Marketing Imobiliário: Passo a passo para encantar seus clientes

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

26 de outubro 2022| 37 min. de leitura

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Marketing Imobiliário: Passo a passo para encantar seus clientes

É muito comum vermos pessoas com o sonho de ter a sua casa própria, encontrar um novo imóvel para alugar ou até mesmo realizar um investimento em uma propriedade para dar aquela reforçada no patrimônio. São várias as possibilidades e o marketing imobiliário é essencial para conectar empresas com pessoas em busca desses objetivos.

Hoje em dia, existem várias coisas a se fazer para quem busca obter destaque em um mercado tão concorrido. O primeiro passo para ter visibilidade é simples: saber posicionar sua construtora ou loteadora. Dessa forma, é certo falar que clientes não irão faltar, seja na compra ou até no aluguel, mas a conversão (venda ou locação) depende de uma série de fatores. 

Executando o mesmo papel que em outros segmentos, o marketing pode: atrair, educar, engajar e, por fim, gerar a conversão tão desejada, independentemente qual seja ela. Assim, é necessário saber encantar o seu público, passar a segurança e dar todo o suporte na decisão para um novo lar. É exatamente isso que o marketing imobiliário pode fazer. 

Através deste conteúdo, você descobrirá como melhorar sua gestão e suas vendas por meio do marketing imobiliário. Você verá os segredos para planejar uma boa estratégia e realizar conversões. Sendo assim, você está pronto para dar aquele up na sua incorporadora ou loteadora? Então, vamos lá! 

Neste artigo você vai ver:

O que é Marketing Imobiliário?

Com o foco em divulgar negócios, o marketing imobiliário é o campo que fortalece marcas e cria conexões entre empresas do ramo imobiliário e o público desse setor. As estratégias e ações podem auxiliar a promover imóveis e oportunidades de negócio, para atrair pessoas interessadas na compra ou aluguel de imóveis. 

Nesse trabalho, existe uma série de obrigações nas tarefas de marketing, além do mais todas elas são projetadas e adaptadas ao setor imobiliário, naturalmente. Dessa forma, na rotina do marketing imobiliário, as tarefas consistem em: 

  • desenvolver anúncios de divulgação de imóveis e empreendimentos;
  • definir estratégias de atração de possíveis interessados; 
  • desenvolver um relacionamento sólido com os clientes;
  • prestar suporte ao consumidor, no pré e pós-venda;
  • criar uma experiência de compra e contratação completa e satisfatória;
  • revisar estratégias de marketing sempre que possível. 

Seguindo essas bases, pode ter certeza que um trabalho de marketing imobiliário conseguirá obter sucesso no suporte às incorporadoras, loteadoras ou outros tipos de negócio do setor. 

Obviamente, não é uma forma super diferente de se executar o marketing, mas sim uma adaptação ao mercado em questão, dando garantia de suporte a todas as necessidades específicas que ele impõe. 

Mas qual a importância de ter uma estratégia de Marketing? 

No Brasil, o mercado imobiliário viveu uma fase de altos e baixos nos últimos anos. Mesmo assim, o setor da construção é um dos que mais demonstra potencial de recuperação.

Diariamente, novos empreendimentos são criados, ainda na planta são vendidos imóveis para futuros proprietários. Várias são as incorporadoras trabalhando com potência máxima em apartamentos de condomínios, casas, salas comerciais e várias categorias de propriedades. Consequentemente, o crescimento do nível de competitividade no setor é o resultado mais visível. 

É preciso investir em divulgação caso queira se destacar. Mas não só isso. É necessário o fortalecimento de marca e o relacionamento com o público, tudo o que pode ser oferecido através do marketing imobiliário e também do marketing de conteúdo

Atualmente, para permanecer ativo no setor imobiliário, é preciso reforçar a imagem da sua empresa e garantir que ela saia na frente das concorrentes. 

