Planejamento de Obras do Sienge garante mais eficiência e menos custos

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

3 de janeiro 2019| 13 min. de leitura

Compartilhe
Planejamento de Obras do Sienge garante mais eficiência e menos custos

Como você sabe, a necessidade do planejamento de obras para o sucesso dos empreendimentos na Construção Civil é  uma unanimidade. Ninguém duvida disso. Mas a grande verdade é que ainda está longe de ser devidamente praticado.

Basta dizer que em países desenvolvidos como a Alemanha o planejamento de obras toma cerca de 50% do tempo total dos empreendimentos. Já no Brasil, ocupa apenas 20% desse tempo, segundo a Fundação Dom Cabral, citada pela revista Exame.

Embora existam outros motivos, a falta de planejamento é tida como uma das principais causas dos frequentes atrasos, desperdícios e prejuízos de grande parte das nossas obras.

Como resolver isso? Como ter ganhos a partir de um bom planejamento? Continue a leitura e você vai ter as respostas.

Tecnológica avançada

Sua empresa pode evoluir muito nesta área com a mais avançada solução tecnológica disponível no mercado. Estamos falando do módulo Planejamento de Obras do Sienge Platform, que veio colocar o planejamento das construtoras e incorporadoras num novo patamar de qualidade.

Com o cenário econômico que se está projetando para o País em 2019, é certo que deverão surgir novas oportunidades para expansão dos negócios. Mas é certo, também, que isso se dará num ambiente de concorrência ainda mais acirrada.

É num contexto assim que a performance das ferramentas de orçamento e planejamento de obras do Sienge podem fazer uma grande diferença em termos de competitividade. O mercado comprova: quem já experimentou ganhou eficiência, reduziu custos e aumentou sua produtividade.

Agora, vou mostrar para você como as funcionalidades dessa ferramenta facilitam, agilizam, dão precisão e racionalidade aos processos envolvidos numa obra.

Como funciona

O Sienge é um ERP –  Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial, que integra todas áreas da empresa. É um software que faz com elas trocarem informações entre si o tempo todo, de forma totalmente alinhada, com mais sinergia.

Ele é estruturado em módulos, como Engenharia, Recursos Humanos, Contabilidade-Fiscal, Suprimentos, Suporte à Decisão, Financeiro entre outros.

planejamento de obras do sienge

Quanto ao Planejamento, ele integra o módulo Engenharia e consegue otimizar a gestão financeira e a gestão da obra também.

Veja suas suas principais características:

  • Possui relatórios de cronogramas físicos e financeiros, necessidades de compras e dimensionamento de equipes.
  • Permite configurar a forma de pagamento dos insumos representativos do custo da obra e gerar um cronograma de desembolso mais aderente à realidade das obras.
  • Possibilita a montagem da lista de tarefas conforme a execução, independente da estrutura do orçamento, mas mantendo a vinculação de custos com os itens de orçamento através de percentuais.
  • É possível integrar com o MS Project, se for necessário, aumentando a produtividade, o detalhamento e a consistência das datas previstas de execução.
  • Permite montar calendários de obras personalizados, de forma que se possa estabelecer os dias de trabalho e feriado/folga dentro de cada obra.

Vamos explicar melhor alguns aspectos mais importantes.

Orçamento e Planejamento de Obras

Neste sistema, orçamento e planejamento de obras são etapas dependentes e muito inter-relacionadas, que trabalham juntas, validando conjuntamente suas informações.

Mas é um sistema bastante flexível, onde as mesmas informações podem ser estruturadas de formas diferentes em cada etapa. Isto é, as mesmas tarefas relacionadas à execução de uma obra podem aparecer de uma forma no orçamento e de outra maneira no planejamento.

Por exemplo:

O orçamento pode apresentar o concreto, aço e fôrma para todo o prédio. Mas no Planejamento isso pode ser apresentado dividido por andar, com a distribuição dos prazos em que essas tarefas serão executadas.

Outra característica marcante, como já foi mencionado rapidamente, é que ele tem duas linhas básicas de trabalho como opções:

Opção 1: Realizar o planejamento diretamente no Sienge, através das funcionalidades de Planejamento de Obras disponíveis no módulo;

Opção 2: Realizar o planejamento em um software específico, como o MS Project, e importar as informações para o módulo de Planejamento do Sienge.

Integração com outras funcionalidades

Neste sentido, é preciso reforçar que o Sienge está perfeitamente integrado com as outras funcionalidades que estão no mercado e que são muito usadas no planejamento, especialmente o MS Project.

Essa integração funciona muito bem e como uma via de duas mãos, ou seja, aquilo que é atualizado no Sienge é atualizado no Project e vice-versa. Não há  perdas de informação neste processo.

O importante nesta facilidade do módulo planejamento de obras é que o Sienge e o MS Project não são incompatíveis, eles são complementares entre si.

Integração com outros módulos

Além da integração do o módulo Orçamento, o Planejamento de obras funciona como uma ponte entre o custo da obra e os demais módulos do Sienge, como o Suprimentos. É uma facilidade que proporciona ganhos consideráveis de racionalidade e economia à construtora.

Quando a empresa usa o Orçamento e Planejamento de obras do Sienge, simultaneamente, tem a possibilidade de utilizar também o Necessidade de Compras, uma das ferramentas do módulo.

