Lean Institute Brasil estará no Construtalk Curitiba 2019

Lean Institute Brasil estará no Construtalk Curitiba 2019

Eduardo Lavocat, especialista do Lean Institute Brasil, é um dos nomes confirmados para o Construtalk Curitiba 2019. Ele é formado pela Universidade de Brasília e com mestrado nas áreas de lean e sustentabilidade pela Unicamp (Universidade de Campinas). A atuação de Lavocat se volta à realização de projetos e treinamentos de transformação lean em empresas de diferentes setores. Assim, atua junto a empresas de construção civil, de manufatura e de serviços.

No Construtalk Curitiba, o especialista do Lean Institute Brasil vai contar como se dá a aplicação prática dos conceitos de lean construction. Ou seja, como as práticas e resultados do Sistema Toyota podem ser transpostas para a realidade de um canteiro de obras.

Eduardo Lavocat

Para tanto, Eduardo Lavocat irá utilizar como base a concepção e o desenvolvimento da Casa 24 horas. Trata-se do projeto de construção de uma casa com 46 m² que foi totalmente executada durante a Feicon Batimat 2019. Ou seja, dentro do pavilhão de exposições ao longo de apenas três ciclos de trabalho de oito horas cada.

A concepção da Casa 24 horas como um todo será tema de outra palestra do Construtalk Curitiba 2019. Está será apresentada pelo idealizador do projeto, o engenheiro Luiz Henrique Ferreira, diretor da Construtech Engenharia. Ele foi o responsável pela ideia inicial e pelo gerenciamento de todo o projeto. Assim, atuou desde a concepção do conceito até a execução e entrega do produto.

Lean Institute Brasil e a Casa 24 Horas

lean institute brasil

De acordo com o Lean Institute Brasil, a concepção da Casa 24 Horas levou a desafios relacionados a melhorias de produto, processo e gestão. Tudo para que o empreendimento viesse a se enquadrar nas exigências de prazo, tamanho e custo do programa Minha Casa Minha Vida.

Assim, foram cinco as frentes principais de atuação do Lean Institute Brasil na concepção e execução da Casa 24 horas:

  1. Otimização do projeto do produto e do processo de construção
  2. Planejamento em fluxo
  3. Melhorias (kaizens) nas atividades de montagem
  4. Padronização do trabalho
  5. Logística de abastecimento.

Para a otimização do produto, o Lean Institute Brasil propôs simplificações nas técnicas construtivas. Sempre de forma a considerar a otimização do processo de montagem como um todo. Ou seja, maximizando a produção off-site.

Além disso, foram feitos estudos de construtibilidade pelo Lean Institute Brasil. Para tanto, foram utilizados protótipos físicos e virtuais. Nesse contexto, houve intenso uso de tecnologia BIM e da ferramenta lean 3P – Preparação do Processo de Produção.

No que diz respeito ao fluxo de trabalho, foram realizados estudos da sequência de serviços. Isso, associado ao balanceamento de equipes, veio a propiciar fluxo contínuo. Ou seja, avanço sem interrupções e, consequentemente, com máxima produtividade.

lean institute brasil

Além disso, o Lean Institute Brasil lançou mão da utilização de Linha de Balanço. Esta foi aplicada para visualização e melhoria do caminhamento das equipes. Este estudo considerou não apenas os diversos locais de atuação, mas também cada momento da obra.

As atividades de montagem, por sua vez, foram beneficiadas pelo estudo dos ciclos de planejamento, execução, observação e melhorias. Realizado sempre com a participação das equipes, levou a melhorias de processo visando melhor construtibilidade da Casa 24 horas. Neste ínterim, o Lean Institute Brasil promoveu a eliminação de desperdícios variados, como esperas, ociosidades e movimentos desnecessários.

Padronização e logística

No que diz respeito à padronização do trabalho, o Lean Institute Brasil focou na otimização e sincronia das tarefas realizadas pelos trabalhadores. Assim, foi realizada uma definição detalhada do trabalho de cada funcionário. Isso envolveu a elaboração da chamada documentação do Trabalho Padronizado.

Como resultado, a Casa 24 Horas foi beneficiada com eliminação de retrabalhos e tempos de espera. Este benefício exigiu a realização de treinamento de equipes para execução padronizada.

Por fim, a questão logística foi determinada pela identificação e quantificação dos materiais e equipamentos necessários para cada etapa. Ou seja, conforme o trabalho padronizado definido anteriormente.

Nesta etapa, o Lean Institute Brasil realizou o ajuste do layout e o planejamento de fluxo de materiais. A finalidade era maximizar a produtividade e a segurança de todo o processo. Da mesma maneira, foi realizada a organização do estoque de acordo com a ordem de montagem.

Caas 24 horas Feicon Batimat 2019

A missão do Lean institute Brasil

O Lean Institute Brasil, cujo presidente é o engenheiro Flávio Augusto Picchi, tem como missão “Melhorar as organizações e a sociedade através da prática da gestão lean”.

Para tanto, estabelece um conjunto de oito valores. Dentre eles, a geração de resultados nas organizações que o Lean Institute Brasil atende.

Além disso, a entidade firma como um de seus valores a contribuição para a melhoria da sociedade. Isto por meio da melhoria da qualidade de vida dos brasileiros e do avanço da competitividade do País.

O Lean Institute Brasil presta consultoria a empresas brasileiras e estrangeiras nos mais diversos setores.

Em empresas do setor de construção, o Lean Institute Brasil aplica conceitos da chamada construção enxuta. Ou seja, a Lean Construction. A organização afirma que a Lean Construction leva à construção de resultados expressivos dentro dos canteiros de obra. Isso porque atua fortemente na redução de desperdícios em suas variadas formas.

Ou seja, reduz desperdício de materiais, tempo, recursos em geral. Consequentemente, visa ao atendimento a prazos e custos previamente estabelecidos. Logo, o Lean Institute Brasil tem como foco o aumento da produtividade e da qualidade das obras.

Sobre o Construtalk Curitiba 2019

O Construtalk é o evento itinerante do Buildin que já foi realizado nos Estados de Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Minas Gerais. Agora, o Construtalk Curitiba convida a engenheiros de obra, empresários, empreendedores e fornecedores a participar de seus debates.

Durante o evento o participante estará em contato direto com palestrantes engajados na transformação digital do setor. São profissionais que têm projetos reais para mostrar. Além disso, com mais de 250 pessoas presentes na plateia, você terá inúmeras possibilidades de networking sobre inovação e tecnologia.

Além disso, o Construtalk Curitiba 2019 é apoiado por uma das maiores instituições de fomento ao Empreendedorismo no país, o Sebrae-PR, e terá apresentações de Startups promissoras e com DNA de inovação.