Estratégias de Marketing Imobiliário para sua empresa

Estratégias aplicáveis de marketing imobiliário para sua empresa

Estar inserido no mercado imobiliário não é sinônimo de ser tradicional. Diferente do que muitos pensam, existe um espaço imenso para inovações no setor. Assim sendo, o marketing imobiliário vem abrindo diferentes portas e reinventando o mercado de uma vez por todas.

Antes de vermos os diferentes tipos de estratégias utilizadas neste ramo, vamos falar um pouco sobre a importância de investir neste setor para o crescimento da sua empresa.

Quais são os benefícios do marketing para o mercado imobiliário?

É provável que você já tenha boas noções sobre marketing. A metodologia é composta por diferentes estratégias que buscam agregar valor a uma marca. Assim, conseguimos promover um produto ou serviço com mais qualidade e capacitação. 

Por isso, o marketing adquire diferentes faces conforme a empresa avança. Temos, por exemplo, o marketing digital, de relacionamento e muitos outros. E, quando bem utilizadas, as estratégias têm o poder de aumentar expressivamente as vendas de uma empresa.

Para o mercado imobiliário, a realidade é bem parecida. Dentre os principais benefícios, alguns recebem destaque, como:

  • Educação do mercado: em virtude da necessidade de gerar valor, o marketing acaba utilizando práticas de produção de conteúdo que educam o mercado. Isto é, ele acaba contribuindo para criar clientes mais antenados e conscientes em suas decisões;
  • Aumento na carteira de clientes: um dos conceitos instituídos pelo marketing é o “lead”, ou potencial cliente. Já que suas estratégias trabalham na busca por qualificar e encaminhar esse lead à compra, o aumento na carteira de clientes pode ser facilmente percebido;
  • Serviços mais personalizados: com o auxílio do marketing, o mercado imobiliário deixa de focar no produto para priorizar o cliente. Assim, são oferecidos serviços muito mais personalizados e voltados para aquilo que o consumidor deseja;
  • Modernização de processos: o marketing pode ser um conceito relativamente antigo, mas ele se reinventa conforme as necessidades do mercado. Por isso, utilizar o marketing no mercado imobiliário é uma garantia de modernização para os processos internos. 

Mas, acredite, esses não são os únicos benefícios que o marketing pode trazer. Ele também incentiva um melhor relacionamento com o cliente e promove o uso de diferentes tecnologias como impulsionadoras de processos. Com tantos pontos positivos, não é à toa que o mercado imobiliário incorporou estratégias de marketing para seus próprios processos. 

Os principais tipos de marketing imobiliário

Marketing imobiliário é o termo criado para definir estratégias de marketing que são aplicadas especificamente ao mercado imobiliário. Ou seja, ele pode ter as mesmas características dos diferentes modelos de marketing, mas segmenta sua área de atuação ao setor da construção. 

Em outras palavras, o marketing pode se fazer presente nos mais diversos mercados. Seja na construção, nas finanças ou na tecnologia, podemos utilizar as armas do marketing sempre que quisermos inovar dentro da nossa empresa.

Por isso, vamos conhecer agora algumas nomenclaturas do marketing aplicáveis ao mercado imobiliário:

Inbound marketing

Dos termos que apresentaremos a seguir, o inbound marketing é o mais amplo. Ele designa uma metodologia de marketing que busca gerar valor através da atração do público-alvo. Dessa maneira, o inbound marketing quer que o consumidor venha até sua marca conscientemente.

Inbound marketing pode ser aplicado ao marketing imobiliário

A grande sacada do inbound é a capacidade de fazer com que o público se sinta ativo, e não passivo, durante a tomada de decisão. Através da criação de conteúdo de valor, o inbound atrai clientes e cria uma base cada vez mais sólida fiel de amantes da marca.

Nesse sentido, ele provoca:

  • Mais engajamento;
  • Comunicação bilateral;
  • Criação de um relacionamento;
  • Interesse do público.

