Parede de concreto: vantagens e características

Juliana Nakamura

Escrito por Juliana Nakamura

24 de novembro 2019| 12 min. de leitura

Compartilhe

*conteúdo atualizado em 10/05/2023*

Você que é um profissional da construção bem informado, já ouviu falar sobre o sistema construtivo com parede de concreto, não é mesmo?

Na última década, essa solução construtiva ganhou relevância, impulsionada especialmente pela intensa demanda criada pelo programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Também contribuiu para a difusão dessa tecnologia a publicação da ABNT NBR 16.055/2012: Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações — Requisitos e procedimentos, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O que é o sistema de paredes de concreto?

No sistema parede de concreto, estrutura e a vedação são formadas por um único elemento moldado in loco. Trata-se de uma solução racionalizada, que pode ser utilizada na construção de casas térreas, sobrados, edifícios de até cinco pavimentos padrão, e, em casos especiais, em edifícios com até trinta pavimentos.

O interesse por essa tecnologia se explica pela racionalidade e custo competitivo que pode agregar às obras. Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Então, continue conosco!

Como é feita a parede de concreto?

As paredes de concreto moldado in loco utilizam formas que são montadas no local da obra e depois preenchidas com concreto, já com as instalações hidráulicas e elétricas embutidas.

Para tanto, podem ser utilizados moldes metálicos e de plástico (EPS ou PVC). 

A desenforma ocorre em até 24 horas após a concretagem, depois da verificação da resistência mínima do concreto.

Para que é indicado do sistema de paredes de concreto?

O sistema é recomendável para empreendimentos que têm alta repetitividade, como condomínios e edifícios residenciais.

Ele também é indicado para obras que exigem prazos de entrega exíguos, economia e otimização da mão de obra.

Neste vídeo você tem a oportunidade de visualizar o passo a passo de uma construção com paredes de concreto em time lapse. Confira! É bem interessante.

Quanto tempo dura uma parede de concreto?

Todos os projetos de edifícios habitacionais devem atender aos requisitos mínimos da parte 2 da Norma de Desempenho (NBR 15.575-2:2013 Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais). O texto determina que a Vida Útil de Projeto (VUP) mínima dos sistemas estruturais seja de 50 anos. Em edifícios com desempenho superior, a VUP de sistemas estruturais é de, pelo menos, 75 anos.

A durabilidade de uma parede de concreto depende de vários fatores, incluindo a qualidade do concreto, as condições de cura, a exposição a intempéries e a manutenção adequada. No entanto, quando construídas corretamente, as paredes de concreto são geralmente consideradas duráveis e podem durar várias décadas sem precisar de reparos significativos.

A durabilidade de uma parede de concreto também pode ser influenciada por fatores externos, como a exposição a condições climáticas extremas, como chuva forte, neve e ventos fortes. Nesses casos, é importante garantir que a parede esteja bem vedada e tenha recebido tratamento adequado para resistir a esses elementos.

Vantagens associadas às paredes de concreto

Entre as principais vantagens obtidas pelas construtoras que utilizam o sistema parede de concreto, é possível destacar:

Velocidade de execução

Construir com paredes de concreto é três vezes mais produtivo do que com o método convencional, com pilares e vigas de concreto e blocos para fechamento. A tecnologia também é duas vezes mais ágil do que a alvenaria estrutural. A redução do tempo de execução também tem impacto na redução dos custos indiretos;

Prazos

Maior garantia do cumprimento de prazos em comparação aos sistemas construtivos mais convencionais;

Qualidade

Maior controle da qualidade decorrente da industrialização de processos;

parede de concreto

Qualificação da mão de obra

As paredes de concreto podem reduzir atividades artesanais e improvisações, contribuindo para diminuir o número de operários no canteiro. Além disso, a produtividade da mão de obra é potencializada pelo treinamento direcionado ao sistema.

Custo x benefício

Quando comparada à construção com alvenaria, a execução de um único imóvel com paredes de concreto pode ser até 12% mais cara. No entanto, a conta se inverte quando a solução é utilizada em larga escala. A repetição é chave para a competitividade dessa tecnologia, ainda que, nos últimos anos, o número de repetições necessárias para viabilizar financeiramente o sistema tenha diminuído;

Baixa geração de resíduos

No vídeo a seguir você pode conferir a experiência da MRV Engenharia na aplicação de paredes de concreto em empreendimentos habitacionais de baixo custo. Não deixe de assistir!

 

Desvantagens do sistema de paredes de concreto

Embora o sistema de paredes de concreto ofereça muitas vantagens em termos de velocidade, custo e qualidade, também apresenta algumas desvantagens que precisam ser levadas em conta.

Limitações de design e personalização

Embora as paredes de concreto ofereçam muitos benefícios em termos de velocidade e custo, a técnica pode apresentar algumas limitações quando se trata de design e personalização. Por exemplo, pode ser difícil criar formas curvas ou detalhes arquitetônicos complexos com este método construtivo.

