Como a tecnologia ajuda sua construtora com o PBQP-h

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

14 de agosto 2017| 15 min. de leitura

Compartilhe
Como a tecnologia ajuda sua construtora com o PBQP-h

Você sabe que para seguir os requisitos do PBQP-h é preciso atenção total, sem falar no cuidado com os detalhes.

A gente também reconhece esse desafio. Mas não é preciso estar refém das exigências dele. Basta usar a tecnologia!

Depois de passar por vários conteúdos sobre o assunto, você já pode dar o próximo passo. Afinal, você leu sobre a importância do PBQP-h, ampliou seu olhar sobre o programa e acompanhou o passo a passo da certificação.

Perceba o seguinte:

A tecnologia tem se tornado a maior aliada de empresas em inúmeros setores. Automatizar processos e ir além do simples controle para operar o gerenciamento das obras, é uma missão que se concretiza com a tecnologia. Por que não usá-la quando o assunto é o PBQP-h?

Ok, você sabe que a tecnologia também é importante. Mas como ela pode ajudar com o PBQP-h?

Esse post foi feito para mostrar o caminho das pedras e fazer com que você tenha um cúmplice na busca pela certificação PBQP-h.

Para isso, você vai ver quais as vantagens de um software, como ele ajuda na certificação do PBQP-h e o que considerar na escolha de um sistema.

Vantagens do investimento em tecnologia para conquistar a certificação PBQP-h

Não é novidade que o setor de construção civil sofre uma grande pressão diariamente. A pressão pode ser para resolver problemas, cumprir prazos de entrega, controlar a qualidade dos produtos oferecidos, entre outros tantos casos. A tecnologia tem o papel fundamental de auxiliar as construtoras nessas situações.

Problemas como atrasos, mão de obra desqualificada e imprecisão de planejamento são contornáveis. Até mesmo casos de falta de qualidade de vida no trabalho ou acidentes também podem ser evitados com soluções tecnológicas.

A tecnologia, além de melhorar esses pontos e aumentar a produtividade, também se torna uma grande aliada na hora de conquistar clientes. Afinal, que consumidor não compraria de uma construtora que sempre atende aos prazos definidos e entrega produtos de qualidade?

Previsões para a construção civil:

Segundo uma matéria publicada pela Gazeta do Povo, há uma previsão positiva para as empresas do setor de construção civil. Com um incentivo pela redução da taxa de juros, haverá mais investimentos no setor imobiliário e a indústria da construção civil vai voltar a crescer em 2018.

Com esse cenário positivo para o ano que vem, volta a luta para buscar destaque diante da concorrência já existente e captar clientes. E é nesse momento, que atender às exigências feitas pelo PBQP-h pode ajudar sua construtora!

Veja:

Não é fácil se destacar perante tantas empresas concorrentes no setor. Mas, ao tomar  atitudes como as ações exigidas no PBQP-h, isso se torna mais fácil. Além disso, investir em atualização tecnológica, analisar tendências e buscar inovação para sua construtora são atitudes que propiciam esse destaque.

Por isso o PBQP-h é um trunfo para você e sua construtora. Muitas das exigências feitas pelo programa obrigam automaticamente que você busque atualizações para a sua empresa. Dessa forma, a parceria entre o PBQP-h e a tecnologia, só traz benefícios para você e sua construtora.

Ainda não está convencido de que a tecnologia e o PBQP-h são uma parceria vantajosa?

Você pode conhecer mais sobre ele no nosso ebook gratuito O Guia do PBQP-h, que compila as principais informações sobre a norma que já publicamos aqui!

Veja um pouco mais no tópico abaixo sobre a ajuda que a tecnologia oferece na hora de atender exigências do PBQP-h.

Como a tecnologia ajuda sua construtora na hora de atender os requisitos do PBQP-h

A tecnologia ajuda sua construtora a implementar de diversas normas mais facilmente, entre elas os requisitos do pré-determinados no PBQP-h. Em outras normativas também é muito difícil atender a todos os requisitos e obter sucesso nas auditorias.

O uso da tecnologia facilita a implementação das ações exigidas pelas normas, não apenas as ações do PBQP-h, mas das outras normativas também. Facilitando, assim, com que a sua construtora obtenha as certificações correspondentes de cada norma.