E tudo isso acontece através do acompanhamento do funil de vendas. Ou seja, o inbound marketing é uma metodologia bastante completa que pode, inclusive, abarcar os conceitos que traremos em seguida.

Marketing digital 

O marketing digital é aquele que foca no ambiente digital, e é onde se concentram muitos dos esforços do inbound marketing. Por acontecer na internet, esse modelo de marketing é reconhecido por utilizar, ao mesmo tempo, diferentes canais de comunicação. Por exemplo: e-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram, LinkedIn e muitas outras plataformas digitais. 

Com o marketing digital, uma empresa do mercado imobiliário assegura:

  • Mais modernidade para sua produção de conteúdo;
  • Digitalização de atividades e estratégias;
  • Contato mais próximo com o público da internet;
  • Atração de parcelas maiores de público.

Mais adiante neste artigo nos aprofundaremos melhor neste tema em específico devido a sua importância. Mas antes, vamos conhecer mais um tipo de marketing imobiliário que pode ser muito eficiente para a sua companhia. 

Marketing de relacionamento

Outra grande face do marketing é o de relacionamento. Como o nome sugere, essa metodologia se volta para o protagonismo do cliente. Sua experiência é colocada em primeiro plano, e o que mais importa é criar um relacionamento de base sólida com aquele que quer consumir o seu serviço.

Resumidamente, o marketing de relacionamento deve oferecer estratégias de fidelização de clientes. Além disso, ele precisa apostar em táticas como o CS (Customer Success, ou Sucesso do Cliente). 

Através do marketing de relacionamento, sua incorporadora pode:

  • Criar clientes mais fiéis;
  • Aumentar o índice de indicação da marca;
  • Estimular a segunda compra de clientes satisfeitos.

Gostou de saber sobre os principais tipos de marketing utilizados no mercado imobiliário? Então que tal descobrir como aplicar algumas estratégias incríveis na sua organização? Vem com a gente!

Marketing Digital para o Marketing Imobiliário

O marketing digital é um dos principais, se não o principal tipo de marketing nos tempos atuais devido ao imenso potencial de alcance em um curto período de tempo. Por este motivo, decidimos aprofundar melhor este conceito para que você possa aplicar no marketing imobiliário da sua empresa. 

Nesse sentido, a nossa intenção aqui é vender serviços de engenharia e arquitetura, não é mesmo?

Se você for contratar uma agência, ela vai saber identificar exatamente em que pé está sua empresa quanto a presença digital e o que deve ser feito no momento para alavancar sua marca.

Momentos diferentes, abordagens diferentes.

Eu, como especialista em Growth Hacking (Marketing guiado por dados), após propor soluções em marketing digital para várias empresas de engenharia e arquitetura, posso afirmar:

  • Não existe pacote genérico, cada empresa deve ser analisada individualmente;
  • As campanhas de marketing são experimentos controlados feitos para se coletar dados. Somente assim ampliamos o que está dando resultados e descartamos não está.

Como usar Marketing Digital para construção

É chegado o momento de conhecermos mais sobre estratégias pontuais de marketing digital que podem alavancar seus resultados e contribuir para o crescimento da sua empresa. Vamos ver abaixo algumas delas.

Presença profissional nas redes sociais

O primeiro passo é garantir sua presença nas redes sociais. Para isso, sua empresa deve criar uma página profissional e alimentá-la com conteúdo regularmente.

Presença profissional nas redes sociais

Mas estar online não é tudo para garantir a assertividade da técnica. Você deve, também, manter um contato frequente com seu cliente pelas redes sociais e estar atento às suas tentativas de comunicação. Sendo assim, se um lead te mandar mensagem, é importante que você tente responder em até 2h.

Isso acontece pois o novo consumidor não gosta de esperar. Portanto, você precisa mantê-lo atualizado e ter as respostas na ponta da língua. 

Investimento em SEO local

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas para performar melhor nas buscas orgânicas do Google. Através dele, você consegue otimizar sua construção de conteúdo e assegurar um ranqueamento favorável em plataformas como Google Search e YouTube, por exemplo. 

