Invista no seu negócio para fazer sua construtora crescer

Tomás Lima

Redator do Sienge
Graduado em Administração pela UFMG
Apaixonado por Construção Civil

9 de setembro

Investir no negócio é um passo muito importante para descobrir como fazer sua construtora crescer de forma profissional e sustentável. E o grande desafio do empresário é descobrir quais são as melhores frentes de investimento que devem ser adotadas pela construtora.

Para se ter uma ideia, o ramo de serviços especiais de engenharia tiveram o melhor desempenho no Ranking da Engenharia Brasileira, divulgado pela revista O Empreiteiro. São construtoras que prestam serviços altamente especializados, cujas soluções contribuem para o bom andamento de obras complexas, como por exemplo, a gestão de resíduos sólidos. Como estimular a vocação da sua empresa para abraçar uma oportunidade como esta e crescer também?

A resposta é uma só: investimento! Para saber como fazer a sua construtora crescer é preciso investir em capacitação, contratação de bons profissionais, participação em eventos de mercado, tempo para melhorar processos, e novas tecnologias. Dessa forma, será criado um ambiente de alta produtividade, no qual cabeças pensantes estarão sempre conectadas ao objetivo do negócio.

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Confira os principais investimentos para realizar este cenário dentro da sua construtora:

# Capacitação da equipe

Investir na equipe é investir na empresa. Envolver os colaboradores da sua construtora em cursos e treinamentos de atualização traz excelentes resultados, pois eles tendem a se sentir mais valorizados e contribuem para a melhoria dos processos. Ter uma equipe motivada também reduz a rotatividade de funcionários e aumenta a qualidade dos projetos entregues. Na área de construção civil, a questão das atualizações é de grande importância, afinal, atividades como o trabalho em altura e outros procedimentos de obra, exigem treinamento constante.  

Vale destacar o ganho de produtividade também: uma pesquisa realizada nos Estados Unidos,  divulgada pela Rede Globo, aponta que os trabalhadores que estão satisfeitos com o ambiente de trabalho produzem cerca de 12% a mais, ampliando o faturamento da empresa.

# Contratação eficiente

Na busca de como fazer sua construtora crescer a contratação de profissionais qualificados é um investimento que não pode deixar de ser feito. No entanto, é preciso ter alguns cuidados, afinal, uma contratação feita às pressas pode captar o talento errado e trazer prejuízo de tempo e dinheiro para a empresa.

Para ter sucesso na contratação, defina previamente quais são as competências que a empresa precisa para cada função e busque profissionais com base nessa demanda. Veja aqui dicas para recrutar funcionários qualificados e evitar que a sua empresa fique com equipes inchadas ou desqualificadas.

# Participação em eventos de mercado

É importante estar presente em eventos profissionais como feiras, convenções e palestras, porque são locais propícios para fortalecer e aumentar a sua rede de contatos e também onde são apresentadas as tendências de mercado. Para Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, trocar experiências é “a prática da construção de relações satisfatórias de longo prazo”. Assim como na vida pessoal, as relações precisam ser cultivadas, essa é premissa básica do relacionamento empresarial.

Você pode conferir a agenda de eventos do setor pesquisando nos sites das associações comerciais da sua região, fóruns ou eventos nacionais dos líderes da construção civil. O Portal Feiras Industriais e o AEC WEB – Portal da Arquitetura,

Engenharia e Construção trazem algumas opções. Você que acompanha o blog do Sienge, em breve receberá aqui um calendário com o resumo dos principais eventos para 2016.

# Incentivo à inovação

O bom desempenho dos serviços especiais de engenharia citados no início deste post reflete como a inovação pode gerar mais lucratividade e, consequentemente, oportunidades de crescimento para sua construtora. O setor da construção civil precisa de empresas dispostas a encararem situações difíceis com otimismo e criatividade.

Como ter ideias é importante, mas transformá-las em produtos e serviços reais é o objetivo, existem metodologias desenvolvidas especialmente para ajudar na identificação da solução de problemas. A Triz (Teoria da Solução Inventiva de Problemas) e a Six Sigma são dois exemplos de metodologias que pode ajudar você a promover a inovação e a busca por novas alternativa de trabalho na sua construtora.

Ao apresentar para seu time alternativas como essas você incentiva a criação de um ambiente propício para que os colaboradores sintam-se desafiados a criar novos produtos ou serviços, e a encontrar novas formas de como fazer uma construtora crescer.

A criação de um ambiente positivo e que estimule a geração de novas ideias amplia o comprometimento do time e estimula o sentimento de real participação na construtora. Isso faz com que cada profissional se sinta parte da sua empresa e igualmente responsável pelo seu sucesso. Precisando de inspiração? Confira três cases de empreendimentos imobiliários para você se inspirar e buscar inovações para as suas obras.

# Adoção das tecnologias certas

Um estudo do uso da tecnologia e mobilidade na construção, realizado pela McGraw-Hill Construction, aponta que 67% das empreiteiras entrevistadas identificam melhorias com a utilização de fluxos de informação. Ainda de acordo com o estudo, 76% das empresas, indicam uma melhor integração entre as equipes e 68% constatam uma melhora na produtividade.

Portanto, ao investir em tecnologia para otimizar os processos da construtora (como a comunicação interna, a definição do custo global da obra e a aplicação de inovações como o BIM), os profissionais se tornam mais produtivos e alcançam muito mais resultados.

Ter um sistema de gestão especializado na indústria da construção, é um forte fator de impulsão para o crescimento da empresa. Com base nas informações integradas que ele oferece, é possível direcionar todos os passos de um projeto, desde o início no primeiro orçamento até o momento final da obra. Por meio de um sistema especializado a construtora pode ainda gerenciar as vendas, a assistência técnica e o pós-venda dos projetos. Todo o processo produtivo pode ser facilmente acompanhado e supervisionado, garantindo ainda:

  • Redução de custos trabalhando com informações confiáveis;
  • Cumprimento dos prazos, apoiado em um cronograma real das obras;
  • Acompanhamento da obra, agilizando as tomadas de decisão;
  • Previsão orçamentária com indicações de custo e viabilidade dos projetos;

A tecnologia, mais do que nunca, é uma grande aliada para ajudar a descobrir como fazer a sua construtora crescer!

Investir no crescimento da sua empresa demanda esforço, conhecimento e um pitada de atitude inovadora. São esforços que resultam em muitos benefícios que podem ser os grandes diferenciais para o sucesso de uma organização.

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