Infográfico: 10 itens que você não pode esquecer no cálculo do Custo Global

Brenda Bressan Thomé

Brenda Bressan Thomé

Especialista em comunicação em mídias digitais
Jornalista formada pela UFSC
Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

21 de junho 2016

Compartilhe

Para a sua construtora, já estão claros todos os passos para calcular o custo global dos empreendimentos? 

Como já dissemos em post anterior, o Custo global da construção é um valor que pode te ajudar a analisar lucros e definir preços de venda dos seus empreendimentos. Tendo em vista o objetivo de se manter competitivo no mercado, obter um empreendimento com preço de custo atraente e preço final de venda melhor ainda é essencial, e é aí que o cálculo do custo global do empreendimento pode entrar para ajudar.

Custo global da construção é o valor total mínimo que pode ser atribuído à edificação. Esse valor é calculado com base no custo unitário básico (CUB) praticado na região onde o imóvel está localizado. A multiplicação do CUB pela área total do empreendimento somada ao valor total que a construtora investiu para sua concretização resulta no custo global da construção.

A partir desse valor é que será obtido o custo unitário ou valor por metro quadrado da edificação, efetuando-se sua divisão pela área total do empreendimento e, com isso, estimando o valor de venda de cada uma de suas unidades. Daí a importância de se ter um custo global da construção atraente, uma vez que impacta no preço final oferecido ao consumidor.

Importante: quando se fala no valor total que a construtora investiu para tirar o projeto do papel é preciso fazer um levantamento bem completo desses custos, do início ao fim da obra, de forma a se chegar a um valor de venda justo e, ao mesmo tempo, rentável.

Entre os itens que devem ser considerados nessa conta estão pesquisas de mercado e estudos de viabilidade, custos com terreno, regularizações, elaboração de projetos, mão de obra, insumos e equipamentos.

Para te ajudar a não esquecer de nenhum item, o Sienge preparou o Infográfico Custo Global: 10 itens que você não pode esquecer no cálculo do Custo Global, falando exclusivamente sobre esse tema, faça download aqui:

https://www.sienge.com.br/custo-global/

 

Compartilhe