Veja como o Suporte à Decisão do Sienge turbina sua gestão

Giseli Barbosa Anversa

Escrito por Giseli Barbosa Anversa

6 de maio 2020| 11 min. de leitura

Compartilhe
Veja como o Suporte à Decisão do Sienge turbina sua gestão

O Suporte à Decisão do Sienge é um módulo que veio socorrer empreendedores e gestores numa das tarefas mais desgastantes para quem dirige uma empresa da construção civil.

Você sabe, fazer escolhas, definir estratégias, muitas vezes com pouco tempo para uma análise cuidadosa da situação, faz parte do dia a dia nas construtoras e incorporadoras.

Isso representa, muitas vezes, um estresse muito grande para quem dirige os negócios, pois há definições que são cruciais para o sucesso dos empreendimentos. 

Um grande complicador para isso é a enorme quantidade de variáveis no setor, que é um dos mais importantes mas também um dos mais complexos. 

Basta pensar na quantidade de materiais, máquinas, equipamentos, fornecedores, mão-de-obra, mais os frequentes solavancos na situação da economia

Nestas condições, apenas a experiência e um bom corpo técnico não garantem o domínio suficiente das informações para decisões totalmente confiáveis. 

É nessa hora que você pode ter como grande aliado o módulo de Suporte à Decisão do Sienge Plataforma, um dos mais avançados softwares de gestão do mercado.

Você vai conhecê-lo e saber como ele turbina a gestão das empresas seguindo a leitura. 

Sienge Plataforma – as vantagens de uma gestão integrada

O Sienge Plataforma é uma moderníssima plataforma de gestão empresarial, adotada por mais de três mil construtoras, de todos os portes, do Brasil.

Suporte à Decisão do Sienge: imagem mostra um notebook ligado aparecendo a página do dashboard do Sienge Plataforma.

Uma Plataforma de Gestão, como você sabe, é um software que tem a capacidade de integrar todas as áreas de uma empresa, por maior e mais complexa que ela seja. 

Tão logo um dado novo é inserido num de seus setores, imediatamente ele é replicado e processado nas demais áreas onde possa ter relevância. Sem erros e sem atrasos na reprodução dos dados.

Assim, todos os setores comunicam-se permanentemente,  trabalhando de forma coordenada, eliminando falhas e redundâncias nos seus processos.

Isso inclui o suporte à decisão, que é uma das funcionalidades mais importantes incorporadas ao Sienge. 

Antes de detalharmos melhor essa ferramenta, é importante reforçar com você que todos os os especialistas apontam como principais vantagens das Plataformas:

  • Significativos ganhos de qualidade e eficácia
  • Redução de custos
  • Mais agilidade nos processos
  • Eliminação do uso de interfaces manuais
  • Maior eficiência no fluxo da informação e na qualidade da mesma
  • Otimização do processo de tomada de decisão!!!
  • Eliminação da redundância de atividades
  • Redução dos limites de tempo de resposta ao mercado
  • Redução das incertezas do Lead time
  • Incorporação de melhores práticas, codificadas na Plataforma, aos processos internos da empresa
  • Redução de tempo dos processos gerenciais
  • Redução de estoque
  • Redução da carga de trabalho, pois atividades repetitivas são automatizadas
  • Melhor controle das operações da empresa

Esses são avanços que se obtém com as Platafaformas de uma maneira geral. 

Mas com o Sienge Plataforma o salto de qualidade gerencial é ainda maior

Veja por quê.

Sistema com APIs

Além de todas as características inerentes a uma Plataforma, ela é um sistema que está todo disponível em nuvem. Os gestores não precisam se preocupar com infraestrutura e sistemas operacionais, isso tudo fica a cargo de quem provê o serviço.

Suporte à Decisão do Sienge: ilustração mostra a abrangência do Sienge Plataforma em relação aos demais softwares existentes no mercado.

O sistema em plataforma também pode ser expandido, para ter mais funcionalidades, pois é totalmente compatível com outras ferramentas.

Isso porque o Sienge dispõe de de APIs ou Interfaces de Programação de Aplicação que fazem a “ponte” do sistema de gerenciamento com outros softwares.

São mais de 30 APIs diferentes para integração com as mais diversas soluções. 

Com isso, o Sienge pode ser integrado com soluções de CRM ou de acompanhamento de produção no canteiro de obras, por exemplo.

É importante você saber ainda que ele vem estruturado em dez módulos:

Agora, vamos detalhar o Sienge Suporte à Decisão, que você deve estar querendo conhecer melhor. 

Suporte à Decisão do Sienge consolida informações

Basicamente, o Suporte à Decisão do Sienge busca consolidar todas as informações registradas no Sienge, nos seus diversos módulos e sistemas.

Isto significa que no Suporte à Decisão não há criação de novos dados, mas sim a consolidação de todos os processos desenvolvidos no Sienge. 

Esses processos geram uma diversidade enorme de informações, muitas vezes isoladas e dispersas.

