criação de um histórico, além de compreender os principais desafios.

Mais que um memorial, o diário de obras também é um documento de aprendizado, no qual o engenheiro e sua equipe podem analisar cada etapa da execução da obra, criando um histórico que vai apoiar no planejamento estratégico dos próximos projetos. E as fotos podem ser fundamentais nisso.

Além disso, é o instrumento que permite justificar um atraso na obra para o cliente e oferece subsídios para a negociação com fornecedores, por exemplo. Por isso, o diário de obras deve ser preenchido com atenção.

Clique aqui e baixe grátis um

MODELO DE DIÁRIO DE OBRA

O módulo Diário de Obras da Sienge pode ser integrado aos demais módulos da empresa, como o de Recursos Humanos e Financeiro, por exemplo, trazendo ainda mais produtividade e competitividade para a sua construtora. Veja como ele funciona aqui:

Para mais informações sobre esse recurso, entre em contato conosco!