Gestão por resultados na construtora ou incorporadora: Quem pode ajudar?

Gestão por resultados na construtora ou incorporadora: Quem pode ajudar?

Veja no nosso artigo as maneiras de usar a gestão por resultados a favor da sua construtora ou incorporadora:

Em tempos de incertezas para a construção civil, uma forma de manter as construtoras e incorporadoras firmes e fortes no mercado é contar com a colaboração dos envolvidos em todas as etapas do negócio por meio da gestão por resultados.

Essa estratégia envolve agentes internos e externos à empresa e estimula cada um deles a dar sua contribuição para o planejamento financeiro da incorporadora ser mais eficiente e rentável. Confira abaixo o papel e a importância de seis principais agentes envolvidos nesses processos em empresas de construção civil e descubra como podem ajudar. Aproveite para conferir também sete passos para reduzir custos e aumentar a competitividade da sua construtora!

Gerente Bancário

Pode auxiliar a construtora desde o início da construção até a venda das unidades, orientando sobre linhas de crédito disponíveis que tenham taxas de juros mais vantajosas de acordo com a fonte de recursos utilizada para a execução de cada projeto. Além disso, podem informar sobre as modalidades de financiamento de construção mais adequadas tanto para a construtora quanto para os seus clientes – muitos bancos oferecem, por exemplo, a de imóvel na planta, na qual o construtor não precisa utilizar recursos próprios para iniciar o empreendimento, e a construção vai evoluindo à medida que as unidades forem sendo vendidas. O gerente bancário pode ainda fornecer subsídios para compradores das unidades de acordo com a faixa de renda, tornando o produto mais atraente e facilitando as vendas para a construtora.

Contador

É o profissional responsável por manter a construtora ou incorporadora sempre alinhada à legislação fiscal, tributária e trabalhista. Na parte fiscal, uma das principais contribuições do contador para os resultados do negócio é fazer seu enquadramento no regime fiscal adequado levando em consideração todas as atividades exercidas pela empresa, o que garante conformidade às leis vigentes e economia tributária. Essa atividade envolve também fazer escriturações contábeis de forma correta – ou seja, o balanço da situação patrimonial – para evitar multas do Fisco. Na área trabalhista, o contador deve prestar consultoria à construtora na administração geral dos processos feitos internamente, para serem realizados com eficiência e evitar multas ou prejuízos: ter funcionários atuando dentro das normas (sejam eles em regime CLT ou terceirizados) é muito importante para evitar o risco de ações trabalhistas.

Imobiliárias Parceiras

As imobiliárias também podem oferecer apoio do início ao fim de uma obra e benefícios tanto à construtora quanto aos seus clientes. Para começar, têm condições de realizar estudos de viabilidade para verificar formas de agregar valor ao empreendimento e torná-lo mais rentável – pode ser pela indicação de uma localização específica para a construção, por exemplo, a fim de atrair mais interessados. A parceria pode ainda render exclusividade à imobiliária na comercialização das unidades e, em troca, a cobrança de porcentagens de comissão menores da construtora. Além disso, dispõem de assessoria jurídica para elaboração de contratos, análise de documentações, esclarecimento de cláusulas contratuais ao cliente e total acompanhamento das negociações. Outro serviço que pode ser um diferencial importante aos clientes da construtora é o acompanhamento do processo de financiamento feito junto ao banco, gerando mais tranquilidade e segurança ao comprador.

Gestor Financeiro

Ele é o contato entre a empresa e os agentes externos envolvidos nas atividades da construtora, por isso, deve ter conhecimento de mercado e da realidade do negócio suficiente para realizar as melhores negociações possíveis com bancos, imobiliárias e cliente final. Seu papel para a gestão por resultados é fundamental também dentro da empresa, estabelecendo estratégias eficientes de controle e monitoramento dos gastos em obras e do uso de recursos da companhia, podendo inclusive incentivar equipes na busca por soluções que levem a esse objetivo. Na elaboração periódica de planejamentos financeiros da incorporadora, os orçamentos, o gestor financeiro deve zelar para que os dados obtidos sejam assertivos e estabelecer sempre comparações entre valor previsto e realizado ao final de cada ciclo. Também pode aproveitar sua influência dentro da empresa para incentivar o uso da tecnologia, como a de ERPs, como uma ferramenta que ajuda a simplificar processos e gerar redução de custos. [adrotate banner=”92″]

Fornecedores

Devem estar dispostos a manter com a construtora um contato que vai além da mera relação comercial, firmando uma parceria que seja vantajosa para ambas as partes e oferecendo mais flexibilidade na negociação de preços, prazos e condições de pagamento. Podem também manter um histórico de compras, lembrando a empresa sobre itens faltantes, antecipando pedidos e ajudando-a a pedir as quantidades certas de materiais no tempo certo, reduzindo desperdícios e evitando compras de emergência e mais caras, além de evitar o risco de empreendimentos parados por falta de material ou equipamentos. Outra grande contribuição do fornecedor para o projeto é estar atualizado em relação aos lançamentos do mercado para ter condições de sugerir a compra de insumos mais vantajosos nos quesitos preço e eficiência.

Colaboradores internos e terceirizados

Ninguém melhor do que as pessoas que vivem os processos da empresa de perto para sugerir melhorias a eles, não é mesmo? Os colaboradores internos e terceirizados podem aproveitar essa experiência para identificar e sugerir ações que gerem redução de gastos, como a troca de equipamentos convencionais por econômicos, por exemplo – a construtora ou incorporadora pode, inclusive, criar um programa que estimule o envolvimento das equipes nessa causa, oferecendo premiações aos mais engajados. Além disso, sintonizados com o objetivo de produzir mais com menos, os colaboradores devem utilizar os recursos de forma consciente e evitando desperdícios, armazenando-os de forma correta e reaproveitando tudo que for possível. Outra contribuição importante é disponibilizar regularmente dados precisosno ERP – sistema de gestão integrado – utilizado pela companhia, para que os resultados das áreas e da empresa como um todo possam ser acompanhados e melhorados sempre que possível. A gestão por resultados mostra que é possível construtoras e incorporadoras incrementarem sua rentabilidade apenas olhando para processos e pessoas que já fazem parte do seu dia a dia. Conscientize os envolvidos sobre a importância que cada um tem para o sucesso da sua empresa e passe a atuar com muito mais produtividade e eficiência! [adrotate banner=”91″]