Entenda os 3 níveis de maturidade BIM

Eduardo Sampaio

Escrito por Eduardo Sampaio

20 de agosto 2020| 8 min. de leitura

Compartilhe
Entenda os 3 níveis de maturidade BIM

Muito se fala sobre maturidade BIM e os ganhos que essa metodologia pode nos trazer na área da construção civil. A adoção do BIM é um processo de longo prazo e pode ser feito em várias fases. Isso envolve muitos níveis de  investimento, sem contar uma mudança cultural das empresas.

Felizmente, é possível entender os estágios do BIM e o grau da maturidade da sua empresa nele. Para isso, alguns especialistas criaram métodos capazes de medir esse avanço. Para isso, basta entender como esses métodos funcionam.

Por isso, neste artigo eu vou explicar o que significa pensar em maturidade BIM e quais são esses níveis. Além disso, vou mostrar a importância de você saber disso hoje.

O que significa pensar em maturidade BIM

Uma das maiores referências em BIM no mundo, Bilal Succar, criou um método para medir os estágios do BIM. Nesse caso, a preocupação é tornar a adoção do BIM nas empresas o mais assertiva e econômica possível.

Para Succar, a maturidade BIM tem a ver com:

“Qualidade, repetibilidade e grau de excelência em uma Capacidade BIM, ou seja, a habilidade no desempenho de uma tarefa ou na entrega de um serviço/produto BIM”. A divisão em níveis de maturidade ajuda a tornar essa avaliação mais fácil e lógica.

Entenda os 3 níveis da maturidade BIM

Existem 3 níveis principais de maturidade BIM. Ao entender cada um você vai ficar mais perto de descobrir em que nível a sua empresa ou organização está. Eles são:

Nível 1 – Implantação

O nível 1 é a primeira fase do processo de implantação BIM. Ele usa a modelagem individual das disciplinas de projetos. Nessa fase, as informações são básicas, e incluem:

  • programação de serviços;
  • quantitativos de material;
  • custos unitários;
  • entre outras coisas.

Além disso, nesse estágio não existe colaboração entre as disciplinas. Também não há mudanças estruturais na forma de contratação. Ou seja, ele segue o modelo tradicional de aquisição de projetos.

Mas vale lembrar que antes do nível 1 existe uma espécie de “nível zero”, também conhecido como “pré-BIM”. Ele se baseia nos comuns desenhos 2D ou 3D, sem qualquer tipo de informação associada ao desenho.

Essa fase zero é onde, por engano, muitas empresas acham que estão fazendo BIM, só porque traduziram um desenho CAD para o modelo 3D.

Nível 2 – Colaboração entre disciplinas

No nível 2 começa a colaboração entre disciplinas, depois de aprender e ganhar habilidades com a fase anterior. Ou seja, o modelo está em diversas fases do ciclo de vida. Afinal, nele podem existir informações de orçamento e de planejamento.

Sendo assim, é um nível que traz mudanças estruturais no modelo de contratação de projetos e nos processos internos da empresa.

Nível 3 – Integração ampla

Por fim, chegamos ao nível 3. Além de incluir os 2 níveis anteriores, ele também assume a posição da integração mais ampla. Ou seja, o modelo não é mais colaborado em fases distintas, ele aborda todo o ciclo de vida.

Isso quer dizer que a fase 3 do BIM envolve projeto, construção e operação.

Além disso, mais do que a entrega normal do projeto, nesse estágio existe ainda:

  • informações de inteligência de negócios;
  • princípios de construção enxuta;
  • e princípios de sustentabilidade.

Assim, o investimento em tecnologia é extremamente alto no nível 3.

A figura 1 apresenta um modelo que demonstra a evolução dos níveis de maturidade apontando do pré-BIM a um próprio futuro do estágio 3 de maturidade.

Quadro em crescente do nível de maturidade BIM

Figura 1- Visão de quadro em crescente do nível de maturidade BIM

Modelos de matrizes para avaliar a maturidade BIM

Depois de entender os níveis de maturidade BIM é comum que as empresas se questionem em que fase estão. Por isso, algumas organizações criaram modelos de matrizes que avaliam a maturidade BIM de projetos individuais e das empresas que estão aplicando o processo.

Se olhar para a estratégia BIM que o Governo Federal busca usar, a melhor referência é a usada pelo Reino Unido. Chamado de iBIM, ela foi criado por Mark Brew e Mervyn Richards.

Maturidade BIM depende de diretrizes claras

Abaixo tem uma lista de matrizes que você pode usar para descobrir seu nível de maturidade BIM. Além disso, o Sienge está propondo o maior estudo de maturidade BIM do Brasil, a partir do BIM-Assesment Plataform, da Grandt Thornton:

  • Interactive Capability Maturity Model (I-CMM) (EUA);
  • BIM Proficiency Matrix (EUA);
  • The Organizational BIM Assessment Profile (EUA);
  • BIM Maturity Levels (iBIM) (Reino Unido);
  • VICO BIM score – VICO;
  • BIM QuickScan (Holanda).

Ao participar da pesquisa sobre maturidade BIM do Sienge você pode ter um relatório com o nível de maturidade da sua empresa ou organização.

Benefícios de entender o seu nível de maturidade BIM

O BIM cria um novo cenário no setor da construção civil. Além disso, existem muitos benefícios que ele pode trazer. Afinal, eles se estendem pelo ciclo de vida de todo o empreendimento. Assim, dá para dizer que usar o BIM e acompanhar seu avanço torna seus projetos cada vez mais sólidos e lucrativos.

A evolução do BIM na sua empresa ou organização tem pelo menos 3 elementos principais, que são:

  • o proprietário, que entende as necessidades básicas do projeto;
  • a construtora, que gerencia a construção;
  • e o cliente final, que usa e opera a edificação.

A fase de projeto é qundo você percebe melhorias, constrói as simulações que promovem economia e produtividade e garante que a operação funcione normalmente.

Maturidade BIM requer mudanças de processos

Por isso, é onde faz todo o sentido contar com uma metodologia tão avançada quanto o BIM. Então, entender o nível de maturidade do BIM aumenta sua segurança, seu lucro e o futuro da sua empresa.

Assim, conhecer em que nível de maturidade BIM é o que uma empresa precisa para perceber melhoria de desempenho e fazer investimentos financeiros lucrativos. Além disso, existem modelos que tornam isso fácil e prático. Então vale a pena investir no BIM agora, e também acompanhar seu avanço dentro da sua empresa.

Gostou de aprender sobre os níveis de maturidade BIM? Então você vai gostar de aprender como escolher um software BIM de qualidade!

Acesse também o nosso Guia de informações sobre BIM, nele você encontrará tudo sobre BIM em um só lugar com materiais, vídeos e artigos com muitas informações para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.