Assim também é o SEO local que, por sua vez, possui um recorte geográfico. Como o espaço físico é algo importante para muitas incorporadoras, construtoras e loteadoras, é essencial que você conheça mais sobre a técnica do SEO local para impulsionar os resultados na sua região de atuação.

E-mail marketing

E-mail marketing é uma estratégia de disparo de e-mails com base no seu funil de vendas. Ou seja, você cria e-mails específicos para cada tipo de cliente: aqueles que ainda estão no topo do funil, aqueles que já foram qualificados pelo marketing e também aqueles que estão em momento de compra.

Além disso, é importante também disparar e-mails para aqueles clientes que finalizaram a compra. Essa é uma estratégia de pós-venda eficiente que fará com que o consumidor não se esqueça da sua empresa. 

Mas atenção: planeje bem sua estratégia de e-mail marketing. Seus conteúdos devem ser relevantes para o público e devem ser disparados para uma lista personalizada, com contatos que sua empresa conseguiu. Não adianta comprar listas de e-mails ou disparar conteúdos genéricos, pois isso levará sua incorporadora para a caixa de spam (lixo eletrônico).

Técnicas de remarketing

As técnicas de remarketing são indispensáveis numa boa estratégia de marketing imobiliário. 

Em princípio, o remarketing funciona da seguinte maneira: clientes que entram em contato direto com sua página são escolhidos para automaticamente receberem novos anúncios sobre sua marca. Tudo isso é feito automaticamente, exigindo apenas algumas configurações na sua página de anúncios.

Através do remarketing, sua empresa constrói progressivamente uma lembrança de marca, de modo que as pessoas atingidas comecem a reconhecer e entender o serviço prestado por você.

1. Iscas digitais 

As iscas digitais são conteúdos relevantes e com alto potencial de chamar a atenção do público-alvo. Exemplos: e-boks, planilhas, vídeos, infográficos, webinários, entre outros. 

As iscas digitais são conteúdos relevantes e com alto potencial de chamar a atenção do público-alvo

A partir do momento que a pessoa se interessa por algum desses conteúdos, ela é convidada a fazer o download através de uma landing page com formulário. Dessa forma, caso queira baixar o material interessado, será necessário que a pessoa forneça informações como nome, telefone, e-mail etc. 

Deste modo, você conseguirá converter um lead, recebendo seus dados que poderão ser utilizados para se relacionar futuramente com ele, oferecendo mais conteúdo relevante ou até realizar uma abordagem de vendas, se for o caso. 

É fundamental considerar que, durante a busca por um imóvel, um lead acaba fornecendo e-mail para várias empresas com o intuito de receber informações adicionais sobre a unidade em questão. No entanto, por mais que um lead demonstre estar pesquisando imóveis, isso não quer dizer que, de fato, ele esteja no momento adequado para a compra. 

Portanto, é essencial continuar mantendo contato frequente com seus leads até o momento em que eles estejam prontos para realizar a compra. 

2. Fluxos de nutrição

Você já deve ter em mente que a maioria dos leads atraídos não estão em momento de compra, por isso é necessário estabelecer um relacionamento para mantê-los próximos. Caso você não tenha assuntos interessantes e não insista na venda enquanto o cliente ainda está na fase da busca, existem grandes chances de ele desistir da aquisição.

É necessário saber fazer uma boa gestão dos seus leads, e isso é extremamente fundamental para todas as estratégias de marketing imobiliário. Assim, através de um conteúdo rico e bem direcionado, é possível executar a qualificação dos seus leads para que se tornem compradores. O objetivo aqui é que seu futuro cliente conheça, respeite e saiba que sua empresa pode auxiliá-lo. 

Através de um conteúdo rico e bem direcionado, é possível executar a qualificação dos leads

Para que isso se firme, é necessário prever as formas de interações e abordagens esperadas pelos clientes, identificando os pontos ideais de contato, ou seja, os melhores momentos e canais para interagir com eles.

