O que é a ISO 14001? Veja como aplicar um Sistema de Gestão Ambiental

Gustavo Prata

Escrito por Gustavo Prata

9 de junho 2022| 12 min. de leitura

Compartilhe
O que é a ISO 14001? Veja como aplicar um Sistema de Gestão Ambiental

Se a sua empresa precisa identificar, gerenciar, monitorar e controlar questões ambientais de forma integral, a ISO 14001 pode ser a norma adotada para definir as diretrizes do sistema de gestão ambiental.

Trata-se de uma certificação reconhecida internacionalmente, que pode ser aplicada a qualquer tipo de organização. A partir da norma, é possível aprimorar o desempenho por meio do uso eficiente dos recursos e da redução de resíduos.

Na indústria da construção civil, a implantação da ISO 14001 é vista como um atestado de sustentabilidade e consciência ambiental.

Até o fim deste artigo você vai entender como aplicar a norma para obter a certificação e contar com as vantagens deste selo verde nos seus negócios!

A quem se aplica a ISO 14001?

Não são apenas as grandes indústrias ou atividades altamente poluentes que devem voltar as atenções para a ISO 14001. A redação da norma explica que sua aplicação vale para qualquer organização, independentemente do seu tamanho, tipo e natureza.

Ou seja, toda construtora ou incorporadora pode se adaptar à ISO 14001 integralmente ou parcialmente para melhorar sua gestão ambiental. Mas as as declarações de conformidade com esta norma só são aceitáveis se todos os requisitos estão incorporados e atendidos nas rotinas da empresa, ok?

5 passos para obter a certificação ISO 14001

Para obter uma certificação ambiental, sua empresa precisa adotar e seguir determinados padrões. É necessário, por exemplo, usar recursos naturais de modo racional e preservar a biodiversidade. Se a empresa estiver adequada, solicita-se a visita dos auditores. São profissionais que pertencem a organizações certificadoras. No caso da ISO 14001, quem confere a certificação é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A cartilha Certificação Ambiental do Sebrae resume o processo em cinco passos:

  1. Adquira a norma na íntegra
  2. Levante informações (procure a certificadora, informe-se sobre o tempo e investimento necessários)
  3. Agende uma pré-auditoria para avaliar o grau de preparação da empresa para o processo final
  4. A auditoria de certificação será realizada e resultará em um relatório. O documento apontará qual processo foi cumprido e que tipo de certificação foi realizada
  5. Uma vez que o certificado foi obtido, um auditor visitará a empresa regularmente para garantir que os requisitos permanecem atendidos

Você tem papel essencial na gestão ambiental

Se você tem um papel de liderança na construção civil, saiba que a ISO 14001 conta com o comprometimento da alta direção em relação ao sistema de gestão ambiental. Isto porque existem responsabilidades específicas que demandam seu envolvimento pessoal direto ou participação na direção das atividades.

A norma indica que a alta direção até pode delegar a responsabilidade para estas ações, mas permanece encarregada de prestar contas e assegurar sua devida execução.

  • Papéis e responsabilidades específicas podem ser atribuídos a um representante da direção, compartilhados por diversos indivíduos ou atribuídos a um membro da alta direção
  • Os envolvidos no sistema de gestão ambiental devem entender seu papel, responsabilidade e autoridade

7 princípios que estruturam a ISO 14001

A ISO 14001 propõe alternativas que favoreçam um contexto de desenvolvimento sustentável. Isto não diz respeito apenas aos aspectos ecológicos, mas ao próprio ambiente de negócios, com reflexos financeiros e operacionais. Para isso, a norma está amparada em sete princípios:

  1. Proteção do meio ambiente pela prevenção e minimização dos impactos ambientais 
  2. Minimização dos potenciais efeitos adversos das condições ambientais na organização
  3. Auxílio à organização no atendimento aos requisitos legais
  4. Aumento do desempenho ambiental
  5. Controle no modo em que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados
  6. Alcance dos benefícios financeiros e operacionais que podem resultar da implementação de alternativas ambientais que reforçam a posição da organização no mercado
  7. Comunicação de informações ambientais para as partes interessadas pertinentes

Benefícios da gestão ambiental associada à ISO 14001

Mais do que garantir a regularidade das operações em relação ao meio ambiente, a certificação ISO 14001 mostra à comunidade e ao mercado que sua empresa está preocupada com as práticas de sustentabilidade.

Um selo verde agrega confiança à marca e pode ser um aliado poderoso para atrair novos clientes, mais atentos e conscientes aos temas ambientais. Você pode apresentar um diferencial em relação aos concorrentes e ainda contar com maior facilidade de acesso a algumas linhas de crédito.

O Sebrae aponta mais benefícios da certificação em gestão com a ISO 14001:

  • Maior eficiência no consumo de energia, matérias-primas, recursos naturais (redução dos custos em geral) e com melhor desempenho ambiental
  • Minimização do impacto ambiental na atividade produtiva
  • Redução da exposição dos empregados e da comunidade aos impactos ambientais
  • Redução e/ou eliminação de riscos de acidentes ambientais, evitando custos de reparação
  • Melhoria da condição de conformidade com a legislação do setor
  • Redução do risco de penalidades do poder público (multas) em relação à legislação ambiental
  • Melhoria da organização interna e aumento da motivação e envolvimento dos colaboradores

A cadeia produtiva da construção e a sustentabilidade

Quando se pensa na cadeia produtiva da construção civil, as construtoras estão praticamente na ponta final do processo, certo? Para um projeto sair do papel, há uma série de atividades necessárias que vão desde a extração e transformação da matéria-prima, passando pela prestação de serviços, comércio, até a execução da obra. 

