Marketing Digital em empresas da Construção: como começar a aplicar?

Fábio Garcez

Fábio Garcez

Fábio Garcez é Administrador e empresário apaixonado por vendas digitais focadas no Mercado Imobiliário. Ele é CEO do Grupo Alfama. Uma das empresas do Grupo, o Construtor de Vendas vem revolucionando o mercado imobiliário brasileiro através de uma plataforma que acompanha a jornada completa do cliente, tema em que Fábio se especializou nos últimos anos.

6 de agosto 2021

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Autoridade e relacionamento são duas coisas importantes numa empresa da construção. Autoridade para se firmar entre a concorrência e relacionamento para gerar clientes fiéis. E, por incrível que pareça, o Marketing Digital em empresas da Construção é a ferramenta perfeita para ambos os resultados.

Nascido junto à era da informação, o Marketing Digital vem nos mostrar um novo mundo. Com ele, existe muito mais que apenas divulgações e processos tradicionais. Antes de tudo, o marketing nos convida a construir passo a passo um posicionamento e uma identidade empresariais.

Inegavelmente, como organizações, nós precisamos do Marketing Digital para sobreviver. Sobretudo num setor competitivo como o da construção, é essencial que decifremos essa metodologia. Assim, aprendemos a aplicá-la com eficiência e assertividade nas nossas estratégias.

Hoje, nós vamos falar sobre o Marketing Digital em empresas da construção. Quer ficar por dentro do assunto? Acompanhe com a gente!

O que é o Marketing na Construção?

Semelhantemente a outros setores, o marketing digital em empresas da construção civil tem o objetivo primordial de aumentar os resultados de uma empresa. Através da boa presença digital, desejamos alcançar mais autoridade no universo da construção e, consequentemente, melhorar nossas vendas.

A grande diferença do setor é que se trata de um mercado bastante competitivo. A construção lida com investimentos de alto valor, e por isso tende a ser bastante acirrado em suas estratégias. Dessa forma, o marketing digital pode acabar sendo um meio de diferenciação entre empresas mais modernas e suas concorrentes tradicionais.

Além disso, o marketing busca priorizar o cliente, e para o mercado da construção civil não poderia ser diferente. O consumidor está na base das nossas estratégias. E, por conta disso, também é para onde converge a maioria dos nossos esforços como empresa.

Para construir uma estratégia de marketing na sua empresa da construção, é importante considerar alguns detalhes. E é sobre isso que falaremos agora.

Uma estratégia de marketing na construção deve ter:

1. Planejamento

O planejamento é a estrutura central de uma estratégia de marketing.

Ela concentrará todos os esforços, delimitará responsáveis e definirá todas as abordagens das ações de marketing digital. Portanto, é essencial contar com um planejamento bem elaborado de marketing.

Dentre outras coisas, o planejamento deve trazer um período de aplicação, um cenário do mercado, um estudo de público e uma lista das tarefas que serão realizadas. Isso acontece pois no marketing digital, todas as atividades devem ser bem definidas antes da execução.

Com isso, você diminui sobremaneira a possibilidade de erros, atrasos de entrega e equívocos no cumprimento de tarefas.

2. Orçamento

Assim como o planejamento, outra parte importantíssima do marketing digital na construção é a definição de orçamento. Através dele, será possível entender o que se pode ou não fazer em termos de marketing.

Apesar de parecer um grande passo, os orçamentos no marketing digital tendem a ser menores que os de marketing tradicional. Afinal de contas, você não estará divulgando peças em emissoras de TV e rádio, mas nas chamadas novas mídias.

Seus esforços se concentrarão no ambiente digital, o que possibilita uma economia expressiva de dinheiro e resultados igualmente positivos. Tudo isso, claro, quando o marketing digital é pensado com clareza e assertividade.

Seu orçamento deve deixar claro para onde será destinada cada porcentagem do seu caixa. Cada ação, de posts impulsionados a peças patrocinadas no Google, deve ter um valor atribuído para evitar ao máximo a possibilidade de erros.

3. Ação (ou ações)

As ações são as tarefas que serão executadas durante a estratégia. Até mesmo a contratação de um time de marketing deve constar no seu plano. Sendo assim, será necessário dar o máximo de informações possíveis sobre cada atividade.

Por exemplo, se uma equipe será contratada: quantas serão as pessoas? Quais serão seus cargos dentro da empresa? Quais serão as suas obrigações dentro das outras atividades requeridas? Essas e outras perguntas devem ser respondidas.

Suas ações precisam ter uma data de início e finalização, para que suas equipes se vejam mais motivadas a concluí-las. Analise todas as tarefas, crie metas de execução realistas e repasse isso para os seus times.

4. Acompanhamento

Por último, mas não menos importante, está o acompanhamento.

Embora pareça burocrático, o acompanhamento é indispensável. É através dele que sua empresa descobrirá quais estratégias funcionaram, quais não foram tão assertivas e quais as oportunidades para as estratégias seguintes.

Além do mais, uma estratégia de marketing digital cria a possibilidade de elaborarmos relatórios de execução. Por meio deles, temos a possibilidade de encontrar diversos indicadores de performance e metrificar nosso crescimento.