Sendo uma ferramenta fundamental para as estratégias de marketing imobiliário, a régua de relacionamento facilita a definição desses pontos de contato e, consequentemente, melhora as tomadas de decisão. 

3. Segmentação de leads

Você quer entender quais são os conteúdos mais relevantes para os seus prospects? Então é preciso ter uma base de contatos bem segmentada. É importante entender que a coisa para a pessoa certa, deve ser falada na hora certa. 

De nada vai adiantar se você somente sair disparando o mesmo conteúdo para toda a sua base sem, ao menos, conhecê-la. É válido mencionar que leads só irão interagir com você caso perceba que sua empresa entende suas necessidades e que está fazendo de tudo para tratá-los da melhor forma, ou seja, personalizada. 

Um passo importante no marketing imobiliário é a segmentação de leads em grupos menores, com características semelhantes. Isso faz com que seja possível oferecer mensagens apropriadas para essas pessoas, além de aumentar o impacto das ações. Entenda como fazer: 

  • Colete dados: as informações devem incluir análise de tráfego do site, perfis de clientes, histórico de compra e pesquisas de satisfação; 
  • Alinhe padrões: é possível que você descubra segmentos que já esperava, ou até outros que nem mesmo previa; 
  • Identifique o comportamento de cada segmento: conheça suas crenças e preferências. 

A partir do momento que você passa a compreender as características de cada segmentação, é possível definir os canais de comunicação mais relevantes e as mensagens adequadas. Como a jornada de compra é longa, é essencial entender o timing de cada lead para acompanhá-lo de perto durante sua jornada de compra. 

E quando falamos em eventos, falamos sobre trazer leads do online para experiências offline. Isso faz parte das estratégias de Marketing Imobiliário e funcionam muito bem.

Segundo um estudo feito pela The Event Marketing Institute, 98% das pessoas tiram fotos e fazem vídeos de eventos ao vivo, enquanto quase 100% compartilham essas mídias nas redes sociais. Eventos offline podem fazer muito barulho no ambiente digital e fomentar a publicidade online boca a boca. 

4. Automação de Marketing

Automação de marketing é o uso da tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, possibilitando  o aumento das vendas sem precisar de mais vendedores. Através dela, você consegue acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, uma oportunidade para melhorar o relacionamento e aumentar as vendas. 

 Por meio desta ferramenta, há redução no trabalho manual do seu time de marketing e, consequentemente, aumenta a eficiência, já que diminui o tempo gasto com as tarefas. 

A automação de marketing ajuda nas postagens nas mídias sociais

Com o auxílio da ferramenta de automação de marketing, você vai poder:

  • Agendar postagens nas mídias sociais;
  • Disparar e-mails específicos e personalizados de acordo com os dados do cliente;
  • Avaliar pessoas que estão realmente prontas para conversar com o time de vendas;
  • Mensurar resultados das campanhas;
  • E muito mais!

Em outras palavras, a automação de marketing possibilita entender e agir de forma personalizada com as pessoas que interagem com sua incorporadora. Hoje, você não deve somente vender, é essencial construir um relacionamento com seu público e cliente. Dessa forma, além de você garantir a recompra, capta mais clientes para a sua empresa. 

Mas como definir ações a serem tomadas para construir um relacionamento? É aqui que a ferramenta entra em ação. A automação de marketing te permite entender o interesse do seu lead e em qual estágio de compra ele se encontra. Assim, você consegue tomar as ações corretas e receberá as informações que precisa para dar o passo adiante na jornada do cliente. 

Por que o marketing digital é importante em empresas da construção civil?

O marketing digital é uma ferramenta que possibilita dois grandes ganhos: autoridade e relacionamento. Quer saber mais sobre eles?