O caminho é trabalhoso e requer dedicação, mas pode ser encurtado com a ajuda da tecnologia.

A tecnologia ajuda em diferentes normas além do PBQP-h, como por exemplo:

  • ISO 9001, que certifica os sistemas da gestão da qualidade e define também, os requisitos para a implantação do sistema;
  • ISO 14001, que tem como foco reduzir os impactos ambientais gerados pelas empresas e, dessa forma, alcançar o sucesso na sustentabilidade;
  • OHSAS 18001, que oferece os requisitos necessários para um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO), com foco em ajudar as empresas a controlar os riscos e atingirem os grandes objetivos previstos na norma;
  • AS 8000/NBR 16001 que estabelece requisitos para que as empresas trabalhem com foco na gestão de responsabilidade social. A AS 8000 aborda conceitos de proteção à criança, ao trabalhador em regime semi-escravo, à saúde, segurança e discriminação. A NBR 166001 além de abordar esses conceitos, é mais sistêmica, melhor planejada e se preocupa mais com que a empresa crie um sistema de gestão de responsabilidade social eficaz.

Todas as normas citadas acima trazem benefícios para sua empresa e ajudam a se destacar frente a concorrência do setor de construção civil, tanto quanto o PBQP-h. E agora, você sabe que a tecnologia pode ajudar a conseguir a certificação do PBQP-h e de outras normas que forem do seu interesse.

Mas melhora:

A sua construtora só tem a ganhar investindo em atualização tecnológica! Os benefícios vão muito além de somente ajudar a implementar as exigências feitas pelo PBQP-h.

Mas qual é a melhor forma de buscar essa atualização tecnológica e obter ajuda com o PBQP-h? Como diferenciar o que é bom para você e sua empresa no meio de tantas opções? Confira um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

Como escolher um software de gestão para sua construtora

Mais importante do que reconhecer a necessidade da tecnologia e seus benefícios, é saber como escolher corretamente em qual opção investir. De nada adianta apostar em uma solução, que ao invés de contribuir para melhorias na sua construtora e ajudar com o PBQP-h, acaba piorando o que já existe.

Planilhas, quando usadas de modo inadequado, podem surtir esse efeito reverso e dar mais trabalho do que ajudar a construtora. Isso acontece quando existem erros nos registros de atividades da empresa. O que pode levar à fundamentação de um desempenho inferior ao colocado em prática pela construtora.

No caso do PBQP-h, um ERP (Enterprise Resource Planning), se escolhido corretamente, pode ser um excelente aliado para sua construtora. Isso é ainda mais evidente quando se trata de um software da construção civil.

Mas tais benefícios não se aplicam somente ao PBQP-h, outras normas são atendidas de uma forma melhor e mais facilitada com a utilização dessa tecnologia.

Mas afinal, como escolher esse ERP?

Basicamente é necessário três passos fundamentais na hora de fazer essa escolha.

Veja:

  1. Pesquisar (muito) antes de escolher quem será seu fornecedor e optar por aquele mais qualificado;
  2. Envolver a equipe. Pessoas com conhecimentos-chave sobre os pontos que serão abordados pelo ERP;
  3. Acompanhar o projeto. Fazer reuniões e acompanhar de perto para alinhar as soluções oferecidas pelo sistema e a real necessidade de sua construtora.

Você entendeu que a tecnologia é uma excelente aliada na hora de atender aos requisitos do PBQP-h e de outras normas. Você viu também, que é necessário acertar na hora de escolher um software ou ERP para te ajudar nesses processos.

Ficou interessado no assunto, mas ainda está com dúvidas sobre como escolher corretamente o melhor ERP para ajudar sua construtora com o PBQP-h? Deixe o Sienge ajudar você nessa decisão!

Você entendeu até aqui que, na hora de optar por um sistema para ajudar a atender às exigências do PBQP-h, é preciso cuidado. Correto?

Aí é que está:

Alguns tópicos exigidos pelo PBQP-h e por outras normas precisam ser parte do sistema que será escolhido. Mas afinal, como deve ser feita a análise na hora de escolher um ERP?

Foi pensando nisso, que esse checklist foi desenvolvido. Confira o que deve ser analisado na hora de decidir qual sistema escolher para sua construtora, pensando nas exigências do  PBQP-h.

