O Funcionário Digital do Sienge Go! funciona mesmo?

Fabrício Bizonin

Fabrício Bizonin

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Profissional com grande conhecimento na área de orçamentos, licitações, acompanhamento de obras, gestão e qualidade na execução. Atualmente trabalha Consultor Estratégico no Sienge Go!.

9 de março 2020

Um Funcionário Digital talvez seja algo novo para você, mas certamente você já conhece ou ouviu falar de Inteligência Artificial, não é mesmo? Então você precisa saber que ela é a chave do Sienge Go!, sistema de gestão para micro e pequenas empresas que traz como diferencial, justamente, o Funcionário Digital.

A Inteligência Artificial – AI ou IA, na sigla em inglês – representa a revolução digital do Século 21, que logo estará incorporada em praticamente todas as atividades humanas. Ela procura reproduzir em softwares avançadíssimos as mesmas capacidades da inteligência humana.

Isso gera muita discussão e muitas especulações. Entre elas, a de que com IA as máquinas, um dia, conseguirão não apenas alcançar a inteligência humana como vão ultrapassá-la. Outra hipótese diz respeito aos perigos que isso possa representar para a segurança dos seres humanos, tema que já foi bastante explorado em filmes, inclusive. 

Mas nosso assunto, agora, são as vantagens que a IA apresenta e como ela pode impulsionar o desenvolvimento dos negócios de micro e pequenas construtoras

funcionário digital 1

A boa nova que eu trago para você é que a Inteligência Artificial não é mais uma inovação tecnológica disponível apenas para as grandes empresas, com maior capacidade de investimento. 

Ela já é acessível para empresas menores também, como é o caso do Sienge Go! e seu “Funcionário Digital”. 

É isso que eu vou lhe mostrar, seguindo a leitura: como ele funciona e como você pode resolver muitas das suas dores-de-cabeça com a IA aplicada ao mais avançado software de gestão do mercado. 

Do Watson da IBM para o Funcionário Digital

Vamos começar reforçando os princípios básicos da Inteligência Artificial. 

Um sistema de IA deve executar funções que, se fossem de um ser humano, seriam consideradas muito inteligentes. Portanto, ele deve ter como características imprescindíveis:

  • Capacidade de raciocínio, o que significa saber aplicar regras que sejam lógicas a um conjunto de dados disponíveis para chegar a uma conclusão.
  • Capacidade de aprendizagem, isto é, saber aprender com os erros e acertos de forma que no futuro agirá de maneira mais eficiente.
  • Capacidade de reconhecer padrões, tanto padrões visuais e sensoriais, como também padrões de comportamento!. 
  • Capacidade de inferência ou dedução, que é conseguir aplicar o raciocínio nas situações do nosso cotidiano.

funcionário digital 2

Imagine, então, um sistema que consiga reunir todas essas aptidões, como é o caso do Watson, plataforma de serviços da IBM para negócios baseada na cognição – processo que a mente humana usa para desenvolver conhecimento a partir das informações que recebe. 

Essa função está integrada ao Watson, que foi criado pela IBM para auxiliar profissionais e desenvolvedores a construir sistemas cognitivos para melhorar processos, interações e ações. 

Ele está disponível na nuvem e é capaz de realizar serviços como: análise de vídeos e imagem, interação por voz, leitura e classificação de grandes volumes de texto e suporte à criação de assistentes virtuais.

O Watson, define a IBM, “é um sistema para processamento avançado, recuperação de informação, representação de conhecimento, raciocínio automatizado e tecnologias de aprendizado de máquinas”.

“Mais de 100 técnicas diferentes são utilizadas (pelo Watson) para analisar a linguagem natural, identificar origem, localizar e gerar hipóteses, localizar e marcar evidências e juntar e rankear hipóteses.”

Foi com essa parceria de alta tecnologia da IBM-Watson que se desenvolveu o Funcionário Digital do Sienge Go!. Ele não apenas organiza e prepara todas informações do negócio para consultas e processos, como é capaz de interagir fluentemente com o interlocutor humano.

Quer entender melhor como é isso, na prática? Vamos lá, você vai ter alguns exemplos para melhor compreender essa funcionalidade do Sienge Go!

O Funcionário Digital em Ação

Deve ter ficado claro para você que o Funcionário Digital é uma inteligência artificial, baseada na tecnologia Watson da IBM. Ele fica aprendendo o tempo todo, com as informações que recebe e as operações que realiza, para auxiliar o empreendedor na administração da sua construtora. 

Este sistema pode ajudar os gestores das pequenas empresas de duas maneiras. A primeira, é sendo proativo, apresentando dicas espontâneas que aparecem na sua tela, quando estiver usando o programa.

A outra maneira é sendo responsivo, isto é, respondendo às perguntas que você faz numa linguagem que pode ser coloquial, improvisada, que ele não apenas entende, interpreta, como responde.

Vamos a alguns exemplos:  

1- Quando você cadastra uma medição da obra, indicando que alcançou certa porcentagem de andamento naquela etapa, o sistema vai, instantaneamente, analisar e dizer se o trabalho está adiantado ou atrasado e em quantos dias.

2- Do mesmo jeito, à medida que você cadastrar uma conta a pagar ou a receber, ele já analisa e informa o dia do vencimento e o saldo que vai ficar na sua conta, positivo ou negativo,com mais essa conta.

3- Outro controle que ele faz diz respeito à área de compras. No momento em que você faz um pedido de insumo, ele informa: se este insumo já tem alguma compra realizada, alguma nota em aberto ou se você já fez esse mesmo pedido a preço menor. 

