Como Fazer e Usar o Relatório de Medição de Obras

Eng. Jonathan Degani

Escrito por Eng. Jonathan Degani

24 de agosto 2022| 15 min. de leitura

Compartilhe
Como Fazer e Usar o Relatório de Medição de Obras

O controle do andamento de uma obra é essencial para garantir que os recursos previstos serão suficientes e bem empregados. Através da medição de obras é possível manter este controle e melhorar cada vez mais a qualidade e precisão em seus projetos e cronogramas físico-financeiros.

Devido a esta importância é que elaborei este artigo para trazer a você informações sobre a medição de obra e a melhor maneira de se fazer. Além disso, vou mostrar para você alguns insights sobre ferramentas para auxiliar no controle e análises.

Para isso, apresentarei como é feito o controle diário de produtividade e qualidade, elaboração do projeto as-built e como relacionar isto a sua projeção de custos.

Para que serve a medição de obras?

A medição de obra tem como objetivo gerar dados para o controle do andamento da obra.  Estes dados são essenciais para que tanto os administradores da obra quanto o proprietário possam acompanhar o seu andamento, cronograma, fluxo financeiro, etc.

Outra aplicação importantíssima de medição de obra é em obras públicas. Nestes casos a medição está atrelada em contrato ao pagamento das parcelas. Nestes casos, medições rigorosas são feitas por fiscais do governo. Você pode entender melhor como isto se integra ao seu fluxo financeiro no vídeo abaixo:

Mas que critérios são utilizados nas medições?

Critérios previamente bem estabelecidos

Para se ter sucesso nas medições, é preciso ter critérios bem claros estabelecidos antes de começar a obra. Estes critérios dizem respeito a métrica de contagem, seja por metro quadrado, linear, unidade ou tempo, e também à qualidade esperada para cada etapa.

Como exemplo:

Na empresa em que trabalho, temos medições diárias e controle de qualidade constante.  O motivo é simples: como posso saber se uma superfície recebeu o tratamento adequado depois de pintada? É mais difícil. Por isso é que aliamos a função de medição de obra à função de controle de qualidade. Desta maneira pagamos por produtividade e qualidade juntas.

Todos estes critérios devem estar previstos nos contratos com os prestadores de serviços ou empresas terceirizadas.

Como fazer medição de obras

Como são feitas as medições de obra?

As medições de obra podem ser feitas periodicamente ou ao término de cada etapa. No caso da Brasil ao Cubo, são feitas medições quase que diárias pois os processos são muito rápidos.

Nestas medições são comparados o escopo previsto em projeto e o realizado, ajustando o valor final com base na tabela de custos por unidade de medida pré-acordada em contrato.

Em geral, não existem ajustes nos valores pré-acordados pois o nível de detalhamento dos nossos projetos é alto. Mas, como usamos uma tabela que fixa valores para cada tipo de serviço, mesmo que haja diferença, o valor do pagamento sempre será proporcional ao que foi executado e medido. Isso dá segurança para quem está prestando os serviços.

Como já mencionei, é essencial haver um contrato bem elaborado entre você e seus prestadores de serviço. É este contrato que definirá os critérios de medição, pagamento e os importantíssimos termos de garantia.

Mas fique atento:

Você como responsável técnico será cobrado por qualquer possível defeito que houver em sua obra. No entanto, tendo estes contratos com os subcontratados você ou o seu cliente poderão cobrar pela qualidade dos serviços em casos onde o problema só se torne visível após um tempo.

O Sienge disponibiliza gratuitamente uma planilha bem completa de medição de obras. Para baixá-la é só clicar na imagem abaixo!

planilha de medição de obras
Clique na imagem para baixar

Ajustando o projeto as-built

Devido a possíveis alterações de projeto durante a construção, muitas vezes é necessário alterar o projeto inicial para registrar as alterações. Este novo projeto chamamos de as-built  que significa “como foi construído” em tradução livre.

