Construção Civil e Sustentabilidade: Conheça o Wood Frame

Construção Civil e Sustentabilidade: Conheça o Wood Frame

A tecnologia Wood Frame é um sistema construtivo que surgiu há mais de 100 anos na América do Norte, veio com o intuito de possibilitar a construção de moradias com recursos naturais locais, de fácil execução, e que ainda tivessem conforto térmico. Essa ideia aqueceu o campo da construção civil e sustentabilidade.

O sistema construtivo tem base na industrialização, aplicação de engenharia e tecnologia. O woodframe traz vantagens para o mercado brasileiro como. Dentre eles, agilidade, segurança, controle da qualidade e um processo mais sustentável.

O sistema foi exportado para alguns países como Europa, África, Oceania, Asia e América do Sul, onde foi um sucesso. E a pouco chegou ao Brasil

O aprimoramento do Wood Frame ao longo dos anos deu-se com investimentos intensos de diversas instituições de tecnologia, entre elas o BCIT (British Columbia Institute of Technology). 

Testes chegaram a simular prédios inteiros em Wood Frame e seu desempenho frente a terremotos. Afinal, a fixação das paredes com a fundação é realizada com parafusos parabolts que dão resistência a estrutura contra as ações do tempo.  A estrutura de fundação faz parte do projeto de construção da casa.

No light wood framing 75% da obra ocorre em fábrica. As paredes são feitas com madeira de florestas plantadas tratadas quimicamente. Além disso, embutem instalações elétricas e hidráulicas e saem de fábrica com as janelas já instaladas.

O woodframe é composto por um sistema multicamadas de revestimentos. Para tanto, utiliza materiais de base cimentícia e gesso. Estes garantem durabilidade, conforto térmico e acústico. Além disso, contam com uma estética similar à alvenaria.

Totalmente seca, a construção baseada no uso de light wood framing apresente elevada produtividade.

Tanto é que um edifício com até quatro pavimentos pode ser construído em apenas dez dias com o uso de woodframe. Uma casa com cerca de 50 m², por sua vez, chega a ser montada em apenas duas horas com o uso deste sistema construtivo.

Light wood framing no Construtalk Curitiba

A Tecverde foi a convidada do Construtalk Curitiba 2019 para apresentar toda a tecnologia e os conceitos de industrialização que estão por trás do light wood framing.

Na ocasião do evento que foi realizado no dia 25 de junho de 2019, o palestrante será o cofundador da Tecverde Engenharia, José Marcio Fernandes. Ele já esteve presente no Construsummit 2018, realizado na cidade de São Paulo.

No Construsummit, Fernandes falou sobre como a construção industrializada é uma das soluções possíveis para que as empresas ganhem em eficiência operacional nas suas obras.

Agora, mais do que apenas ouvir falar sobre o sistema construtivo light wood framing, você vai poder conhecer a tecnologia pessoalmente. 

No entanto, para garantir a melhor experiência e a segurança para todos, as vagas são SUPER limitadas! Por isso, corra se você tem interesse de fazer essa visita para conhecer a tecnologia que está revolucionando a construção de casas e edifícios!

woodframe

Eficiência construtiva com a industrialização

Os argumentos centrais do modelo de negócios da Tecverde são a eficiência associada à industrialização. Este é, de acordo com Fernandes, o objetivo maior da empresa paranaense.

A industrialização apresenta um enorme potencial para o setor da construção. Ao citar o estudo da McKinsey denominado “Reinventando o setor da construção por meio de uma revolução da produtividade” ele afirma que o setor deixou de gerar US$ 1,6 bilhão nas últimas duas décadas. Tudo por causa da falta de industrialização e da enorme perda de produtividade que afeta todos os elos da cadeia da construção civil.

Como podemos ver, a Tecverde conhece muito bem o problema relacionado à forte disseminação dos métodos construtivos tradicionais nos canteiros de obra.

Nesse sentido, o sistema woodframe (light wood framing) faz parte da maneira que a Tecverde encontrou para promover a construção sustentável e industrializada.