Autoridade

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a autoridade. Com ela, é possível se posicionar entre a concorrência com muito mais profissionalismo e valor de mercado. Assim, você consegue agregar mais qualidade à sua marca e sofisticar sua imagem no setor.

Um bom marketing digital te permite trabalhar sua autoridade através da produção de conteúdo profissional. Essa produção de alto valor impacta novos públicos e constrói uma posição de maior base em meio a seus concorrentes.

Afinal, você passa a ser vista como a empresa que não tem medo de compartilhar seu conhecimento. Aos poucos, sua produção de conteúdo se torna tanto uma referência para outras empresas quanto um portfólio para a sua própria organização.

Relacionamento

Além da autoridade, outro benefício latente do marketing digital é a criação de um relacionamento.

Não é segredo nenhum que o novo consumidor deseja se sentir exclusivo. Muito mais que uma simples compra, o consumidor 4.0 deseja atendimento de qualidade, preços justos e a criação de um relacionamento que o beneficie.

Para isso, o marketing digital é perfeito. Junto ao marketing de relacionamento e o marketing imobiliário, a produção de conteúdo é um impulsionador da interação cliente-empresa. Nesse sentido, é criado um vínculo de troca, no qual seu lead te confia dados importantes em troca de conteúdos benéficos a ele.

O relacionamento pode significar a diferença entre uma compra feita e uma desistência. Por se sentir ligado à empresa de alguma forma, o lead se mostra mais apto à compra e mais confortável para fechar negócio.

Comece a aplicar o marketing digital em empresas da construção

Tendo entendido o que é o marketing digital em imobiliárias e empresas da construção civil, chegamos ao momento de te ensinar como aplicá-lo à sua organização. Todavia, vale lembrar que não existe uma fórmula perfeita para isso.

O que existem, na verdade, são boas práticas. Com elas, você garante uma aplicação limpa e assertiva da sua estratégia. Dessa maneira, fica garantido que não sejam cometidos erros comuns e evitáveis dentro do seu marketing digital.

Agora, vamos conhecer as principais formas de aplicar a metodologia na sua empresa. Vamos lá?

1) Conheça seu público-alvo

Antes de realizar qualquer tentativa de modernizar seus processos, é importante conhecer com quem você está conversando. Mas por quê?

É muito simples. Seus esforços devem estar completamente alinhados ao seu público. Tanto a linguagem que você utiliza nos seus conteúdos quanto às referências visuais que sua peça traz, tudo deve se comunicar com um grupo específico de pessoas.

Sem conhecer bem o seu perfil de público, acertar no seu apelo de vendas se torna praticamente impossível. Afinal de contas, é muito difícil conversar sem saber quem está do outro lado da linha, não é verdade?

Uma vez entendido o público, crie sua persona a partir dele. Uma persona nada mais é que um personagem que tem os principais atributos do seu público-alvo. Esse personagem deve refletir os desejos do seu público e é para ele que você deve produzir.

2) Em seguida, defina seu posicionamento

Agora é hora de entender como você irá se posicionar. Parece complicado, mas na verdade é muito fácil.

Tudo o que você precisa entender é: qual imagem que minha empresa quer passar

Respondendo a essa pergunta, você terá em mãos o seu posicionamento. Sendo assim, sua organização pode ser mais moderna e jovial e tratar de temas políticos. Ou então, pode ser mais tradicional e tratar apenas de assuntos do universo da construção.

O que importa é que seu posicionamento esteja diretamente ligado ao seu tipo de público. Ele gostaria de consumir os assuntos sobre que você quer falar? Se sim, o seu posicionamento está perfeito.

Caso contrário, talvez seja melhor rever suas estratégias.

3) Crie um plano de marketing personalizado

Para criar um plano de marketing, você deve levar em consideração os 4 pilares citados acima, neste artigo. Defina planejamento, orçamento, plano de ação e metodologia de acompanhamento.

