Gestão de obras eficiente e com bons resultados

Carolina Klabunde

Escrito por Carolina Klabunde

14 de dezembro 2017| 10 min. de leitura

Compartilhe
Gestão de obras eficiente e com bons resultados

 

Você tem problemas com a gestão de obras dentro da construção civil? Saiba que não é o único. Mas se você levar em consideração alguns pontos-chave, você consegue mitigar riscos e otimizar os processos no seu canteiro de obras.

Para que uma obra tenha qualidade, do início ao fim, além de contarmos com um bom gestor, devemos nos atentar as diversas variáveis que farão total diferença durante o andamento do projeto.

Orçamento, prazos, planejamento e mão de obra, são alguns dos pontos de atenção que devemos observar mais atentamente! Lembrando que todos ele podem impactar positiva ou negativamente na produtividade, e gerar impactos financeiros.

Pensando nisso, separamos aqui dicas rápidas para te ajudar a buscar uma gestão de obras infalível e de resultados dentro da construção civil. Confira!

Analise todos os aspectos de planejamento da obra

Em primeiro lugar, analise o planejamento da sua obra na construção civil quanto a suprimentos, o cumprimento de prazos, mão-de-obra, operações e acompanhamento de atividades. 

Com base no seu orçamento, avalie primeiro se o andamento da obra concorda com o planejamento financeiro.

Um bom planejamento permite que os responsáveis comprem os materiais no momento certo. Esta ação ajuda a diminuir os riscos de falta de materiais no canteiro de obras, assim permitindo que a obra siga o fluxo dentro do planejado.

Encontrar bons fornecedores, que cumprem com os prazos estabelecidos, entregando materiais com a qualidade esperada. Assim, você atende os prazos estabelecidos inicialmente. 

Crie também cronogramas semanais, de acordo com a quantidade de funcionários e demandas para ajudar nesse processo. 

Elabore e revise um bom planejamento de canteiro, dimensionamento das instalações provisórias, fluxo de tráfego de pessoas e materiais. Também escolha e dimensionamento de equipamentos de transporte, entre outros.

Por fim, fique de olho nas medições de indicadores de produtividade, verificação da qualidade dos serviços, eliminação de desperdícios de tempo e materiais.

Aprenda a lidar com imprevistos

Um ponto crucial para quem deseja fazer uma gestão de obras eficaz é saber lidar com imprevistos nos diversos setores que compõe a obra da construção civil. 

Portanto, mantenha  um orçamento sólido, sempre atento também as despesas Indiretas, BDI (Budget Difference Income ou Benefício e Despesas Indiretas), sendo mais difíceis de ser mensuradas.

Além do planejamento e acompanhamento dos cronogramas, devemos levar em consideração ter um bom plano de contingência, para eventuais crises ou situação imprevistas.

Um bom planejamento na gestão de obras, nos permite entregar com antecedência uma obra, ou empreendimento, mitigando o risco de multas, e/ou desconforto com os clientes.

Mantenha um bom fluxo de comunicação com os responsáveis pelo canteiro de obras, e parte administrativa da empresa. E também, um acompanhamento diário de situações que fogem ao comum. Assim, você consegue sanar problemas antes que fiquem maiores. 

Por fim, se atente para períodos com tempo mais instável e chuvoso, e adeque seu planejamento de acordo. Para isto, manter um diário-de-obras sempre em dia, é muito importante, até para futuros estudos e planejamento de viabilidade.

Escolha profissionais capacitados

Um perfil dinâmico e criativo é de grande interesse para lidar com as situações e imprevistos do dia-a-dia. Ele vai além de características como organização, liderança, habilidades gerenciais e capacidade de planejamento.

Um bom gestor deverá saber a importância de conhecer e compreender a dinâmica entre Projeto, Orçamento e Obra. Também deve estar ciente das principais ações e instrumentos para planejar, gerenciar e controlar.  

Sempre se atentando para os principais conceitos e exigências para o cumprimento das metas de prazo, custo, qualidade, e sustentabilidade econômica e ambiental.