Ou seja, os impactos ambientais no segmento da construção começam antes do primeiro passo no canteiro de obras e permanecem até a eliminação do último resíduo.

Mas a indústria da construção civil é também o núcleo dentro da cadeia produtiva que determina, em grande medida, o volume de atividade dos demais setores em sua órbita. Isto significa que a forma como você faz a gestão do seu negócio tem papel fundamental na promoção da sustentabilidade!

Que um exemplo prático? Este artigo explica como o uso de materiais de construção ecológicos (madeiras de reflorestamento, vidro inteligente, telhados verdes, entre outros) agregam sustentabilidade à obra.

Dica: O Guia CBIC de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção mostra os reflexos da construção no meio ambiente.

Alguns destaques do guia:

  • A construção é responsável por 12% do consumo total de água
  • A cadeia tem emissões de gases de efeito estufa significativos: a produção de cimento é responsável por 5% e o uso de energia nos edifícios em 33%
  • As atividades de construção produzem 40% de todos os resíduos gerados pra sociedade
  • Grandes empreendimentos de infraestrutura geram pressão sobre diferentes ecossistemas

Política ambiental na ISO 14001 = compromissos

Estabelecer, implementar e manter uma política ambiental é uma das atribuições previstas à alta direção na ISO 14001. Esta política, conforme a norma, implica na atenção a princípios declarados como compromissos. Isto representa as intenções em apoiar e aumentar o desempenho ambiental da sua construtora.

Os compromissos podem abordar a reciclagem, por exemplo. Considerando a grande quantidade de entulho gerado numa obra, a atenção a esse processo é fundamental!

A política ambiental deve:

  • Ser mantida como informação documentada
  • Ser comunicada na organização
  • Estar disponível para as partes interessadas

O ciclo PDCA como forma de sistematizar a gestão ambiental

Você já ouviu falar no ciclo PDCA? Trata-se de um conceito definido pela sigla do inglês “Plan-Do-Check-Act”, que pode ser traduzido para o português como planejar, fazer, verificar e agir. Aplicado à ISO 14001 no contexto da construção civil, o ciclo PDCA é indispensável nas rotinas de avaliação antes, durante e depois de concluída uma obra. 

Entenda as etapas:

  • Plan (planejar) – Estabelecer os objetivos ambientais e os processos necessários para entregar resultados de acordo com a política ambiental da empresa
  • Do (fazer) – Implementar os processos conforme planejado
  • Check (checar) – Monitorar e medir os processos em relação à política ambiental, incluindo seus compromissos, objetivos ambientais e critérios operacionais, e reportar os resultados
  • Act (agir) – Tomar ações para melhoria contínua

A adoção do PDCA permite que os esforços de controle da qualidade não ocorram apenas apenas quando os problemas acontecem. Além da prevenção ao desperdício e dos danos ao meio ambiente, esta prática é bem-vinda na redução dos custos com materiais.

Quem já é exemplo na aplicação da ISO 14001?

A maioria das iniciativas no país com certificações ISO 14001 está na região Sudeste. No litoral norte de São Paulo o certificado foi expedido para o loteamento Riviera de São Lourenço, por exemplo. Trata-se do primeiro projeto de desenvolvimento urbano a receber este reconhecimento em todo o mundo.

Para atender às necessidades de infraestrutura de saneamento básico foi implantado um sistema de captação, tratamento e distribuição de água, bem como um sistema de captação, recalque e tratamento de esgotos.

Ficou interessado? Você pode conhecer mais detalhes deste empreendimento e conhecer outras orientações  no ebook gratuito do Sienge “6 Certificações Ambientais para sua Construtora“.

Controle todas as informações em uma só plataforma

Ter um software especializado à disposição ajudará na gestão ambiental da sua construtora. Com as ferramentas certas, você poderá fazer o acompanhamento da legislação e dos resíduos gerados nas obras. Também terá controle sobre o cadastro da procedência do resíduo, tipo de acondicionamento para armazenagem e destinação. Além disso, é possível informar os aspectos e impactos ambientais no local onde a obra é executada.

O Sienge Plataforma oferece uma base tecnológica aberta a conexões, que dará a sua empresa a liberdade necessária para você conectar a sua solução a diferentes softwares e aplicativos, de acordo com as suas necessidade!

5 materiais gratuitos com tudo sobre gestão ambiental

Agora que você já sabe tudo o que precisa para obter a ISO 14001, que tal conferir esses cinco materiais gratuitos do Sienge que tratam exclusivamente de sustentabilidade e gestão ambiental?

  1. Relatório Sienge – O Uso Da Sustentabilidade Para Aumentar As Vendas Na Construção Civil
  2. Ebook Licenciamento Ambiental na Construção Civil
  3. E-book Sustentabilidade na Construção Civil pelo Controle de Qualidade
  4. E-book Saiba como obter melhores resultados nas obras com a Gestão de Resíduos
  5. E-book 6 Certificações Ambientais para sua Construtora