Esse checklist aborda  pontos como: integração com o BIM, ser especializado na construção civil, ter suporte, gerar relatórios úteis, entre outros. Esses tópicos são muito importantes e essenciais para um bom ERP. Isso porque, esses pontos ajudam (e muito!) na obtenção do PBQP-h.

Mas você sabia que o Sienge te oferece muito mais?

Confira, no próximo tópico, como o Sienge, pode ser a melhor escolha para sua construtora na hora de optar por um um software especializado. O Sienge atenderá não apenas às exigências do PBQP-h, mas irá muito além disso.

Veja como o Sienge pode ajudar a conquistar o certificado PBQP-h

Conheça agora as principais facilidades que o Sienge oferece para sua construtora ao  requisitar o certificado do PBQP-h e ao cumprir outras normas:

  • Gestão da qualidade: módulo em que todas as funcionalidades atendem às normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, AS 8000/NBR 16001 e PBQP-h;
  • Administração Integrada: organiza o processo de estruturação de programas de qualidade dentro da empresa, auxiliando em atividades  de certificação como o PBQP-h e a ISO;
  • Monitoramento do processo de melhoria contínua: o Sienge possui uma análise crítica e define para cada melhoria, um plano de atividades detalhado, acompanhando seu andamento e eficácia que é uma das exigências do PBQP-h;
  • Controle de Aquisições:  essa facilidade permite implantar os conceitos de padronização e de qualidade buscando a melhoria contínua diretamente nos serviços das obras;
  • Normas e Procedimentos: o Sienge implanta  e controla as normas e procedimentos para diferentes tipos de obras. A principal vantagem dessa facilidade é prevenir que um serviço seja abandonado em por falta de equipamento, falta de material ou porque foi executado erroneamente;
  • Controle Ambiental: essa facilidade auxilia no cumprimento da NBR ISO 14001. Possibilita o acompanhamento da legislação e dos resíduos gerados pela empresa, o cadastro da procedência do resíduo, tipo de acondicionamento para armazenagem e destinação;
  • Responsabilidade Social: viabiliza a responsabilidade social da empresa, auxiliando no cumprimento da NBR ISO 16001. O Sienge permite cadastrar as iniciativas planejadas para atingir e manter a meta cadastrada para cada indicador.

Essas são apenas algumas vantagens oferecidas pelo Sienge, para ajudar sua construtora no PBQP-h e em outras normas.

Isso despertou seu interesse? Clique aqui e descubra muito mais!

Conclusão

A tecnologia é uma excelente aliada na hora de buscar certificações como o PBQP-h!

O PBQP-h ajuda a sua construtora a entregar as obras dentro do prazo e com maior qualidade. Isso atrai um olhar dos clientes e ajuda nas vendas. O PBQP-h é responsável também por uma maior sustentabilidade nos seus projetos e contribui para evitar desperdícios de insumos.

São muitas as áreas que o PBQP-h otimiza dentro da sua construtora e para ter o melhor aproveitamento disso é preciso um sistema que comporte essas ações. Como você pôde identificar nesse post, o Sienge ajuda quando o assunto é PBQP-h e outras normas da construção civil.

Ficou claro que o PBQP-h só traz ganhos para sua construtora, como você pôde ver em todos os posts sobre esse assunto, mas o processo de certificação dá trabalho.

Por causa de todo esse trabalho, muitas construtoras abandonam a jornada de certificação no PBQP-h pela metade. Mas você sabe agora, que a tecnologia pode ajudar sua construtora na hora de implementar as ações exigidas pelo PBQP-h.

Veja que:

No caso do PBQP-h, um ERP especializado na construção civil, se escolhido corretamente, pode ser um excelente aliado da sua construtora. Lembrando que o  PBPQ-h otimiza a gestão e, com isso, o gestor pode focar no que realmente é necessário.

Está convencido de que dedicar esforços para atualização tecnológica, a fim de obter certificações como a do PBQP-h traz ganhos para sua construtora? Conte com o Sienge na hora de implementar atualizações tecnológicas que ajudarão sua empresa no processo de certificação do PBQP-h!

Não deixe de comentar e tornar esse conteúdo uma referência sobre PBQP-h e tecnologia! Compartilhe com seus colaboradores!