banner sienge

PBQP-h – Por que minha construtora deve adotá-lo?

27 de julho de 2017

No último post você viu que é difícil controlar a qualidade na construção civil. Hoje você já concorda que o  PBQP-h (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat) é importante.

Adotar as diretrizes do programa traz vantagens para sua construtora, como conseguir liberação de crédito e participar de programas governamentais.

Mas será que é só isso?

O PBQP-h pode significar muito mais do que oportunidades de financiamento para os seus projetos. Por isso é preciso ampliar o  olhar da sua construtora sobre o programa.

Mas como você conseguirá ter uma visão mais ampla e estratégica no PBQP-h?

Esse post traz respostas mais aprofundadas à pergunta! Aqui você encontrará ainda mais vantagens que o PBQP-h pode proporcionar à sua construtora. Elas estão presentes na modernização de processos, nos ganhos na qualidade, na sustentabilidade e na redução de custos.

PBQP-h: Vantagens financeiras

Chegou o ponto pelo qual todo construtor espera!

O PBQP-h é um programa essencial para obter vantagens financeiras. Você já sabe que quem deseja fazer parte do Minha Casa Minha Vida precisa ter o certificado. Para outras linhas de crédito, a certificação no PBQP-h também é obrigatória.

Estar com o PBQP-h em dia, também pode levar a construtora a obter uma taxa de juros diferenciada, dependendo da linha de crédito do banco.

E além da taxa, existe mais alguma vantagem financeira?

Outro ganho com o PBQP-h é fazer com que os valores orçados sejam mais precisos. É muito comum às construtoras de pequeno porte que o custo final da obra seja maior do que o orçado inicialmente. Isso acontece porque o valor da perda de material e do retrabalho precisam ser contabilizados.

Ao utilizar o PBQP-h  o cálculo de orçamento no início da obra é feito de uma forma muito mais precisa, evitando prejuízos financeiros ao término do projeto.

PBQP-h: Modernização por meio da tecnologia

O PBQP-h contribui (e muito!) para a modernização tecnológica da sua construtora. Isso porque ele proporciona vantagens para as empresas da construção civil que o adotam. Esses benefícios envolvem diretamente a criação e a estruturação de um ambiente mais tecnológico para a construtora.

A tecnologia, é o braço direito dos líderes e gestores. Ela ajuda em muitos aspectos, como na diminuição de retrabalho, na maior agilidade em análises e na integração de dados. Não são poucos os motivos para investir em desenvolvimento tecnológico na sua construtora.

Preste atenção nas seguintes vantagens do PBQP-h:

  • Desenvolvimento ou compra de tecnologia;
  • Desenvolvimento de processos de produção ou de execução;
  • Desenvolvimento de procedimentos de controle;
  • Desenvolvimento e uso de componentes industrializados.

Sim, todas elas ajudam a desenvolver a construção civil em algum aspecto!

Ao cumprir com as exigências do PBQP-h, sua construtora automaticamente investe em desenvolvimento tecnológico. O que traz melhorias para a empresa.

Outro ponto importante é que, quanto maior for o negócio, menos ele consegue “viver” sem o auxílio de softwares especializados no setor da construção civil.A automatização de processos por meio de soluções tecnológicas permite inclusive  a redução de custos na construtora.

Você ainda tem dúvida de que inovar é essencial para as construtoras que buscam crescimento e rentabilidade?

Saiba que o PBQP-h mexe profundamente com a gestão da construtora. Certificar-se no programa faz com que a empresa da construção civil tenha metas claras de modernização, ganhos de qualidade e redução de custos.

Veja o próximo tópico para que essa ideia se torne ainda mais clara.

PBQP-h: Modernização da gestão

As melhorias tecnológicas, não otimizam somente procedimentos e questões operacionais. O PBQP-h impacta também em melhorias da gestão da construtora. A modernização tecnológica inclui, principalmente, o uso de softwares de gestão para a construção civil.

Os sistemas de gestão especializados são excelentes aliados para facilitar o trabalho de gerenciamento e otimizam o seu tempo com atividades diárias. Por isso, o gestor consegue, por exemplo, dedicar esforços para desenvolver estratégias que ajudem a prosperar a construtora em tempo de crise.

Mas os benefícios na gestão da construtora continuam!

Utilizar softwares, ajuda sua construtora a se adequar mais facilmente às exigências legais do setor. Os principais pontos que a aplicação das diretrizes do PBQP-h otimiza são:

  • Organização de procedimentos e de ferramentas de gestão;
  • Gestão e organização de recursos humanos;
  • Gestão da qualidade;
  • Gestão de suprimentos;
  • Gestão das informações e dos fluxos de produção;
  • Gestão de projetos.

Agora você se convenceu de que o PBQP-h vai além e alcança a gestão em diversos níveis?

Ao adotar as exigências do programa na rotina da construtora, as consequências são o desenvolvimento da gestão e da tecnologia. Ou seja, colocar em prática o PBQP-h promove a inovação e faz com que sua construtora se torne mais forte no mercado.

E tem mais vantagens ainda o PBQP-h traz para a construtora. Veja a seguir!

PBQP-h: Mais sustentabilidade

As obras são grandes causadoras de impactos negativos no meio ambiente. Por isso, cada vez mais se tem cobrado das construtoras que atentem para questões de sustentabilidade. Normalmente são gastos 8% a mais de material, por causa do desperdício.

O que você faria com esses 8%?

A gente sabe que a resposta pode ser longa. A indecisão bate à porta, afinal esse percentual no orçamento da construção civil oferece inúmeras possibilidades. Nem todas as construtoras praticam o PBQP-h, no entanto, as que o fazem se destacam e são vistas com bons olhos pelo mercado.

As otimizações provocadas pelo PBQP-h, auxiliam na diminuição do desperdício de material nas obras. O controle dos insumos e da redução do desperdício são fatores em que a construtora ganha muito com o programa. Pois, no PBQP-h, o controle de materiais e serviços são requisitos obrigatórios

Existem diferentes ações para implementar a sustentabilidade nas obras da sua empresa. Mas, quando sua construtora adota a metodologia do PBQP-h, automaticamente está promovendo a sustentabilidade.

PBQP-h: Qualidade no trabalho

pbqp-h motivosOk! Parece senso comum falar de qualidade ao aprofundar o olhar sobre o PBQP-h, mas é inevitável.

Tudo isso porque o setor de construção civil, infelizmente sofre ainda com a baixa qualidade de vida no trabalho. A falta, principalmente, de equipamentos modernos e de segurança fazem com que os trabalhadores sofram diariamente.

O PBQP-h ajuda a melhorar esse cenário, pois as empresas que o adotam têm que se adequar às suas exigências.

Qual é o resultado de tudo isso?

A promoção de melhorias se torna o ganho fundamental do PBQP-h. Um exemplo disso é o cumprimento das normas de segurança. Ele pode evoluir para a melhoria na organização do canteiro de obras. O que acaba desencadeando um ciclo virtuoso na sua construtora.

Agora, vamos continuar falando sobre a qualidade em outro aspecto.

PBQP-h: Qualidade dos empreendimentos

Um dos tópicos principais do PBQP-h é melhorar a qualidade dos empreendimentos. Por isso, as empresas que trabalham certificadas pelo programa são capazes de entregar obras mais atrativas para o consumidor.

Mas o PBQP-h pensa no cliente das construtoras?

O programa auxilia no atendimento às normas voltadas ao consumidor como acessibilidade, durabilidade e ciclo de vida do empreendimento. Você duvida que as construtoras que investem em melhorias a fim de otimizar a qualidade dos seus empreendimentos deixam seus consumidores muito mais felizes?

Repare no seguinte fato:

As construtoras que fazem parte do PBQP-h ganham na eficiência das obras. Ou seja, conseguem manter o prazo inicial estipulado durante a incorporação e ainda utilizar uma quantidade menor de recursos para seus projetos.

Tem como não ficar feliz ao receber as chaves da obra no prazo?

Essa é uma maneira valiosa de se destacar no mercado e estar um passo à frente da concorrência. Com o PBQP-h sua empresa será vista com bons olhos e isso automaticamente tornará seu negócio mais confiável e aumentará naturalmente a receita.

Conclusão

É fácil ampliar a visão da sua construtora sobre PBQP-h!

Adotar o PBPQ-h na sua construtora, traz mais do que os benefícios óbvios, como você pôde constatar nesse post. O PBQP-h é capaz de inovar e renovar a capacidade tecnológica da sua empresa., O resultado é o crescimento.

Veja:

Muitas empresas não se desenvolveram no quesito tecnologia e ainda utilizam planilhas para seus controles. Quando uma construtora que não possui base tecnológica começa a crescer, fica difícil monitorar com precisão todos os dados da empresa. Isso pode causar danos ao negócio e encurtar seu tempo de vida.

Outro ponto que o PBPQ-h auxilia também é na gestão. Com a otimização desse ponto na empresa, o gestor é capaz de dedicar esforços somente aquilo que realmente é necessário. Contando com um software de gestão para auxiliá-lo nas suas atividades,que podem ser automatizadas.

Como foi visto no post, o PBPQ-h  agrega benefícios em outros pontos distintos como, tornar sua construtora mais sustentável e evitar desperdícios de materiais e financeiros. O PBPQ-h ajuda também a melhorar a qualidade de vida da sua equipe. Auxiliando principalmente na segurança e evitando acidentes de trabalho.

Conseguiu saber mais sobre o PBQP-h?

As vantagens do PBQP-h são inúmeras, então não deixe de participar do programa.

Outra coisa: Gostou do assunto? Então, curta, comente e torne esse conteúdo uma referência para os seus colaboradores!

Tomás Lima

  • Gestor de Conteúdo
  • Graduado em Administração pela UFMG
  • Apaixonado por Construção Civil
 

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa