Feicon – Fique por dentro do maior evento de construção civil do Brasil

Marcelo Pinheiro de Araujo

Marcelo Pinheiro de Araujo

Formado em Sistemas de Informação
Product Manager na HostGator Latin América

10 de novembro 2017

A Feicon é o maior evento do Brasil quando o assunto é construção civil. Você certamente sabe que a construção civil é um dos setores mais importantes do País. Além disso, é um setor da economia ainda carente de novas tecnologias e inovação, concorda comigo?

A busca por novas soluções e novidades do mercado que venham a reduzir desperdício e aumentar eficiência na construção civil é cada vez maior. A Feicon pode ajudar nisso.

Neste artigo, vou apresentar a você um panorama geral da Feicon: como é o evento e a exposição, bem como quais os setores que participam.

Sobre a Feicon

Acredito que a melhor forma de começar apresentando o evento é mostrando alguns dados. Abaixo seguem grandes números da Feicon que vão ajudar você a entender um pouco a grandeza do evento:

  • 1400 marcas expositoras;
  • Mais de 90 mil visitantes;
  • 85 mil m² de exposição;
  • Mais de 30 horas de palestras gratuitas;
  • R$ 46 milhões em negócios gerados.

Esses dados são da feira de 2017, e você pode encontrar facilmente o Post Show Report que a Feicon divulga após o evento.

O evento é muito mais do que uma exposição de produtos e marcas. Proporciona um grande encontro entre praticamente todos os profissionais que trabalham com construção civil no País.

Veja o perfil do público:

  • Engenheiros;
  • Arquitetos;
  • Construtores;
  • Distribuidores;
  • Varejistas.

Setores da Feicon

O evento é muito bem setorizado. Todo o seu espaço físico é separado em setores de modo a proporcionar ao visitante uma sequência lógica para conhecer as soluções e marcas expositoras.

A tabela abaixo apresenta os setores que expõem na Feicon:

Acabamentos Estruturas   Instalações    Externos
DecoraçãoSistemas construtivosAquecimento e refrigeração de ambientesÁrea externa e de lazer
Revestimentos, tintas, vernizes e acessóriosFerramentas para construçãoElétrica e
Hidráulica
Portas, janelas e acessórios
Metais, louças e produtos para cozinha e banheiroFundação e estruturaIluminaçãoTeto, cobertura e fachada
Fechadura, ferragens e cadeadosMáquinas e equipamentos para construçãoAutomação e segurança
Serviços profissionais e TI

Expositores

Como já disse anteriormente, a Feicon promove muitos encontros entre marcas e profissionais do mercado. Se você tem um negócio que forneça algum produto ou serviço para a construção civil, realmente a Feicon é uma excelente oportunidade para você fechar bons negócios.

Segundo os organizadores da Feicon 2016, pelo menos 70% dos visitantes têm poder de tomada de decisão de compra e 60% têm verba para investir no próprio evento.

O evento é um grande acontecimento do calendário de construção civil e tem um grande alcance midiático. Veja alguns dados, conforme o próprio site do evento:

  • 3 milhões de visitas no site;
  • 20 mil leads gerados através do site;
  • 10 mil downloads do aplicativo do evento.

Recursos oferecidos ao expositor

Para o expositor, é oferecido muito além do espaço físico no evento. É possível contratar vários serviços que vão muito além da feira.

São eles:

  • Showroom digital;
  • Push no aplicativo do evento para o visitante;
  • Posts orgânico e impulsionados nas redes sociais;
  • E-mail marketing para a lista do evento;
  • Banner aéreo nos pavilhões.

Para os visitantes

A Feicon não é apenas uma feira onde você recebe centenas de folders, tem muito conteúdo também. Os visitantes podem aprender sobre novas tendências e tecnologias na indústria da construção através de palestras gratuitas que ocorrem na Arena do Conhecimento.

