Inovações na construção civil: saiba quais ferramentas atuais podem apoiar o dia a dia das empresas do setor

Gustavo Prata

Gustavo Prata

Engenheiro Civil com mais de 12 anos de experiência em gerenciamento de obras, planejamentos, controle de cronograma físico-financeiro, orçamentos e organização de obras. Atualmente, é Product Manager no Sienge.

19 de julho 2021

Compartilhe

Você já percebeu como as inovações na construção civil estão avançando cada vez mais rápido? A cada dia surge uma nova solução com potencial de resolver um problema grande de um jeito mais simples, econômico e sustentável.

Mas para tirar proveito real dessas inovações em vez de apenas ouvir falar sobre elas, é preciso saber quais ferramentas atuais já estão à sua disposição, e como usá-las. Caso contrário, você corre o risco de deixar passar grandes oportunidades.

Por isso, neste artigo eu vou te mostrar quais são os pilares da inovação no mercado da construção e quais ferramentas atuais podem apoiar as empresas nessa missão.

Quais são os pilares das inovações na construção civil

Todo mercado tem alguns pilares sobre os quais se apoia para crescer e continuar inovando, e na construção civil isso não é diferente. Por isso, é importante que você entenda quais são esses pilares e qual é o papel atual deles no crescimento de uma empresa.

Você vai encontrar algo interessante nesta lista:

Alguns desses pilares sempre existiram, e são a base de qualquer negócio de qualquer setor. Já outros ganharam maior importância nos últimos anos, principalmente depois da transformação digital. Então, os pilares são:

1. Segurança

Quando se fala em segurança na construção civil, você pensa em quê?

Se pensa apenas em equipamentos de proteção individual e coletiva no canteiro de obras, está deixando passar algo importante: a segurança das informações e processos da empresa.

Afinal, pense em quanta informação privilegiada e confidencial a sua empresa guarda. Em seguida, pense em como otimizar a gestão de todo esse volume de dados seria uma inovação importante.

Muitas empresas já estão olhando com mais atenção para isso e usando ferramentas que contribuem para isso.

2. Sustentabilidade

A sustentabilidade também tem ganhado cada vez mais espaço entre as inovações na construção civil, e isso não vai voltar atrás. Mas é importante entender que uma construção verde começa muito antes de o trabalho começar no canteiro de obras.

sustentabilidade é pilar da inovação na construção civil

Os processos internos e as ferramentas que a sua empresa usa também podem ajudar ou atrapalhar o processo. Por isso, quanto mais soluções sustentáveis você usa no dia a dia, mais fácil será transferir isso para o imóvel.

3. Produtividade

A produtividade é um dos pilares que sempre existiram e vão continuar existindo nas empresas de qualquer setor. E na construção civil, uma indústria ainda muito conhecida pelos desperdícios, isso faz todo o sentido.

A boa notícia é que nunca houve tantas ferramentas úteis e práticas quanto hoje para combater o desperdício e entregar obras de qualidade.

4. Vendas

Assim como a produtividade, nunca dá para ignorar a importância de vender. Então, não importa se o setor está aquecido ou em baixa, é preciso que você tenha pleno controle dos seus processos de vendas e que saiba quanto vai entrar de receita em cada mês.

Você até consegue manter a empresa por algum tempo com os 3 pilares anteriores abaixo do ideal, mas sem uma estrutura bem montada de marketing e vendas, o negócio acaba.

5. Gestão

Por fim, não poderia deixar de falar da gestão, o pilar que faz todos os outros trabalharem em conjunto e manterem a empresa saudável no longo prazo. Uma empresa sem gestão é um acidente de percurso, inclusive quando tudo vai bem.

Ou seja, se uma empresa parece estar saudável e lucrativa, mas não tem gestão, é questão de tempo até a maré virar e as coisas piorarem.

E o grande problema é que isso acontece muito mais rápido do que a maioria dos gestores espera e imagina. Por isso, não há inovação e sucesso sem boa gestão.

