Feicon – Fique por dentro do maior evento de construção civil do Brasil

Marcelo Pinheiro de Araujo

Escrito por Marcelo Pinheiro de Araujo

10 de novembro 2017| 9 min. de leitura

Compartilhe
Feicon – Fique por dentro do maior evento de construção civil do Brasil

A Feicon é o maior evento do Brasil quando o assunto é construção civil. Você certamente sabe que a construção civil é um dos setores mais importantes do País. Além disso, é um setor da economia ainda carente de novas tecnologias e inovação, concorda comigo?

A busca por novas soluções e novidades do mercado que venham a reduzir desperdício e aumentar eficiência na construção civil é cada vez maior. A Feicon pode ajudar nisso.

Neste artigo, vou apresentar a você um panorama geral da Feicon: como é o evento e a exposição, bem como quais os setores que participam.

Sobre a Feicon

Acredito que a melhor forma de começar apresentando o evento é mostrando alguns dados. Abaixo seguem grandes números da Feicon que vão ajudar você a entender um pouco a grandeza do evento:

  • 1400 marcas expositoras;
  • Mais de 90 mil visitantes;
  • 85 mil m² de exposição;
  • Mais de 30 horas de palestras gratuitas;
  • R$ 46 milhões em negócios gerados.

Esses dados são da feira de 2017, e você pode encontrar facilmente o Post Show Report que a Feicon divulga após o evento.

O evento é muito mais do que uma exposição de produtos e marcas. Proporciona um grande encontro entre praticamente todos os profissionais que trabalham com construção civil no País.

Veja o perfil do público:

  • Engenheiros;
  • Arquitetos;
  • Construtores;
  • Distribuidores;
  • Varejistas.

Setores da Feicon

O evento é muito bem setorizado. Todo o seu espaço físico é separado em setores de modo a proporcionar ao visitante uma sequência lógica para conhecer as soluções e marcas expositoras.

A tabela abaixo apresenta os setores que expõem na Feicon:

Acabamentos Estruturas   Instalações    Externos
DecoraçãoSistemas construtivosAquecimento e refrigeração de ambientesÁrea externa e de lazer
Revestimentos, tintas, vernizes e acessóriosFerramentas para construçãoElétrica e
Hidráulica
Portas, janelas e acessórios
Metais, louças e produtos para cozinha e banheiroFundação e estruturaIluminaçãoTeto, cobertura e fachada
Fechadura, ferragens e cadeadosMáquinas e equipamentos para construçãoAutomação e segurança
Serviços profissionais e TI

Expositores

Como já disse anteriormente, a Feicon promove muitos encontros entre marcas e profissionais do mercado. Se você tem um negócio que forneça algum produto ou serviço para a construção civil, realmente a Feicon é uma excelente oportunidade para você fechar bons negócios.

Segundo os organizadores da Feicon 2016, pelo menos 70% dos visitantes têm poder de tomada de decisão de compra e 60% têm verba para investir no próprio evento.

O evento é um grande acontecimento do calendário de construção civil e tem um grande alcance midiático. Veja alguns dados, conforme o próprio site do evento:

  • 3 milhões de visitas no site;
  • 20 mil leads gerados através do site;
  • 10 mil downloads do aplicativo do evento.

Recursos oferecidos ao expositor

Para o expositor, é oferecido muito além do espaço físico no evento. É possível contratar vários serviços que vão muito além da feira.

São eles:

  • Showroom digital;
  • Push no aplicativo do evento para o visitante;
  • Posts orgânico e impulsionados nas redes sociais;
  • E-mail marketing para a lista do evento;
  • Banner aéreo nos pavilhões.

Para os visitantes

A Feicon não é apenas uma feira onde você recebe centenas de folders, tem muito conteúdo também. Os visitantes podem aprender sobre novas tendências e tecnologias na indústria da construção através de palestras gratuitas que ocorrem na Arena do Conhecimento.