Ou seja, o acompanhamento é muito importante. E, ainda que seja negligenciado por muitas organizações, pode representar um diferencial imenso. Finalmente, ele pode ressignificar a forma como você lê e compreende os dados de performance que sua empresa quer te mostrar.

Por que o marketing digital é importante em empresas da construção civil?

Como falamos anteriormente, o marketing digital é uma ferramenta que possibilita dois grandes ganhos: autoridade e relacionamento. Quer saber mais sobre eles?

Autoridade

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a autoridade. Com ela, é possível se posicionar entre a concorrência com muito mais profissionalismo e valor de mercado. Assim, você consegue agregar mais qualidade à sua marca e sofisticar sua imagem no setor.

Um bom marketing digital te permite trabalhar sua autoridade através da produção de conteúdo profissional. Essa produção de alto valor impacta novos públicos e constrói uma posição de maior base em meio a seus concorrentes.

Afinal, você passa a ser vista como a empresa que não tem medo de compartilhar seu conhecimento. Aos poucos, sua produção de conteúdo se torna tanto uma referência para outras empresas quanto um portfólio para a sua própria organização.

Relacionamento

Além da autoridade, outro benefício latente do marketing digital é a criação de um relacionamento.

Não é segredo nenhum que o novo consumidor deseja se sentir exclusivo. Muito mais que uma simples compra, o consumidor 4.0 deseja atendimento de qualidade, preços justos e a criação de um relacionamento que o beneficie.

Para isso, o marketing digital é perfeito. Junto ao marketing de relacionamento, a produção de conteúdo é um impulsionador da interação cliente-empresa. Nesse sentido, é criado um vínculo de troca, no qual seu lead te confia dados importantes em troca de conteúdos benéficos a ele.

O relacionamento pode significar a diferença entre uma compra feita e uma desistência. Por se sentir ligado à empresa de alguma forma, o lead se mostra mais apto à compra e mais confortável para fechar negócio.

Comece a aplicar o marketing digital em empresas da construção

Tendo entendido o que é o marketing digital em empresas da construção civil e seus principais pilares, chegamos ao momento de te ensinar como aplicá-lo à sua organização. Todavia, vale lembrar que não existe uma fórmula perfeita para isso.

O que existem, na verdade, são boas práticas. Com elas, você garante uma aplicação limpa e assertiva da sua estratégia. Dessa maneira, fica garantido que não sejam cometidos erros comuns e evitáveis dentro do seu marketing digital.

Agora, vamos conhecer as principais formas de aplicar a metodologia na sua empresa. Vamos lá?

Primeiro, conheça seu público-alvo

Antes de realizar qualquer tentativa de modernizar seus processos, é importante conhecer com quem você está conversando. Mas por quê?

É muito simples. Seus esforços devem estar completamente alinhados ao seu público. Tanto a linguagem que você utiliza nos seus conteúdos quanto às referências visuais que sua peça traz, tudo deve se comunicar com um grupo específico de pessoas.

Sem conhecer bem o seu perfil de público, acertar no seu apelo de vendas se torna praticamente impossível. Afinal de contas, é muito difícil conversar sem saber quem está do outro lado da linha, não é verdade?

Uma vez entendido o público, crie sua persona a partir dele. Uma persona nada mais é que um personagem que tem os principais atributos do seu público-alvo. Esse personagem deve refletir os desejos do seu público e é para ele que você deve produzir.

Em seguida, defina seu posicionamento

Agora é hora de entender como você irá se posicionar. Parece complicado, mas na verdade é muito fácil.

Tudo o que você precisa entender é: qual imagem minha empresa quer passar? Respondendo a essa pergunta, você terá em mãos o seu posicionamento. Sendo assim, sua organização pode ser mais moderna e jovial e tratar de temas políticos. Ou então, pode ser mais tradicional e tratar apenas de assuntos do universo da construção.

O que importa é que seu posicionamento esteja diretamente ligado ao seu tipo de público. Ele gostaria de consumir os assuntos sobre que você quer falar? Se sim, o seu posicionamento está perfeito.

Caso contrário, talvez seja melhor rever suas estratégias.

Crie um plano de marketing personalizado

Para criar um plano de marketing, você deve levar em consideração os 4 pilares citados acima, neste artigo. Defina planejamento, orçamento, plano de ação e metodologia de acompanhamento.

Em seguida, passe todas as informações possíveis para o seu documento. É essencial que ele seja coerente e traga um panorama realista do mercado da construção. Nesse momento, dados, índices e outros números atuais são de extrema importância para guiar a estratégia.

Marketing e Construção: o match perfeito

Viu como Marketing e Construção Civil se comunicam bem? Apesar de parecerem mundos distintos, os dois conceitos na verdade têm muito em comum e vêm provando que se juntaram para fazer a diferença no mercado.

Agora, cabe a você colocar seus novos conhecimentos em prática e fazer do Marketing Digital sua nova arma da construção. E então, o que você está esperando?

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Por enquanto é isso, mas em breve temos mais!

 

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