O as-built é muito importante pois, em caso de manutenção, é a ele que será recorrido. Ele é mais confiável e preciso. Por este motivo, o trabalho de medição de obras pode ao mesmo tempo contribuir trazendo feedback de campo de alterações de projeto.

Mas você pode estar se perguntando:

E como que eu faço um projeto que não precise ser ajustado?

Para se evitar ter que fazer levantamento de alterações, veja estas dicas de como compatibilizar seus projetos e torne seus projetos cada vez mais precisos.

como fazer medição de obras

Compra de materiais no tempo certo

Você já deve ter vivenciado ou visto situações onde o material foi comprado com muita antecipação. Isso nem sempre é sinal de bom planejamento pois significa que o seu capital foi imobilizado por um tempo maior do que o necessário. Além disso, corre-se o risco de haver a danificação ou a deterioração do material se estiver mal acondicionado.

Por estes motivos é que devemos comprar o material para que, somado ao prazo de entrega, coincida com a data que será empregado na construção. Isso torna o seu capital mais eficiente, via de regra. Esta filosofia de não existir estoque é utilizada no sistema Toyota de produção, onde o estoque é considerado uma das 7 desperdícios e ineficiências.

Existem, é claro, outras possibilidades de se estabilizar o seu fluxo de caixa levando em conta parcelamentos e prazos para pagamento. Para isso vimos que é essencial:

  • saber exatamente as etapas cronológicas da sua obra;
  • ter uma medição atualizada;
  • utilizar a ferramenta certa para extrair as análises necessária para você tomar as melhores decisões.

A importância da medição de obras

Além de ser importante para quantificar a utilização de recursos ao longo da execução de projetos, de acordo com o planejamento, a medição de obras permite que você, como gestor, acompanhe a qualidade do trabalho.

Você poderá acompanhar a utilização de materiais, equipamentos e mão de obra, a fim de perceber se os trabalhos estão sendo executados com efetividade. Isso facilita também o processo de pagamentos, quando estes forem realizados de acordo com o desenvolvimento do projeto.

A medição de obras também é essencial para a identificação e resolução de problemas

em tempo hábil e para o processo de tomada de decisão. Naturalmente, isso facilita que os prazos sejam cumpridos.

E não para por aí:

Se você deseja participar de licitações para obras públicas, a medição é um elemento obrigatório para que você seja pago pelos seus serviços. Afinal, o governo — que também fiscaliza as obras, aliás —, costuma efetuar os pagamentos de acordo com a execução do cronograma.

O que você deve levar em consideração

Para que a medição de obra seja completa, seu relatório precisa conter medidas, custos e informações sobre o desenvolvimento do projeto. Isso exige que alguns critérios sejam estabelecidos, a fim de manter um padrão e evitar erros.

O SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), por exemplo, é um sistema gerido pela Caixa Econômica e IBGE que costuma ser muito utilizado para compor preços de insumos no Brasil, inclusive em obras públicas e serviços de engenharia para a União.

Em relação à medição física em canteiros de obras, uma das ferramentas mais utilizadas é a TCPO (Tabelas de Composições de Preços para Orçamentos), que padroniza mensurações, de acordo com o elemento, como:

  • revestimento de pisos e azulejos: recomenda a mensuração da área total de aplicação (em metros quadrados) com exceção dos espaços para portas e janelas;
  • alvenaria: a área deve ser calculada normalmente, mas desconta-se 2m² para os vãos, já que o tempo de trabalho para requadrar as bordas é quase o mesmo de construir uma parede naquele espaço; e
  • estruturas de concreto: indica a medição da distância entre os meios de suas vigas — ou de face a face, para maior precisão —, e a forma de recebimento de armadores, carpinteiros e profissionais autônomos.
  • A tabela ainda padroniza a mensuração de diversos outros elementos, a exemplo do ar-condicionado, do canteiro de obras e da impermeabilização.