O Suporte à Decisão faz o cruzamento dessas informações, reunindo-as de forma analítica para a tomada de decisão dos gestores. 

Assim, os vários relatórios apresentados trazem os principais indicadores de resultados das diferentes fases das obras, por exemplo.

Isso é importante porque permite aos gestores relacionar as diferentes visões do processo construtivo – Comercial, de Obra, Suprimentos e Financeira, por exemplo.

Tudo em relatórios específicos que trazem os principais indicadores de desempenho.

Considerando os principais indicadores, é possível se expandir a análise dos dados, trazendo uma maior ou menor granularidade de informações.

Dessa maneira, os gestores e tomadores de decisão nas empresas da construção civil conseguem obter um panorama rápido e completo da sua operação.

Se for necessário, podem ainda refinar o nível de detalhamento dos dados, identificando os pontos onde há oportunidades de melhoria ou ameaças ao resultado esperado.

É importante observar que o “Suporte à Decisão” passa por todas as fases de um projeto.

A seguir, você vai conhecer com a ferramenta se estrutura para fornecer as análises necessárias para decisões assertivas.

Suporte à Decisão do Sienge nas fases do projeto

Esse módulo do Sienge Plataforma está estruturado em sistemas, com funções específicas, que são os seguintes:

1. Sistema Viabilidade Econômica

Os estudos e acompanhamento de viabilidade dos projetos são feitos através desse sistema. 

Aqui, os gestores podem criar diferentes cenários de condições de venda e fluxo de caixa

Isto permite elaborar estratégias de comercialização dos empreendimentos e identificar pontos de risco na fase de de obra;

2. Sistema Gerencial de Obras

Na execução do empreendimento, tomando por base as informações de Orçamento e Planejamento do projeto – as chamadas baselines – este sistema consolidará as visões de Planejado, Realizado e Comprometido.

Isso permite ao gestor identificar os possíveis desvios em relação ao plano inicial do projeto e as tendências de resultado dos custos de obra.

3. Sistema Gerencial de Suprimentos

Os processos de aquisição e contratação de fornecedores, são avaliados através das análises consolidadas neste sistema. 

Com ele é possível avaliar os processos de compra e também a contratação dos prestadores de serviço. 

Desta maneira, o sistema identifica possíveis desvios entre orçamento e apropriação, maiores gastos com suprimentos e a pontualidade dos fornecedores, por exemplo.

4. Sistema Gerencial Financeiro

As informações aqui consolidadas consideram o Plano de Contas da obra, que consolida custos e receitas dos projetos em andamento através de uma visão empresarial. 

Desta forma, os gestores poderão analisar o Fluxo de Caixa de forma analítica e conciliada e elaborar projeções de resultado, através de um dashboard recentemente lançado, ou relatórios detalhados.

5. Sistema Orçamento Empresarial

O Sienge Suporte à Decisão também permite organizar todos os empreendimentos e áreas da empresa em uma única visão, através do sistema Orçamento Empresarial.

Ele é o ponto-chave para consolidar as visões dos empreendimentos como parte do resultado da empresa. 

Assim, consolidando as despesas de backoffice, é possível acompanhar o resultado da organização como um todo.

Ebook gratuito 

Agora, antes de prosseguirmos, deixe eu lhe apresentar uma ótima sugestão de material para consulta, o nosso ebook “Gestão de Obra: como fazer, do início ao fim”

Ele é muito útil e indicado para gestores da construção civil, engenheiros e profissionais da área de orçamento.

Serve como um guia para você aprimorar a gestão das suas obras, mostrando os principais pontos que precisam da sua atenção e onde é possível obter melhorias significativas. 

Você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui

Suporte à Decisão do Sienge: ilustração do ebook sobre Gestão de Obra

Suporte para decisões certeiras

Como você bem sabe, estamos num momento bastante delicado na nossa economia, para não dizer crítico, em função da pandemia do novo coronavírus

Isso coloca todas as empresas numa situação de máxima atenção para tudo que possa influenciar nos resultados dos seus negócios. 

É o momento de adotar estratégias que garantam a sobrevivência mas também preparem sua construtora ou incorporadora para o crescimento que virá em seguida. 

Não tenha dúvidas disso, pois há muita demanda reprimida e espera-se novos incentivos do governo ao setor, tão logo a situação se normalize, para impulsionar a atividade econômica e a geração de empregos.

Sendo assim, é fundamental você ter um suporte para decisões certeiras, que aumente a eficiência e produtividade da sua empresa, que otimize seus processos.

Para saber mais sobre isso, para esclarecimentos e orientação sobre o Suporte à Decisão do Sienge, faça contato e fale conosco, teremos muita satisfação em ajudá-lo.

Agora, deixe seu comentário, queremos saber sua opinião sobre o processo de tomada de decisões nas construtoras e incorporadoras, como você vê isso. E compartilhe o artigo com seus amigos, sócios e colaboradores, será útil para eles também. 

Obrigada pela leitura e até o próximo artigo.