Arena do Conhecimento

Como diz o nome, é um espaço dedicado ao aprendizado e conhecimento do que está acontecendo de novo na construção civil.

Em todos os dias do evento, acontecem palestras sobre diversos temas. Entre eles, Acústica, Sustentabilidade, Gestão e Contabilidade.

Você pode ver a agenda das palestras da Feicon 2018 clicando aqui.

 

feicon

Praça de Alimentação

Os visitantes têm à disposição uma ampla praça de alimentação com grande variedade de opções para refeições. Fazer suas refeições neste local é uma boa dica para você não perder nenhum instante do evento. A saída do evento para comer, por exemplo, pode fazer você ficar preso no trânsito de São Paulo e acabar perdendo alguma palestra.

Sala de Segurança

A Feicon oferece aos seus visitantes toda a estrutura de segurança para que você aproveite ao máximo o evento e não tenha contratempos.

Porém, sempre pode acontecer alguma coisa: perder o celular ou documentos, etc. Para isso, existe uma sala de segurança onde você poderá recorrer para qualquer atendimento, esclarecimento de dúvidas, busca de achados e perdidos, etc.

Dica para o visitante

Como eu disse anteriormente, a feira é bastante ampla e setorizada. É fácil dispersar com a  grande variedade. Uma dica essencial é fazer um breve planejamento. Estabeleça um objetivo e busque atingi-lo o mais rápido possível.

Por exemplo: se você quer alguma solução para gestão de construtora, vá imediatamente aos estandes de empresas de software, como o Sienge, e tire todas as suas dúvidas.

A dica principal é: evite circular sem rumo na feira antes de atingir o objetivo que você traçou. Depois disso, curta o que puder e adquira o máximo de conhecimento possível.

Outra dica importante é em relação à hospedagem. Prefira hotéis que fiquem próximos ao evento. No site da Feicon, você encontra algumas opções, inclusive de agências de viagem que podem oferecer algum desconto.

A companhia aérea Latam também é parceira do evento e oferece descontos em passagens.

Credenciamento

Uma ótima dica para o seu planejamento é fazer o credenciamento antecipado. No site da feira, você pode criar um perfil e já entrar em contato com empresas expositoras. Assim, obterá uma ideia antecipada do que será exposto.

Lista de expositores

Também no site você tem acesso à lista dos expositores em 2018. Essa é mais uma ferramenta para ajudar você a planejar sua visita.

Onde é a Feicon?

A Feicon 2018 será realizada na maior cidade do País, São Paulo. O motivo é óbvio, São Paulo é o maior centro de negócios do Brasil. Logo, as grandes empresas e marcas que movimentam a construção civil estão lá.

Estrutura do local do evento em 2018

A Feicon é realizada no São Paulo Expo, um dos centros de exposições mais amplos e modernos da capital paulista. O local é um dos principais destinos de eventos da América Latina.

São mais de 90.000 m² em 8 pavilhões com ar-condicionado, estacionamento para mais de 4.500 carros em um edifício-garagem e outros 6.500 veículos no entorno.

A localização é excelente, fica às margens da Rodovia dos Imigrantes.

Feicon Nordeste

Além de São Paulo, existe também a Feicon Nordeste, que é a edição nordestina da feira. Ao contrário do evento que sempre ocorre em São Paulo, a Feicon Nordeste é itinerante e ocorre locais diferentes todos os anos.

Conclusão

Acredito que com este artigo consegui apresentar a você um panorama geral da grandeza deste evento. Se você é um profissional da construção civil, arrisco-me a dizer que você é obrigado a ir na Feicon.

Em resumo, você estará em um ambiente com pessoas da sua área e empresas ofertando produtos que podem resolver seus problemas. Além disso, haverá outros visitantes dispostos a trocar ideias com você e, quem sabe, fechar negócios.

Vá à Feicon em 2018, aproveite e faça bons negócios.

Se você gostou deste artigo, fique a vontade em deixar seu comentário.