Fernanda Machado explica: Como são as paredes da Tecverde?

Fernanda Machado

Escrito por Fernanda Machado

12 de julho 2019| 5 min. de leitura

Compartilhe
Fernanda Machado explica: Como são as paredes da Tecverde?

A Tecverde trouxe para o Brasil um método construtivo inovador, bastante industrializado, sem desperdício e retrabalho. Foram feitos diversos ajustes na tecnologia que veio da Alemanha, adaptando-a para os costumes brasileiros.

Segue de forma detalhada a estrutura das nossas paredes e o quanto elas são industrializadas.

As paredes da Tecverde são formadas por quadros estruturais de peças de madeira serrada do tipo Pinus e autoclavadas. Por meio da autoclavagem é possível impregnar profundamente a madeiracom produtos inseticidas e fungicidas de ação comprovada. Isso a protege contra apodrecimento, cupim e outros agentes biológicos de deterioração.

O fechamento das paredes é realizado em chapas de OSB. Depois, são revestidas com placas cimentícias para as paredes externas, com tratamento de juntas aparentes ou dissimuladas.

Já nas paredes internas, as chapas de OSB são revestidas com chapas de gesso acartonada.

Paredes externas

Nossas paredes externas possuem aproximadamente 20cm de espessura. Elas são compostas por quadros estruturais de madeira, chapas de OSB com 9,5 mm de espessura nas duas faces, uma placa cimentícia de 8 mm, argamassa cimentícia “base coat” com 5 mm e textura acrílica com 3 mm de espessura.

Além do acabamento interno possui duas camadas de chapas de gesso com 12,5 mm de espessura.

Paredes internas

Já as paredes internas possuem aproximadamente 16 cm. O que as diferencia das paredes externas é que nelas a placa cimentícia é substituída por chapas de gesso duplo nas duas faces da parede.

Estas chapas de gesso e os revestimentos internos dos prédios são executados após montagem final das paredes e da cobertura. Isso permite otimização de acabamentos, revestimentos cerâmicos, acabamento externo de argamassa e pintura acrílica texturizada.

Processo de produção

O processo de produção dos painéis de parede é executado na nossa fábrica em Araucária na linha de produção. Posteriormente, são armazenados e transportados à obra. Todas as paredes produzidas aqui são identificadas para rastreabilidade e indicar o posicionamento na montagem em obra.

Além disto, vale lembrar que todas as paredes são previamente inspecionadas. Assim, isso garante conformidade de projeto e requisitos estabelecidos nos procedimentos de controle da qualidade.

Mantemos diversos controles necessários para a qualidade do processo de produção das nossas paredes por meio de instruções de trabalho. Estas instruções contemplam critérios de avaliação para os principais materiais e componentes. Ou seja, peças de madeira serrada autoclavada, chapas de OSB, chapas de gesso, placas cimentícias etc.

Analisamos e realizamos controles de teor de umidade e existência de anomalias, como nós, veios, vazios, resistência à flexão, e inchamento. Além disso, fazemos ensaios periódicos de verificação realizados por laboratório externos.

Montagem em fábrica

Outro ponto relevante é o fato de que as esquadrias são instaladas em fábrica. Assim, isso nos permite ter ainda mais velocidade e qualidade na montagem de nossas unidades habitacionais.

Os vãos de janelas e portas são cortados de acordo com os projetos na linha de produção em fábrica. Eles recebem contramarco em alumínio fixado por meio de parafusos metálicos.

A vedação entre contramarco e o quadro estrutural da parede é feita com fita selante adesiva acrílica. E na parte inferior do contramarco é colocada uma pingadeira em alumínio. Além disso, a vedação é aplicada em todo contorno externo, evitando, assim, qualquer infiltração.

Além das janelas, outro diferencial na produção das nossas paredes são os “kits hidráulicos”. Ou seja, os ramais de distribuição de água de abastecimento. Afinal, são embutidos nas paredes hidráulicas e fixados à estrutura interna da parede. Isso é feito por meio de braçadeiras e/ou fitas metálicas parafusadas.

O mesmo ocorre com as instalações elétricas e de telefonia. Afinal, estas correm internamente às paredes, entrepiso e forros. Além disso, são realizadas por meio de conduítes plásticos corrugados fixados com auxílio de braçadeiras e/ou fitas metálicas.

Assim, terminado este processo, nossas paredes são transportadas por caminhões equipados com guindastes para o canteiro de obra. O descarregamento é realizado conforme plano de montagem estabelecido para cada empreendimento.

Confiram um vídeo com as principais fases de execução de uma parede da Tecverde Engenharia.