Micro momento do mercado imobiliário

Glauco Farnezi

Escrito por Glauco Farnezi

31 de outubro 2018| 5 min. de leitura

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Micro momento do mercado imobiliário

O mercado imobiliário vem se adaptando há algum tempo a um novo perfil de consumidor. O qual está diretamente inserido no digital e tem acesso a hiperinformação, a uma pluralidade de dados, links e imagens dispersas em diferentes mídias.

Esse cenário tem feito as empresas do mercado imobiliário adotarem estratégias para relacionar-se com esse consumidor, que além de conectado, já faz todo o “dever de casa”, pesquisando e já decide o que quer comprar, antes mesmo de entrar em contato com a imobiliária, construtora e/ou 

Essa hiperinformação atinge o consumidor o tempo inteiro fazendo com que ele experimente micro momentos de excitação. E são essas oportunidades que as empresas precisam aproveitar para alcançar o consumidor no momento 

Para isso é necessário entender o que é micro momento e como esse conceito está inserido na vida do 

Micro momento: como eles estão mudando o mercado

De acordo com levantamento feito pelo Google, 94% dos usuários de smartphones procuram informações em seus aparelhos. 80% dos brasileiros usam os smartphones para saber mais sobre algum produto e/ou serviço que querem consumir.

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Essa mudança nos hábitos do consumidor, como já comentamos algumas vezes, é também consequência da massificação do smartphone, no mundo e no Brasil.

Alguns outros dados levantados na pesquisa ajudam a compreender esse novo cenário. Veja:

Apesar do acesso à internet estar dividido em diferentes aparelhos como tablets, desktops, relógios e TVs, de acordo com o Google Analytics, entre maio de 2014 e 2015, houve um aumento de 112% do uso de smartphone no acesso às internet.

E há ainda um outro fator a ser considerado, essa mesma pesquisa mostrou que neste período (citado acima), houve uma queda de 9% no tempo gasto por visita na internet e um aumento de 74% nas taxas de conversão mobile.

O consumidor que está mais exigente e informado, também está mais objetivo.

E o que isso significa? Uma forte tendência de ímpetos de compra que são gerados a partir do imediatismo, do “viu, gostou e comprou”. Diante disso, os grandes momentos de decisão de compra com muita cautela, são substituídos pelos micro momentos.

Tudo isso faz com que esse usuário, que está hiperconectado sofra um bombardeio de informações, anúncios e promoções, o tempo todo, tenha sua atenção dispersa. E é aqui que entra o desafio do mercado imobiliário: aproveitar os ímpetos de compra, ou seja, os micro momentos, para atingir o consumidor no exato instante em que ele está mais receptivo às mensagens das marcas.

E como fazer isso? Estando onde o consumidor está: no mundo digital.

É fundamental que as empresas do mercado imobiliário saiam de suas zonas de conforto, troquem processos burocráticos por soluções mais simples e use de forma efetiva a tecnologia para alcançar esse consumidor em seus micro momentos.

Tecnologia como aliada no relacionamento com o consumidor

Em tempos como esse, criar um relacionamento com o consumidor pode ser complicado. Embora não impossível.

Uma forma eficaz de fazer isso e aproveitando o tempo que o usuário passa na internet, é oferecer conteúdos que possam ser consumidos em seus smartphones, como os ebooks. Esse tipo de material digital além de muitas vezes responder uma dúvida ou acrescentar à vida do consumidor informações importantes, também é uma forma eficiente de gerar e nutrir leads.

E se tratando de leads e considerando os micro momentos do consumidor, é fundamental que a equipe de vendas da sua empresa tenha um sistema de apoio, como CRMs para auxiliar na otimização de respostas aos leads. De acordo com o Google, 69% dos consumidores online concordam que a qualidade, o tempo ou a relevância da mensagem de uma empresa influencia sua percepção sobre uma marca.

Diante disso, além de atingir o consumidor no momento exato, é muito importante manter o contato e respondê-lo em tempo hábil, aproveitando seus micro momentos.

A tecnologia pode ser uma grande aliada para saber qual o momento exato de atingir esse consumidor. Através de monitoramentos de palavras-chaves, de pesquisas de comportamento, de otimização de tempo e resposta, e sistema organizacional da empresa como um todo. É preciso, mais do que nunca, investir na experiência do usuário, se adequar às mudanças e oferecer simples para velhos problemas.