Em seguida, passe todas as informações possíveis para o seu documento. É essencial que ele seja coerente e traga um panorama realista do mercado da construção. Nesse momento, dados, índices e outros números atuais são de extrema importância para guiar a estratégia.

Por que investir em Marketing Digital e Marketing Imobiliário?

Se tratando do marketing digital, bem, muitos duvidaram que a internet iria tomar as proporções da atualidade e que seria possível investir em marketing digital na construção.

Antigamente as pessoas abriam empresas de engenharia locais e conseguiam gerar bons resultados, com dedicação, trabalho duro e certas habilidades com finanças.

Atualmente, os desafios para manter as portas abertas são absurdamente maiores, todos enfrentam uma grande concorrência.

E essa afirmação vale não só para as construtoras e imobiliárias, mas para as empresas de todos os setores.

O jogo virou, você precisa se manter atualizado sobre as novas possibilidades de aumentar as vendas, reduzir os custos e riscos do negócio.

Talvez algumas pessoas ainda consigam gerar alguns resultados com os mesmos esforços realizados no passado, mas a grande maioria não.

Já dizia Albert Einstein “Insanidade é continuar a fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”.

É preciso mudar.

Hoje, existem soluções que podem ser aplicadas para aprimorar os setores: Comercial, marketing, planejamento e controle, produção, suprimentos de obra, recursos humanos, financeiro.

Todos os dias chegam novas tecnologias no mercado, focadas em aumentar os resultados das empresas e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Um dado interessante:

No ano 2000, apenas 400 milhões de pessoas estavam conectadas com a internet. Hoje, somamos mais de 3,2 bilhões de pessoas conectadas em todo o mundo.

De acordo com o relatório divulgado pela UNCTAD (Conferência das nações unidas pelo comércio e desenvolvimento), o brasil ocupa a 4ª posição global em usuários da internet com mais de 120 milhões de pessoas conectadas (59% da população).

Em praticamente todos locais públicos e privados movimentados é possível ver pessoas usando o celular.

Provavelmente a maioria dos seus clientes já utiliza alguma rede social pessoal ou profissional, além do e-mail.

Por que não tirar proveito dessas oportunidades?

Se você já identificou que seus clientes em potencial utilizam a internet, investir em marketing digital na construção é o que vai levar sua empresa ao conhecimento deles.

Todos presenciamos campanhas de marketing digital extremamente bem sucedidas nos últimos tempos. Dentre elas podemos citar o Facebook, Instagram, LinkedIn, Uber, entre outros.

Você provavelmente está pensando “Nenhuma dessas empresas está no ramo da engenharia!”,  “Na engenharia as coisas funcionam de maneira diferente”.

Concordo que existam desafios técnicos envolvidos, porém, os mesmos princípios que foram aplicados a essas empresas chegarem onde estão, podem ser adaptados para alavancar os resultados de sua empresa.

A mente humana funciona com características semelhantes, não importa se você é diretor, gerente, engenheiro, técnico ou estagiário.

Entenda que eu não estou dizendo para você desistir das suas estratégias tradicionais.

Meu objetivo é apenas mostrar que existe uma poderosa ferramenta para sua empresa alcançar novos mercados.

Vantagens do marketing digital na construção

O marketing digital se sobressai (e muito) sobre o marketing tradicional.

Veja as vantagens de optar por fazer marketing digital na construção.

Baixo Custo

Em uma pesquisa realizada pela Lyfe Marketing, constatou-se que o marketing digital em redes sociais têm o menor custo por mil impressões que as demais modalidades.

Com pouco dinheiro e alguns conhecimentos, você pode conseguir um bom alcance das publicações de sua empresa anunciando em redes sociais.

Ao optar por investir em marketing digital na construção, você poderá diminuir o orçamento com marketing ou mantê-lo e atingir ainda mais pessoas interessadas em gerar negócios.

Segmentação

Seguindo a filosofia do marketing tradicional, as empresas anunciavam seus produtos e serviços incansavelmente, esperando os clientes entenderem as mensagens e tomarem atitude.

