O Open Banking e suas aplicações na área da Construção Civil

Grupo Nexxera

Grupo Nexxera

Principal gateway de transações financeiras e mercantis do país. Com tecnologia de ponta, forneces soluções que interligam empresas, fornecedores e clientes.

28 de julho 2021

Compartilhe

Você já deve ter ouvido falar sobre Open Banking e Open Finance. Afinal, estes são temas que estão em alta, uma vez que o Brasil está passando pelo processo de inserção destes sistemas. E quando o assunto é mercado financeiro, sabemos que existem inúmeras empresas SaaS (Software as a Service) que oferecem o que há de melhor, tanto para pessoas físicas ou jurídicas, que desejam soluções cada vez mais completas e eficientes.

É justamente aí que surge o Open Banking, um sistema aberto que oferece autonomia para quem utiliza, além de melhorar ofertas de serviços e produtos bancários. Mas e o Open Finance? Podemos dizer que, além das instituições financeiras como bancos e fintechs, este sistema aberto amplia sua abrangência para empresas que atuam no setor financeiro, como as plataformas de investimentos. Entretanto, apesar desse assunto ser muito difundido, existem diversas informações que ainda geram muitas dúvidas. Neste texto você terá informações sobre Open Banking e Open Finance e também sua aplicabilidade no segmento da construção civil.

Sobre o conceito Open

É bem comum a confusão entre os termos Open Banking e Open Finance. Afinal, são parecidos e surgiram quase ao mesmo tempo. Mas o Open Finance pode ser definido como uma extensão do Open Banking, ou seja, a sua base de instituições financeiras é maior. O Finance chegou para substituir o Open Banking, uma vez que este sistema abrange não só os bancos e as fintechs, mas também outras empresas financeiras.

Já imaginou a facilidade em levar seus dados para empresas como corretora de seguros, fundos de previdência e pensão, ou até mesmo para plataformas de investimento? Esta é uma das praticidade do Open Finance.
Anteriormente explicamos que a transação de dados deve estar baseada na Lei Geral de Proteção de Dados, o mesmo se aplica ao Open Banking e ao Finance.

Já que os sistemas compartilham informações de terceiros. Tanto no Open Banking quanto no Open Finance, a pessoa é quem deve autorizar ou não, além disso, é o solicitante quem determina quando seus dados devem parar de ser compartilhados. Caso haja alguma infração por parte das instituições financeiras, o cliente pode denunciar e haverá punições para isso.

O Open Banking e a construção civil

Uma das dúvidas mais frequentes é sobre a ligação do sistemas com o segmento de Construção Civil. Afinal, o que o Open Banking pode fazer para empresas que atuam neste segmento? Ou melhor, quais são as possibilidades que o sistema financeiro aberto pode oferecer? Confira três situações em que o Open Banking está ligado à Construção Civil:

1. Consórcios, empréstimos e financiamentos
Com o compartilhamento de dados e a desburocratização para adquirir produtos e serviços de instituições financeiras, o financiamento, empréstimos e consórcios é simplificado, havendo maior flexibilidade. O que representa um fluxo de caixa mais saudável, uma vez que as empresas aumentarão sua capacidade produtiva.

2. Sugestões de moradia de acordo com o perfil do cliente
Ao utilizar o sistema Open Banking, há a possibilidade de empresas do setor, como imobiliárias e incorporadoras, oferecerem o que mais se encaixa com o perfil de seus clientes. Isso graças ao acesso aos dados compartilhados pelo sistema aberto.

3. Simplificação tributária
Por fim, a simplificação tributária tem tudo a ver com o Open Banking. Mesmo sem saber ao certo, até que ponto este novo sistema pode impactar nesta questão, podemos imaginar que o Banco Central crie soluções que facilitem a prestação de contas das empresas.

O agora Open Finance — é considerado uma evolução do sistema financeiro e é interessante para todos aqueles que farão uso, tanto para as empresas quanto para clientes que desejam adquirir produtos e serviços de forma ágil e sem barreiras. Por isso, é fundamental que empresas, principalmente as do setor de construção civil, se adaptem a esta nova realidade.

Quer saber mais sobre os serviços oferecidos pela Nexxera? Acesse: Nexxera

*Conteúdo produzido por: Grupo Nexxees e Nexxera.

Leia também!
Como trabalhar com Open Banking
Como integrar seu sistema financeiro com bancos

Compartilhe