A partir da definição das tarefas a serem realizadas na obra, num determinado prazo de tempo, são coletados os serviços e insumos que serão necessários.

Com esses dados, através de um relatório do Necessidade de Compras a construtora sabe com exatidão o que deverá ser adquirido naquele prazo e quais são as suas prioridades.

Depois de preenchidas as opções de planejamento, o gestor obtém a programação completa de despesas e as opções de insumos mês à mês.

É possível, ainda, programar melhor as equipes que vão ser mobilizadas e remanejá-las de uma obra para outra ou desmobilizá-las, se for preciso, otimizando a sua mão-de-obra.

Redução de compras emergenciais

Um dos principais benefícios neste item é a redução de compras emergenciais, devido à facilidade do setor de suprimentos de se planejar para ter melhores condições de negociar preços e formas de pagamento com os fornecedores.

Com essa programação, o fluxo dos desembolsos também passa a ser feito com mais precisão, sem surpresas, que tragam prejuízos, com empréstimos e juros que não estavam previstos. Isso também representa mais economia para a empresa.

Enfim, com o Sienge é possível montar o orçamento, o planejamento, e dispor de todas as outras ferramentas do sistema para fazer o acompanhamento de obra. As  informações de todas as áreas se retroalimentam e fechando o ciclo completo de gestão.

Pode acreditar, tudo isso reduz custos e facilita MUITO a gestão e organização do trabalho.

Suporte à Decisão

Outra interface muito importante do módulo Planejamento, de muito sucesso entre as construtoras, é com o módulo de Suporte à Decisão. Com as informações de planejamento colhidas no acompanhamento das obras, se consegue perceber tendências de custos e de  prazos.

É uma informação tática que permite prever se o prazo inicial vai ser cumprido e quais as atividades que estão com grandes desvios na sua implementação.

A partir disso se consegue implementar ações corretivas eficientes para recuperar e corrigir o prazo que inicialmente se esperava.

Para você entender melhor, o Sienge apresenta três linhas de Suporte à Decisão.

  • Gerencial financeiro

Ajuda na gestão financeira da empresa, fornecendo as informações necessárias para tomada de decisões, pois permite a visualização da situação financeira da empresa em tempo real.

  • Gerencial de obras

Ajuda na manutenção da margem de lucro das obras durante seu andamento. Além de permitir a percepção em tempo real de discrepâncias entre o orçado e valores comprometidos ou gastos.

  • Gerencial de suprimentos

Com esse sistema a empresa tem uma visão macro do desempenho do departamento de compras e dos estoques. Permite ainda comparações entre quantidades e preços orçados e apropriados e a identificação das diferenças entre os dados do orçamento e do compras.

Antes de prosseguir, vou lhe apresentar uma ótima sugestão relacionada com o tema, que é o nosso Ebook sobre planejamento que pode ser baixado gratuitamente.

planejamento de obras do sienge
Clique na imagem para baixar

Agora, talvez você queira saber quem e porquê decide pela compra do Sienge e do seu módulo de Planejamento

Demanda de compra

Nossos informes mostram que a demanda de compra acontece, principalmente, a partir do momento que a empresa decide que é importante aprimorar o controle de custos.

Normalmente, são construtoras que percebem que realizar a planilha de orçamento e de  planejamento dentro de uma ferramenta com controle mais apurado é fundamental, ou seja, que as planilhas não são mais suficientes.

Quem apoia muito a decisão de buscar uma alternativa tecnológica mais eficaz para o setor  são os diretores de engenharia, que têm a incumbência de monitorar o resultado do empreendimento.

Construção da UHE Peixe Angical, no rio Tocantins (TO) (Imagem: Wikipedia)

Também buscam bastante essa opção quem trabalha com a engenharia de custos, os orçamentistas, engenheiros de planejamento e gestores de contrato.

Mas a decisão em si varia, conforme o porte da empresa. Nas companhias de médio e grande porte, a decisão costuma vir do diretor,  que enxerga a possibilidade de ganhos significativos dando esse passo.

Já nas empresas de médio para pequeno porte, a demanda vem geralmente do engenheiro e pessoal operacional.

Conclusão

No final, quem usa intensamente as funcionalidades desse módulo são mesmo os engenheiros de planejamento. Isso tem lógica, pois precisam da consolidação das informações de avanço físico mensal da obra, dentro de uma ferramenta mais estruturada.

O fato é que planejar reduz custos, diminui toda sorte de atrasos e riscos, aumenta a eficiência, produtividade e, ainda, a lucratividade do negócio.

Para isso, o módulo Planejamento de obras do Sienge realiza a integração de informações que apresentam uma visão ampla do que está acontecendo e aumentam a precisão nas tomadas de decisão.

Leve isto em conta na sua empresa, talvez ela esteja precisando dar esse passo adiante também.

Para conhecer mais do Sienge, clique aqui e peça uma demonstração ou ligue para 48 3027 8140, teremos satisfação em atendê-lo.

Nosso grande objetivo é o seu sucesso!

Espero que o artigo tenha sido útil para você. Agora deixe sua opinião e compartilhe com seus amigos, pode ser útil para eles também.