Era usado mala direta, jornais, rádio, panfletos, guias comerciais, entre outras ferramentas que forneciam muito pouco controle sobre quem estava consumindo o conteúdo anunciado.

Como controlar quem vai ouvir sua propaganda na rádio ou ler anúncio da sua empresa no jornal?

O marketing digital trouxe uma poderosa ferramenta de segmentação de pessoas, permitindo você atingir exatamente o perfil do cliente que deseja adquirir.

Ao criar conta no Google ou em redes sociais, com certeza, em algum momento, você vai se deparar com algum produto que está propenso a comprar durante a navegação na internet.

No segmento da engenharia, uma poderosa ferramenta para atingir pessoas interessadas em comprar seus serviços ou produtos é o LinkedIn.

Em outro texto, abordo Como usar o LinkedIn para vender serviços de engenharia e arquitetura.

Nele dou dicas como usar a segmentação para atingir seus clientes, criando anúncios dentro da rede social.

Medição e mais retorno sobre os investimentos

No marketing tradicional é muito difícil medir o retorno financeiro sobre os investimentos realizados.

Como quantificar o número de pessoas que foram atingidas por uma propaganda de rádio?

Utilizando corretamente a internet para anunciar sua empresa, é possível medir exatamente o desempenho de todos aspectos das campanhas realizadas.

Numa campanha bem executada, você tem a possibilidade de verificar os números:

  • Impressões no anúncio;
  • Cliques sobre anúncio;
  • Direcionamentos para página de vendas;
  • Orçamentos solicitados;
  • Negócios fechados.

Assim consideremos o exemplo:

Você gastou R$ 100, conseguiu 10.000 impressões do anúncio, 100 pessoas clicaram para página de vendas, chegaram dez orçamentos e você fechou dois negócios

A tendência, se você dobrar o investimento, é ter o dobro de negócios fechados!

Com o valor médio dos dois negócios fechados, conseguimos calcular qual foi o retorno financeiro sobre seus investimentos em marketing.

Viralização

Imagine se sua empresa fizer uma publicação que viralize em toda rede, e, de repente, aparecer uma enorme quantidade de interessados em fazer negócio com você.

Com marketing digital isso é possível!

A partir do momento que uma empresa cria impacto no nicho que atua, a tendência natural das pessoas é compartilhar com quem divide destes valores.

O marketing viral é uma realidade para as empresas que investem em marketing digital. Se você não acredita, veja o exemplo do cemitério jardim da ressurreição que viralizou fazendo humor com temas relacionados à sua atividade.



Usando a criatividade você pode fazer que todos do mercado da engenharia conheçam sua marca.

Engajamento

Quantas pessoas não estão interessadas em comprar da sua empresa neste momento, mas podem ser grandes parceiros no futuro?

Utilizando os recursos digitais é possível manter os cliente em potencial engajados com sua empresa, através de conteúdo, e-mails entre outros recursos.

São criadas campanhas específicas para garantir a entrada de novos contatos comerciais, assim como a reativação da sua base de contatos.

Os clientes são segmentados quanto a decisão de compra, facilitando para quem vai adquirir os produtos e serviços de imediato, e relembrando seus antigos clientes que você existe e, está pronto para ajudar.

O aumento do engajamento é uma das principais vantagens de fazer marketing digital na construção.

Conclusão 

Chegamos ao fim de mais um conteúdo e hoje você pôde conferir o que é marketing imobiliário e mais 4 dicas de como encantar seus clientes e melhorar os seus resultados no fim do mês. 

Sendo essenciais para o desenvolvimento da sua incorporadora ou loteadora, as estratégias de marketing devem estar bem alinhadas com você e a sua equipe. Assim, além de entender a jornada do lead durante a sua empresa, será possível qualificá-lo e, finalmente, realizar a venda. Definitivamente, o marketing imobiliário é um investimento fundamental e que deve ser levado para dentro do seu negócio. 

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