Como ter fácil acesso aos dados e informações de suas obras

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

13 de julho 2018| 10 min. de leitura

Compartilhe
Como ter fácil acesso aos dados e informações de suas obras

Você provavelmente vai concordar conosco quando afirmo que acessar dados e informações dos inúmeros projetos de uma construtora pode ser uma tarefa desgastante. Isso porque muitas vezes isso não está bem organizado e muito menos acessível.

É muito comum na construção civil vermos muitos canteiros de obras com atrasos na entrega ou com pedidos repetidos de compra de materiais e insumos. Isso acontece por conta da falta de informação e dados que devem estar disponíveis e também da falta de  integração entre elas e as pessoas responsáveis.

Mas como solucionar este problema?

Há um tempo atrás isso seria uma bem difícil, mas graças a tecnologia você perceberá há como ter acesso quase que imediato aos dados e informações de suas obras.

Boa notícia, não é? Mas antes de apresentarmos esta solução, é preciso entender uma coisa:

A importância do fácil acesso às informações e dados dos projetos

Há muito tempo vemos a indústria da Construção Civil sofrer com a falha na comunicação durante o desenvolvimento de um projeto. Isso porque uma informação ou dado está ligado a outras e tudo isso precisa ser acessível à todos os responsáveis.

Parece bobagem falar sobre a importância da comunicação na construção, mas é extremamente importante que todos os responsáveis por cada etapa ou serviço saibam exatamente o que está acontecendo.

Mas do que isso, o seu gestor tem que saber a qualquer momento o andamento da obra, quanto já foi gasto, quais produtos ainda não foram entregues, qual o nível de estoque e tantas outras informações.

Na prática ele precisa de confiabilidade nas informações e dados nos quais vai se basear para tomar decisões estratégicas de negócios. E isso só é possível com a integração de processos.

Graças a essa integração, você pode garantir que a sua construtora:

  • Identifique gargalos que podem impactar no andamento da obra;
  • Minimizar erros ou atrasos de serviços e tarefas;
  • Informações mais precisas e atualizadas para reuniões e consulta de dados;
  • Ampliação do fluxo de caixa;
  • Redução de retrabalhos por falta de informação;
  • Redução de custos;
  • Aumento na produtividade.

Agora que você já compreendeu a importância do fácil acesso aos dados e informações de suas obras, talvez esteja se perguntando: Como eu posso fazer isso?

É mais simples do que você imagina, acredite.

Com o desenvolvimento contínuo de novas tecnologias, existem algumas ferramentas que podem facilitar o seu dia a dia durante o acompanhamento de seus projetos. Entre elas, destacamos:

A boa e velha planilha

dados de obras

Mesmo diante da variedade de softwares disponíveis no setor atualmente, a planilha continua sendo a principal ferramenta para gestão de informações. Tudo isso por conta da sua praticidade e fácil visualização.

Com fórmulas e itens personalizáveis, o aplicativo é capaz de otimizar a rotina de trabalho e facilitar a vida de quem é responsável pelo gerenciamento de informações e dados dos projetos.

Apesar de não serem específicas para Construção Civil, é muito comum ver as planilhas sendo utilizadas para a elaboração do orçamento de obra, pela sua praticidade ao fazer cálculos.

No entanto, aprender suas fórmulas e funções é um desafio para muita gente, o que acaba exigindo muito conhecimento e experiência para dominar a ferramenta. Outra ponto negativo é a falta de integração das planilhas e o alto risco de erros, já que uma célula editada por engano pode alterar completamente os dados e informações do projeto.

Outro software que pode ser útil para você é o:

ContaAzul

dados de obras

Possui a proposta de oferecer mais praticidade e facilidade durante a gestão de micro ou pequenas empresas. O ContaAzul dá mais controle sobre o seu financeiro, suas vendas, seu estoque e também permite a emissão de nota fiscal eletrônica sem complicação.