Necessidade de equipamentos especializados

A construção de paredes de concreto pode exigir equipamentos especializados, como guindastes, bombas de concreto e formas. Isso pode aumentar o custo inicial do projeto. Além disso, a equipe de construção deve ter conhecimentos específicos e treinamento para operar e manter esses equipamentos.

Necessidade de controle de qualidade

Por ser aplicado em área e volume maiores, o controle da qualidade do concreto utilizado nesse tipo de obra será maior, exigindo mais ensaios e acompanhamento técnico para evitar patologias de execução.

Aspectos críticos no uso de paredes de concreto

No caso das paredes de concreto, a qualidade final da obra depende de diversos fatores que impactam o desempenho térmico e acústico. Estes estão relacionados a itens como espessura das paredes, portas e janelas, instalações elétricas e hidráulicas, dentre outros.

Em resumo, o desempenho está diretamente ligado:

  • à qualidade dos materiais utilizados;
  • a boas práticas de execução;
  • ao controle tecnológico que se faz, desde a produção dos insumos até sua aplicação.

Assim como os moldes podem ser de diferentes matérias-primas, é possível utilizar variados tipos de concreto na confecção de paredes de concreto. Entre eles, cabe destacar:

  • Concreto celular (Tipo L1)
  • Concreto com alto teor de ar incorporado – até 9% (Tipo M)
  • Concreto com agregados leves ou com baixa massa específica (Tipo L2)
  • Concreto convencional ou concreto autoadensável (Tipo N)

Tanto o custo quanto a produtividade do sistema paredes de concreto podem ser comprometidos se não houver projetos bem compatibilizados e planejamento consistente. O controle de qualidade da execução merece atenção redobrada, sobretudo porque eventuais falhas podem culminar em patologias reproduzidas em escala e de alto custo de correção. 

O vídeo abaixo, bem didático, detalha a execução de um complexo residencial na zona norte do Rio de Janeiro. Nesse caso, a tecnologia de paredes de concreto foi decisiva para viabilizar a execução de duas torres em apenas 90 dias. Não deixe de ver.

 

Variáveis tecnológicas das paredes de concreto

Paralelamente ao desenvolvimento das paredes de concreto, algumas variações dessa tecnologia despontaram nos últimos anos no Brasil, o que é muito interessante.

Um exemplo, nesse sentido, é o painel misto, composto por painéis estruturais pré-moldados mistos de concreto armado e blocos cerâmicos. A produção das peças pode ser realizada tanto em fábrica, quanto no canteiro de obras, com a moldagem em posição horizontal. 

Há, também, os sistemas com formas permanentes, como o que utiliza perfis modulares vazados de PVC, acoplados entre si por meio de encaixes, e preenchidos com concreto. Essa tecnologia é indicada para a produção de paredes estruturais para casas isoladas ou geminadas, térreas ou assobradadas.

parede de concreto

É possível citar, ainda, a solução constituída por placas de poliestireno expandido (EPS) revestidas com microconcreto armado com telas metálicas. Afinal, o sistema foi desenvolvido para a construção de unidades habitacionais térreas e sobrados, além de edificações de dois pavimentos com lajes convencionais entre pavimentos. 

Este paper conta experiência da OAS no uso de paredes de concreto para a construção de edifícios altos. Por isso, vale a leitura.

Saiba mais sobre as paredes de concreto

A tecnologia paredes de concreto não é novo. Na verdade, seu uso no Brasil teve início ainda na década de 1970.

Mas foi ao longo dos anos 2000 que esse sistema ganhou maior protagonismo, especialmente como solução capaz de auxiliar o país na redução do déficit habitacional.

No texto de hoje você viu que esse sistema construtivo, embora tenha uma execução muito simples, exige alguns cuidados. Então, como pudemos ver, o principal deles diz respeito à qualidade e ao detalhamento dos projetos.

Assim, vale reforçar: como as construções são replicadas às centenas, os projetos (arquitetura, hidráulica, elétrica etc.) devem estar totalmente compatibilizados. Afinal, diferente do que ocorre com outras soluções construtivas, não há espaço para improvisos com as paredes de concreto.

Recomendações de leitura sobre parede de concreto

Assim, antes de concluir, gostaria de indicar a você a leitura de alguns conteúdos bem interessantes produzidos pelo Sienge.

Da mesma forma, sugiro a leitura deste artigo elaborado pelos engenheiros Arnoldo Wendler e Ary Fonseca Júnior. Afinal, o material traz mais detalhes sobre o desempenho das paredes de concreto.

Além disso, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) também conta com material sobre paredes de concreto.

Então este conteúdo foi útil para você? Não deixe de compartilhar suas impressões no espaço de comentários e, se curtiu, recomende para seus amigos e colegas em suas redes!

Até a próxima!