Preveja e evite desperdícios com a gestão de obras

Uma boa gestão de obras, além de atender os preceitos básicos, de planejamento e eficiência, também deve contemplar seu controle de materiais e estoque. Assim, evitam-se desperdícios.

Este é um problema muito comum em todo o mercado da construção civil. Na correria do dia a dia estamos tão focados em controle de mão de obra, andamento do projeto, entrega, metas e prazos, que acabamos não dando a devida importância para nosso estoque e suprimentos.

Na indústria da construção geralmente trabalhamos com valores expressivos, o que certamente acarreta desperdícios e perdas financeiras também expressivas.

Portanto, adote o controle sobre os materiais e evite desperdícios. Isso ajuda a empresa a ganhar espaço no mercado devido à responsabilidade ambiental

Adote um Sistema Integrado 

A solução para vencer o eterno vai e vem de informações, muitas vezes desencontradas, é contar com um sistema de gestão de obras que integre todas as equipes envolvidas. Ele consegue dar a você a segurança no canteiro de obras e a velocidade necessárias para tomar importantes decisões com base em números exatos extraídos do sistema.

Saber quantas obras precisam do mesmo material garante poder de negociação e amplia a margem de lucro operacional, confiar nos prazos de entrega possibilita alocar mão de obra de forma otimizada e acompanhar as vendas em tempo real ajuda a decidir se a obra terá financiamento bancário ou não.  

Enfim: as decisões que impactam diretamente nos resultados da companhia podem estar em suas mãos, a um clique, a qualquer hora, em qualquer local.

Meio Ambiente

Cada vez mais estamos nos conscientizando de que construir de forma a não causar, ou mitigar os danos ao meio ambiente é crucial para nosso futuro.

Hoje, ao falarmos de construção sustentável estamos contribuindo economicamente, através dos recicláveis, socialmente, pois estamos fazendo nossa parte no todo. Ambientalmente, estamos renovando os recursos já utilizados, otimizando inclusive nosso estoque, por que não?

Por isso ao iniciar sua gestão de obras, leve sempre em consideração ser sustentável. Hoje já temos vários selos que podem qualificar sua obra como sustentável, e trazer diversas vantagens para os empreendimentos. Vantagens essas como a redução dos custos operacionais e valorização do imóvel.

Temos bons exemplos no Brasil

Localizado na avenida Nações Unidas, em São Paulo, o prédio da Gafisa foi entregue em 2007 e recebeu o selo LEED em 2009. O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações.

Criado pelo U.S. Green Building Council, é o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil. As 16 empresas sediadas no edifício contam com 120.000 m² de área construída, bicicletário, centro de convenções e heliporto.

Dentre as soluções adotadas estão a utilização de torneiras automáticas, restritores de vazão e bacias sanitárias com sistema dual flush, o que proporcionam uma economia de 30% de água. Além disso, há o sistema de reuso de água da chuva e condensação do ar condicionado. Ele faz com que 100% da água usada no paisagismo e na limpeza das garagens seja reaproveitada.

Para otimizar o uso da energia elétrica, os elevadores possuem sistema de frenagem regenerativa. A Frenagem Regenerativa é um dispositivo mecânico que transforma a energia cinética liberada durante a freagem/travagem em energia elétrica, sendo usada em vários veículos elétricos, desde carros a lambretas.Isso gera em economia de até 37% em comparação aos elevadores convencionais.

Invista em um software de gestão de obras da Sienge

Com um software especializado em gestão de obras, como o da Sienge, suas decisões serão muito mais ágeis, maduras e focadas nos resultados de curto, médio e longo prazos. Ele traz o controle completo da sua obra na palma da mão.

É uma tecnologia que acelera a tomada de decisão com menos papel e muito mais resultado para seu negócio com uma gestão de obras eficiente. Se você trabalha com construção civil, vale a pena investir!

Aproveite e peça agora mesmo uma demonstração do Sienge.