Por meio do software você consegue ter recursos mais avançados para a gestão da sua construtora e, consequentemente, de seus projetos. Através dele é possível integrar todas as informações e dados relacionadas ao setor financeiro, que costuma ser a dor de cabeça da indústria.

Graças ao seu sistema 100% online, com alta disponibilidade, você pode acessar todas as informações de qualquer lugar. Basta ter acesso a internet, um login e uma senha para consultar, alterar, acrescentar dados para a gestão da sua obra.

Dentre suas principais funcionalidades, destacamos:

  • Controle financeiro;
  • Tempo real;
  • Controle de estoque;
  • Integração bancária;
  • Emissão de boletos e notas fiscais;
  • Perfis de usuários;
  • Envio de documentos;
  • Relatório online.

Mas atenção!

O software não foi desenvolvido especialmente para a Construção Civil. Com isso, pode ter algumas funcionalidades que não atendam totalmente  às suas expectativas.

Para saber mais sobre a ContaAzul, assista: 

Essas duas ferramentas que citamos podem ser muito úteis pra você poder organizar as informações e dados da sua empresa, mas nenhuma delas oferece isso de maneira completo.

Por isso deixamos o melhor para o final! Vamos mostrar para você como um ERP pode ser a solução mais completa para o que você precisa:

ERP

dados de obras

Você provavelmente já ouviu falar do Enterprise Resource Planning, traduzido para português como Sistema Integrado de Gestão Empresarial, ou simplesmente abreviado como ERP.

Independentemente de como você o conhece, consegue compreender como ele pode ser útil para a sua construtora, incluindo no acesso aos dados e informações?

Basicamente, um ERP é um software de gestão que tem como principal objetivo integrar informações e dados entre todos os setores de uma empresa. Ele pode auxiliar você desde a gestão de pessoas até a etapa de vendas.

Por meio dele você consegue simplificar as atividades e práticas de gestão, além de permitir definir os fluxos e controlar o gerenciamento de todos os setores da empresa. Garantindo ao gestor uma visão macro sobre todos os processos.

Dentre os principais recursos de um ERP, estão:

  • Cruzamento de dados: um bom exemplo deste recurso é a possibilidade que o software oferece ao cruzar os dados referentes aos gastos e recebimentos com o próprio orçamento, mantendo ele sempre atualizado;
  • Emissão de relatório: graças a interação com as demais áreas da empresa e o cruzamento de dados, é possível ter informações confiáveis e rápidas sobre as obras. Isso contribui muito para a tomada de decisões estratégicas;
  • Integração: independente de onde você estiver, poderá estar sempre conectado ao canteiro de obras, com todas as informações centralizadas em um banco de dados. Desta maneira, a comunicação se torna mais eficiente, clara e segura e permite maior controle sobre o projeto.

Graças a esses recursos, você garante vantagens como:

  • Integração e padronização de processos;
  • Eliminação de redundância;
  • Redução do tempo de operações;
  • Agilidade nos negócios;
  • Obtenção da informação em tempo real;
  • Eficiência;
  • Controle e gestão;
  • Base única de dados;
  • Adaptação às mudanças de processos;
  • Redução a necessidade de planilhas.

Além de tudo isso que destacamos, ao implementar um ERP na sua construtora você contribui para que outras áreas da construtora funcionem melhor e de maneira mais organizada.

E fique atento a nossa dica:

Existem muitas opções de ERP para gestão no mercado, mas para que você tenha resultados mais positivos e suas expectativas correspondidas, temos um checklist gratuito para ajudar você a escolher o melhor para sua empresa.

Para concluir…

Viu só como existem muitas opções para que você tenha fácil acesso às informações e dados das suas obras e as vantagens que pode conseguir com isso?

Pode parecer uma tarefa muito complicada e que exige tempo e dinheiro, mas acredite: gastar com recursos que podem contribuir para o crescimento da empresa não é desperdício, é lucro!

Procure a melhor solução para você, pensando em custo x benefício e compartilhe conosco sua experiência aqui. Sua opinião é muito importante para nós.

Caso o post tenha te ajudado, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais.