Locação de equipamentos: vantagens para a construtora

Marcus Vinicius D. B. Castro

Marcus Vinicius D. B. Castro

Head de Produto no Sienge
Atua no desenvolvimento de soluções inteligentes visando otimizar os resultados dos projetos do mercado da Construção

3 de novembro 2021

Compartilhe

Você já trabalhou com locação de equipamentos em alguma de suas obras? Se ainda não fez isso, tem bons motivos para começar. E se já fez, mas não teve uma boa experiência, talvez seja a hora de dar outra chance a isso.

Alugar equipamentos e máquinas pode trazer muitas vantagens com relação a usar apenas aparatos próprios no canteiro de obras. Esses benefícios significam uma economia de tempo e dinheiro que pode fazer toda a diferença na lucratividade do negócio.

Por isso, neste artigo eu vou mostrar para você quais são as vantagens da locação de equipamentos para obras, e como as construtoras e incorporadoras fazem isso.

Como as construtoras fazem locação de equipamentos

Em primeiro lugar, os responsáveis pela obra precisam saber exatamente quais são os equipamentos necessários para realizar a obra. Isso inclui as diferentes etapas da da obra e qualquer atividade realizada dentro do canteiro.

A partir daí, é só encontrar um parceiro qualificado para fornecer os equipamentos à base de aluguel e fechar contrato. É bem comum que as empresas de locação cuidem do transporte para dentro e fora do canteiro, o que também facilita muito a obra.

Além disso, visto que muitas empresas e até empreiteiros já fazem locação de equipamentos, em vários lugares há muitas empresas confiáveis.

O que alugar: uma visão estratégica beneficia sobre a locação de equipamentos

Sendo bem direto, é bem provável que alugar tudo o que você vai precisar em uma obra não seja a melhor opção. Salvo algumas exceções, vale a pena investir mais de forma antecipada para ter alguns equipamentos importantes como propriedade da construtora.

Mas como decidir entre o que você vai alugar e o que vai comprar? Alguns critérios sempre ajudam:

1. Intensidade de uso

O primeiro critério a avaliar é a intensidade de uso do equipamento ao longo do tempo. Por quê?

O custo mais baixo da locação só se aplica no curto prazo. Mas, se você já sabe que vai usar uma máquina ou equipamento em todas as obras por muitos e muitos anos, é provável que a compra se pague em alguns anos. Nesse caso, é melhor comprar que alugar.

Mas se a máquina ou aparelho ficaria muito tempo parada, é melhor alugar, levando em conta os custos com manutenção, armazenamento e transporte ao longo do tempo.

Maquinário pesado

O maquinário pesado é o que vai trazer, em geral, mais custos de manutenção, transporte e armazenamento. Além disso, ele tende a ser o mais caro. Então, se você não tem uma estrutura muito boa de logística para suportar esse tipo de equipamento, ainda mais se não o usa em todas as obras, é melhor alugar.

Assim, você não elimina apenas o custo da compra, mas também todos os custos indiretos que acabam inchando muito seu orçamento no longo prazo.

Equipamentos novos no mercado

Sempre surgem novas tecnologias e materiais, que exigem equipamentos distintos para aplicação. Alugar esse tipo de maquinário é bom até como forma de teste, para conseguir trabalhar com diferentes métodos construtivos sem se arriscar demais financeiramente.

Há tantas novidades no mercado que é bom experimentar as opções e ver quais delas mais fazem sentido para os seus processos de trabalho.

Tamanho e tipo da obra

Por último, você precisa levar em conta o tamanho da obra e qual a estrutura que você já tem em comparação com a que vai precisar.

Por exemplo:

Se a obra exige várias máquinas, e você só tem uma, vai precisar alugar as demais. Senão, sua obra vai atrasar e estourar o orçamento. Além disso, dependendo do método construtivo que você vai realizar, pode ser que você não tenha os materiais e não seja possível adaptar o trabalho com a sua estrutura atual.

Em resumo, você vai alugar as máquinas e equipamentos quando:

  • usa com pouca frequência, que não justifica a compra;
  • o equipamento tem um custo de manutenção muito alto que o torna inviável;
  • o tamanho ou tipo da obra exige uma estrutura que você não tem.

É claro que há outras situações em que pode ser melhor alugar do que comprar os equipamentos, mas estas são as principais.

3 vantagens da locação de equipamentos de construção civil

Agora que você já entendeu o processo por trás da locação de equipamentos e como decidir entre o que você vai comprar ou alugar, veja as vantagens da locação:

1. Produtividade

Algo que ficou bem claro aqui é: alugar é mais simples que comprar. Afinal, a sua única responsabilidade é usar os equipamentos com cuidado, devolver no prazo e pagar em dia. Se você pensar que a questão de usar com cuidado também se aplica aos equipamentos que são seus, seu trabalho “extra” se resume a pagar pelo período usado.

O resto da complicação, com transporte, manutenção, armazenamento e outras burocracias referentes as máquinas, ficam por conta da empresa de aluguel. Isso quer dizer que você terá muito mais tempo para se concentrar na obra em si e conseguirá trabalhar com maior produtividade.

Tudo isso sem faltar nenhuma máquina ou ferramenta que você precisaria para realizar o trabalho com a maior qualidade possível.

2. Otimização de custos

Toda obra, por mais simples que seja, envolve um investimento alto. Então, quanto mais precisos e bem alocados são os investimentos, maiores as chances de sucesso. E a locação traz essa otimização tão importante.

Afinal, você terá o equilíbrio ideal entre investir em equipamentos próprios que se pagam no longo prazo e investir pontualmente em maquinário que só precisa por pouco tempo. Pense em quanto dinheiro você economiza com essa gestão flexível do capital da empresa.

Isso favorece o fluxo de caixa e dá respiro para a empresa fazer investimentos certeiros para crescer mais rápido, sem se enforcar com grandes dívidas em maquinário.

3. Abertura à tecnologia

Se você comprar uma máquina hoje e ela ficar ultrapassada amanhã, qual é a chance de você deixá-la de lado e investir de novo em um equipamento mais moderno? Essa situação pode parecer exagerada, mas é bem comum.

Pense, por exemplo, numa máquina que você compra esperando usar por 10 anos. Mas daqui a 3 anos surge algo que muda o mercado por completo. A chance de você forçar o uso de uma solução antiga para não perder o alto investimento já feito é grande.

locação de equipamentos dá abertura a tecnologia

Por outro lado, com a locação de equipamentos você tem mais abertura à tecnologia, pois terá acesso ao que há de mais novo de forma imediata.

E é sempre bom lembrar:

Em tempos de transformação digital, é cada vez mais importante estar atualizado com as práticas mais modernas de mercado.

Assim, fica claro que a locação de equipamentos para construção civil é algo que você deve considerar com toda a atenção. Nem sempre comprar é a melhor solução, em especial ao considerar os ganhos de produtividade, otimização de custos e abertura à tecnologia que a locação traz.

Mas não importa se você vai fazer a locação de equipamentos ou comprar suas próprias máquinas. você precisa de uma boa gestão para prosperar e crescer. Veja agora como uma plataforma de gestão voltada para a construção civil pode ser o que você precisa!

Compartilhe