Cada construtora, profissional ou órgão pode adotar seus próprios critérios, a depender da situação. No entanto, padronizar a medição de obras é essencial para evitar o desperdício de materiais, equipamentos, utilização da mão de obra e mal entendimentos no pagamento de profissionais.

operário medindo uma obra medição de obras

Dicas para elaborar o relatório

O profissional responsável pela criação do relatório de medição de obras precisará dispor de algumas informações. Nesse sentido, é importante que ele tenha acesso à documentação necessária para o acompanhamento, aos equipamentos de medição física e, quando for o caso, câmera para registros fotográficos, de acordo com as exigências do projeto.

As medições de obras, de modo ideal, devem ser organizadas em categorias, de acordo com a construção. Assim, pode-se entender com mais facilidade a utilização de materiais e fazer comparações com as previsões orçamentárias. Em resumo, o relatório deve conter:

  • as etapas da obra — e indicações de qual fase deve ser executada de acordo com o cronograma;
  • os gastos parciais e totais;
  • prazos determinados durante a obra;
  • itens a serem utilizados, inclusive mão de obra;
  • o que já foi construído e o que ainda precisar ser; e
  • informações sobre itens presentes no contrato.

De modo ideal, o relatório de medição de obras deve ser atualizado mensalmente com dados e porcentagem da construção realizada, dos materiais utilizados e valores gastos. Assim, evita-se imprevistos e erros durante a execução do projeto de engenharia.

E sabe como você pode aperfeiçoar essa medição?

Utilizando um sistema de gestão que facilita o acesso a dados e automatize cálculos. O módulo Engenharia do Sienge, nosso software, permite, por exemplo, o cadastro de insumos e a elaboração de planilhas de medição com base no Orçamento e Planejamento daquela obra, o que facilita muito o controle e as comparações entre o que foi orçado e o andamento do projeto.

Erros comuns em medições de obras

Uma medição de obra errada gera consequências para todos os envolvidos: empreiteiros, construtoras e sociedade. Afinal, há diversos casos de projetos públicos não finalizados no Brasil. Em Franca (SP), por exemplo, a promotoria descobriu, em 2015, que as construções de creches estavam paradas e que valores foram pagos por serviços não executados.

De acordo com o TCU, sete em cada dez grandes obras realizadas com recursos do governo federal apresentam irregularidades, entre atrasos, editais direcionados, erros em projetos e sobrepreço.

Esses problemas, geralmente, são tipificados como peculato e fraude à licitação, mas há um projeto de lei, já aprovado pela Câmara dos Deputados. Ele configura obras superfaturadas um crime de estelionato, que prevê sentenças de 4 a 12 anos de prisão, além de multa.

Isso mostra que a medição de obras correta é um assunto muito importante e, assim, é necessário entender o que pode dar errado, a fim de evitar problemas comuns.

Atenção no planejamento, na medição e nos critérios

Uma das falhas é não ter um planejamento ou ter um plano mal elaborado. Naturalmente, se o próprio projeto não detalha todas as etapas, custos e necessidades da construção, erros acontecerão. Aliás, as futuras licitações exigirão projetos BIM para evitar problemas como esse.

operário agachado medindo uma parede sendo construída medição de obras

Outro erro é deixar de fazer visitas ao canteiro para fazer a medição. Se essas idas forem feitas por alguém que não o responsável pela criação do orçamento, é ainda mais importante o acesso aos documentos, para que compare, registre e crie relatórios.

Utilize as ferramentas certas, use o Sienge

Para se ter o controle do progresso da obra e o registro de todas as medições de uma forma que realmente facilite a sua interpretação, é essencial usar boas ferramentas. A utilização destas ferramentas irá contribuir para a sua organização, planejamento e para garantir que o lucro previsto seja alcançado.

O Sienge oferece uma plataforma completa para compilar os dados de medição com planejamento de obra. Além disso, é possível ver em tempo real os gráficos das análises que combinam cronograma de execução com custos e auxilia nas suas tomadas de decisões.

Além disso, é possível importar do MS-Project os percentuais executados e medidos em obra. Isso faz com que a plataforma Sienge se integre a outras ferramentas utilizadas em nosso mercado.

Vamos conversar? Faça contato com a gente e solicite uma demonstração.