Gerente de engenharia: quais os passos para conquistar esse cargo

Anthony Fasano

Escrito por Anthony Fasano

28 de fevereiro 2019| 8 min. de leitura

Compartilhe

Eu recebi recentemente uma pergunta de um jovem profissional com formação superior em engenharia civil que considerava a gestão como o próximo passo em sua progressão de carreira. Mas disse que não tinha certeza do que ser um gerente de engenharia quer dizer além de ter que mostrar uma liderança forte.

Ele também perguntou se deveria ter conhecimento de finanças, negócios e marketing. Além disso, perguntou se eu poderia recomendar algum bom livro que aborde o processo de assumir um papel gerencial.

Em primeiro lugar, embora concorde que os grandes gestores tendem a ser líderes fortes, nem sempre tem que ser desse jeito. Você pode ser colocado no comando do gerenciamento de um projeto ou um de grupo de pessoas e fazê-lo de forma eficaz, sem ser um grande líder.

De qualquer maneira, como profissional é preciso estar preparado para as oportunidades que vão surgir.

Conhecimentos em finanças, negócios e marketing

Minha recomendação é que se você quiser se tornar um grande gerente de engenharia sendo engenheiro civil, então sim. Como o gerente de engenharia atua de forma muito ampla, sua função pode variar bastante. Então, você deve ter um pouco de conhecimento de finanças, negócios e marketing para concorrer às melhores oportunidades e vagas de emprego.

Embora você não precise ser perito nesse assuntos ou ter superior completo em nenhuma dessas áreas, certamente irá gerenciar grandes projetos ou grupos como gerente de engenharia. Então, estes assuntos são extremamente importantes. Vamos comentar cada um individualmente:

Finanças para o gerente de engenharia

gerente de engenharia - finanças - Sienge

Compreender finanças referente a projetos de engenharia civil vai certamente lhe dar uma vantagem como gerente de engenharia de projeto. Afinal, há muitos engenheiros civis que não são financeiramente proficientes.

No entanto, isso não significa que você deva ter um MBA em finanças (apesar de que pode ser uma boa escolha para você). Ainda assim, você deve fazer um esforço para melhorar o seu conhecimento financeiro.

https://www.youtube.com/watch?v=nAB-ZWZ5HR0

Eu recomendo que você leia sobre a economia da engenharia e quaisquer outros temas relacionados ao seu tipo de projeto. Por exemplo, se você é um engenheiro do município, entenda como é o financiamento dos projetos de melhoria da cidade.

https://www.youtube.com/watch?v=X3JkWq2WCLE

Em segundo lugar, encontre um gerente engenheiro civil, que é mais experiente do que você e pergunte se ele ou ela pode lhe ensinar sobre finanças em engenharia.

Negócios para o gerente de engenharia

rawpixel-652547-unsplash - gerente de engenharia - negócios

Negócios é, obviamente, um termo muito genérico. Mas neste cenário vamos novamente pensar sobre o negócio relacionado à engenharia civil.

A parte de negócios da engenharia civil pode incluir, dentre outros aspectos:

  • Desenvolvimento de negócios;
  • Preparação de propostas;
  • Gerenciar orçamentos de projetos;
  • Projeções de pessoal;
  • Reuniões com clientes;
  • Apresentações a clientes.

Estes são todos os tópicos que podem ser agrupados em “negócios”.

https://www.youtube.com/watch?v=kKmEbSp-Btw

Assim, meu conselho é fazer um brainstorm para identificar os tópicos de negócios que pertencem à sua função específica. E, então, começar a aprender sobre eles.

Por exemplo, se você sabe que dará apresentações como um gerente em sua empresa de engenharia civil, então você deve começar a melhorar sua capacidade de falar em público. Se você tentar apenas a aprender sobre “negócios”, você provavelmente ficará sobrecarregado. Determine e foque em áreas de desenvolvimento de negócios específicas e isso o ajudará a ter sucesso.

Marketing para o gerente de engenharia

campaign-creators-1086596-unsplash - gerente de engenharia - marketing

Marketing é outro termo muito genérico. No entanto, como um gerente de engenharia, marketing, provavelmente, está relacionado à ideia da imagem que você faz da sua empresa. Assim, o marketing pode ditar o futuro de novos negócios e, inclusive, o desenvolvimento de novos produtos.

Marketing é outro termo muito genérico. No entanto, como um gerente de engenharia, marketing, provavelmente, está relacionado à ideia da imagem que você faz da sua empresa. Assim, o marketing pode ditar o futuro de novos negócios e, inclusive, o desenvolvimento de novos produtos.

Com relação ao marketing, eu recomendo que você se concentre primeiro em oferecer um trabalho da melhor qualidade para os seus clientes. Esta é, sem dúvidas, a melhor forma de marketing. Ponto.

https://www.youtube.com/watch?v=zFqTO5lDCt8

Uma vez que você tem esse lado de comercialização solidificado, você pode abranger mais seus conhecimentos para o marketing de suas habilidades produtos e serviços.

Recomendações de leitura para turbinar sua formação como gerente de engenharia

Quanto aos livros que eu posso recomendar relacionados à gestão. Mais uma vez, isso realmente depende de sua área e cargo específico, mas aqui estão alguns dos meus favoritos:

  • O Princípio 80/20: Os segredos para conseguir mais com menos nos negócios e na vida, por Richard Koch – Este livro vai ajudar você a focar nos itens importantes como gerente de engenharia civil.
  • O Mito do Empreendedor, por Michael Gerber – Sei que este livro parece ser mais focado em empresários, mas a verdade é que é um livro maravilhoso que fornece ótimos conselhos para gerir um negócio, departamento ou projeto.

Além disso, é importante ter em quem se espelhar. Por isso, é recomendável seguir profissionais de destaque nas áreas que você almeja. Assim, você pode se inspirar a seguir seus passos.

Enfim, agora vocês estão mais preparados para se tornarem gerentes de engenharia

Espero que este post ajude você a se tornar o melhor gerente de engenharia civil que você pode ser. Então, por favor, compartilhe comigo quaisquer comentários ou perguntas adicionais que você possa ter.

Além disso, compartilhe esse texto com seus colegas que também almejam se tornar gerente de engenharia! Tenho certeza de que eles vão adorar!

Ah, e não deixe de conferir quais as tendências de carreira em engenharia civil!

Este texto foi originalmente escrito em inglês e traduzido para o português pelo Buildin.

Assim, caso queira, você pode conferir o texto original sobre dicas para se tornar um gerente de engenharia.

O autor é Anthony Fasano. Confira outros textos dele!

Ele é fundador do site Engineering Career Coach que tem ajudado milhares de engenheiros desenvolver suas habilidades de negócios e liderança. Além disso, ele é o host do Civil Engineering Podcast e escreveu um livro best-seller para engenheiros, Engineer Your Own Success.

Você pode baixar uma série de vídeo gratuita em seu site que vai lhe dar as ferramentas necessárias para melhorar imediatamente suas habilidades de fazer network e comunicação.