Por exemplo, caso você esteja comprando cimento a R$ 28,00 a unidade de 50 quilos, se já comprou antes a  22 ou 21 o Funcionário Digital vai avisá-lo, se realmente esse é um preço razoável ou é melhor fazer uma nova cotação para atingir o preço que já pagou antes.

Esses são exemplos de proatividades que ele realiza espontaneamente, a partir das ações que o cliente já fez no sistema. Não precisa perguntar nada, o sistema vai apresentando  na tela informações e alertas muito úteis, à medida que vai sendo utilizado. 

Conversa com o Funcionário Digital

Já no chat do Sienge Go! acontece a “conversa” com o Funcionário Digital, onde você faz as perguntas e ele responde, sobre questões como:

  • Tenho contas a pagar hoje, nesta semana, neste mês ou num dia específico?
  • Tenho contas receber também? Quais? Quando? 
  • Tenho alguma conta atrasada?
  • Quando gastei na categoria mão-de-obra num determinado empreendimento?
  • Quanto gastei na categoria material? 
  • Quanto gastei em despesas administrativas em determinada semana  ou mês?
  • Qual vai ser meu saldo na conta no dia x ou no mês y?
  • Quais são as contas de maior valor a pagar e a receber que estão por vir na próxima semana ou mês?
  • Em algum dia vou ficar com saldo negativo na conta?

São incontáveis as perguntas que você pode fazer, estes são apenas alguns exemplos mais frequentes, todas muito importantes para a sua própria análise de tomada de decisão. 

Isso é fundamental para se antecipar aos problemas e traçar estratégias mais eficazes para o futuro próximo. 

O sistema impede que você tenha imprevistos desagradáveis, que se tornam previsíveis quando você tem as informações organizadas e processadas pelo Funcionário Digital. 

Como ele foi pensado para trabalhar com inteligência cognitiva, não é preciso perguntar a ele de uma única maneira. Ele entende a mesma questão formulada das mais diversas formas possíveis. 

Por exemplo, sobre contas atrasadas você pode perguntar: Tenho contas em atraso? Tenho contas atrasadas? Tenho contas que já passaram do vencimento? Tenho contas que esqueci de pagar?, etc.

São várias as maneiras como ele trabalha. É como se fosse realmente uma pessoa que entende as várias formas de um questionamento e não apenas de um único jeito, como seria num sistema convencional. 

Além de responder perguntas e dar dicas específicas sobre os módulos Financeiro, Compras e Engenharia do Sienge Go!, ele também responde sobre questões gerais, como:

  • Versão do sistema
  • Panorama da semana/mês
  • Panorama de Compras
  • Gastos em categoria/obra
  • Recebimento em categoria/obra
  • Curva ABC
  • Consulta – Histórico Financeiro

É assim: quando você consulta o Panorama Financeiro da semana ou do mês, ele apresenta um relatório completo, contendo saldos, contas a pagar e a receber, quantas foram pagas e quantas estão em aberto. 

Também indica o fornecedor de quem sua empresa mais comprou, o cliente de quem mais recebeu, a categoria que  mais trabalhou no mês, e por aí em diante. 

Assim, você tem uma visão completa do seu negócio, com a ajuda ágil e segura do Funcionário Digital. Não tenha dúvidas: ele funciona mesmo!

Mais sobre o Sienge Go!

funcionário digital 3

Sobre o Sienge Go! vale reforçar que se trata de um sistema de gestão empresarial ou ERP totalmente ajustado às necessidades das construtoras de menor porte. 

Ele está estruturado nos módulos Financeiro, Compras e Engenharia, que trabalham integrados e com várias funcionalidades cada um deles.

No seu dashboard você mantém controle total sobre suas obras, com receitas e custos efetivados e os que estão previstos futuramente. Com os filtros existentes, você também pode ter relatórios de uma obra específica ou de todas as obras da empresa.

Na mesma tela você identifica visualmente e em segundos se haverá problema de caixa, como você viu nos exemplos. E fica sabendo, em tempo real, qual tipo de custo está pesando mais em cada obra e se faz sentido isso estar acontecendo na etapa atual do empreendimento. 

Os orçamentos também são muito fáceis de fazer, pois já traz mais de 600 insumos cadastros. Com apenas três cliques, o sistema aponta se o orçado condiz com o que foi realizado. 

Resumindo para você, trata-se de um software muito fácil de operar e muito eficiente, que automatiza e agiliza todas as operações da empresa. 

O que representa mais produtividade e segurança para o seu negócio. 

Investir em inovação para crescer

Não pare suas obras por contratempos que podem ser  previstos, não tenha desperdícios evitáveis que comprometem sua rentabilidade e deixe de pagar contas atrasadas  por falta de um bom sistema de gestão.

Isso já está disponível para empresas como a sua, que precisam investir em inovação para conseguirem se destacar e crescer no mercado altamente competitivo da construção civil. 

Com a inteligência artificial cognitiva aplicada ao Funcionário Digital do Sienge Go!, você tem o que há de mais avançado nas tecnologias da área. E cem por cento adaptado às necessidades das micro e pequenas construtoras. 

Atuando com mais de três mil clientes no País, achamos recomendável que você pense na possibilidade de agregar inovação ao seu negócio. Qualquer dúvida sobre esse assunto, faça contato conosco, teremos muita satisfação em ajudá-lo.

Espero que você tenha gostado deste conteúdo e que seja realmente útil para sua empresa. Por favor, deixe seu comentário e compartilhe com seus sócios, colaboradores e amigos, pode ser útil para eles também.

Muito obrigado pela leitura e até o próximo artigo.