Arena do Conhecimento

Como diz o nome, é um espaço dedicado ao aprendizado e conhecimento do que está acontecendo de novo na construção civil.

Em todos os dias do evento, acontecem palestras sobre diversos temas. Entre eles, Acústica, Sustentabilidade, Gestão e Contabilidade.

Você pode ver a agenda das palestras da Feicon 2018 clicando aqui.

 

feicon

Praça de Alimentação

Os visitantes têm à disposição uma ampla praça de alimentação com grande variedade de opções para refeições. Fazer suas refeições neste local é uma boa dica para você não perder nenhum instante do evento. A saída do evento para comer, por exemplo, pode fazer você ficar preso no trânsito de São Paulo e acabar perdendo alguma palestra.

Sala de Segurança

A Feicon oferece aos seus visitantes toda a estrutura de segurança para que você aproveite ao máximo o evento e não tenha contratempos.

Porém, sempre pode acontecer alguma coisa: perder o celular ou documentos, etc. Para isso, existe uma sala de segurança onde você poderá recorrer para qualquer atendimento, esclarecimento de dúvidas, busca de achados e perdidos, etc.

Dica para o visitante

Como eu disse anteriormente, a feira é bastante ampla e setorizada. É fácil dispersar com a  grande variedade. Uma dica essencial é fazer um breve planejamento. Estabeleça um objetivo e busque atingi-lo o mais rápido possível.

Por exemplo: se você quer alguma solução para gestão de construtora, vá imediatamente aos estandes de empresas de software, como o Sienge, e tire todas as suas dúvidas.

A dica principal é: evite circular sem rumo na feira antes de atingir o objetivo que você traçou. Depois disso, curta o que puder e adquira o máximo de conhecimento possível.

Outra dica importante é em relação à hospedagem. Prefira hotéis que fiquem próximos ao evento. No site da Feicon, você encontra algumas opções, inclusive de agências de viagem que podem oferecer algum desconto.

A companhia aérea Latam também é parceira do evento e oferece descontos em passagens.

Credenciamento

Uma ótima dica para o seu planejamento é fazer o credenciamento antecipado. No site da feira, você pode criar um perfil e já entrar em contato com empresas expositoras. Assim, obterá uma ideia antecipada do que será exposto.

Lista de expositores

Também no site você tem acesso à lista dos expositores em 2018. Essa é mais uma ferramenta para ajudar você a planejar sua visita.

Onde é a Feicon?

A Feicon 2018 será realizada na maior cidade do País, São Paulo. O motivo é óbvio, São Paulo é o maior centro de negócios do Brasil. Logo, as grandes empresas e marcas que movimentam a construção civil estão lá.

Estrutura do local do evento em 2018

A Feicon é realizada no São Paulo Expo, um dos centros de exposições mais amplos e modernos da capital paulista. O local é um dos principais destinos de eventos da América Latina.

São mais de 90.000 m² em 8 pavilhões com ar-condicionado, estacionamento para mais de 4.500 carros em um edifício-garagem e outros 6.500 veículos no entorno.

A localização é excelente, fica às margens da Rodovia dos Imigrantes.

Feicon Nordeste

Além de São Paulo, existe também a Feicon Nordeste, que é a edição nordestina da feira. Ao contrário do evento que sempre ocorre em São Paulo, a Feicon Nordeste é itinerante e ocorre locais diferentes todos os anos.

Conclusão

Acredito que com este artigo consegui apresentar a você um panorama geral da grandeza deste evento. Se você é um profissional da construção civil, arrisco-me a dizer que você é obrigado a ir na Feicon.

Em resumo, você estará em um ambiente com pessoas da sua área e empresas ofertando produtos que podem resolver seus problemas. Além disso, haverá outros visitantes dispostos a trocar ideias com você e, quem sabe, fechar negócios.

Vá à Feicon em 2018, aproveite e faça bons negócios.

Se você gostou deste artigo, fique a vontade em deixar seu comentário.