5 ferramentas que apoiam as inovações na construção civil no dia a dia

Agora que você entendeu quais são os pontos de maior importância para as inovações na construção civil, é hora de conhecer as ferramentas que tornam isso possível na prática.

E tem algo que vale a pena observar nestas ferramentas:

Cada ferramenta é útil para mais de um dos pilares que eu acabei de mostrar para você. Por exemplo, enquanto uma ferramenta pode ser útil para ganhar produtividade, ela também mira em aumentar a segurança.

O fato de as ferramentas atuais darem atenção a um grupo de benefícios mostra o quanto a indústria da construção está conseguindo trabalhar de forma integrada. Assim, veja as 5 ferramentas que separei para você:

1. Assinatura eletrônica

Vamos começar a lista com uma ferramenta simples, mas que tem grande utilidade, de forma direta ou indireta, para todos os 5 pilares que vimos aqui: a assinatura eletrônica.

Pense no seguinte:

Ao assinar contratos e outros documentos importantes de forma eletrônica, você ganha tempo sem perder segurança jurídica e expor informações sensíveis.

Além disso, economiza papel e pode acessar as informações de qualquer lugar e a qualquer hora,  o que também facilita a gestão. E, por fim, agiliza uma possível assinatura de contrato de venda, o que torna a decisão do cliente mais fácil.

2. Lean Construction

Lean Construction, também conhecida como Construção Enxuta, é uma metodologia de trabalho, não apenas uma ferramenta ou sistema. A ideia é eliminar todos os elementos de uma obra que não agregam valor ao produto final.

lean construction dá foco à produtividade

Em outras palavras, é uma forma de trabalhar com foco total na produtividade e combate ao desperdício, para gastar tempo e dinheiro só com o que realmente importa. E existem ferramentas que facilitam muito aplicar o Lean com sucesso.

3. Software BIM

A tecnologia BIM (Building Information Modeling) envolve trabalhar com versões em 3D de projetos e trabalhar de forma muito mais completa e confiável. E como o BIM apoia as empresas em seus esforços de inovar?

Em primeiro lugar, é sustentável, pois economiza muito papel. Além disso, a produtividade é bem maior, assim como a segurança que o BIM traz para os projetos. Não é à toa que os governos de muitos países têm incentivado e até tornado o BIM obrigatório em alguns tipos de projetos.

4. Realidade aumentada

Há muitas possibilidades de aplicar a realidade aumentada à construção civil, e todas elas são empolgantes do ponto de vista da inovação. Uma dessas alternativas tem a ver com melhorar a experiência do cliente, por criar tours virtuais por imóveis.

Imagine, por exemplo, quantas opções de decoração e mobília seria possível mostrar ao cliente, como se ele estivesse dentro do imóvel? Além de aumentar as chances de venda, isso ainda ajuda a economizar tempo que seria gasto com ambientes decorados.

5. Gestão integrada

Como manter todas as ferramentas que citei antes organizadas, e ainda dar conta de gerenciar todos os processos da empresa com sucesso? A resposta está em um sistema de gestão integrada especializado em construção civil.

Além de unir os dados (e a inteligência que eles trazem) de todas as ferramentas citadas logo acima, você ainda consegue cuidar de compras, orçamentos, financeiro e muito mais. O nível de detalhes e estrutura que uma plataforma integrada de gestão traz é absurdo e pode mudar a forma como uma empresa conduz suas inovações na construção civil.

Assim, essas e tantas outras ferramentas tornam as inovações na construção civil algo muito mais acessível e prático do que era há alguns anos. Aliás, a tendência é que isso só acelere daqui para frente, então vale muito a pena investir agora em conhecer e usar essas ferramentas da melhor maneira possível.

E por falar nessas ferramentas, quer saber em detalhes o que uma plataforma integrada de gestão pode fazer pela sua empresa? Veja agora neste post que preparamos sobre o assunto!

Compartilhe