Woodframe como vetor de produtividade

De acordo com o que Fernandes apresentou no Construsummit 2018, a tecnologia utilizada pela Tecverde proporciona entregas de obra em três vezes menos tempo do que com os processos construtivos tradicionais.

Além disso, ele afirma que o light wood framing (woodframe) contribui para a redução de resíduo e custos. Um dos motivos é o fato de o sistema construtivo permitir um orçamento fechado de início ao fim, uma vez que é possível controlar e prever exatamente a quantidade de insumos atrelados ao painel.

Assim, é possível registrar aumento substancial no controle de qualidade e de desempenho, já que é possível rastrear todo e qualquer material usado na produção das habitações. Outro fator positivo é o alto desempenho térmico e acústico, oriundos da tecnologia agregada nas habitações. O sistema de light wood framing é bastante difundido nos Estados Unidos, Canadá e Japão, por exemplo.

O desenvolvimento da tecnologia que a empresa utiliza tem sido promovido, explica o cofundador da empresa, desde 2009. Este foi o ano de fundação da Tecverde e, desde então, a empresa trabalha em parceria com grandes instituições como Senai e Finep.

Assim, a primeira fábrica da empresa começou a operar em 2010. A tecnologia, por sua vez, foi homologada em 2011. Dessa maneira, até o momento, a Tecverde já concluiu a construção de 3500 unidades em diversas tipologias.

Ou seja, o sistema construtivo em light wood framing da Tecverde atende a variações do projeto arquitetônico.

Assim, com a tecnologia atualmente em uso, Fernandes afirma que a Tecverde pode entregar uma casa funcional em apenas dois dias de construção. Ainda assim, a empresa tem como meta o desafio de construir habitações em somente um dia.

O motivo para encurtar de tal forma o prazo de execução é o que Fernandes chama de redução drástica do “work in progress”.

Isso porque, conforme ele explica, “uma casa que está parada, sem habitantes, é estoque, é custo. Quando terminamos em um dia, está casa está pronta para se transformar em dinheiro. E isso para nós é muito importante”, afirma ele.

Saiba mais sobre a Tecverde

A empresa está localizada em Curitiba e foi fundada em 2009. Sua atuação se dá nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. A Tecverde tem como fundamento construtivo o conceito inovador para execução de casas e prédios de até 4 pavimentos.

Isso porque a empresa foca em combater as grandes dificuldades tradicionalmente encontradas na construção convencional. Ou seja, problemas decorrentes de imprevistos em custos e descumprimento de prazos.

A Tecverde credita estes obstáculos à elevada dependência de mão de obra pouco qualificada. Esta, por sua vez, decorrente de baixos níveis de industrialização.

A proposta da empresa é, portanto, eliminar tais problemas por meio da industrialização de processos. Assim, a tecnologia utilizada pela Tecverde é a chamada light wood framing

De acordo com a empresa, este sistema construtivo é totalmente industrializado. No entanto, apresenta alta flexibilidade para a personalização de projetos. Mais do que isso, proporciona agilidade, conforto e sustentabilidade para cliente final.

Conforme a Tecverde, as casas são produzidas em um prazo até três vezes menor que o processo de construção tradicional. Mais do que isso, a tecnologia em light wood framing reduz desperdícios em até 85%. Logo, as emissões de CO² são reduzidas em até 80%.

Para Caio Bonatto, CEO da Tecverde, a empresa oferece uma tecnologia extremamente avançada. Associada a ela, sensações estéticas, resistência, durabilidade, solidez e flexibilidade otimizadas em relação a casas convencionais.

A tecnologia do light wood framing (woodframe) foi transferida da Alemanha para a Tecverde. O processo contou com apoio técnico de um convênio com o Ministério da Economia de Baden Wurttemberg. Contou, ainda, com apoio da FIEP, SENAI e outras 34 empresas.

A tropicalização visou adaptar a tecnologia construtiva do wood frame à cultura do brasileiro em habitações. Ou seja, em relação a algumas características presentes na tecnologia utilizada no exterior.